DETRAN PE: Saiba Como Consultar Multas na CNH e Teste Seus Conhecimentos Com o Simulado

Você conhece as atribuições do DETRAN PE? Dentre elas, está a responsabilidade pela formação dos condutores pernambucanos. As etapas do curso envolvem exames médicos, aulas e exame teórico e aulas e prova prática. Em qualquer fase do curso, é importante estar bem preparado para evitar reprovar nos exames, pois isso pode atrasar a estimativa de tempo de conclusão do curso do aluno. Pensando em ajudar nessa preparação, elaborei um simulado para a prova prática. Realizá-lo é uma forma de estudar e treinar seus conhecimentos.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

Boa sorte!

DETRAN PE: o que você sabe sobre o processo de habilitação nesse estado?

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

O processo de primeira habilitação é obrigatório para toda e qualquer pessoa que pretenda dirigir veículos automotores pelas vias brasileiras.

Ao contrário do que muitos pensam, a preparação para dirigir não é um bicho de sete cabeças.

No entanto, requer bastante atenção e empenho dos candidatos, para que seja possível obter seu documento de habilitação.

Se você está passando por esse processo, é possível que já tenha pensado em fazer algum teste para verificar seus conhecimentos e, assim, se preparar para a prova teórica do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Pensando nisso, separei 30 questões sobre os assuntos que são abordados na prova e, com isso, você vai poder se preparar melhor para o simulado do DETRAN PE.

Além da oportunidade de realizar o simulado por aqui, também abordarei temas relevantes para o candidato que está prestes a tornar-se um condutor.

Assim, tratarei dos seguintes temas:

  • processo da primeira habilitação;
  • curso e exame teórico;
  • simulado teórico e a importância de realizá-lo;
  • Curso e prova prática.

Curioso para entender um pouco mais sobre esses processos e, também, para saber como será a sua desenvoltura no nosso simulado?

Então, continue a leitura – e boa prova!

 

DETRAN PE: Entendendo o Processo de Primeira Habilitação

Se você já está passando pelo curso na autoescola, talvez já saiba como funciona para obter a carteira de motorista em Pernambuco.

No entanto, caso ainda esteja por começar, fique atento às informações que trago a seguir.

No estado de Pernambuco, a pessoa interessada em obter a CNH precisa acessar o site do DETRAN PE e fazer o agendamento do atendimento de primeira habilitação.

Após isso, é necessário ir até um CFC (Centro de Formação de Condutores) e levar o comprovante de agendamento para realizar a abertura do processo.

O processo de primeira habilitação é composto por seis etapas, e o objetivo é fazer com que o futuro condutor adquira conhecimentos básicos e prove que tem condições para assumir o controle de veículos.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

As etapas que formam esse processo são as seguintes:

  • exame psicológico;
  • exame médico;
  • curso teórico-técnico;
  • exame teórico-técnico;
  • curso de prática veicular;
  • exame de prática veicular.

Repare que destaquei as etapas de curso e exame teórico-técnicos. Isso porque são as etapas que mais nos interessam neste artigo. A seguir, saiba mais sobre cada uma elas.

Curso teórico-técnico

O curso teórico-técnico é uma das primeiras etapas do processo de primeira habilitação
Consulte qualquer veículo pela placa em poucos segundos: Clique aqui e consulte agora.

O curso teórico-técnico deve ser realizado no CFC escolhido no momento de abertura do processo.

Essa etapa consiste em aulas com instrutor em sala de aula sobre assuntos como leis de trânsito, mecânica, primeiros socorros, direção defensiva etc.

Ao todo, são 45 horas/aula, as quais podem ser cursadas ao longo da semana, no turno que melhor se encaixar na sua disponibilidade de horário.

De acordo com a Resolução Nº 572/15 (que altera a Resolução Nº 168/2004) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), essas 45 horas são divididas da seguinte maneira (para as categorias A e B – moto e carro, respectivamente):

  • legislação de trânsito – 18 horas;
  • direção defensiva – 16 horas;
  • noções de primeiros socorros – 4 horas;
  • noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito – 4h;
  • noções sobre o funcionamento do veículo – 3h.

É imprescindível comparecer a todas as aulas, pois não será possível agendar o exame caso a carga-horária não seja cumprida.

No entanto, esse é o único requisito para que o candidato possa se submeter à prova teórica.

Exame teórico-técnico

O exame teórico-técnico é a prova responsável por medir o nível de aprendizagem do conteúdo que você terá estudado durante as aulas no CFC.

Muitas pessoas consideram essa fase bem complicada, pois acham desafiador o fato de terem que passar por uma prova para seguir adiante no processo.

Porém, posso dizer para você que é possível ficar tranquilo quanto a esta etapa, pois o exame teórico-técnico não é tão complicado assim.

Obviamente, você precisa acompanhar atentamente as aulas e estudar antes de fazer o exame se quiser garantir sua aprovação.

A prova é de múltipla escolha e composta por 30 questões. Na hora de sua realização, os candidatos devem obedecer ao tempo disponibilizado pelo sistema, pois não é possível excedê-lo.

Muitas pessoas se preocupam com a possibilidade de reprovar no exame. Infelizmente, isso é algo que pode acontecer. No entanto, é possível agendar outra prova, após 15 dias, mediante pagamento de taxa.

A seguir, você encontrará um simulado que preparei para ajudá-lo em sua preparação para o exame teórico. Não deixe de conferir e testar os seus conhecimentos.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

 

Simulado DETRAN PE

Pode ser que você já tenha procurado por provas que simulem o exame teórico do DETRAN na internet, e é muito provável que já tenha encontrado várias.

Os próprios sites dos DETRANs disponibilizam simulados para ajudar quem quer se preparar para a prova.

No site do DETRAN PE, é possível fazer o download do arquivo que simula a prova. Nele, você recebe 30 questões para responder em até 30 minutos.

Porém, já que você está no site do Doutor Multas, por que não realizar o teste aqui mesmo?

Por isso, clique em “Iniciar o questionário” e veja se você está preparado para passar no exame teórico do DETRAN.

Vale ressaltar que você pode realizar o teste quantas vezes julgar necessário.

Com o simulado, você estuda e, simultaneamente, coloca em prática os seus conhecimentos.

É uma excelente forma de estudar, não é mesmo?

A seguir, veja mais algumas vantagens em realizar o simulado antes da prova.

Boa sorte!

 

Qual a Importância do Simulado DETRAN PE?

É muito importante se preparar para se sair bem na prova!

Agora que você já realizou o seu teste, me diga: você teria aprovado caso essa fosse a prova oficial?

Caso sua resposta seja sim, que ótimo! Você está no caminho certo, pois tem tudo para passar no exame e ir para as aulas práticas.

No entanto, se sua resposta foi não, aconselho a preparar-se um pouco mais. Isso não quer dizer que você não irá passar no exame, mas nunca é demais dar uma reforçada no conteúdo.

Por essa razão, aproveite a experiência que você acabou de ter, submetendo-se ao simulado DETRAN PE, e repare em quais áreas de conhecimento você apresentou maiores dificuldades.

É importante ressaltar que, apesar de ser possível agendar novas provas teóricas em casos de reprovação, existe um limite de tempo para a realização do processo de primeira habilitação.

Com isso, caso complete 12 meses desde a abertura do processo de habilitação, e curso e exames não tenham sido concluídos, é fechado o registro do candidato, cuja sigla é RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Por essa razão, vale a pena se esforçar para concluir todas as etapas a tempo para, então, poder obter seu documento de habilitação.

Agora que você sabe exatamente como funciona a prova teórica de direção, já fez um teste simulado para avaliar seus conhecimentos, está na hora de passarmos para a próxima etapa, certo?

Na próxima seção, falarei sobre outra importante (e temida) etapa que todo condutor deve passar antes de conquistar a tão sonhada carteira de motorista: a prova prática de direção.

 

Prova Prática de Direção: o Que Você Precisa Saber

Tenho certeza de que um dos momentos mais esperados pelos alunos da autoescola é o de, finalmente, poder pegar na direção, estou certo?

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Como você viu, um longo caminho é percorrido antes de o aluno começar a dirigir. São exames de saúde e psicológicos, aulas teóricas, prova, até que o sujeito seja considerado apto para realizar as aulas práticas.

É claro que todos esses processos são extremamente necessários, uma vez que dirigir implica em grande responsabilidade com vidas – a do próprio condutor e de todas as demais pessoas envolvidas no trânsito.

Conforme a Resolução 572/15 do CONTRAN, o aluno deverá cumprir, no mínimo, 25 horas/aula para a categoria B e 20 horas para a categoria A, sendo que 20% dessas aulas deverão ser ministradas em período noturno.

O que o aluno aprenderá, nas aulas, será basicamente o seguinte – ainda conforme a Resolução acima citada:

  • o funcionamento do veículo, equipamentos obrigatórios e sistemas;
  • prática na via pública: direção defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação;
  • atenção aos pedestres, ciclistas e demais atores do processo de circulação;

Se o aluno, ao término das 25 horas/aula, se sentir seguro e pronto para a prova, poderá agendá-la na sequência.

Caso contrário, ele ainda poderá fazer quantas aulas a mais julgar necessário – desde que pague por cada uma delas, é claro.

Exame prático

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o futuro condutor pode (e deve) ir para a prova prática tranquilo, pois tudo o que será realizado, nesse momento, foi exaustivamente treinando nas aulas.

Nesse caso, ele não será pego de surpresa por nenhuma determinação do avaliador.

A prova, para candidatos à categoria B, será divida em duas etapas, conforme explica a Resolução 168/2004 do CONTRAN: estacionar entre balizas e conduzir o veículo na via pública.

Já para a categoria A, de motos, as etapas da prova são distintas. A prova será realizada em área especialmente destinada para tal fim em pista com largura de 2m, e que deverá apresentar no mínimo os seguintes obstáculos:

  • ziguezague com, no mínimo, quatro cones alinhados com distância entre eles de 3,5m;
  • prancha ou elevação com, no mínimo, oito metros de comprimento;
  • sonorizadores com réguas;
  • duas curvas sequenciais de 90 graus em L;
  • duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8” (oito).

Os candidatos, em qualquer uma das categorias, serão avaliados em função da pontuação negativa por faltas cometidas durante todas as etapas do exame, conforme explana a Resolução Nº 168/2004.

Esses pontos serão contabilizados da seguinte forma:

  • uma falta eliminatória: reprovação;
  • uma falta grave: 3 pontos negativos;
  • uma falta média: 2 pontos negativos;
  • uma falta leve: 1 ponto negativo.

Se o aluno ultrapassar a soma de 3 pontos, ou cometer uma falta eliminatória, ele será reprovado no exame prático.

Uma vez reprovado, conforme estipula o art. 22 da Resolução 168/2004, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 dias da divulgação do resultado.

Após esses 15 dias, ele poderá remarcar a prova. Fica a critério do candidato se, para a nova tentativa, ele deverá realizar mais aulas práticas ou não.

O processo todo que envolve a obtenção da primeira habilitação pode parecer longo, mas, se o candidato realizar todas as etapas na sequência e for aprovado nos exames nas primeiras tentativas, a CNH pode estar em mãos em um período de até 90 dias.

Mas, claro, essa estimativa de tempo pode variar de acordo com a disponibilidade do aluno e da própria agenda do CFC.

O importante é tirar o máximo de proveito possível de todas as aulas que o curso oferece. Assim, há mais chances de aluno se tornar um condutor mais seguro e bem preparado.

Se você está começando sua trajetória como condutor em Pernambuco, é interessante conhecer o Departamento de Trânsito deste estado.

Na seção seguinte, trago algumas informações sobre ele.

Conhecendo o DETRAN PE

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

O Departamento Estadual de Trânsito do estado de Pernambuco existe desde o ano de 1969 e está localizado, como em todos os estados brasileiros, na capital do estado – Recife.

O Departamento tem como missão promover a segurança no trânsito, prezando pela humanidade e responsabilidade socioambiental.

Como você já viu neste artigo, o processo de primeira habilitação é responsabilidade do DETRAN. Além disso, mudanças de categoria e renovações da CNH também são de seu encargo.

O licenciamento dos veículos e o recolhimento de taxas como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) são competências do DETRAN, além de várias outras atribuições do órgão.

No que se refere à educação para o trânsito, o DETRAN PE realiza programas para que a população pernambucana seja capaz de colaborar para a formação de um trânsito mais seguro e tranquilo.

Um exemplo disso é o PET (Programa de Educação de Trânsito).

Nesse programa, busca-se capacitar professores das redes pública e privada de todo o estado, com o objetivo de torná-los aptos a inserir conteúdos relacionados ao trânsito em suas aulas.

Mais de 1.700 escolas já foram beneficiadas pelo projeto, resultando em mais de 300 mil alunos alcançados.

Muitas pessoas precisam recorrer ao DETRAN para resolver situações que envolvam seus veículos e sua habilitação.

Por isso, é interessante mencionar que o Departamento está localizado na Estrada do Barbalho, número 889. O horário de funcionamento vai das 7h30 às 13h30. Já o tele atendimento ocorre até às 17h30.

Por meio do site do DETRAN PE, é possível realizar uma série de serviços, como a consulta de multas e pontos na CNH, por exemplo.

Essa é uma forma prática (sem precisar sair de casa) de o condutor manter a sua CNH em dia, sem correr o risco de ser pego de surpresa com eventuais infrações e pontos na carteira.

A tecnologia também está a serviço dos condutores, não é mesmo?

 

Conclusão

Aproveite o simulado DETRAN PE e conquiste a aprovação na prova teórica da autoescola!

Neste artigo, procurei trazer as informações mais relevantes para os alunos que estão prestes a tirar a primeira habilitação, especialmente em Pernambuco.

Para isso, abordei um pouco sobre cada etapa que envolve o curso, desde as aulas teóricas e exame, até as aulas práticas e a temida prova de direção.

Para ajudá-lo a ter um bom desempenho no início do curso, você teve acesso ao simulado DETRAN PE!

Para sua composição, foram preparadas 30 questões muito semelhantes à prova que você deverá realizar para obter a sua carteira de motorista.

É uma forma de estudar e praticar ao mesmo tempo.

Caso não tenha realizado o simulado, volte até o topo deste artigo e não deixe de verificar como estão seus conhecimentos sobre trânsito.

Com a leitura deste artigo, você também conheceu um pouco mais sobre o DETRAN pernambucano.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos. Lembre-se, sempre, de que quanto mais pessoas bem informadas, melhor será o nosso trânsito.

Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário abaixo para que eu o ajude a solucioná-la.

Vale ressaltar que você pode voltar quantas vezes quiser para fazer o simulado DETRAN PE.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.