Simulado DETRAN AM – Como Realizar o Exame Teórico Para Obtenção da CNH

Que tal realizar um Simulado DETRAM AM para testar os seus conhecimentos antes da prova? É uma ótima forma de você estudar o conteúdo já visto e, simultaneamente, praticar para o exame, não é mesmo? Neste artigo, além de poder responder às perguntas do simulado, você verá como funciona o processo para a retirada da primeira habilitação conforme estipula o DETRAN AM, desde os exames médicos até a temida prova prática. Tire todas as suas dúvidas (e estude), a partir de agora.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

Que tal realizar um simulado DETRAN AM para testar os seus conhecimentos?

Você mora no estado do Amazonas e está prestes a realizar o exame teórico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas ainda tem dúvidas quanto às questões da prova?

Então, este artigo pode ser bastante útil para você.

Aqui, você verá como funcionam as etapas que envolvem o processo de obtenção da primeira habilitação, desde os exames médicos até a temida prova prática, conforme estipula o DETRAN AM.

Além disso, já que para chegar ao final do curso com a conquista da tão sonhada CNH é preciso realizar o exame teórico, darei uma especial atenção a essa prova.

Para isso, elaborei um simulado bastante semelhante ao exame. Essa será uma forma de você estudar e, ao mesmo tempo, testar os seus conhecimentos.

São, ao todo, 30 questões objetivas sobre tudo o que você estuda (ou estudará) nas aulas presenciais no Centro de Formação de Condutores (CFC).

Clicando no link disponível na seção do simulado, você poderá dar início a sua prova e, posteriormente, conferir as respostas com o gabarito disponibilizado na seção seguinte.

Você também conhecerá melhor o DETRAN AM, uma vez que, ao se tornar um condutor habilitado, é para lá que serão direcionadas muitas questões da sua CNH.

Desejo uma boa leitura e, claro, uma excelente prova.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Boa sorte!

 

Quem Pode Realizar o Processo de Primeira Habilitação?

Ao atingir os 18 anos, você já pode iniciar o processo de obtenção de Primeira Habilitação

Qual é a sua idade?

Se você já iniciou o processo de obtenção da sua CNH, com certeza, você tem mais de 18 anos.

Diferentemente de países como os Estados Unidos, por exemplo, no Brasil, você só pode obter a licença para dirigir aos 18 anos.

Isso porque, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), no art. 140, inciso I, o candidato à obtenção da CNH deve ser penalmente imputável.

Para ser penalmente imputável, de acordo com a Constituição Federal, art. 228, o sujeito dever ter idade superior a 18 anos.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

No entanto, como você pode ver nos incisos presentes no art. 140 do CTB, atingir a maioridade não é o suficiente para obter a licença para dirigir.

É preciso, também, que todo o candidato à CNH seja alfabetizado – saiba ler e escrever, conforme o inciso II – e tenha o documento de Identidade ou outro documento equivalente – inciso III.

Apresentando as exigências estabelecidas pelo CTB, todo o indivíduo está autorizado a submeter-se ao processo de habilitação.

Este processo não é tão simples, como muitos imaginam ser, e implica procedimentos que demandam tempo e dedicação.

No próximo tópico, falarei um pouco sobre quais são os passos que o candidato à CNH deve dar e o que cada um exige.

 

Primeiros Passos Para a Obtenção da CNH no DETRAN AM

Caso você ainda não tenha iniciado o processo de obtenção da licença para dirigir, preste bastante atenção às etapas que irei mencionar a partir de agora.

Se você já iniciou, fique atento da mesma forma, pois pode existir algum detalhe que o ajude a entender algo para o qual você ainda tenha dúvidas.

O processo para obtenção da primeira habilitação pode apresentar algumas pequenas diferenças de estado para estado.

Como, neste artigo, o foco é o simulado do DETRAN AM, irei abordar as etapas do processo conforme explica o próprio site do DETRAN de referido estado.

Para começar, os futuros motoristas amazonenses devem procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua preferência para realizar o curso.

O CFC escolhido precisa ser credenciado junto ao DETRAN.

Cabe ressaltar que a escolha do CFC é muito importante e deve ser bem pensada, pois será um local que você frequentará por alguns meses, no qual terá de resolver futuras questões que surgirão ao longo do seu processo.

Por isso é importante que você converse antes com alguém que já tenha realizado o processo no Centro em que você deseja fazer a sua formação.

Você também pode procurar na internet avalições sobre o local e, até mesmo, telefonar para tirar todas as dúvidas com algum atendente.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Feito isso, o agendamento para os primeiros atendimentos poderá ser realizado de maneira online, pelo próprio site do DETRAN AM, ou presencialmente, diretamente no CFC escolhido.

Somente após o agendamento será possível que o candidato compareça ao CFC para a abertura do serviço da Primeira Habilitação.

Para dar início ao processo, o futuro condutor deverá apresentar toda a documentação requisitada, efetuar o pagamento das taxas do DETRAN e da clínica e coletar fotos e digitais (no próprio CFC).

Com relação à clínica onde serão realizados os exames médicos e psicológicos, a escolha será feita por sorteio.

Depois de efetuada a avaliação psicológica e o exame de aptidão física e mental, o candidato poderá dar início ao curso teórico.

O curso teórico para a obtenção da CNH

O curso Técnico-teórico é de extrema importância para a sua formação de condutor

As aulas do curso teórico serão ministradas no CFC escolhido pelo futuro condutor.

O curso, assim como as questões contidas no posterior exame, não é determinado pelos CFCs, mas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Sendo assim, ainda que cada autoescola tenha um modo de funcionamento e organização das aulas, o conteúdo, bem como as questões referentes ao exame teórico, é o mesmo para todos os CFCs.

O CONTRAN regulamenta, por exemplo, por meio da Resolução nº 168, a divisão da carga horária do curso teórico-técnico, estabelecendo 45 horas/aula repartidas de acordo com o conteúdo a ser ministrado:

Como você pode constatar, o objetivo do curso é oferecer ao futuro condutor o acesso à legislação de trânsito brasileira e a conhecimentos que serão úteis em futuras emergências.

Ao concluir o curso, acredita-se que o candidato já apresenta noções, ainda que básicas, em relação à Lei de trânsito brasileira, ao funcionamento do veículo e ao comportamento que deve ter na direção.

Para finalizar o curso, como todo processo avaliativo, o candidato é submetido a um exame teórico para avaliar seus conhecimentos em relação ao trânsito.

A prova teórica para a obtenção da CNH

As questões são de múltipla escolha e você tem 60 minutos para a realização do teste

O teste teórico costuma ser bastante temido pelos candidatos à CNH, pois o conteúdo ministrado durante as aulas é longo e bastante denso.

Todavia, você que está lendo este artigo não precisa ficar com medo. Com as dicas aqui apresentadas, você se sairá muito bem e não precisará repetir o exame.

A prova teórica corresponde a um teste de múltipla escolha, em que cada questão apresenta 4 ou 5 alternativas de seleção, que visa testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Para fazê-lo, é preciso agendar o horário desejado com o CFC.

Como consta na Resolução 168 do CONTRAN, o teste é composto por 30 questões, as quais devem ser respondidas no período de 60 minutos.

Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 70% do exame, ou seja, 21 questões.

As questões são proporcionais à carga horária de cada disciplina.

Logo, são 12 questões relacionadas à legislação de trânsito, 10 sobre direção defensiva, 3 relativas a noções de primeiros socorros, 3 sobre meio ambiente e, por fim, 2 que tratam do funcionamento do veículo.

O candidato que não alcançar a porcentagem de aprovação exigida e, consequentemente, reprovar no exame, não precisa se desesperar.

De acordo com a Resolução 168, no art. 22, ele terá 15 dias para repetir o teste, mediante o pagamento de uma nova taxa.

Agora que você sabe como funcionam o curso e o exame teórico, que tal conhecer o tipo de questão que você deverá responder?

No próximo tópico, você conhecerá algumas das possíveis questões que podem aparecer na prova com um Simulado do DETRAN AM.

Fique atento!

 

Simulado DETRAN AM: Teste os Seus Conhecimentos Antes da Prova

Conforme você pôde acompanhar, até aqui, o objetivo da prova teórica é testar os conhecimentos do futuro condutor, adquiridos durante as aulas.

A teoria é importante porque é a partir dela que o condutor realizará a prática. E essa prática precisa ser a mais segura e responsável possível.

Por isso, prestar muito a atenção às aulas, realizar os exercícios solicitados pelo professor e estudar os conteúdos ministrados é extremamente importante.

O erro de muitos alunos é não levar a sério a parte teórica do curso.

Ele poderá até ser aprovado no exame escrito, de igual forma.

Mas, certamente, chegará às aulas práticas mais inseguro e com dificuldades relacionadas às noções básicas de direção – como o significado das placas e das marcações das vias.

Foi justamente pensando em dar um foco maior à teoria que resolvi formular um simulado do DETRAN AM, a fim de que os alunos possam reforçar os seus conhecimentos.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Considero a realização do simulado uma eficiente forma de atrelar teoria a prática. Além disso, também é uma maneira de o candidato entender quais são as suas maiores dificuldades e, a partir daí, direcionar seus estudos para solucioná-las.

Busquei selecionar questões o mais semelhante possível com a prova com que você poderá se deparar no dia do exame.

Você está pronto para que realizar o sumulado DETRAN AM? Você pode realizá-lo quantas vezes quiser após o término das questões.

Boa prova!

[anexo com simulado]

 

Aprovado no Exame Teórico, Qual o Próximo Passo?

Aprovar no exame teórico é a porta de entrada para uma das etapas mais esperadas pela grande maioria dos alunos: as aulas práticas de direção veicular.

Conforme expõe o site do DETRAN AM, depois que o candidato alcança a aprovação na prova escrita, ele recebe a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).

É com esse documento que o aluno poderá partir para as aulas práticas.

Conforme a Resolução 572/15 do CONTRAN, que altera a Resolução 168/04, o aluno deverá cumprir, no mínimo, 25 horas/aula para a categoria B e 20 horas/aula para a categoria A, sendo que 20% dessas aulas deverão ser ministradas em período noturno.

Se, ao término do número mínimo de aulas exigidas, o candidato ainda não se sentir seguro para a prova, ele poderá agendar quantas aulas a mais desejar.

Para isso, o aluno deverá dirigir-se à secretaria do seu CFC e pedir o agendamento de novas aulas, assim como acertar o pagamento referente ao número de aulas a mais que deseja.

Realizada a parte prática do processo, finalmente, você deve mostrar que está pronto para enfrentar as ruas e vias.

O exame prático testa sua capacidade na direção e determina se você está apto para receber a CNH.

Comprovada a sua aptidão, o DETRAN terá um prazo de 15 dias entregar a CNH provisória do novo condutor.

A CNH definitiva só será adquirida um ano após o período com a provisória.

Mas, se você não conseguir passar na prova prática, não se desespere. É bastante comum que as pessoas precisem de mais de um teste para a provação.

Uma vez reprovado, conforme estipula o art. 22 da Resolução 168/2004, o candidato poderá repetir o exame depois de decorridos 15 dias da divulgação do resultado.

É importante ressaltar que não é aconselhável que ele espere muitos dias para realizar novamente o teste.

Isso porque todo o processo de obtenção da carteira deve ocorrer dentro do período de 12 meses, a contar a partir da abertura do RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Passado o período previsto, o candidato deverá reabrir o processo e pagar novamente as taxas.

Portanto, é imprescindível não protelar. O período de 12 meses pode passar mais rápido do que você imagina.

Esteja atento aos procedimentos e prazos para que você não saia no prejuízo.

No próximo tópico, explicarei aspectos importantes que você precisa conhecer sobre o DETRAN AM.

 

Conheça Um Pouco Mais Sobre o DETRAN AM

Como falei anteriormente, é importante que você, futuro condutor amazonense, entenda como funciona o DETRAN do seu estado.

Isso porque, com a habilitação em mãos, muitas questões relacionadas a sua CNH serão resolvidas nesse Órgão.

O art. 22 do CTB lista um total de 16 atribuições do Departamento, dentre elas:

  • cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito;
  • realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores, expedir e cassar Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação;
  • executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis;
  • aplicar as penalidades por infrações previstas no CTB;
  • comunicar ao órgão executivo de trânsito da União a suspensão e a cassação do direito de dirigir e o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Percebe como a sua CNH estará direta ou indiretamente ligada ao DETRAN do seu estado?

A boa notícia é que muitos procedimentos podem ser realizados online, diretamente no site do DETRAN AM.

Você pode, por exemplo, consultar alguma multa em aberto, os pontos na sua CNH e o andamento de possíveis recursos de multa direcionados a este órgão.

Outro facilitador do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas é que, pelo site, você pode agendar atendimento presencial nos diversos Postos de Atendimento do órgão.

Basta acessar o Portal Institucional DETRAN-AM e clicar em agendamento. Após preencher os dados pessoais, você só precisa escolher o tipo de serviço que quer agendar – se relacionado ao veículo ou à CNH.

É uma ótima forma de evitar ficar em filas ou até mesmo de “perder a viagem” ao chegar ao local e, por alguma razão, não poder ser atendido, não é mesmo?

Esses facilitadores mostram que a tecnologia também está a favor dos (futuros) condutores amazonenses.

Boa sorte!

 

Conclusão

Faça os simulados online e tenha sucesso total no exame técnico-teórico

Então, como você se saiu no Simulado DETRAN AM?

Saiba que se você prestou atenção às aulas e realizou o simulado com bastante atenção, não há motivos para se preocupar.

Leia a prova com atenção e não tenha pressa em terminar o exame.

Revise as questões antes de entregar a prova, para ter certeza de que não cometeu algum equívoco por desatenção.

Além do simulado que você pôde realizar a fim de testar os seus conhecimentos, com o artigo que você acabou de ler, procurei abordar tudo o que você precisa saber sobre como obter a primeira habilitação no Amazonas.

Você viu quais são as etapas do processo, bem como o passo a passo para realizá-lo, conforme as determinações do DENTRAN AM.

Finalmente, expliquei as principais funções do DETRAN AM, uma vez que o futuro condutor desse estado poderá precisar recorrer aos serviços do órgão seguidamente.

Espero que o texto e o simulado tenham sido úteis para você!

Se restou alguma dúvida sobre o tema abordado, deixe um comentário abaixo.

Também é importante que você compartilhe este conteúdo com os seus amigos. Se eles estiverem passando pelo processo de habilitação, ou prestes a realizá-lo, este conteúdo pode ser indispensável.

 

Referências:

  1. https://www.detran.am.gov.br/servicos/primeira-habilitacao/
  2. https://infraestrutura.gov.br/resolucoes-contran.html
  3. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_285.pdf
  4. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_168_04_COMPILADA.pdf
  5. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.