Psicotécnico Detran Para Tirar CNH: Saiba Como Funciona!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!

Todos os exames que estão envolvidos no processo de habilitação podem acabar preocupando os condutores de alguma maneira, isso é uma fato. Não sendo diferente disso, o exame psicotécnico entra nesta categoria de testes que podem trazer aflição ao candidato à habilitação. Neste artigo completo, você vai entender como funciona o exame psicotécnico do Detran. Leia até o final para entender!

introducao psicotecnico detran

Você já passou pelo processo de primeira habilitação?

Se a resposta for sim, acredito que você já saiba como funciona o exame psicotécnico.

E se a resposta for não, esse teste pode ser totalmente novo para você e, por conta disso, sua preocupação pode ser maior.

Quero que fique claro que, independente das respostas, você encontrará o conteúdo completo sobre o exame psicotécnico aqui neste artigo.

Portanto, mesmo que já tenha feito o teste, leia o artigo até o final para solucionar as suas dúvidas pendentes.

Caso esteja aqui procurando respostas sobre o funcionamento do teste, visto que está passando pelo processo de obtenção da CNH, esse artigo é essencial para você.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!

O mesmo vale para quem terá que passar pelo teste em uma entrevista de emprego, por exemplo. Visto que os testes são muito semelhantes.

Aqui vai alguns assuntos que veremos neste artigo:

  • O que é exame psicotécnico?
  • Para que serve o exame psicotécnico?
  • O que diz a lei de trânsito sobre o exame psicotécnico?
  • Dicas para quem vai fazer o exame psicotécnico!
  • O que fazer ao ser reprovado no exame psicotécnico?

Está vendo como são assuntos muito interessantes para quem tem dúvidas sobre o exame psicotécnico?

Então, mais uma vez, reforço o convite para você seguir a leitura até o final e encontrar todas as respostas necessárias.

Caso fique com alguma dúvida, deixe um comentário no final do artigo, pois há uma seção reservada para comentários aqui no texto.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Além de responder sua pergunta com dúvidas sobre esse assunto, posso ajudar você com qualquer dúvida que envolva o trânsito em nosso país.

Você também pode deixar sugestões de conteúdos que ache relevantes e levantar qualquer discussão sobre estes temas de trânsito.

Ao final da leitura, lembre-se de repassar essas informações a outros condutores que, assim como você, podem estar interessados em saber mais sobre o exame psicotécnico.

Portanto, compartilhe o artigo com mais pessoas. Boa leitura!

O Que é o Exame Psicotécnico?

Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita

Você já deve saber que dirigir é uma prática que exige alguns traços importantes da personalidade de uma pessoa.

Isso porque é necessária uma extrema atenção à atividade para realizá-la com êxito, além de uma calma essencial para ser um bom motorista.

Além disso, outros pontos fundamentais, como o raciocínio lógico, a agilidade em certos momentos e tomada de decisão também são requisitos para que o condutor tenha uma boa prática da tarefa de direção.

Mas, essencialmente, o teste tem como objetivo entender o perfil do candidato à habilitação e como ele possivelmente irá reagir diante de uma situação adversa no trânsito.

Sendo assim, diferente do que muitas pessoas pensam, ele não é necessariamente um teste criado para tirar a possibilidade do candidato pegar a sua habilitação.

Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita

Na verdade, ele é necessário para traçar um perfil de comportamento do futuro motorista e sua consequências dentro de situações adversas no dia a dia do trânsito.

Porém, a possibilidade do candidato à habilitação não receber uma aprovação no exame existe sim.

Mas esse é um assunto que deixaremos para o final do texto.

Antes, você vai entender como funciona o exame psicotécnico do Detran de acordo com as leis de trânsito.

Por isso leia a próxima seção com bastante atenção, pois tratarei do exame de acordo com o Código de Trânsito e também com as Resoluções do CONTRAN!

Exame Psicotécnico Segundo a Lei de Trânsito!

exame na lei de transito
Entenda como funciona o exame psicotécnico de acordo com a lei de trânsito!

Para tratar do teste psicotécnico dentro da lei de trânsito, precisamos voltar um pouco no tempo.

Isso porque a resolução que trata deste assunto foi lançada no ano de 2012 pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). A lei em questão é a Resolução nº 425/2012 do CONTRAN.

Posteriormente, a Resolução ainda foi alterada pelas Resoluções nº  517/2015, nº  583/2016 e nº  691/2017.

Você também precisa entender que o candidato à habilitação passará pelos exames com um profissional psicólogo que, necessariamente, será o perito examinador.

Esse profissional deverá ter em seu currículo a especificidade de psicologia do trânsito que deverá ser conferida pelo conselho profissional de sua área. Essa determinação consta no art. 147 do Código de Trânsito Brasileiro.

Além disso, o art. 148 do CTB reforça que os exames de habilitação poderão ser aplicados por órgãos públicos ou privados, que deverão estar devidamente credenciados ao Detran de cada estado e do Distrito Federal.

A única exceção é o exame de direção veicular, de acordo com o art. 148 também.

Mas você pode estar se perguntando como realmente funciona o exame psicotécnico de acordo com essas determinações da lei de trânsito, estou certo?

Então fique atento à próxima seção do artigo para obter a resposta para essa pergunta!

Como Funciona o Exame Psicotécnico do Detran?

como funciona o psicotecnico
Saiba como funciona o exame psicotécnico!

Bem, acredito que tenha ficado claro para você a necessidade que existe do condutor passar pelo teste psicotécnico.

Esse é um processo fundamental do processo de habilitação que, necessariamente, precisa estar encaixado dentro do perfil do motorista.

Bem, se nos voltarmos novamente à lei de trânsito, veremos novamente que o exame psicotécnico está colocado com algumas práticas e técnicas psicológicas.

Além disso, o parágrafo único do  art. 6º da Resolução nº 425/2012 define que o profissional ainda deverá se reportar às resoluções do Conselho Federal de Psicologia para realizar as avaliações.

Essas técnicas estão colocadas mais especificamente no art. 5º da Resolução nº 425/2012, veja quais são:

  • A tomada de informação do candidato;
  • processamento das informações passadas pelo avaliador ao candidato;
  • A tomada de decisão do candidato;
  • o comportamento do candidato;
  • o auto de avaliação do candidato; e
  • os traços de personalidade analisados pelo avaliador;

Para isso, o avaliador se utilizará de métodos, também estabelecidos pela Resolução nº 425/2012, desta vez do art.6º. Veja só:

  • método de entrevista direta e individual;
  • testes psicológicos (seguindo as resoluções vigentes do Conselho Federal de Psicologia que tratam e regulamentam os testes psicológicos);
  • dinâmica de grupo; e
  • escutas e intervenções verbais;

Normalmente, o teste consiste em algumas observações e assimilação por parte do candidato em figuras e objetos.

Até mesmo desenhos são utilizados para que o mesmo teste suas capacidades psicomotoras e traços de personalidade.

Outro tipo de trabalho realizado são os que consistem em testar a memória do candidato através da memorização de imagens ou desenhos também.

Você pode observar que o exame psicotécnico não é nada muito complicado. Na verdade, ele é um teste bem simples pelo qual o candidato deverá passar.

Mesmo assim, é importante que o condutor conheça o funcionamento deste exame, conforme expliquei aqui, além de manter a tranquilidade para passar por ele sem maiores sustos.

Por isso preparei algumas dicas para você que vai fazer o exame psicotécnico em seguida e precisa de informações mais essenciais para ser aprovado durante esse processo.

Preste bastante atenção à próxima seção deste artigo para entender essas dicas.

E lembre-se que qualquer dúvida que você tenha pode ser respondida na seção de comentários no final do artigo.

Dicas Para Passar no Exame Psicotécnico!

dicas passar no psicotecnico do detran
Exame psicotécnico: Dicas para você se sair bem

Acredito que com as informações que você viu até aqui, tenha ficado mais fácil de entender como o exame psicotécnico é aplicado.

Mas, mesmo assim, quero lembrar você que esse é um exame em que o candidato pode não ser aprovado em uma primeira tentativa.

Por conta disso, tenha em mente que você precisa, sim, estar preparado para passar pelo exame psicotécnico.

Então vamos passar algumas dicas importantes para que você passe por essa etapa sem sustos.

Mantenha a calma

Bem, essa dica é fundamental.

Manter a calma antes de fazer o exame psicotécnico pode ajudar você, candidato, a passar pelo teste sem maiores sustos.

Foi multado ou recebeu um processo administrativo? Não fique sem dirigir! Resolvemos seu problema em 24h, online e com garantia de satisfação de 100%. Clique aqui para uma consulta GRATUITA com o maior especialista no assunto.

Primeiro, lembre-se que o exame não foi feito para reprovar ninguém. É apenas uma etapa importante para o motorista passar durante o processo de primeira habilitação.

Sendo assim, vá com calma na hora de fazer o exame. Evite ficar agitado ou ansioso com a situação, pois isso pode prejudicá-lo!

Mantenha-se focado

O exame psicotécnico testará alguns aspectos importantes de sua personalidade, assim como a sua assimilação lógica de alguns assuntos.

Dessa forma, manter-se focado com certeza fará muita diferença na hora de você responder às solicitações do psicólogo responsável pelo exame.

Portanto, foco para fazer o teste!

Tenha uma boa noite de sono

Por incrível que pareça, uma noite de sono boa pode trazer muitas vantagens para você.

Isso porque um sono bem regulado deixa a pessoa mais animada, disposta e pronta para as atividades do dia a dia.

Dessa forma, ir para o exame psicotécnico com uma boa noite de sono fará, sim, muita diferença ao candidato à habilitação.

Alimente-se bem

Assim como uma boa noite de sono, a boa alimentação também faz total diferença na vida do candidato à habilitação.

Portanto, no dia anterior ao exame, assim como no próprio dia em si, é importante ter uma alimentação leve e balanceada.

Isso deixará você melhor para exercer qualquer atividade que seja, inclusive raciocinar tranquilamente para fazer o exame psicotécnico.

Pratique exercícios

Praticar exercícios físicos também reforça a vitalidade do candidato à habilitação para o dia do exame psicotécnico.

Dessa maneira, busque praticar exercícios físicos ao longo da semana que antecede o seu exame psicotécnico.

Isso também fará com que você chegue mais confiante e menos ansioso para fazer o teste.

Mas é claro que em algumas situações, infelizmente, o candidato acaba não sendo aprovado no exame psicotécnico.

Nessas situações, muitos candidatos não sabem o que fazer. Mas quero que você pense que há uma solução para esse problema, preste bastante atenção à próxima seção do artigo para saber do que eu estou falando.

E lembre-se que seu compartilhamento desse conteúdo pode ajudar outros candidatos à primeira habilitação a se saírem bem no exame psicotécnico.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Por isso, reforço novamente o pedido para você!

Reprovei no Exame Psicotécnico e Agora?

Por mais que você siga as dicas com bastante atenção e chegue tranquilo e confiante para fazer o teste psicotécnico, é natural que o candidato possa não ser aprovado em algumas oportunidades.

Bem, nestes casos a lei de trânsito também aborda 3 opções disponíveis para o psicólogo determinar o resultado do exame psicotécnico.

Essas determinações também estão presentes na Resolução nº 425/2012. Dessa vez, em seu art. 9º.

Os possíveis resultados do teste psicotécnico são:

  1. Apto: opção para quando o candidato obtenha um resultado que esteja de acordo para cumprir as obrigações de conduzir um veículo automotor;
  2. Inapto temporário: opção para quando o candidato obtenha um resultado que não esteja de acordo com as obrigações necessárias para conduzir um veículo automotor. Porém, esse quadro pode ser revertido mediante uma nova adequação de perfil.
  3. Inapto: opção para quando o candidato obtenha um resultado que não esteja de acordo com as obrigações necessárias para conduzir um veículo automotor

No caso do candidato ser considerado temporariamente inapto, haverá a possibilidade do candidato refazer o teste assim que for findado o tempo de aptidão. O mesmo contará no cadastro do condutor no RENACH.

Mesmo assim, o candidato poderá contestar o resultado do exame nos casos de considerado inapto ou temporariamente inapto também.

Necessitando, assim, de uma nova avaliação por parte do psicólogo responsável.

O prazo para que o psicólogo responsável revele o resultado do teste ao candidato é de 2 dias úteis.

Para finalizar nosso artigo sobre o exame psicotécnico, quero trazer uma última dica que pode ajudar muito você, candidato à habilitação, antes de realizar qualquer teste do DETRAN.

Bem, no canal do Doutor Multas no Youtube, você encontra os mais variados e completos conteúdos sobre o trânsito.

Isso porque o canal é abastecido semanalmente com vídeos sobre o trânsito no nosso país.

Isso inclui leis e mudanças nas legislações vigentes, multas de trânsito, recursos, dicas, IPVA, licenciamento e outros conteúdos relacionados ao trânsito em nosso país.

Recentemente, nosso canal recebeu um conteúdo exclusivo sobre a primeira habilitação. O curso “Aprendendo a dirigir do zero”.

Em nossa segunda aula, abordamos todos os exames requisitados pelo Detran na hora de você fazer a sua CNH. Dentre eles, obviamente, está o exame psicotécnico.

Por isso trago esse conteúdo aqui no blog para você, pois acredito que poderá acrescentar em sua jornada em busca de conhecimento sobre esse assunto.

Neste player logo abaixo, você poderá assistir o vídeo na íntegra. Veja só:

Exames DETRAN: Aptidão Física e Mental, Psicotécnico, Teórico-Técnico e Prático de Direção

Gostou do conteúdo do vídeo?

Então não fique perdendo muito tempo, assim que você terminar a leitura do artigo, vá até o canal do Doutor Multas no Youtube e faça a sua inscrição.

Além de ter acesso às demais aulas do curso “Aprendendo a dirigir do zero”, você poderá ver mais conteúdos relacionados ao trânsito que certamente irão agregar em sua vida como motorista.

Conclusão

conclusao 2
Candidato à habilitação deve se manter tranquilo para passar no exame psicotécnico

Ao longo deste texto você entendeu a necessidade do candidato à habilitação ter que passar pelo exame psicotécnico para ter a sua carteira de motorista, certo?

O teste serve para traçar um perfil do candidato onde serão avaliados aspectos importantes da capacidade de tomada de decisão e controle de situações adversas por parte dos futuros motoristas.

Você precisa ter em mente que conduzir um veículo é uma tarefa que exige muita atenção e cuidado, qualquer descuido neste sentido pode fazer com que o condutor não se saia bem nesta atividade.

Isso pode gerar sérias consequências, por isso a importância da realização do exame psicotécnico por parte do órgão de trânsito antes de passar o candidato às próximas etapas do processo de habilitação.

Em cima disso, a lei de trânsito traz aspectos importantes quanto ao controle profissional de quem vai aplicar o teste ao motorista, assim como a necessidade dos exames serem feitos de acordo com o Conselho Federal de Psicologia.

A Resolução nº 425/2012 é a referência da lei mais completa que temos tratando sobre aplicação do exame. Portanto, caso apareçam dúvidas referentes ao psicotécnico, é importante que o motorista se volte a essa resolução.

Foi multado ou recebeu um processo administrativo? Não fique sem dirigir! Resolvemos seu problema em 24h, online e com garantia de satisfação de 100%. Clique aqui para uma consulta GRATUITA com o maior especialista no assunto.

Como mostrei aqui, os métodos utilizados pelo profissional avaliador, assim como outras determinações sobre o assunto, constam nesta resolução.

Também é fundamental seguir as dicas sobre como se preparar bem para o exame. Afinal, são tarefas simples mas que podem, sim, fazer muita diferença na hora de fazer o teste.

Lembre-se de ir para o dia do exame com bastante calma, isso trará mais confiança na hora de responder aos questionamentos.

Por fim, reforço que se você chegou até aqui com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário na última seção do artigo.

Além do assunto psicotécnico, você pode tratar sobre outros assuntos relacionados com o trânsito em nosso país, assim como fazer a sua sugestão sobre o tema.

Também peço que você não esqueça de compartilhar esse artigo com outras pessoas interessadas em saber mais sobre o exame psicotécnico!

Referências

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolu-o-uo-425-1.pdf

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/resolucao5832016.pdf

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm

https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/32139290/do1-2015-01-30-resolucao-n-517-de-29-de-janeiro-de-2015-32139229

https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/19322890/do1-2017-09-28-resolucao-n-691-de-27-de-setembro-de-2017-19322462

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!