IPVA BA 2024: Calendário, Como Pagar e Isenções

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

O período de pagamento do IPVA de 2024 na Bahia é uma das principais dúvidas entre os residentes do estado. Até o momento, o calendário oficial do IPVA ainda não foi divulgado, porém, espera-se que siga um cronograma similar ao do ano anterior.

Apresentamos as datas de pagamento referentes ao ano de 2023, considerando os finais de placas dos veículos:

Final da Placa Data de Vencimento
1 e 2 31 de julho
3 e 4 31 de agosto
5 e 6 30 de setembro
7 e 8 31 de outubro
9 e 0 30 de novembro

Essas são as datas correspondentes aos finais de placas para o pagamento do IPVA na Bahia em 2024.

É importante ressaltar que as datas oficiais costumam ser divulgadas entre o final e o início do ano. Continue acompanhando o Carros 2024 para atualizações sobre essas informações.

Como Consultar os Débitos do IPVA

A consulta do IPVA BA 2024 é simples e pode ser realizada online em poucos minutos:

  1. Acesse o portal oficial da Sefaz BA;
  2. Selecione a opção ‘IPVA’;
  3. Clique na aba ‘Consulta’;
  4. Preencha os dados solicitados.

Após seguir esses passos, uma nova tela exibirá todas as informações referentes ao seu imposto, inclusive débitos anteriores, se houver.

Como Baixar o Boleto de Pagamento do IPVA BA 2024:

Após realizar a consulta conforme as instruções acima:

  1. Selecione a opção ‘Gerar boleto’;
  2. Você terá acesso ao boleto com os valores atualizados e a data limite para pagamento;
  3. Faça o download e salve o documento em seu computador ou celular.

Formas de Pagamento do IPVA BA 2024

Atualmente, é possível quitar o IPVA BA 2024 de duas maneiras: em cota única, com desconto, ou parcelado.

A modalidade cota única oferece descontos para os proprietários, exigindo o pagamento total do tributo até a data limite.

Como Parcelar o IPVA na Bahia

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

O parcelamento do IPVA na Bahia deve ser feito diretamente no portal do Detran. O governo aumentou, em 2023, o número de parcelas possíveis para até 5 vezes o pagamento do tributo. Cada parcela deve ser, no mínimo, de R$ 120, e é crucial cumprir a data limite de pagamento para manter o direito ao parcelamento.

Descontos no IPVA

Em 2024, os contribuintes na Bahia podem obter até 20% de desconto no IPVA ao optar pelo pagamento em cota única, efetuado até 10 de fevereiro. Se preferir seguir o calendário e pagar na data da primeira cota, o desconto é de 10%.

Vale mencionar que, nos bancos Bancoob, Bradesco e Banco do Brasil, o desconto máximo é concedido presencialmente, apresentando apenas o número do Renavam. Contudo, é possível realizar esse procedimento pela internet nos sites oficiais do Bradesco e Banco do Brasil.

Isenção do IPVA BA 2024

Para obter isenção do IPVA na Bahia em 2024, é necessário ser proprietário de veículos fabricados há 15 anos ou mais, ou seja, veículos fabricados a partir de 2008 estão isentos do pagamento do imposto. Além da isenção por idade, determinados veículos, como táxis, vans escolares, associações e veículos de órgãos governamentais, também são isentos.

Pessoas com deficiências e necessidades especiais podem solicitar a isenção do imposto.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!