O Que Fazer Ao Receber a Notificação de Suspensão de CNH

Recebeu uma Notificação de Suspensão de CNH? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer o Processo de Suspensão da Carteira

notificacao suspensao cnh
O Que Fazer Ao Receber a Notificação de Suspensão de CNH

Você recebe uma correspondência de um órgão de trânsito e, ao abrir, surpreende-se negativamente: é uma notificação de suspensão de CNH.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma série de situações em que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa.

Essa penalidade é aplicada com o intuito de conscientizar o motorista sobre o seu comportamento no trânsito, em casos que uma simples multa não é o suficiente.

Enquanto o infrator cumpre o prazo de suspensão estabelecido pela autoridade de trânsito, obviamente ele não pode dirigir, sob pena de ter a CNH cassada.

Mas o direito de conduzir seu veículo não é imposto assim que a notificação de suspensão de CNH é recebida.

A partir do recebimento dessa correspondência começa a correr o prazo para se defender e tentar evitar a perda da habilitação.

Nesse artigo, vamos explicar melhor para você o que significa a notificação de suspensão, em que casos é aplicada essa penalidade e, é claro, como se defender.

 Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o  Passo a Passo de como Recorrer         da Suspensão da CNH  

 

Notificação de Suspensão de CNH: O Que é

notificacao suspensao cnh o que e
O condutor recebe a notificação de suspensão via remessa postal

 Grande parte da Lei Nº 9.503/1997, o CTB, é destinada à descrição de infrações e suas respectivas consequências.

A lista com as penalidades que podem ser associadas às infrações consta no artigo 256 do CTB. Veja o que ele diz:

“Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

I – advertência por escrito;

II – multa;

III – suspensão do direito de dirigir;

V – cassação da Carteira Nacional de Habilitação;

VI – cassação da Permissão para Dirigir;

VII – freqüência obrigatória em curso de reciclagem.”

Segundo o artigo 282 do mesmo código, sempre que uma dessas penalidades for aplicada, incluindo a suspensão da CNH, o condutor infrator ou o proprietário do veículo será notificado:

“Art. 282. Aplicada a penalidade, será expedida notificação ao proprietário do veículo ou ao infrator, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil, que assegure a ciência da imposição da penalidade.”

A notificação de suspensão de CNH é, portanto, uma obrigação legal da autoridade de trânsito.

Mais detalhes sobre a notificação constam na Resolução Nº 182/2005 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que uniformiza o procedimento de imposição da suspensão.

Segundo o artigo 10 da resolução, a autoridade de trânsito enviará a notificação de suspensão de CNH ao infrator.

Já temos aí uma diferença na comparação com a notificação referente a uma infração, que é sempre direcionada ao proprietário do veículo.

O mesmo artigo 10 lista os dados mínimos que a notificação de suspensão de CNH deve conter. São eles:

“I. a identificação do infrator e do órgão de registro da habilitação;

  1. a finalidade da notificação:
  2. dar ciência da instauração do processo administrativo;
  3. estabelecer data do término do prazo para apresentação da defesa;

III.os fatos e fundamentos legais pertinentes da infração ou das infrações que ensejaram a abertura do processo administrativo, informando sobre cada infração:

  1. n.º do auto;

  2. órgão ou entidade que aplicou a penalidade de multa;

  3. placa do veículo;

  4. tipificação;

  5. data, local, hora;

  6. número de pontos;

  7. somatória dos pontos, quando for o caso.”

Além disso, segundo o parágrafo 4º do artigo 10, a notificação de suspensão de CNH precisa informar, também, a data do término do prazo para a apresentação da defesa.

 

Quando a Notificação de Suspensão de CNH é Enviada

Para ter a CNH suspensa, um motorista precisa ter antes cometido uma infração de trânsito prevista no CTB. Quando isso acontece, ele recebe uma notificação de autuação e depois uma notificação de imposição de penalidade.

Essa penalidade – que é a multa –, assim como os pontos na CNH, só é aplicada depois de respeitado o direito à defesa do infrator.

Se o último recurso for negado – ou se o prazo para enviá-lo terminar sem que o infrator tenha se manifestado –, aí sim a notificação de suspensão de CNH é expedida informando que o processo administrativo foi aberto.

Desde novembro de 2016, porém, quando entrou em vigor a Lei Nº 13.281, há um novo procedimento em um dos casos de suspensão.

A nova lei adicionou o parágrafo 10º ao artigo 261 do CTB, que versa sobre a penalidade de suspensão do direito de dirigir. Veja o que ele diz:

“§ 10. O processo de suspensão do direito de dirigir referente ao inciso II do caput deste artigo deverá ser instaurado concomitantemente com o processo de aplicação da penalidade de multa.”

O tal inciso II estabelece que uma das situações em que o motorista perde a CNH é quando ele comete uma infração que tem a suspensão do direito de dirigir como penalidade específica.

Ou seja, quando o motorista comete uma infração auto-suspensiva, a autoridade de trânsito não precisa esperar o desfecho dos recursos para expedir a notificação de suspensão de CNH.

 

Como Funciona a Suspensão da Carteira de Motorista                     

notificacao suspensao cnh como funciona
Ao atingir a máximo de 20 pontos, a carteira é suspensa

Como mencionamos anteriormente, as hipóteses em que a carteira de habilitação pode ser suspensa estão descritas no artigo 261 do CTB. Veja quais são:

“Art. 261. A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:

I – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;

II – por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.”

O CTB também prevê a penalidade de “suspensão ou de proibição de se obter a permissão ou a habilitação”, mas no capítulo dos crimes de trânsito.

Isso quer dizer que existe a possibilidade de o motorista ter a CNH suspensa por decisão judicial. Mas nesse artigo, vamos focar na suspensão administrativa, que é muito mais comum.

 

Prazo

notificacao suspensao cnh prazo
O período de suspensão pode variar de 6 meses a um ano

Há três infrações auto-suspensivas nas quais o próprio dispositivo infracional do CTB informa sobre o prazo da penalidade. São elas:

Nelas, a suspensão do direito de dirigir valerá por 12 meses.

Nas demais, segundo o parágrafo 1º do artigo 16 da Resolução Nº 182/2005 do Contran, o prazo será definido pela autoridade considerando a gravidade da infração, as circunstâncias em que ela foi cometida e os antecedentes do infrator.

Mas o artigo 261 define qual o período mínimo e o máximo para as punições, dependendo do motivo da suspensão.

Quando o motorista perde a CNH por conta do excesso de pontos (inciso I do artigo 261), a suspensão poderá ser de seis meses a um ano. Se o condutor repetir o excesso de pontos nos 12 meses seguintes, o período da penalidade será de oito meses a dois anos.

Quando o motorista perde o direito de dirigir por cometer uma infração auto-suspensiva, a suspensão vai durar de dois a oito meses – ou de oito a 18 meses em caso de reincidência.

 

Não Recebi a Notificação de Suspensão da CNH. E Agora?

notificacao suspensao cnh consulta site detran
Você pode consultar a situação da sua habilitação no site do Detran

Se a notificação de suspensão de CNH está prevista no CTB e na resolução do Contran, isso quer dizer que ela é uma obrigação do órgão de trânsito autuador.

Mesmo assim, pode acontecer de você não recebê-la, ou por conta de algum erro da autoridade ou porque seu endereço no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) está desatualizado.

Se ocorreu a segunda hipótese, você não poderá reclamar, pois é seu dever comunicar a mudança de endereço.

Veja o que diz o artigo 10 da resolução do Contran, em seu parágrafo 5º:

“§ 5º. A notificação devolvida por desatualização do endereço do infrator no RENACH, será considerada válida para todos os efeitos legais.”

Quando o órgão de trânsito não consegue enviar ao infrator a notificação de suspensão de CNH por remessa postal, o artigo 2º do mesmo artigo orienta que ele seja notificado por edital:

“§ 2º. Esgotados todos os meios previstos para notificar do infrator, a notificação dar-se-á por edital, na forma da lei”

Nesse caso, é bem possível que você não fique sabendo. Por isso, nunca deixe de atualizar o seu endereço no Renach.

Para saber como, acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado e busque informações.

Lá, também será possível consultar a situação da sua carteira de habilitação, caso você tenha o receio de que ela esteja suspensa – ou que a pontuação esteja chegando próxima do limite.

 

A CNH Deve Ser Entregue?

Sim. Se os recursos forem negados ou o prazo para recorrer encerrar sem que o motorista recorra, a autoridade emitirá uma nova notificação, comunicando a necessidade de entregar a CNH.

Será dado um prazo de no mínimo 48 horas para que o documento seja entregue em um posto de atendimento do Detran.

Nem o CTB nem o Contran estabelecem punições para o motorista que deixar de entregar a sua habilitação.

Isso não quer dizer que basta ficar com a carteira de motorista que é possível seguir dirigindo como se nada tivesse acontecido.

Segundo a Resolução Nº 182, quando encerrar o prazo para que o documento seja entregue, as informações sobre a suspensão do direito de dirigir são inscritas no Renach do infrator.

Em uma abordagem, portanto, um agente de trânsito com acesso ao sistema poderá checar as informações e verificar que a CNH está suspensa, o que culmina na cassação do documento.

Recebi a Notificação de Suspensão da CNH. O Que Fazer?

Primeiro, lembre-se que a notificação de suspensão de CNH não é o comunicado que obriga você a devolver o documento de habilitação.

Ela somente informa o condutor de que o processo administrativo de suspensão do direito de dirigir foi aberto.

Então é a hora de você estudar a legislação de trânsito e conferir se todas as autuações seguiram as normas do Código de Trânsito Brasileiro e do Contran.

Não esqueça que a autoridade de trânsito sempre envia ao motorista uma notificação sobre a infração que ele cometeu.

Resgate essas correspondências e confira se as informações, o processo e o enquadramento estão de acordo com o que está na lei.

Antes de você ter de entregar a sua CNH, poderá interpor uma defesa prévia e recurso em primeira e segunda instância contra a penalidade.

 

Passo a Passo Para Fazer a Defesa Prévia da Suspensão do Direito de Dirigir

notificacao suspensao cnh dicas defesa previa
Confira as dicas que indicam o que fazer para iniciar a defesa prévia

 Para quem não trabalha com o assunto, podem soar como a mesma coisa, mas no jargão do direito de trânsito, defesa e recurso são coisas diferentes.

logo que a notificação de suspensão de CNH é recebida, o infrator tem um prazo para a defesa, que será julgada pelo próprio órgão de trânsito.

A defesa deve ser enviada no prazo e para o endereço indicados na notificação de suspensão de CNH, e segundo o Contran, precisa conter os seguintes dados:

  • Nome do órgão de registro da habilitação a que se dirige;

  • Qualificação do infrator;

  • Exposição dos fatos, fundamentação legal do pedido, documentos que comprovem a alegação;

  • Data e assinatura do requerente ou de seu representante legal.

Nessa fase, a autoridade ainda não confirmou penalidade, apenas a sua iminência. A partir da argumentação do motorista, o órgão vai avaliar o processo e decidir se acolhe a defesa e arquiva o auto de infração ou se a rejeita e aplica a penalidade.

Outra particularidade dos termos do direito de trânsito é que, quando se fala em aplicação da penalidade, também não significa que ela será posta em prática imediatamente.

A autoridade decidirá sobre o prazo exato da suspensão e comunicará o motorista por meio da notificação de imposição de penalidade, que a partir daí terá uma segunda chance de cancelar a penalidade, entrando com recurso.

 

Recurso Contra Suspensão

notificacao suspensao cnh recurso
Recorrer da suspensão é um direito de todo condutor

Segundo a Resolução Nº 182 do Contran, em seu artigo 18, na notificação de imposição da penalidade o motorista será informado sobre o prazo para interpor recurso junto à Jari.

Jari significa Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Trata-se de um órgão colegiado presente em todos os órgão de trânsito que aplicam multas. Ele decidirá, por maioria simples, se aceita ou não o seu recurso.

No recurso, você precisa argumentar tecnicamente. Ou seja, nada de desculpas subjetivas, alegação de desconhecimento da lei ou desmentir a palavra do agente de trânsito sem provas.

Cite artigos do Código de Trânsito Brasileiro e das resoluções do Contran que sejam relacionados ao seu caso.

O mesmo espírito vale para a suspensão da CNH por acúmulo de pontos e por uma infração que tem essa penalidade específica estabelecida em seu dispositivo infracional.

Você vai enviar o recurso à autoridade de trânsito que expediu a notificação de suspensão de CNH, que o remeterá à Jari.

Uma vez recebido o recurso, a junta terá até 30 dias para julgá-lo, segundo o artigo 285 do CTB. Se esse prazo for desrespeitado, você pode pedir que o processo de suspensão da CNH seja anulado.

Afinal, se o motorista precisa respeitar todos os prazos que a legislação estabelece, por que deve ser diferente com a autoridade?

Depois de julgado o recurso na Jari, caso ele não seja deferido, o infrator tem uma segunda instância para recorrer.

O artigo 288 do CTB diz que o motorista terá 30 dias a partir da publicação ou notificação da decisão da Jari para recorrer novamente.

Já o artigo 289 especifica quais órgãos são responsáveis pelo julgamento na segunda instância.

Caso o órgão responsável pelo processo administrativo e pela notificação de suspensão de CNH tenha sido estadual ou municipal, quem julgará o segundo recurso será o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Quando se tratar da penalidade de suspensão do direito de dirigir por mais de seis meses ou por infração gravíssima aplicada por órgão federal, o Contran que irá julgar o recurso.

Nas outras hipóteses de suspensão da CNH por órgão federal, um colegiado especial será responsável pelo julgamento.

Repetindo: as chances de ter sucesso com a defesa ou recurso serão maiores caso você tenha um bom conhecimento da legislação de trânsito – e de outras leis que podem complementar a sua argumentação.

Se você não se sente seguro para construir seu caso, estamos aqui para isso. A equipe Doutor Multas já conseguiu reverter o processo administrativo de mais de 5,2 mil clientes que receberam a notificação de suspensão de CNH.

Quer saber como podemos fazer isso? Entre em contato conosco contando mais sobre o seu caso. Responderemos com uma análise gratuita.

 

Exemplos Reais

Você pode imaginar que, em milhares de casos em que nossas defesas e recursos foram aceitos pelo órgão de trânsito, Jari, Cetran ou Contran, já usamos praticamente todo tipo de argumento.

Um dos mais comuns é quando o órgão autuador enviou uma notificação de autuação mais de 30 dias depois da infração ter sido cometida.

Lembra que, no início do texto, falamos que o motorista recebe essa notificação logo depois de ser autuado?

Pois quando a CNH é suspensa por excesso de pontos, o condutor pode averiguar se houve falhas no processo de cada uma das multas aplicadas. Geralmente há.

Outro caso bastante comum em que o processo administrativo de suspensão da CNH é aberto é quando um motorista é flagrado em uma blitz da lei seca dirigindo sob a influência de álcool.

Na realidade, o mais comum é o motorista se recusar a soprar o bafômetro e ser penalizado apenas por isso.

A Constituição Federal nos garante o direito de não produzir provas contra nós mesmos, e o Contran admite outras formas de se constatar a embriaguez além do teste do bafômetro.

Desse modo, quando um motorista é punido apenas pela recusa, sem que o auto de infração faça menção a qualquer sinal de influência do álcool no comportamento da pessoa, trata-se de uma penalidade inconstitucional.

Utilizamos essa linha de argumentação em muitos recursos que acabaram sendo aceitos pela Jari ou Cetran, livrando os clientes da multa e de perder a carteira.

Outro exemplo interessante e bastante comum é de motoristas multados por exceder em mais de 50% o limite de velocidade da via, que é uma infração auto-suspensiva segundo o inciso III do artigo 218 do CTB.

Há vários motivos para solicitar a anulação de uma multa desse tipo, flagrada por controladores de velocidade.

É possível alegar que o radar estava escondido ou que a sinalização não está de acordo com as regras do Contran, por exemplo.

Enfim, seja qual for o seu argumento, ele precisa ser verdadeiro, conter provas (se possível) e estar amparado na legislação de trânsito.

 

Curso de Reciclagem

notificacao suspensao cnh curso reciclagem
Para ter a CNH de volta, você precisa passar pelo curso de reciclagem

Se você entrou com defesa e recurso depois de receber a notificação de suspensão de CNH mas nada disso surtiu efeito, a penalidade será confirmada e o documento de habilitação deverá ser entregue ao órgão de trânsito.

Enquanto o prazo de suspensão estiver sendo cumprido, aproveite e se matricule no curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

Esse curso é requisito para ter a CNH de volta. Ele é composto por 30 horas de aulas teóricas sobre legislação de trânsito, infrações e penalidades, direção defensiva, noções sobre primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

Concluídas as aulas, é aplicado um teste com 30 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo aprendido, das quais é necessário acertar pelo menos 21 para ser aprovado.

 

Conclusão

notificação de suspensão de cnh respeite transito
Evite cometer infrações e contribua para um trânsito melhor!

Não quer ter o desgosto de receber uma notificação de suspensão de CNH em sua casa?

A melhor maneira de evitar que um processo administrativo para a imposição dessa penalidade seja iniciado é respeitando as leis de trânsito.

Ser um bom motorista é não cometer infrações. Mais importante do que livrá-lo das multas, isso vai manter você longe de acidentes. Segurança em primeiro lugar.

Mas lembre-se que, caso essa notificação chegue, a penalidade não será definitiva – você pode se defender. Afinal, nem todas as multas são justas, e você precisa ter a oportunidade de expor seus argumentos.

Recebeu uma Notificação de Suspensão de CNH? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer o Processo de Suspensão da Carteira

Para entender mais sobre o universo dos recursos, mande uma mensagem para nossa equipe por e-mail.

Se ainda tiver dúvidas sobre a notificação de suspensão de CNH, deixe um comentário abaixo.

O Que Fazer Ao Receber a Notificação de Suspensão de CNH
4.9 (97.89%) 19 votes