Simulado DETRAN AM – Como Realizar o Exame Teórico Para Obtenção da CNH

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.

Você mora no estado do Amazonas e está prestes a realizar o exame teórico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas ainda tem dúvidas quanto às questões da prova?

Fique calmo! Não há necessidade de se preocupar.

Neste artigo, vamos conversar sobre como funciona o processo de obtenção da primeira habilitação, bem como as etapas que compreende até você chegar ao exame teórico.

Além disso, preparei, ao final do texto, um simulado para que você teste seus conhecimentos e tenha sucesso total no momento da prova.

Portanto, leia este artigo até o final, retire as dúvidas que ainda lhe restam, faça o teste e esteja a poucos passos da sua CNH.

Aperte o cinto porque a nossa viagem começou!

 

Quem Pode Realizar o Processo de Primeira Habilitação?

Qual a sua idade?

Se você já iniciou o processo de obtenção da sua CNH, com certeza, você tem mais de 18 anos.

Diferentemente de países como os Estados Unidos, por exemplo, no Brasil, você só pode obter a licença para dirigir aos 18 anos.

Isso porque, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), no Art. 140, inciso I, o candidato à obtenção da CNH deve ser penalmente imputável.

Para ser penalmente imputável, de acordo com a Constituição Federal, no Art. 228, o sujeito dever ter idade superior a 18 anos:

Ao atingir os 18 anos, você já pode iniciar o processo de obtenção de Primeira Habilitação

No entanto, como você pode ver nos incisos presentes no Art. 140 do CTB, atingir a maioridade não é o suficiente para obter a licença para dirigir.

É preciso, também, que todo o candidato à CNH seja alfabetizado – saiba ler e escrever, conforme o inciso II – e tenha o documento de Identidade ou outro documento equivalente – inciso III.

Apresentando as exigências estabelecidas pelo CTB, todo o indivíduo está autorizado a submeter-se ao processo de habilitação.

Este processo não é tão simples, como muitos imaginam ser, e implica procedimentos que demandam tempo e dedicação.

No próximo tópico, falaremos um pouco sobre quais os passos que o candidato à CNH deve dar e o que cada um exige.

 

Os Processos Para a Obtenção da CNH

Caso você ainda não tenha iniciado o processo de obtenção da licença para dirigir, as dicas que darei são preciosas para você iniciar o seu percurso.

No entanto, se você já iniciou, fique atento, pois pode existir algum detalhe que o ajude a entender algo que você tenha ficado com dúvida.

Então, vamos ao pontapé inicial:

O primeiro passo, sem dúvidas, é ir até o CFC (Centro de Formação de Condutores) mais próximo de sua casa ou o de sua preferência.

A escolha do CFC é muito importante e deve ser bem pensada, pois é o local que você frequentará por alguns meses e terá de resolver futuras questões que surgirão ao longo do seu processo.

Converse com alguém que já tenha realizado o processo no centro que você deseja, procure na internet avalições sobre o local e retire todas as dúvidas que tiver com a atendente.

Lembre-se que boas indicações são sempre importantes e podem lhe evitar muitas dores de cabeça.

Escolheu o CFC?

Vamos então ao segundo procedimento, que corresponde à apresentação da documentação exigida.

Ao entregar os documentos, o CFC emitirá uma taxa de credenciamento no DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito), que você deverá pagar para que o seu processo seja liberado.

Realizado o pagamento, todo o candidato é submetido a uma avaliação psicológica e médica, que determinará se apresenta aptidões físicas e mentais para enfrentar a direção.

Se for considerado apto para obter a CNH, você poderá iniciar o curso teórico-técnico.

Obrigatoriamente, o curso deverá ter 45 horas/aulas e deverá oferecer a você o acesso à legislação de trânsito brasileira, bem como a noções de primeiros socorros, direção defensiva, entre outros temas importantes que veremos a seguir.

O curso Técnico-teórico é de extrema importância para a sua formação de condutor

Ao concluir o curso, como todo processo avaliativo, você é submetido a um exame teórico-técnico para avaliar seus conhecimentos em relação ao trânsito.

O teste teórico é bastante temido pelos candidatos à CNH, pois o conteúdo ministrado durante as aulas é longo e bastante denso.

Todavia, você que está lendo este artigo não precisa ficar com medo. Com as dicas que darei, você se sairá muito bem e não precisará repetir o exame.

Após isso, você deverá realizar 5 horas-aulas no simulador de direção veicular para então poder iniciar as aulas práticas.

Esta nova etapa, para as categorias A e B, tem a duração de 20 horas/aulas. Mas se você não se sentir seguro e quiser fazer mais algumas aulas, não há problemas.

Você deve se dirigir à secretaria do seu CFC e pedir o agendamento de novas aulas, assim como acertar o pagamento referente ao número de aulas a mais que deseja.

Realizada a parte prática do processo, finalmente, você deve mostrar que está pronto para enfrentar as ruas e vias.

O exame prático testa sua capacidade na direção e determina se você está apto para receber a CNH.

Comprovada a sua aptidão, dentro de 5 dias úteis, você receberá sua licença para dirigir.

Mas, se você não conseguir passar nessa etapa, não precisa desistir. Você tem a chance de refazer o teste.

Todavia, não é aconselhável que você espere muitos dias para realizar novamente o teste, pois todo o processo de obtenção da carteira deve ocorrer dentro do período de 12 meses, a contar a partir da abertura do RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Passado o período previsto, você deverá reabrir o processo e pagar novamente as taxas.

Portanto, não protele!

Esteja atento aos procedimentos e prazos para que você não saia no prejuízo.

Como é o Curso e o Exame Teórico-Técnico?

O curso teórico-técnico, assim como as questões contidas no exame, não é determinado pelos CFCs, mas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Sendo assim, ainda que cada autoescola tenha um modo de funcionamento e organização das aulas, o conteúdo, bem como as questões referentes ao exame teórico, é o mesmo para todos os CFCs.

O CONTRAN regulamenta, por exemplo, através da Resolução nº 285, alterada pela Resolução 307/09, a divisão da carga horária do curso teórico-técnico, estabelecendo 45 horas/aulas repartidas de acordo com o conteúdo a ser ministrado:

18 horas/aulas – Legislação de Trânsito;

16 horas/aulas – Direção defensiva;

4 horas/aulas – Primeiros socorros;

4 horas/aulas – Meio ambiente e cidadania;

3 horas/aulas – Noções de mecânica básica.

Como você pode constatar, o objetivo do curso é oferecer ao futuro condutor o acesso à legislação de trânsito brasileira e a conhecimentos que serão úteis em futuras emergências.

Ao concluir o curso, acredita-se que o candidato já apresenta noções, ainda que básicas, em relação à Lei de trânsito brasileira, ao funcionamento do veículo e ao comportamento que deve ter na direção.

O exame teórico corresponde a um teste de múltipla escolha, em que cada questão apresenta 4 ou 5 alternativas de seleção, que visa testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Para fazê-lo, é preciso agendar o horário desejado com o CFC.

Como consta na Resolução 168 do CONTRAN, o teste é composto de 30 questões, as quais devem ser respondidas no período de 60 minutos.

Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 70% do exame, ou seja, 21 questões.

As questões são proporcionais à carga horária de cada disciplina.

Logo, são 12 questões relacionadas à legislação de trânsito, 10 sobre direção defensiva, 3 relativas a noções de primeiros socorros, 3 sobre meio ambiente e, por fim, 2 que tratam do funcionamento do veículo.

As questões são de múltipla escolha e você tem 60 minutos para a realização do teste

O candidato que não alcançar a porcentagem de aprovação exigida e, consequentemente, reprovar no exame, não precisa se desesperar, pois, ainda de acordo com a Resolução 168, no art. 22, terá 15 dias para repetir o teste.

Agora que você sabe como funcionam o curso e o exame teórico, que tal conhecer o tipo de questão que você deverá responder?

No próximo tópico, você conhecerá algumas das possíveis questões que podem aparecer no Simulado do DETRAN AM. Fique atento!

 

Simulado DETRAN Amazonas

Está pronto?

Boa sorte!

 

Conclusão

Faça os simulados online e tenha sucesso total no exame técnico-teórico

Então, como você se saiu no Simulado?

Saiba que se você prestou atenção nas aulas e realizou o simulado com bastante atenção, não há motivos para se preocupar.

Leia a prova com atenção e não tenha pressa em terminar o exame.

Revise as questões antes de marcar o cartão resposta, pois não existe a possibilidade de rascunho.

Além disso, se você mora em Amazonas e deseja saber mais sobre como iniciar o processo de obtenção da primeira habilitação ou de Reciclagem, acesse o site do DETRAN do estado e fique por dentro de todas as informações necessárias.

Gostou das dicas? Deixe abaixo o seu comentário ou compartilhe comigo como foi o seu exame teórico.

Quer conhecer melhor o Doutor Multas? Acesse o meu site e fique por dentro de todas as notícias e informações sobre o trânsito brasileiro.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.