Dados do Detran Alertam Para o Aumento do Número de Pessoas que Dirigem com CNH Suspensa no DF

dirigir cnh suspensa no brasil

Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada é considerado infração gravíssima e gera penalidades para quem a comete.

Quando a carteira do condutor está suspensa e ele assume a direção, a multa a pagar é de R$ 880,41 e sua CNH é cassada, aumentando muito os seus problemas.

Caso o motorista já esteja com a CNH cassada, sendo assim, proibido de dirigir por 2 anos, a multa é de R$ 1467,35. Conheça aqui o que diz a lei.

Além disso, se estes condutores forem pegos dirigindo perigosamente, conforme o Art. 309, em via pública, não estando habilitados, com a CNH cassada ou suspensa, receberão detenção de seis meses a um ano ou multa.

CNH suspensa?  Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer o Processo de Suspensão da Carteira

Porém, apesar das consequências, certos motoristas insistem em infringir a lei e assumem a direção mesmo tendo perdido, momentaneamente, o direito de dirigir.

Uma pesquisa recente aponta que, no Distrito Federal (DF), o número de condutores flagrados dirigindo com a CNH suspensa ou cassada aumentou 228% se comparado aos números do mesmo período no ano passado.

Estes dados, apurados pelo G1, apontam que de janeiro a agosto deste ano foram 824 flagrantes de condutores ao volante com a CNH suspensa ou cassada.

Para você ter uma ideia, no mesmo período, em 2016, os números apontavam 251 motoristas flagrados, ou seja, o crescimento foi bastante considerável.

O Departamento de Trânsito (Detran) suspeita que cerca de 1.500 motoristas estão descumprindo a penalidade no DF e parecem não estar de fato preocupados com as consequências.

Fazendo um acompanhamento para identificar estes condutores, o Detran confirmou o que já suspeitava: a iminente presença de motoristas ao volante sem a habilitação em dia.

Por conta disso, a fiscalização nas regiões mapeadas aumentou para que os flagrantes ocorressem.

Em cinco meses, 227 condutores foram autuados. Destes, 216 estavam com a CNH suspensa e 11 com o documento cassado. Ou seja, juntos, estes condutores somam 5.895 pontos relativos à infração.

Quando abordados, alguns motoristas acusam o não recebimento do aviso de suspensão ou da cassação em sua casa como motivo para continuar circulando.

Talvez muitos deles usem este argumento para encobrir falhas, mas, segundo o Detran, isto algumas vezes realmente acontece, pois alguns condutores trocam de endereço sem comunicar, o que dificulta o contato.

Se você não atualiza suas informações, fica difícil para os órgãos de trânsito conseguirem fazer as notificações sobre as referentes infrações.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis

Caso sua mudança aconteça dentro do mesmo município, basta comparecer em um Posto de Atendimento Veicular (PAV) munido de documento com foto, comprovante de residência, CPF e o requerimento preenchido. O serviço é gratuito.

Se você mudar de município, além destes documentos citados, é preciso também apresentar o Certificado de Registro de Veículo (CRV). Após uma vistoria ser realizada, o processo de transferência será encaminhado, emitindo um documento Único de Arrecadação (DUA).

Este procedimento tem um custo, entrando em contato com os órgãos responsáveis de seu município você obtém essa informação.

Efetuado o pagamento, basta você retornar ao PAV para finalizar o processo e receber o novo CRV e a tarjeta, que deverá ser trocada na área de vistoria.

Portanto, em caso de mudança, procure um Posto de Atendimento Veicular (PAV) e informe-se sobre quais procedimentos necessários. Isto poderá fazer com que você evite muitas dores de cabeça.

 

Os dados brasileiros são inquietantes quando o assunto são as conduções ilegais

dirigir cnh suspensa no brasil dados inquietantes
Muitos condutores com CNH suspensa circulam pelo trânsito brasileiro

De acordo com dados do Detran, condutores sem a qualificação necessária para dirigir são presença frequente no trânsito brasileiro. Ou seja, essas ocorrências não são exclusividades apenas do Distrito Federal.

Pelo Brasil, a presença de condutores com a habilitação suspensa ou cassada ao volante é bastante comum. O mesmo acontece com aqueles que nem possuem CNH.

No estado do Espírito Santo (ES), por dia, uma média de 5 motoristas são autuados ao dirigir com a habilitação suspensa. O estado possui 10.177 condutores com a CNH retida e 528 têm a habilitação cassada.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis

No Rio Grande do Sul (RS), o Detran-RS identificou, pelo menos, 40 mil motoristas dirigindo de maneira ilegal em 2016. No mesmo ano, 100.194 processos para suspender ou cassar CNH foram abertos no estado.

Estes números refletem, portanto, a importância de você, condutor, estar atento ao trânsito e, em caso de suspensão de sua CNH, utilizar seu direito de recorrer.

Mas caso seu pedido seja negado, respeite o que determina a lei, pois isso fará com que incidentes não aconteçam. Quer saber sobre suspensão e cassação da CNH? Leia mais neste artigo.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis

 

Dados do Detran Alertam Para o Aumento do Número de Pessoas que Dirigem com CNH Suspensa no DF
Esse texto te ajudou?