Prova do DETRAN: Como Ser Aprovado

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Para conquistar a tão sonhada liberdade de poder dirigir e/ou exercer alguma função remunerada que utiliza a direção veicular é preciso percorrer algumas etapas obrigatórias. A prova do DETRAN é uma destas a ser percorrida pelo candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dados estatísticos demonstraram que 40% a 50% dos candidatos reprovam na primeira tentativa, o que mostra que ao contrário da fama de ser fácil é preciso depositar energia e um pouco de esforço para se preparar e ter um resultado positivo logo de primeira.

Aqui iremos apresentar informações e dicas para lhe deixar preparado para o processo e você ter sucesso nessa prova, não precisando repetir essa etapa, poupando assim, seu tempo e dinheiro.

Mas afinal o que compõe essa prova do DETRAN?

Antes de realizar a prova você deve ter feito as aulas teóricas que são compostas de 5 matérias e totalizam as 45 horas/aula obrigatórias.

A prova do DETRAN é um exame teórico composto por questões que tratarão de 8 temas abordados nas matérias estudadas:

  • Processo de habilitação (legislação de trânsito),
  • Circulação e conduta (legislação de trânsito),
  • Sinalização de trânsito (legislação de trânsito),
  • Infrações e penalidades (legislação de trânsito),
  • Direção defensiva,
  • Primeiros socorros,
  • Cidadania e meio ambiente,
  • Mecânica básica.

Para ser aprovado é preciso acertar 70% que equivalem a 21 questões das 30 questões totais que compõe a prova toda do DETRAN.

Essas questões são, geralmente em todo território nacional, questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta.

Abaixo abordaremos algumas dicas serão fundamentais para o sucesso na prova:

Preste bastante atenção nas aulas teóricas

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

45 horas/aula podem parecer bastante, mas passam rápido, aproveite esse tempo para prestar atenção, fazer anotações, tirar dúvidas, isso ajudará bastante você a compreender boa parte dos conteúdos quando tiverem sendo ensinados e poupará tempo de preocupação com o estudo posterior.

Faça simulados

Ao longo dos anos pudemos observar que os participantes que obtiveram aprovação logo na primeira tentativa, estudaram por pelo menos 30 dias antes da prova e realizaram pelo menos 3 simulados.

Não tenha pressa para realizar o exame

Sabemos que todos queremos os resultados logo, porém realizar essa prova sem preparo aumentam as chances de fracasso. É melhor dedicar tempo a sanar dúvidas e estar com o conteúdo bem estudado do que se precipitar.

Dê atenção ao que você tem mais dificuldade

Numa prova onde as chances são inúmeras e grandes de caírem questões sobre temas que temos maior dificuldade, é importante não deixar isso passar em branco. Geralmente quando estamos passando pelas aulas teóricas durante o cursinho já percebemos quais são os temas de maior dificuldade, não se intimide com isso, foque mais estudo nesses temas e se dedique para estar preparado.

Durma bem e se alimente bem antes da prova

Uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada são fundamentais para sucesso tanto na prova como na promoção da sua própria saúde. Cuide de você para que seus resultados dos estudos sejam positivos.

No dia da prova chegue com antecedência

A ansiedade não é uma aliada para realização de provas. O trânsito pode ser um fator desencadeante para isso, portanto programe-se para sair mais cedo e estar no local da prova algum tempo antes da realização dela.

Leia as questões da prova mais de uma vez

Por desatenção ou pressa podemos cometer erros bobos que podem custar a reprovação na prova. Faça a prova com calma, leia bem atentamente as questões, leia as respostas, procure pela certa. Antes de marcar definitivamente a resposta da questão leia mais algumas vezes para ter certeza de que está assinalando a resposta correta.

Não se desespere e se frustre se não souber uma questão

Se você se deparar com uma ou mais de uma questão que você não sabe a resposta certa, mantenha a calma, se você estudou bastante, com certeza leu e pode se recordar em algum momento. Passe para a próxima, faça uma marcação para retornar naquela depois que tiver respondido todas que tem segurança primeiro.

Cuidado com pegadinhas nas questões

Esteja bem atento ao ler as questões e as alternativas pois pode haver pegadinhas e confundir na hora de encontrar a resposta certa.

Revise toda a prova antes de entregar

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Após ter respondido todas as questões, revise toda a prova para ver se não deixou nenhuma questão faltando, se todas as respostas estão assinaladas, veja se tudo foi preenchido conforme orientado e só entregue após conferir esses detalhes.

É possível consultar o resultado logo após o término na prova

 O DETRAN disponibiliza os resultados no site, portanto logo após você já saberá se foi aprovado ou não. O DETRAN não informa a quantidade de erros e acertos, mas para conferir seu resultado e descobrir a aprovação ou reprovação basta preencher os campos do formulário no site e conferir. Você também pode pedir para a autoescola verificar isso para você.

Seguindo essas dicas e informações e se empenhando você conquistará a aprovação desejada e poderá seguir as etapas seguintes para a conquista da sua CNH.

 

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!