Simulado do Detran: dicas para se dar bem em todas as etapas!

simulado detran
Simulado do Detran: Dicas para se dar bem em todas as etapas!

O simulado do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é uma ferramenta muito útil para quem está tentando obter a sua primeira habilitação.

Como você sabe, para conduzir um veículo pelas vias públicas brasileiras não basta apenas ter vontade.

É necessário passar por um longo processo que envolve exame físico, exame psicológico, aulas teóricas, aulas práticas e testes – também teóricos e práticos.

Afinal, dirigir é uma grande responsabilidade, e conhecer as leis de trânsito é fundamental para termos ruas, avenidas, estradas e rodovias mais seguras.

Ao longo desse artigo, você vai saber mais sobre todo esse processo, entender onde o simulado do Detran se encaixa, conferir exemplos de questões e muito mais.

 Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

O Que é e Para Que Serve o Simulado do Detran

simulado detran para que serve
O simulado do Detran ajuda na preparação para o teste teórico

A prova simulado do Detran é, como o nome já sugere, uma simulação de um teste real. É a forma de testar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas da autoescola.

Antes de partir para as aulas de direção, o candidato à Permissão Para Dirigir (carteira de habilitação provisória) precisa comprovar que aprendeu o conteúdo estudado em sala de aula.

Para isso, precisa ser aprovado no teste do Detran, que é aplicado não pelos mesmos instrutores que deram as aulas, mas sim por funcionários do órgão estadual.

Além de o candidato descobrir se está preparado para essa prova, o simulado do Detran é também uma ótima maneira de estudar.

Isso porque não é só o resultado final (número de acertos) que você vai conferir no final do teste, mas também as respostas corretas para cada questão.

Assim, a dica é anotar mentalmente ou em um papel quais as questões que lhe causaram dúvidas e, depois, ao final, conferir quais as soluções para elas.

Mas não é apenas para quem está na autoescola que o simulado do Detran é uma boa ferramenta.

Se você é um motorista já experiente, recomendamos que o faça também. Certamente você vai se deparar com algumas perguntas cujas respostas você não tem certeza.

É uma ótima maneira, portanto, de se atualizar quanto às regras de trânsito e descobrir coisas de que você nem sabia.

 

Como Funciona o Simulado do Detran Online

simulado detran como funciona
Você pode fazer o simulado no site do Detran

O simulado do Detran online é um ambiente que muitos departamentos estaduais de trânsito disponibilizam em seus sites.

Nele, é possível responder, pelo computador, a perguntas sobre os conteúdos estudados nas aulas teóricas da autoescola.

É determinado um limite de tempo para que todas as perguntas sejam respondidas. Depois que o tempo encerra ou que o usuário conclui o teste, é exibido o resultado instantaneamente.

 

Como é a Prova do Detran Para Tirar a Carteira de Habilitação

Para uma pessoa tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ela precisa passar por vários exames.

Eles estão listados no artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Veja:

Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

        I – de aptidão física e mental;

        II – (VETADO)

        III – escrito, sobre legislação de trânsito;

        IV – de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN;

        V – de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.”

A seguir, você vai entender como funciona cada um desses exames.

 

Exame Teórico do Detran

simulado detran exame teorico
O exame teórico do Detran é uma prova aplicada o mínimo de 30 questões

No exame teórico do processo de habilitação, são atendidos os incisos III e IV do artigo do CTB que você acabou de ler.

Apesar de o código citar apenas legislação de trânsito e noções de primeiros socorros, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece, na Resolução Nº 168/2004, que o conteúdo abordado deve ser mais amplo.

No seu artigo 11, a resolução diz que depois da conclusão do curso de formação, o candidato à obtenção da CNH será submetido a exame teórico-técnico, com as seguintes regras:

  • Prova convencional ou eletrônica;

  • Mínimo de 30 questões;

  • Incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina;

  • Organizado de forma individual, única e sigilosa;

  • É necessário um mínimo de 70% para aprovação.

A prova deve agregar, portanto, todo o conteúdo estudado nas aulas teóricas, não apenas legislação de trânsito e primeiros socorros.

Se você foi multado, saiba como recorrer e não ter pontos na carteira de motorista. Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

E qual é esse conteúdo? A resposta está no anexo II, que foi atualizado pela Resolução Nº 572/2015, estabelecendo que o curso teórico das categorias A e B tem 45 horas aula e as seguintes disciplinas:

  • 18 horas aula de legislação de trânsito;

  • 16 horas aula de direção defensiva;

  • 4 horas aula de noções de primeiros socorros;

  • 4 horas aula de noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito;

  • 3 horas aula de noções sobre funcionamento do veículo de duas ou mais rodas.

Na maioria dos Detrans, a prova teórica tem o mínimo de perguntas estabelecido pelo Contran: 30.

Desse modo, o candidato precisa acertar 21 (que corresponde a 70% de 30) para ser aprovado.

E se acertar menos? Nesse caso, de acordo com o artigo 151 do CTB, “o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos quinze dias da divulgação do resultado”.

 

Prova Prática do Detran

simulado detran prova pratica
Na prova prática, o aluno realiza a baliza e um percurso estabelecido

Depois de aprovado no exame teórico, o candidato começa a realizar aulas de direção veicular. Na companhia de um instrutor, ele dirige o veículo na prática pelas ruas da cidade.

Assim como é necessário comprovar em um exame se os conhecimentos das aulas teóricas foram absorvidos, o mesmo acontece com a prática na direção do veículo.

A prova prática é bastante temida por muitos. É comum um candidato mostrar, nas aulas, ter domínio da direção do veículo, mas, no dia da prova, cometer erros bobos por conta da ansiedade.

É importante valorizar as aulas, pois nesse momento é permitido errar à vontade e, como diz o ditado, “é errando que se aprende”.

Apesar do clichê, a frase é verdadeira. Tenha em mente que se você aproveitou bem as aulas e aprendeu a dirigir com segurança, não precisa ficar com medo da prova.

Mas se você ainda se sente inseguro ao entrar em um veículo e segurar o volante, então talvez o melhor seja marcar aulas práticas extras.

Afinal, quanto maior a confiança nas próprias habilidades, mais fácil será controlar a ansiedade.

Segundo o artigo 16 da Resolução Nº 168/2004, o exame de direção veicular é composto de duas etapas.

A primeira é fazer uma boa baliza (manobra realizada para estacionar um carro de ré) dentro do tempo limite, sem pegar a roda no meio-fio ou nas hastes que marcam onde estariam os demais veículos.

Antes de dar a partida, é fundamental fazer um pequeno ritual para não perder pontos: ajuste o banco, os espelhos retrovisores e coloque o cinto de segurança.

Depois, é importante prestar atenção na sinalização de manobras e no controle dos pedais para que o carro não apague nas mudanças de marcha e em paradas. Essas são algumas das principais falhas que levam à reprovação de muitos candidatos.

Se for possível escolher, seja um dos primeiros a fazer o teste. O tempo de espera e a reação das pessoas que já fizeram o exame podem causar medo, insegurança e comprometer o desempenho.

O tempo máximo para realizar a baliza é de cinco minutos. Um insucesso culmina na reprovação. Caso dê tudo certo, o candidato vai para o percurso pelas ruas da cidade.

Se você foi multado, saiba como recorrer e não ter pontos na carteira de motorista. Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

O percurso

A segunda etapa do exame de direção é “conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural”.

Você vai sair da baliza (não esqueça de ligar a seta, sinalizando a manobra) e trafegar pelas ruas da cidade, conforme a orientação do avaliador.

De acordo com o Contran, o candidato será avaliado em função da pontuação negativa atribuída a faltas cometidas durante o percurso. As categorias de faltas são:

  • Falta eliminatória (reprovação); exemplo: desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória;

  • Falta grave (três pontos); exemplo: não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;

  • Falta média (dois pontos); exemplo: fazer conversão incorretamente;

  • Falta leve (um ponto); exemplo: tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

Se o candidato cometer uma falta eliminatória ou a soma dos pontos das demais categorias ultrapassar três, ele está reprovado.

Ao final da prova, será preciso estacionar o veículo no lugar indicado. Não esqueça de puxar o freio de mão e colocar o veículo em ponto morto antes de desligá-lo.

Assim como no exame teórico, é necessário esperar quinze dias para realizar a prova novamente em caso de reprovação.

 

Entenda a Avaliação Psicológica feita Pelo Detran

simulado detran avaliacao psicologica
Na avaliação, é feita uma entrevista e alguns testes psicológicos

A primeira etapa da habilitação é a avaliação psicológica, que deve ser agendada logo depois de ser aberto o processo no Centro de Formação de Condutores (CFC).

Nesta avaliação, serão feitos uma entrevista e testes psicológicos. A avaliação psicológica tem a finalidade de identificar a capacidade de atenção, raciocínio lógico, memória e personalidade do candidato.

 

Exames Físicos

O exame físico é a segunda etapa no caminho para tirar a CNH. É um exame importante para avaliar se o futuro condutor tem condições físicas para dirigir sem causar perigo no trânsito.

Um dos principais testes feitos é o visual. Dependendo do resultado, alguns motoristas são obrigados a dirigir de óculos ou lente de contato – a informação passa a constar na CNH.

Uma dica importante é nunca mentir em um teste e manter os cuidados com o corpo em dia. Se alimentar bem e fazer exercícios é sempre bom e ajuda principalmente na questão dos reflexos – muito importantes para evitar acidentes.

 

Exame Teórico e o Simulado do Detran

Muitos ficam em dúvida se realizar o simulado do Detran é uma maneira eficiente de se preparar para a prova verdadeira.

Com certeza é. O simulado do Detran contém o mesmo tipo de pergunta que cai na prova, sobre os mesmos conteúdos e no mesmo estilo.

A grande diferença é que o simulado do Detran pode ser repetido inúmeras vezes e não há grandes consequências se você for reprovado.

Já na prova de verdade entra de novo o nervosismo do candidato. Para isso, vale o mesmo conselho que demos quanto ao exame prático.

A melhor maneira de controlar a ansiedade é tendo pleno domínio do assunto. Então faça várias vezes o simulado do Detran, até que o seu nível de acerto fique próximo do máximo.

Dessa maneira, você vai para o exame teórico muito mais confiante e certamente será aprovado com folga.

 Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

Simulado Detran 2017: Como Fazer

Você pode encontrar o simulado do Detran no site do órgão do seu estado. Para facilitar, mostramos abaixo alguns dos estados que disponibilizam o teste.

Em cada simulado do Detran, transcrevemos um exemplo de questão que consta no sistema.

Teste seu conhecimento e veja, mais adiante, as respostas corretas.

Simulado Detran SP

O simulado do Detran SP pode ser encontrado na página www.detran.sp.gov.br/simulado.

Veja um exemplo de questão:

“Parar o veículo na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres, é uma infração (CTB Art. 182, inciso VII)

Opção 1: gravíssima;

Opção 2: média;

Opção 3: leve:

Opção 4: grave.”

Simulado Detran PR

O simulado do Detran PR pode ser encontrado na página www.simulado.detran.pr.gov.br/detran-prova/simularProva.do?action=iniciarProcesso.

Veja um exemplo de questão:

“Usar farol alto ou farol baixo desregulado ao cruzar com outro veículo, vindo em sentido oposto, poderá

Opção 1: desviar fachos de luz que permitem a visualização da sinalização;

Opção 2: ofuscar a visão dos outros condutores;

Opção 3: evitar ofuscamento de outros condutores;

Opção 4: provocar penumbra.”

Simulado Detran RJ

O simulado do Detran RJ pode ser encontrado na página simulado.detran.rj.gov.br/.

Confira um exemplo de questão:

“Você está em uma via secundária e vai entrar em uma rodovia de alta velocidade e com grande volume de tráfego. A forma mais adequada de efetuar essa manobra é:

Opção 1: entrar em velocidade reduzida, conforme preceito da direção defensiva;

Opção 2: sinalizar, ganhar velocidade na pista de aceleração (se houver) ou no acostamento, de forma a entrar na pista já em velocidade compatível com a da rodovia;

Opção 3: entrar na faixa da direita da rodovia e, então, acelerar para ganhar velocidade;

Opção 4: sinalizar e entrar lentamente, conforme legislação vigente.”

Se você foi multado, saiba como recorrer e não ter pontos na carteira de motorista. Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Simulado Detran PE

O simulado do Detran PE pode ser encontrado na página www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_content&id=363.

Veja um exemplo de questão:

“O motorista defensivo deve:

Opção 1: ultrapassar outro veículo em pontes e viadutos;

Opção 2: facilitar a ultrapassagem de outro veículo pela sua direita, diminuindo sua velocidade;

Opção 3: dar preferência  de passagem aos pedestres também nas faixas onde não houver semáforos;

Opção 4: priorizar a passagem dos pedestres apenas na faixa a eles destinada.”

Simulado Detran RS

O simulado do Detran RS pode ser encontrado na página www.detran.rs.gov.br/prova-simulada.

Veja um exemplo de questão:

“Após um atropelamento, você encontra a vítima desmaiada e o condutor em estado de choque. O que fazer?

Opção 1: verificar os sinais vitais dos acidentados e estancar qualquer sangramento das vítimas com força;

Opção 2: acalmar o condutor para que ele possa socorrer a vítima;

Opção 3: sinalizar o local do acidente, acalmar o condutor e iniciar você mesmo os procedimentos de primeiros socorros, imediatamente;

Opção 4: colocar a vítima em seu veículo e levá-la ao hospital;

Opção 5: sinalizar e isolar o local do acidente, verificar os sinais vitais da vítima e chamar o resgate.”

Simulado Detran SE

O simulado do Detran SE pode ser encontrado na página seguro.detran.se.gov.br/portal/?pg=simulador.

Veja um exemplo de questão:

“Qual o dispositivo dos veículos que promove a recombinação de alguns gases deixando-os menos prejudiciais ao meio ambiente:

Opção 1: sistema de ignição;

Opção 2: dinamômetro;

Opção 3: nenhuma das opções;

Opção 4: catalisador.”

Simulado Detran BA

O simulado do Detran BA pode ser encontrado na página www.detran.ba.gov.br/simulado.

Veja um exemplo de questão:

“A faixa de desaceleração serve para:

Opção 1: facilitar a entrada dos veículos nas vias secundárias;

Opção 2: facilitar a entrada dos veículos nas vias preferenciais;

Opção 3: facilitar a saída dos veículos da via principal;

Opção 4: diminuir a velocidade dos veículos;

Opção 5: servir de descanso para os condutores.”

Simulado Detran AM

O simulado do Detran AM pode ser encontrado na página www.vortexhost.com.br/sites/detran/simulado/.

Veja um exemplo de questão:

“Quanto à sua função, a sinalização vertical compõe-se dos seguintes tipos:

Opção 1: educativa, regulamentação e advertência;

Opção 2: regulamentação, indicação e orientação de destino;

Opção 3: regulamentação, advertência e indicação;

Opção 4: indicação, educativa e serviços auxiliares;

Opção 5: advertência, serviços auxiliares e indicação.”

Respostas Para as Questões

Você acha que acertou todas as perguntas que exibimos acima? Então veja se as suas respostas batem com esse gabarito:

Detran SP: 2

Detran PR: 2

Detran RJ: 2

Detran PE: 3

Detran RS: 5

Detran SE: 4

Detran BA: 3

Detran AM: 3

 

Dicas Para os Dias Das Provas do Detran

simulado detran dicas
As dicas abaixo irão te ajudar muito na hora de colocar o que aprendeu em prática

Além de repetir várias vezes o simulado do Detran, há algumas dicas que podem fazer a diferença em seu desempenho na prova teórica.

A primeira é chegar com tempo. Saia antes de casa para não arriscar em cima da hora.

Se você perder o início da prova, será automaticamente reprovado, e mesmo que chegue a tempo, é importante não perder o foco se preocupando com o horário.

Chegando antes, você se concentrará apenas na prova que tem pela frente e tem tempo para respirar e se acalmar.

A segunda dica é confiar nos conhecimentos adquiridos nas aulas e testados com os simulados. Se você entendeu o conteúdo, não tem motivos para ficar nervoso.

Na hora que a prova começar, não se apresse. Haverá tempo suficiente para ler com calma todas as perguntas.

Se você não souber uma resposta de jeito nenhum, não perca tempo demais nela, passe para a outra e depois, no final, volte para ela.

Marque tudo a lápis pela primeira vez e, se tiver tempo, revise todas as questões antes de marcar a caneta na grade de respostas.

Fique atento às pegadinhas. Muitas perguntas dão a entender que a resposta é uma, mas há uma palavrinha no meio da frase que muda completamente o sentido.

Um exemplo é a resposta número 2 do simulado do Detran de Pernambuco. Facilitar a ultrapassagem do outro veículo é uma atitude correta, porém não pela sua direita, e sim pela esquerda.

Testando os conhecimentos com o simulado e seguindo essas dicas, você tem tudo para gabaritar – ou pelo menos chegar bem perto disso – na prova. Boa sorte!

 Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

Conclusão

simulado do Detran apto dirigir
Sendo aprovado em todas as etapas de testes e provas no Detran, você está apto a dirigir

E aí, já fez o simulado do Detran? Como você se saiu?

Fazer o teste é importante para estudar, testar seus conhecimentos e ficar mais tranquilo na hora da prova teórica.

Assim como os demais exames (psicológico, físico e de direção), a prova escrita é um instrumento que ajuda a autoridade de trânsito a avaliar se o candidato já está apto a dirigir um veículo pelas vias públicas.

Esse teste é realizado antes das aulas práticas. Desse modo, primeiro o Detran avalia se o conhecimento teórico é suficiente.

Na hora de pegar no volante de fato, o candidato precisa comprovar que além de dominar a técnica de controlar o veículo, ele sabe aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas práticas.

Lembramos ainda que o motorista que tem a CNH suspensa precisa passar, antes de pegar o documento de volta, por um curso de reciclagem.

No final desse curso, que tem 30 horas aula, o condutor precisa ser aprovado na mesma prova teórica do primeiro processo de habilitação.

Por fim, o simulado do Detran é interessante mesmo para quem já tem a habilitação e não passou por nenhum processo de suspensão.

Afinal, nunca é demais testar os conhecimentos sobre legislação de trânsito, primeiros socorros e direção defensiva.

Ficou com alguma dúvida sobre o simulado do Detran ou outro assunto relacionado ao processo de habilitação? Então deixe um comentário abaixo. Ficaremos felizes em ajudar.

5.00 avg. rating (99% score) - 6 votes