Comprar CNH: Compra de Habilitação Vale a Pena?

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Um número significativo de pessoas que pensam em adquirir o direito de dirigir já pensou em algum momento se valia a pena comprar CNH.

As razões para isso são muitas, mas não válidas e nem compensam frente ao risco.

Falta de tempo, dinheiro e até preguiça de fazer as provas e aulas são alguns dos fatores que levam alguns a comprar CNH.

Há ainda aquelas pessoas que se submeteram a todo o processo, mas foram reprovadas na prova prática uma ou mais vezes.

Porém, entenda que isso é crime e as consequências serão pesadas no caso de você ser flagrado com uma “CNH fria”.

Você será obrigado a responder um inquérito criminal e, por portar um documento sem nenhuma legitimidade, poderá ser condenado criminalmente e receber sanções administrativas que o farão se arrepender amargamente de ter aceitado este tipo de coisa.

Venda ilegal de CNH na internet perdura por anos

Sem qualquer intenção de mostrar como fazer a compra de uma CNH ilegítima, mas apenas para ilustrar a facilidade, podemos citar as dezenas de “empresas” na Web oferecendo este tipo de serviço.

O que mais impressiona é que existem até mesmo anúncios pagos, o que dá um ar de normalidade, como se fosse algo comum e corriqueiro.

Porém, note que esses sites não darão nenhuma garantia em caso de problema e muito provavelmente nem existem fisicamente.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Não à toa, utilizam domínios .com ao invés de com.br, pois acreditam que as autoridades brasileiras teriam mais dificuldades em rastrear os fraudares.

Mas não é assim que funciona. Pode levar mais tempo, mas identificar e punir os culpados é totalmente possível.

Outro ponto importante é que existem diversas maneiras de verificar se a CNH é legítima, portanto, não se iluda, pois poderá ficar até dois anos em detenção em regime fechado.

Nenhuma garantia e apenas riscos

Apesar dos anúncios alegando que você receberá uma CNH “quente” e com prontuário no Detran, pode receber apenas um documento falso ou até mesmo não receber nada.

Pense bem, o fraudador sabe que você dificilmente prestará queixa na delegacia, Detran ou Procon. Afinal, seria um atestado de culpa.

Outro risco maior que a CNH comprada oferece é a possibilidade de colocar em circulação veículos conduzidos por motoristas totalmente despreparados, o que eleva significativamente o índice de acidentes nas vias.

Comprar Renovação de CNH também é contra a lei

Há também a prática de compra de renovação para CNH de outras categorias, dispensando ilegalmente o condutor das aulas teóricas, práticas e do exame toxicológico.

Se você quer uma CNH “quente”, sem riscos, siga todo o procedimento legal, pois cada etapa necessária tem um motivo válido para compor o processo de obtenção e manutenção da CNH.

A fraude pode ser descoberta a qualquer momento

Grande parte das fraudes são descobertas no momento da renovação da carteira de motorista, onde são processadas diversas informações a fim de validar o documento.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Quando se encontra uma divergência, por mínima que seja, já é motivo para que o condutor preste esclarecimentos e tenha de comprovar em que autoescola se matriculou, além de diversos outros comprovantes.

Uma blitz policial também pode descobrir a fraude, pois na conferência das informações no sistema, divergências podem surgir, o que imediatamente fará com que a autoridade policial desconfie da legitimidade do documento.

Vale a pena passar tanto sufoco e ansiedade comprando uma CNH? Eu creio que não.

Mas não para por aí.

Seguradoras também farão investigação

Se você possui um seguro e o seu veículo foi sinistrado, ao acionar a seguradora, inicia-se um procedimento para validar a cobertura e um dos diversos itens que irão analisar será a CNH e sua procedência.

Ao descobrir a fraude, a seguradora cancela o pagamento do seguro e ainda pode informar às autoridades.

Como obter a CNH de acordo com os procedimentos legais

  • Faça a inscrição no Detran mais próximo ou de forma online ou busque uma autoescola de sua preferência que fará este procedimento para você.
  • Realize o exame psicotécnico e o exame de aptidão física e mental em um dos locais credenciados pelo Detran.
  • Tendo obtido aprovação nos exames, é hora de fazer o curso técnico que é composto pelas aulas teóricas e práticas ministradas pelo CFC ou Centro de Formação de Condutores.
  • Depois de passadas essas etapas, é hora de fazer a Prova Teórica que pode ser marcada no site do Detran. Você precisa acertar ao menos 21 questões. Prepare-se com simulados online!
  • Tendo finalizado as etapas anteriores, é hora de realizar a prova prática.

Ficou com alguma dúvida sobre a primeira CNH? Temos um artigo completo sobre esse assunto para te ajudar.

Conclusão

Neste artigo você soube mais sobre os iminentes riscos que as pessoas correrão ao buscar comprar uma CNH.

Conheceu também o procedimento legal que cada aspirante a condutor deve percorrer para a obtenção da tão sonhada CNH.

Espero ter ajudado!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!