Simulado DETRAN BA: Teste Seus Conhecimentos Para a Prova Teórica da CNH

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Para conduzir um veículo, é indispensável que você passe por um período de preparação.

Ainda que muitas pessoas aprendam a dirigir bem cedo, é exigido que todos aqueles que desejam obter a licença para, livremente, conduzirem seus veículos, frequentem o Centro de Formação de Condutores (CFC).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), documento legal que fornece diretrizes para o tráfego brasileiro, no capítulo XIV, estabelece normas referentes à obtenção do documento de habilitação.

Dessa maneira, para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato, de acordo com o art. 140 do CTB, deve apresentar os seguintes requisitos:

“Art. 140 (…)

I – ser penalmente imputável;

II – saber ler e escrever;

III – possuir Carteira de Identidade ou equivalente.”

Como visto, o inciso I revela a idade com que o candidato pode adentrar no processo de obtenção da primeira habilitação, que, no Brasil, é diferente de países como os Estados Unidos, por exemplo.

De acordo com o art. 228 da Constituição Federal, todo menor de 18 anos de idade é penalmente inimputável.

Assim sendo, conforme a legislação brasileira, a idade permitida para obtenção da CNH é 18 anos.

Portanto, ao atingir a maioridade penal, e apresentando os demais requisitos explicitados nos incisos do art. 140 do CTB, os indivíduos que desejam adquirir a licença para dirigir devem se submeter aos processos dos CFCs de suas regiões.

Regulamentadas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), as autoescolas destinam-se, consoante o art. 156 do CTB, à prestação de serviço, por meio de aulas teóricas e práticas, para formação de condutores.

Todavia, não somente às aulas, os futuros condutores são submetidos, mas também aos exames de aptidão física e mental, bem como a noções de primeiros socorros, impostos pelo art. 147 do CTB.

Desse modo, obter a CNH não é um procedimento fácil e rápido.

É preciso enfrentar diferentes etapas até ter em mãos sua licença para conduzir veículos automotores, elétricos ou ambos, como preferir.

Neste artigo, portanto, vou me deter em explicar a você como acontece uma das etapas desse processo: o exame teórico.

Portanto, se você está se preparando para realizá-lo e mora no estado da Bahia, fique atento às dicas que darei ao longo da nossa conversa sobre o Simulado DETRAN BA.

Teste os seus conhecimentos, ao final do texto, no simulado que preparei para que você obtenha êxito já na primeira etapa do processo de formação de condutores.

Mas, antes, caso seja sua primeira habilitação, saiba quais são as etapas que compõem o processo de habilitação e entenda por que são realizadas as provas teóricas e a importância que estas possuem para os futuros condutores e para o funcionamento do trânsito brasileiro.

 

Quais São as Etapas do Processo de Primeira Habilitação?

Você atende aos requisitos impostos no art. 140 do CTB, citados acima?

Se a resposta for afirmativa, você já pode dar início ao seu processo de primeira habilitação.

É importante salientar que todas as etapas são seguidas a rigor, não há como avançá-las sem concluir as anteriores.

Primeiramente, você deve se dirigir ao CFC da sua cidade e apresentar a documentação exigida.

No CFC, será emitida uma guia referente a uma taxa de credenciamento no DETRAN, que, após o pagamento, liberará o começo do seu processo.

Após a liberação, você será submetido a uma avaliação psicológica que determinará se você tem condições emocionais e cognitivas para conduzir um veículo.

Essa avaliação compreende duas etapas: uma entrevista individual e a realização de testes psicológicos, ambas conduzidas por um profissional especializado.

Além disso, você também será submetido a exames médicos, por meio dos quais serão avaliados seus sentidos, tais como visão e audição, por exemplo.

Apresentando aptidão física e mental para a condução de um veículo, você iniciará o curso teórico-técnico, de 45 horas-aula, durante as quais você terá acesso à legislação que rege o trânsito brasileiro, além, é claro, de receber instruções para praticar um trânsito seguro.

Ao final do curso, você deverá realizar um exame teórico-técnico, para avaliar seus conhecimentos sobre o que lhe foi ensinado.

Posteriormente a essas etapas teóricas, você começará a parte prática do processo.

Primeiramente, você realizará 5 horas-aula de simulador de direção veicular e, logo em seguida, iniciará o curso de prática veicular.

As aulas práticas, para as categorias A e B, têm a carga horária mínima de 20 horas-aula e, caso você não se sinta seguro e deseje realizar mais algumas aulas, é possível cursá-las, agendando o dia no CFC e efetuando o pagamento.

Por fim, você fará o teste prático para atestar se está capacitado a receber a CNH.

Se comprovado que você está apto a receber a permissão para dirigir, dentro de cinco dias úteis, você receberá o seu documento.

Todavia, se você não tiver sucesso em sua primeira tentativa e reprovar, você poderá, após 15 dias, refazer o teste.

Uma dica que deixo para você é que não protele a realização desse segundo teste, pois todo o processo de habilitação deve ter a duração de 12 meses, a contar da data de abertura do RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Caso o prazo exceda, você terá que reabrir o processo, o que inclui o pagamento de novas taxas.

É importante que você esteja preparado para todos os testes para que não seja necessário refazê-los.

Na seção a seguir, explicarei todos os processos que compõem o curso teórico-técnico, etapa que também o auxilia na hora do teste prático.

Acompanhe.

 

O Curso e o Exame Teórico-Técnico

Como mostrei a você, o curso teórico-técnico consiste em uma importante etapa do processo de formação de condutores.

Regulamentado pela Resolução nº 285 do CONTRAN, o curso divide sua carga horária de 45 horas/aulas em:

18 horas/aula – Legislação de Trânsito;

16 horas/aula – Direção defensiva;

4 horas/aula – Primeiros socorros;

4 horas/aula – Meio ambiente e cidadania;

3 horas/aula – Noções de mecânica básica.

Deste modo, o objetivo do curso consiste em oportunizar, ao futuro condutor, o acesso, não somente à legislação de trânsito brasileira, mas aos conhecimentos que o auxiliarão em eventuais urgências mecânicas, como também em situações de acidente.

O anexo II presente na Resolução 168 determina a estrutura curricular, a abordagem didático-pedagógica e as informações gerais correspondentes ao curso.

Vale ressaltar que, ainda que cada autoescola tenha um modo de funcionamento e organização das aulas, o conteúdo, bem como as questões referentes ao exame teórico, são os mesmos em todos os CFCs.

Ao concluir o curso, consoante o art. 11 da Resolução 168 do CONTRAN:

“Art. 11. O candidato à obtenção da ACC ou da CNH, após a conclusão do curso de formação, será submetido a Exame Teórico-técnico, constituído de prova convencional ou eletrônica de no mínimo 30 (trinta) questões, incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação.

Parágrafo único. O exame referido neste artigo será aplicado pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, ou por entidade pública ou privada por ele credenciada.”

O exame teórico ao qual o candidato é submetido corresponde a um teste de múltipla escolha, em que cada questão apresenta quatro ou cinco alternativas de seleção.

O teste visa testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Para fazê-lo, é preciso, primeiramente, agendar o horário desejado no CFC.

Como consta na Resolução 168 do CONTRAN, apresentada acima, é 30 o total de questões que compõem o teste, e você tem 60 minutos para respondê-las.

Para obter aprovação, é necessário acertar, no mínimo, 21 questões, o que corresponde a 70% do exame.

As questões são proporcionais à carga horária de cada disciplina.

Logo, são 12 questões relacionadas à legislação de trânsito, 10 sobre direção defensiva, três relativas a noções de primeiros socorros, três sobre meio ambiente e, por fim, duas que tratam do funcionamento do veículo.

O candidato que não alcançar a porcentagem de aprovação exigida e, consequentemente, reprovar no exame, não precisará se desesperar, pois, de acordo com o art. 22 da Resolução 168, ele terá 15 dias para repetir o teste.

“Art. 22. No caso de reprovação no Exame Teórico-técnico ou Exame de Direção Veicular, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado, sendo dispensado do exame no qual tenha sido aprovado.”

Porém, se você se dedicar na hora de estudar, não será necessário repetir essa etapa.

Acompanhe o próximo tópico e veja como se preparar para a realização do teste.

 

Como Estudar Para a Prova Teórica

 

Com certeza, prestar atenção nas aulas é essencial.

Porém, você pode estudar em casa, utilizando o material didático do curso para aprofundar os seus conhecimentos ou para sanar as dúvidas que ainda tenham restado.

Uma dica valiosa que pode auxiliá-lo durante a preparação para o exame é a resolução dos simuladores de prova teórica online.

Para ter acesso aos simuladores online, basta você acessar o site do DETRAN de seu estado ou baixar em seu celular o aplicativo Simulado DETRAN.

Você conhece o aplicativo Simulado DETRAN?

O aplicativo apresenta 13 simulados de provas teóricas, divididos em simulados para quem fará a 1ª habilitação ou, ainda, a renovação da CNH, além de simulados referentes à placas de trânsito, advertência e regulamentação.

Fora isso, o aplicativo também oferece materiais para estudo, caixa de pesquisa, disposições do CTB, entre outros recursos que complementarão os seus estudos.

A prova simulada ajuda você a se familiarizar com a situação que enfrentará no momento da prova real.

Com duração de 60 minutos, tal como a prova, ao restar 15 minutos para encerrar seu tempo, aparecerá um relógio amarelo em sua tela, e, ao faltar 5 minutos, um relógio vermelho sinalizando que seu tempo de prova está se esgotando.

Ao finalizar a prova, você é informado quanto ao número de acertos, e se foi aprovado ou reprovado, assim como tem acesso ao gabarito referente às questões.

Desta forma, fica fácil se preparar e obter sucesso no resultado da prova teórica, você não acha?

E para você que mora na Bahia, continue comigo, pois separei algumas questões do Simulado DETRAN BA para auxiliá-lo.

Veja abaixo.

 

Exemplo de Questões – Simulado DETRAN BA

Você já acessou o simulado online?

Se você mora no estado da Bahia, pode acessar o site do DETRAN BA e testar seus conhecimentos nos simulados oferecidos.

Separei algumas questões do Simulado DETRAN BA para você conhecer o formato e o tipo de pergunta que pode cair em seu teste. Confira abaixo.

 

  1. A retirada do catalisador original de um automóvel:
  2. diminui o consumo do combustível;
    b. é proibida;
    c. é possível apenas para os motores a álcool;
    d. é possível desde que se instale a injeção eletrônica.

 

  1. A multa reparatória determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro destina-se a:
  2. reparar ou indenizar prejuízo material que tenha resultado de crime;
    b. indenizar qualquer prejuízo material;
    c. suspender a penalidade de cassação da Carteira Nacional de Habilitação;
    d. indenizar dano moral.

 

  1. Indique a alternativa que apresenta um comportamento do condutor que favorece a segurança de todos em relação à circulação de motocicletas:
  2. facilitar a circulação da motocicleta que vai à frente ou que pretende ultrapassá-lo;
    b. quando parado, aguardando o sinal verde do semáforo, abrir a porta do veículo para verificar os pneus;
    c. mudar constantemente de faixa, observando somente o espelho retrovisor interno;
    d. mudar rapidamente de faixa de tráfego, acelerando o veículo, sem sinalizar a ultrapassagem.

 

  1. Na maioria das regiões do Brasil, o telefone de emergência 190 é usado quando se deseja acionar:
  2. a Polícia Militar;
    b. o SAMU (Serviço de Atendimento Médico Urgente);
    c. o Corpo de Bombeiros;
    d. a Polícia Rodoviária Estadual.

 

Se você, ao ler as questões, considerou as alternativas C, A, A e A como corretas, respectivamente, parabéns! Você está dominando bem o conteúdo do exame.

Mas não deixe de estudar! O conteúdo é extenso e, caso não se prepare, pode ser surpreendido.

Por essa razão, abaixo, você pode conferir algumas dicas para realizar um excelente exame.

Dicas Para Realizar Uma Boa Prova

Mantenha a tranquilidade no momento da prova

1. Estude

Utilize o material didático do curso teórico-técnico, pesquise o CTB e acesse os simulados disponíveis no site do DETRAN.

Toda fonte confiável de informação e conhecimento é útil neste momento.

2. Mantenha a calma

Não adianta se desesperar, pois o nervosismo não auxilia na resolução da prova.

Procure manter o controle, dormir bem durante a noite anterior e, se você achar necessário, tomar um chá que o ajude a manter a calma.

3. Não marque as respostas diretamente na grade

Não é permitido rasuras na grade de respostas.

Por essa razão, leia atentamente as questões e marque somente quando tiver absoluta certeza da resposta.

4. Administre bem os 60 minutos de prova

Não desperdice todo o seu tempo nas questões complicadas.

Pule as perguntas que tiver dificuldade e as responda ao final.

Conclusão

Você está preparado para enfrentar o exame teórico- técnico?

Se você iniciou seu processo de primeira habilitação e está prestes a realizar a prova teórica, não fique apreensivo.

Como mostrei a você, há várias maneiras de você se preparar para a prova técnico-teórica do DETRAN.

Se você mora na Bahia, você pode se preparar através do site do DETRAN do seu estado e realizar o Simulado DETRAN BA.

É importante que você procure estar sempre por dentro dos conteúdos relacionados ao trânsito e à legislação de trânsito brasileira, a qual você encontra no CTB.

Acesse o site do DETRAN e realize os diferentes simulados que lá constam.

Ou, se preferir, baixe o aplicativo e teste seus conhecimentos onde estiver.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato comigo ou deixe seu comentário abaixo. Será um prazer atendê-lo.