Detran Serviços: Conheça o Guia Completo

Você sabia que o DETRAN serviços está aí para auxiliar os motoristas brasileiros? Mais do que isso, você sabia que muitas das suas dúvidas podem ser respondidas sem que você saia de casa, com apenas alguns cliques no seu computador ou celular? Por meio do site do DETRAN do seu estado, você toma conhecimento sobre a situação do seu veículo, da sua CNH e de demais questões que pode ter enquanto motorista. É fácil, prático e. certamente. pode evitar que você tenha trabalho tendo que se deslocar até uma unidade do DETRAN, em seu município, em busca de solução de problemas que podem ser resolvidos online.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

Você conhece o que o DETRAN serviços oferece aos condutores?

 

Quando você precisa resolver alguma questão referente a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), seja quanto à documentação do seu veículo ou a alguma infração ou multa que tenha recebido, por exemplo, você sabe a quem ou onde recorrer?

 

Também, quando você precisa consultar o IPVA e o Licenciamento do seu veículo, mas não sabe como fazer e está sem tempo para procurar o lugar que pode ajudá-lo a resolver a questão, como você procede?

 

 

Se você é um condutor e tem a sua carteira de motorista, com certeza frequentou o CFC (Centro de Formação de Condutores) e, portanto, já ouviu falar sobre a existência ou já teve contato com o DETRAN ou com a unidade do departamento que fica em sua cidade.

 

Estou certo?

 

Saiba que o DETRAN é o responsável por ajudá-lo com as dúvidas sobre os assuntos a que me referi.

 

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é o órgão público que administra e fiscaliza o trânsito de veículos, bem como a formação de condutores.

 

Para que você possa ter uma ideia, abaixo, estão algumas das funções exercidas por esse órgão:

 

  • oferecer serviços referentes à CNH, como entrada no processo de habilitação e renovação, por exemplo;
  • estabelecer normas para a formação e fiscalização de condutores;
  • fiscalizar o trânsito de veículos terrestres;
  • avaliar as condições físicas, mentais e psicológicas dos candidatos à CNH.

 

Contudo, não acabam por aí os serviços oferecidos pelo DETRAN.

 

São muitas as ocasiões em que você não só pode como deve solicitar o departamento. Por essa razão, é importante que você conheça as suas funções.

 

Mas fique tranquilo! Ao longo deste artigo, darei a você mais detalhes sobre esse órgão e sobre os serviços que ele oferece.

Aqui, você verá que muitas informações necessárias aos motoristas podem ser adquiridas por meio do site do DETRAN do seu estado, o que facilita, e muito, a sua vida.

Mas lembre-se: adquirir informações não é o mesmo que resolver os problemas. Para resolver algumas pendências, será preciso comparecer, presencialmente, ao departamento do seu município.

Portanto, explicarei como funciona esse importante órgão de trânsito e quais são os principais serviços que ele oferece, destacando todas as pesquisas e informações que você pode adquirir de maneira online.

Acompanhe este conteúdo e descubra o que o DETRAN serviços pode fazer por você.

 

Conheça Mais o DETRAN

O DETRAN cuida da sua segurança enquanto condutor
O DETRAN cuida da sua segurança enquanto condutor
Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

O DETRAN é o órgão que centraliza os assuntos relacionados à habilitação de condutores.

Seu objetivo é garantir a ordem das vias públicas e, consequentemente, a segurança de motoristas e pedestres.

Cada estado do país apresenta uma sede do departamento, e os municípios dispõem de postos de atendimento.

Assim, você pode se deslocar até a unidade do DETRAN mais próxima de sua casa para tirar as suas dúvidas ou resolver questões pendentes.

Desse modo, se você precisa solucionar assuntos que envolvam a sua documentação de motorista ou relacionados ao seu veículo, você deve procurar esse departamento.

Se você necessita de serviços como os relacionados abaixo, deve dirigir-se até o DETRAN mais próximo e solicitá-los:

  • alteração de informações em sua CNH;
  • autorização para conduzir ciclomotores;
  • reconhecimento de habilitação estrangeira;
  • Permissão Internacional para Dirigir;
  • curso de reciclagem da CNH;
  • habilitação com eliminação de etapas ou isenção de taxas;
  • solicitação de prontuário;
  • disponibilização de veículos adaptados.

No entanto, a boa notícia é que há assuntos que você pode resolver sem sair de casa, bastando ligar o seu computador.

Isso porque o DETRAN de cada estado tem um site, e você pode acessá-lo e, dessa maneira, resolver rapidamente as suas questões.

Contudo, embora sejam regidos pelas mesmas das legislações de trânsito, há variações quanto aos serviços oferecidos por cada DETRAN.

Mas, para melhor conhecer o departamento e o que ele pode fazer a seu favor, você deve acessar o site do DETRAN do seu estado e verificar os serviços disponíveis.

Pensando em facilitar a sua busca, pesquisei serviços oferecidos em alguns sites de diferentes estados para que você possa saber basicamente o que esse órgão pode fazer por você.

Fique atento ao próximo tópico!

DETRAN Serviços – Entenda os Principais Serviços Que o Órgão Pode Oferecer Para os Condutores

Na maioria dos sites do DETRAN, há uma subdivisão entre três grandes categorias: Habilitação/CNH, Veículo e Infrações/multas

Vale ressaltar, é claro, que cada site organiza as informações da sua maneira; alguns contam com mais categorias, outros, basicamente, com essas.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Como se trata das etapas cujas informações são as mais importantes e mais procuradas pelos condutores, o foco, aqui, será direcionado a elas.

Na sequência, portanto, explicarei o que você pode encontrar em cada uma das categorias mencionadas ao navegar pelo site do DETRAN do seu estado.

 

Categoria Habilitação/CNH

O DETRAN cuida da sua habilitação mesmo que você seja condutor há mais tempo
O DETRAN cuida da sua habilitação mesmo que você seja condutor há mais tempo

Se você pensa que os serviços referentes à CNH se resumem apenas em solicitação da PPD (Permissão Para Dirigir), está completamente enganado.

Além de dispor de serviços para quem desejar efetuar a primeira habilitação, o DETRAN também apresenta serviços para você que é condutor há mais tempo.

São muitos os serviços relacionados à CNH que podem ser solicitados. Dentre eles, você pode encontrar:

  • como solicitar a segunda via da CNH;
  • a renovação do documento;
  • a adição de uma nova categoria ou a alteração da categoria; e
  • a reabilitação do condutor que teve a carteira cassada.

Como você pode ver, é possível encontrar no site do DETRAN absolutamente tudo o que você precisa saber sobre a sua CNH.

Uma situação que costuma acontecer com muitos motoristas é a perda, roubo, furto ou dano e má conservação do documento de habilitação.

Nesse caso, a grande maioria dos sites do DETRAN disponibiliza a solicitação da segunda via sem que você precise sair de casa. Prático e útil, não é mesmo?

Mas, quanto os condutores que precisam tirar a primeira habilitação (sonho, principalmente, de muitos jovens), você sabe o que o órgão oferece de praticidade para os futuros motoristas?

Em primeiro lugar, você precisa saber que todas as informações referentes às etapas que envolvem a primeira habilitação são facilmente encontradas no site do DETRAN – e isso está disponível no site de todos os estados.

Lá, você tem acesso a informações como o tipo de documentação exigida, ao que cada etapa (exames médicos, aulas teóricas, práticas e suas respectivas avaliações) exigirá do aluno, bem como aos valores que deverão ser desembolsados em cada uma delas.

Em alguns sites do DETRAN, o agendamento da primeira habilitação pode ser realizado pela internet, como é o caso do DETRAN/RJ.

Já em São Paulo e no Rio Grande do Sul, por exemplo, essa medida deverá ser realizada presencialmente, em algum Centro de Formação de Condutores (CFC).

No entanto, também em São Paulo, é possível confirmar ou cancelar a data do exame teórico pelo site do DETRAN.

Outro aspecto bastante importante para os condutores que estão em processo da primeira habilitação é a possibilidade de realizar o simulado online para a prova teórica.

No site do DETRAN do Rio Janeiro, além do simulado destinado àqueles que irão portar pela primeira vez a CNH, também há provas para os que já são habilitados, mas precisam realizar o exame teórico novamente.

Isso acontece nos casos em que motoristas com CNH suspensa precisam realizar o curso de reciclagem como forma de recuperar o seu direito de dirigir.

É uma ótima forma de estudar para a prova, não é mesmo?

Categoria Veículos

Outra categoria unânime no site dos DETRANs é destinada aos assuntos relacionados a veículos.

Quantas vezes você já precisou retirar a segunda via de algum documento do seu veículo ou solicitá-lo, por exemplo, mas não soube como proceder?

É bastante comum as pessoas terem dúvidas quanto aos procedimentos que envolvem os assuntos relacionados à documentação de veículos e aos passos que devem ser dados a fim de realizar algum tipo de tramitação.

Para que você não esteja incluído entre aqueles que têm dúvidas, confira alguns dos principais serviços referentes aos veículos disponíveis pelo DETRAN serviços:

  • IPVA e Licenciamento;
  • Transferência de veículos;
  • Guias de pagamento;
  • Compra e venda (comunicado de venda);
  • Placas;
  • Impressão do CRLV.

Muitos são os condutores que têm dúvidas, por exemplo, quanto ao pagamento do IPVA, um imposto obrigatório, pago anualmente por todos os proprietários de veículos automotores.

Pois saiba que no site do DETRAN é possível consultar os valores a serem pagos pelo seu veículo.

Para isso, é necessário apenas preencher os campos de consulta individual de veículo, em que geralmente são solicitados os dados da placa e o código RENAVAM (localizado no CRLV e/ou CRV).

Outra informação que também é bastante importante e requisitada por muitos condutores pode ser pesquisada no site do DETRAN, na categoria veículos: o depósito.

No DETRAN/RS, por exemplo, quando um veículo é guinchado, seja pelo cometimento de alguma infração, como estacionamento em local proibido, ou por envolvimento em acidente de trânsito ou ordem policial, ele é registrado no sistema informatizado do site.

Assim, informando a placa do veículo, é possível consultar para qual depósito ele foi destinado.

Da mesma forma, o site disponibiliza outras informações referentes ao assunto, como a emissão da guia de pagamento para a retirada, bem como os valores e taxas.

Categoria Infrações/Multas

A terceira e última categoria explorada neste artigo talvez seja a mais pesquisada pelos condutores: a categoria que trata das infrações e multas cometidas pelos motoristas.

Os principais serviços que você pode pesquisar, quanto ao assunto, são:

  • Consulta de infrações;
  • Consulta de pontuação;
  • Apresentação de condutor infrator;
  • Defesa da autuação;
  • Multas – emissão de notificação e guias de pagamento;
  • Recurso online.

Digamos que você tenha cometido uma infração de trânsito que tem como penalidade a multa.

Você recebeu a notificação da multa em sua residência, mas deseja saber como proceder em caso de recurso.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Saiba que os sites do DETRAN podem informá-lo sobre os procedimentos que você deve tomar e sobre os documentos que precisa para dar entrada ao processo.

Mas ainda existe outra situação, mais comum do que você imagina, que pode levar os condutores a realizarem a pesquisa por infração no site do DETRAN: eles não ficam sabendo que há processos pendentes com a legislação.

É isso mesmo. Muitos motoristas são multados e, por alguma razão, não recebem a notificação no endereço em que residem.

O que acontece, muitas vezes, é que, ao realizar alguma mudança de residência, eles acabam esquecendo de atualizar o endereço novo junto ao DETRAN do seu estado.

O resultado disso é que as notificações não chegam até eles. E é aí que “mora o perigo”.

É preciso ficar atento quanto a situação da CNH em relação às multas, uma vez que atingindo a marca dos 20 pontos, o condutor entra em um processo de suspensão do direito de dirigir.

E sabe o que é pior? Muitas pessoas descobrem que estão trafegando com a CNH suspensa quando são barradas em uma blitz.

A consequência disso (dirigir com a habilitação suspensa) é a cassação da carteira de motorista – penalidade muito mais severa que a suspensão.

Com o documento cassado, o condutor precisa esperar 2 anos para dar entrada em um novo processo de habilitação (como se nunca tivesse sido habilitado antes).

Já na suspensão, o motorista precisa esperar o prazo estipulado pelo órgão autuador (de proibição de dirigir) e realizar o curso de reciclagem (com aprovação no exame teórico) para ter a sua habilitação de volta.

Não é mesmo uma situação chata sofrer a cassação da carteira de motorista por puro descuido com a pontuação do documento?

É por isso que a pesquisa no site do DETRAN, relacionada a multas e a pontos na CNH, precisa ser realizada frequentemente pelos motoristas.

E você, já deu uma olhadinha para conferir quantos pontos você tem na habilitação e se há alguma multa pendente relacionada ao seu veículo?

Vale ressaltar que, se preciso, é possível recorrer da (s) autuação (s) para evitar uma possível suspensão ou cassação, penalidades tão temidas e prejudiciais aos condutores.

Na próxima seção, entenda como proceder caso você não encontre o que precisa por meio do DETRAN serviços.

 

Não Achei o Serviço Que Preciso. E Agora?!

Não achou o serviço do qual precisa? Não se preocupe!
Não achou o serviço do qual precisa? Não se preocupe!

Se você não achou o serviço que tanto precisa descrito neste texto, não há razão para você se desesperar.

 

Lembra do que conversamos no início do artigo sobre as variações de serviço que existem entre os DETRANs?

 

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Para você ter absoluta certeza da existência do serviço, você deve consultar e verificar o site do DETRAN do seu estado.

 

É importante saber que nem todos os serviços descritos no site são online. Às vezes, você vai encontrar apenas a descrição ou o procedimento do caso e, para resolvê-lo, terá de comparecer à unidade do DETRAN do seu município.

É claro que boa parte das informações que você precisa estão disponibilizadas no site, o que pode economizar o seu tempo.

Já pensou que trabalho redobrado é ter de se deslocar a uma unidade do DETRAN só para saber que tipo de documentos precisa levar para realizar algum processo com a sua CNH?

É muito mais simples chegar até lá com os documentos em mãos, os quais você pesquisou online, para já dar início ao serviço requisitado, não concorda?

Portanto, para facilitar a sua procura, disponibilizo, abaixo, os links dos sites dos DETRANs de cada estado do país.

Estava com dificuldade para acessar o seu? Então clique no link do seu estado e realize a sua pesquisa!

DETRAN Rio Grande do Sul

DETRAN Paraná

DETRAN São Paulo

DETRAN Rio de Janeiro

DETRAN Minas Gerais

DETRAN Bahia

DETRAN Amazonas

DETRAN Espírito Santo

DETRAN Santa Catarina

DETRAN Amapá

DETRAN Piauí

DETRAN Goiás

DETRAN Pernambuco

DETRAN Roraima

DETRAN Sergipe

DETRAN Distrito Federal

DETRAN Ceará

DETRAN Tocantins

DETRAN Rio grande do Norte

DETRAN Rondônia

DETRAN Paraná

DETRAN Paraíba

DETRAN Pará

DETRAN Mato Grosso do Sul

DETRAN Mato Grosso

DETRAN Maranhão

DETRAN Alagoas

DETRAN Acre

 

Conclusão

Acesse o site do DETRAN do seu estado e confira os serviços disponíveis!
Acesse o site do DETRAN do seu estado e confira os serviços disponíveis!

O Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN) é o órgão responsável por todos os assuntos referentes aos condutores.

 

Desse modo, sempre que houver alguma irregularidade ou problema com a sua CNH ou com os documentos do seu veículo, ou, ainda, se você cometer alguma infração que tem como penalidade a multa, é o DETRAN que o informará.

 

Além disso, você deve procurar o departamento sempre que desejar realizar alguma alteração em seus documentos ou esclarecer alguma dúvida.

 

É importante que você esteja sempre atento ao site do DETRAN de seu estado para obter informações e saber como realizar determinados procedimentos, além, é claro, de consultar a situação da sua CNH.

Como você viu, ser autuado e alegar não saber que seu documento estava suspenso não pode ser desculpa, uma vez que, com uma rápida pesquisa online, você fica sabendo de qualquer pendência que pode haver em sua CNH.

Gostou do texto e das dicas dadas? Deixe abaixo o seu comentário ou conte-me alguma experiência que teve com o DETRAN serviços.

Você também pode deixar algum questionamento, caso tenha ficado com dúvidas sobre o tema abordado.

Também é importante que você compartilhe este conteúdo com os seus amigos; quanto mais motoristas bem informados, melhor será o trânsito do nosso país.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.