RENAVAM pela placa: como consultar?

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

O Registro Nacional de Veículos Automotores (RENVAM) é um documento que reúne diversas informações a respeito de um determinado automóvel, podendo ser comparado ao nosso CPF e RG. Quer consultar sua placa do veículo grátis? Clique AQUI para consultar grátis, recorrer e parcelar multas em 12x.

Com esse documento é possível analisar todo o histórico do veículo, desde o momento em que ele foi fabricado até a sua data de descarte.

É importante que todos os donos de veículos tenham ciência desse documento e se atentem ao mesmo, uma vez que ele pode servir como comprovação da regularidade do pagamento de taxas e de obrigações de modo geral. 

Por esses motivos, saber realizar a consulta do Renavam é tão necessário. Deseja saber como fazer essa pesquisa de forma prática, rápida, gratuita e utilizando somente a placa do veículo?

Continue com a leitura deste artigo para ficar por dentro desse tema.

O que é de fato o Renavam?

O objetivo do artigo de hoje é explicar como realizar a consulta do Renavam utilizando a 

placa do veículo de forma gratuita. Porém, antes de realmente saber sobre o processo, é necessário entender o que é de fato o Renavam e a sua importância. 

Como já foi brevemente apresentado, o Renavam é um documento veicular muito relevante, que carrega diversas informações sobre o histórico de um automóvel ao longo de toda a sua vida útil.

Com isso, algumas das informações que podem ser obtidas nesse documento são multas, licenciamentos, alterações de proprietários, emplacamentos e até mesmo possíveis furtos. Esses dados são de posse da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN (antigo DENATRAN), sendo ele o responsável por repassá-los para o DETRAN de cada estado.

Considerando todas essas informações, uma das maiores utilidades do Renavam se dá para pessoas que estão considerando comprar um automóvel de segunda mão, ou seja, usado. 

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Nesses casos, é fundamental analisar se aquele veículo não conta com nenhum tipo de débito ou outras restrições. Isso garante que problemas depois da aquisição sejam evitados.

O Renavam é uma numeração única e específica de cada veículo, por isso ele é criado no momento do primeiro registro de um automóvel, diretamente no Detran do estado onde o proprietário mora. A numeração desse documento conta com 11 dígitos e é intransferível. Também não pode ser repetido em outro veículo nem mesmo em casos de descarte. 

O que muitas pessoas podem se questionar é sobre onde fica impresso o código do Renavam. Essa numeração se encontra na parte superior do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV, documento esse que precisa sempre estar no porte do proprietário do carro, uma vez que em sua ausência, o automóvel pode até mesmo ser apreendido.

Qual a importância do Renavam?

Como foi apontado, ele é um documento que apresenta toda a história de um determinado veículo, podendo mostrar irregularidades, bloqueios legais, débitos, restrições, taxas, multas, entre outros pontos. 

Várias dessas informações são possíveis de serem buscadas de forma on-line, em alguns sites de órgãos federais, estaduais ou municipais.

Os principais dados disponíveis são itens como detalhes do veículo como modelo, ano do modelo e de fabricação cor, combustível, município de registro, categoria, espécie, quantidade de passageiros que é possível transportar, etc.

Além disso, também é possível consultar dados sobre o licenciamento, sobre o seguro DPVAT (seguro obrigatório), multas, restrições dos mais variados tipos e informações de débitos do IPVA.

Outro ponto que demonstra como o Renavam é importante é o fato de algumas corporações que realizam vistorias utilizarem esse código em plataformas mais restritas, para analisar se determinado veículo já passou por algum leilão, já esteve envolvido com alguma infração ou ainda se já sofreu perda total ou alguma indenização por seguradora.

Vale ressaltar que por ser um documento tão importante, a sua emissão não é gratuita. Na verdade, o que é cobrado é o registro do automóvel no Detran, por uma taxa referente ao licenciamento e ao CRV, já que o código gerado estará constando nesses documentos.

Como consultar o Renavam pela placa?

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Considerando tamanha importância desse documento, muitos proprietários e motoristas podem precisar consultar o Renavam em algum momento, e a dúvida pode surgir: Como consultar o Renavam pela placa?

Essa é uma das formas mais práticas de realizar essa consulta, sendo necessário apenas encontrar algum aplicativo específico ou portais do Detran do estado de interesse. Através dessa busca é possível obter diversas das informações do histórico do veículo que já foram citadas anteriormente.

A forma mais fácil de realizar a consulta de forma gratuita é entrar no portal do Detran do seu estado (por exemplo, o de Minas Gerais) não sendo necessário realizar nenhum agendamento buscar o campo “Consulta Renavam”, selecionar a opção “consultar pela placa”, adicionar os números que compõem a placa e logo em seguida clicar em “consultar”.

Esse processo é totalmente gratuito e pode ser muito útil e oferecer os diversos esclarecimentos apresentados ao longo do artigo. 

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!