Como Aprender a Dirigir de Uma Vez Por Todas

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Não há como aprender a dirigir sem a prática. Isso não significa que a teoria não tenha a sua importância. Afinal, se uma pessoa que nunca dirigiu na vida e não faz ideia de como funciona um automóvel tentar conduzi-lo na tentativa e erro, são grandes as chances de se acidentar antes de aprender.

Em vez disso, antes de girar a chave, o condutor precisa ser ensinado sobre o que faz um carro andar e como controlá-lo.

Fique tranquilo, pois não vamos explicar como o veículo funciona na sua parte mecânica, isso é, de que maneira a gasolina faz o motor funcionar e as rodas girarem.

Embora esse esteja longe de ser um conhecimento inútil para os condutores, é possível dirigir muito bem sem saber nada disso.

Mas se o seu objetivo é justamente entender como funciona o motor de um carro, recomendamos a leitura deste outro artigo.

Agora, se só o que você quer saber é como aprender a dirigir de uma vez por todas, siga a leitura.

Vamos ensinar o bê-a-bá da direção para que, na hora de praticar, você já tenha uma boa noção do universo em que está sendo iniciado.

 

Como Aprender a Dirigir Passo a Passo

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De início, quem nunca dirigiu e lê esse passo a passo pode se desanimar por achar que é muita coisa para aprender.

Mas tenha em mente que fez as pessoas que você conhece dirigirem bem foi o aquilo que destacamos no início do texto: a prática.

Enquanto você não tem habilitação, não pode conduzir qualquer tipo de veículo automotor em ruas, avenidas e rodovias, nem que seja somente para aprender.

A não ser que esteja matriculado em uma autoescola e já tenha iniciado o curso prático de direção.

Via de regra, não há como aprender a dirigir legalmente no Brasil de outra maneira – pelo menos não em vias públicas e dentro da lei.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina, em sua Resolução Nº 168/2004, que o candidato à habilitação deve cumprir pelo menos 25 horas de aulas práticas.

Elas acontecem em um veículo do Centro de Formação de Condutores (CFC, a autoescola), destinado exclusivamente a essa prática.  Sempre na companhia de um instrutor, é claro. Ele fica no banco do carona.

Assim, do início ao fim das aulas, o aluno é quem dirige o veículo. Mesmo que nunca o tenha feito na vida.

Você pode estar se perguntando qual é o sentido, então, de ler um artigo que diz como aprender a dirigir se a autoescola serve justamente para isso.

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O que acontece é que, quanto mais preparado você for para a primeira prática, melhor você aproveitará as aulas.

Por isso, preparamos um passo a passo para dirigir carro manual e outro para carro automático.

Mesmo que você pretenda dirigir apenas veículos do segundo tipo, que é muito mais simples de conduzir, é importante saber também como funcionam os manuais.

Até porque as aulas e a prova prática de direção do processo de habilitação são feitas nesse tipo de veículo.

E, é claro, você poderá se deparar em uma situação em que será necessário conduzir um carro manual.

 

Como Dirigir Carros Manuais

como aprender a dirigir carros manuais
O câmbio manual exige maior atenção e domínio no momento da troca de marchas

Quando falamos em manual ou automático, estamos nos referindo ao câmbio do veículo, que faz parte do sistema de transmissão.

Ele é acionado quando o motorista troca de marcha.

Como já falamos antes, você não precisa conhecer os detalhes técnicos da mecânica desses componentes.

Aqui, basta saber que, em um veículo de câmbio manual, é necessário pisar no pedal da embreagem com o pé esquerdo e acionar a alavanca com a mão direita para trocar de marcha.

Já o veículo com câmbio automático, possui um sistema que faz a mudança sozinho, sem pedal de embreagem e sem precisar mexer o tempo todo na alavanca.

É, portanto, bem mais simples de dirigir.

Repetindo: há como aprender a dirigir apenas o automático, mas recomendamos conhecer o funcionamento do manual também.

Basta conferir os passos a seguir.

1. Prepare-se

Não há como aprender a dirigir sem conhecer os ajustes que devem ser feitos antes da partida.

Acostume-se a fazer sempre esse pequeno ritual ao entrar no veículo:

Ajustar o banco:

O motorista precisa ficar com uma postura ereta.

A proximidade do banco deve permitir que o volante e os pedais sejam alcançados sem que os braços e pernas precisem ficar totalmente esticados. Mas também sem que os comandos fiquem próximos demais.

Ajustar os retrovisores:

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Faça isso apenas depois de colocar o banco na posição ideal.

O retrovisor interno deve permitir que você veja por toda a janela traseira do veículo.

Os laterais devem exibir uma boa parte da pista.

Se você estiver vendo a lateral do carro, ajuste um pouco mais para o lado, de modo que ela desapareça. Assim, você diminui o ponto cego.

Coloque o cinto de segurança:

Nem precisamos dizer que o cinto é um item, além de obrigatório por lei, indispensável para a segurança.

Se você estiver com um passageiro, seja no banco de carona ou traseiro, exija que ele também coloque o cinto.

2. Conheça os pedais

Um veículo com câmbio manual possui três pedais.

Cada um possui uma função distinta:

Embreagem:

É o pedal da esquerda. Ele serve para dar a partida, não deixar o carro morrer em baixa velocidade ou parado e para trocar de marcha.

Freio:

É o pedal do meio. Ele breca as rodas.

Quando pressionado suavemente, faz o veículo reduzir a velocidade gradualmente.

Com maior pressão no pedal, o carro para em poucos segundos.

Acelerador:

Faz as rodas girarem para o carro iniciar a marcha, seja para frente ou para trás, dependendo de onde estiver a alavanca do câmbio.

Muita atenção para essa regra fundamental: a embreagem sempre é pisada com o pé esquerdo e o freio e o acelerador com o direito – esses dois últimos jamais ao mesmo tempo.

3. Ligue o veículo

Antes de ligar o veículo, certifique-se de que ele está em ponto morto.

Se você pisar na embreagem, o ponto morto é aquele em que é possível empurrar a alavanca para cima e para baixo.

Ela deve ficar, portanto, no meio, sem qualquer marcha engatada.

Agora pise na embreagem até o fundo.

Enfie a chave na ignição e gire até o fim. O veículo deve ligar.

Se o freio de mão está puxado, desengate-o.

Basta apertar o botão em sua ponta e baixá-lo.

Para o carro não andar, se você estiver em um local com alguma inclinação, pise no freio.

4. Engate a marcha

Se o automóvel continuar em ponto morto, não irá a lugar algum.

Ainda com o pé até o fundo da embreagem, você precisará engatar uma marcha.

Caso queira ir para a frente, é a primeira marcha que deve ser acionada.

Empurre com delicadeza a alavanca do câmbio para a esquerda e para cima.

Na hipótese de você ter de manobrar para trás para sair com o carro, deve ser engatada a marcha à ré.

A sua posição na caixa de câmbio varia de acordo com o veículo.

Geralmente, está em um dos extremos e é necessário ainda empurrar a alavanca para baixo – o que não se faz em nenhuma outra marcha.

Mas você não precisa ficar eternamente tentando.

Na parte de cima da alavanca, há um desenho com a posição de cada marcha.  A está na posição da letra “R”.

5. Faça o carro andar

Tire totalmente o pé direito do freio.

Comece a subir o pé esquerdo da embreagem, mas muito devagar.

Agora, preste muita atenção!

Não há como aprender a dirigir sem uma boa explicação sobre esse momento em que o carro começa a andar.

Nos automóveis de hoje, não é preciso pisar no acelerador para fazer o veículo andar.

Se você continuar tirando lentamente o pé da embreagem, vai chegar no chamado ponto da embreagem.

Também chamado de ponto da embreagem, ele é reconhecido pela tremidinha que o veículo dá.

Se isso acontecer, não se preocupe, não há nada de errado, isso é normal.

Depois da tremidinha, suba o pé esquerdo um pouquinho mais e o veículo começará a andar.

Ele seguirá em marcha mesmo se você não pisar no acelerador, mas em velocidade baixíssima.

Se soltar a embreagem um pouco mais rápido, o carro vai apagar.

Esse mecanismo que põe o carro em movimento sem o pedal do acelerador serve apenas para manobrar e sair de um estacionamento de forma mais prática.

Para parar e não bater em algum lugar, é simples: pise no freio.

Caso esteja em um estacionamento com pilares, use os retrovisores para vê-los.

Se estiver na rua, é necessário sinalizar a saída com a luz indicadora de direção, mais conhecida como seta ou pisca.

6. Acelere

A primeira vez que você faz um veículo andar é sempre emocionante.

Mas não se você continuar nessa velocidade.

Para andar de verdade, é preciso acelerar. Pise no acelerador suavemente.

Ao pisar, vá removendo totalmente o seu pé da embreagem.

Pronto, você está dirigindo!

A primeira marcha é usada para a partida.

Em situações normais, o motorista não fica nela muito tempo, porque quando a velocidade aumenta um pouquinho, já é necessário trocar de marcha.

Esse é, depois do ponto de saída, uma das lições mais importante, não há como aprender a dirigir sem dominar bem a troca de marcha.

Vamos explicar melhor a seguir.

Quando é o momento de trocar de marcha?

No sistema de transmissão, cada marcha corresponde a uma categoria de giro do motor.

Quanto mais alta é a marcha, maior é a velocidade em que o veículo deve trafegar.

Olhe para o painel do veículo. Do lado esquerdo do velocímetro, deve estar um marcador de RPM (rotações por minuto).

A troca para uma marcha superior deve ser feita quando o ponteiro está entre 2.500 e 3.000 RPM.

Alguns veículos têm uma faixa vermelha nesse local.

Quando o ponteiro a alcança, significa que é hora de fazer a mudança.

Embora essa explicação seja importante, recomendamos que você não aprenda a trocar a marcha dessa maneira.

Motoristas experientes não consultam o RPM, porque sabem sentir quando o motor está pedindo uma marcha mais alta.

Para um iniciante, a melhor maneira de reconhecer esse momento é pelo barulho.

Ao girar em uma rotação muito alta, exige-se mais do motor, e é emitido um som mais alto e agudo, facilmente reconhecível.

Por conta disso, se você está na fase de descobrir como aprender a dirigir, deixe o rádio desligado nas primeiras práticas.

Como fazer a troca de marcha?

Quando está no momento de fazer a mudança, você vai precisar fazer um movimento coordenado que inclui três coisas:

  1. Tirar o pé direito do acelerador;

  2. Pisar na embreagem até o fim com o pé esquerdo;

  3. Fazer a mudança na alavanca de câmbio com a mão direita;

  4. Tirar o pé esquerdo até o ponto da embreagem (aquele mesmo usado para fazer o veículo se mover depois de dar a partida);

  5. Voltar a pisar no acelerador.

O fundamental é entender o tempo certo de cada movimento e sua relação com o outro.

A mudança na alavanca deve ser feita quando o pé está no fundo da embreagem.

Para voltar a acelerar, o carro deve estar no ponto da embreagem.

Se você retirar o seu pé esquerdo totalmente depois de fazer a mudança, o veículo vai dar um “tranco”.

A única maneira de aprender a fazer bem a mudança é praticando.

Até ficar bom nisso, você vai errar bastante e o automóvel provavelmente vai dar muitos trancos.

O importante é que isso não o deixe desmotivado.

Entenda que cometer esse tipo de erro é extremamente normal quando se está aprendendo – todo mundo comete.

E como reduzir a marcha?

Assim como é necessário mudar para uma marcha mais alta quando o RPM está alto, quando ele está baixo, é preciso reduzir.

Novamente, não é necessário ficar olhando o painel.

Você vai perceber que, se você reduzir a velocidade em uma marcha alta, chegará o momento em que o motor quase não faz barulho e que, se você pisar no acelerador, ele não vai responder.

Isso significa que é necessário mudar para a marcha anterior.

Com a prática, você antecipará esse instante e já saberá que é hora de reduzir antes de observar esses sinais.

Lembre-se de que, para saber para onde mover o câmbio, basta olhar para o desenho das posições, que fica gravado em cima da alavanca.

O carro morreu. E agora?

O carro morre quando está em uma rotação muito baixa e o pé esquerdo não está na embreagem.

O mais comum é isso acontecer quando o veículo está parando ou parado e vai iniciar marcha, e o motorista ainda não tem experiência suficiente para saber quando pisar na embreagem.

Se você deixar o veículo morrer, fique tranquilo.

Pise na embreagem, volte a chave e gire-a para ligar o automóvel novamente.

Como arrancar em subidas?

É um pouquinho diferente de arrancar no plano.

O pé esquerdo deve soltar um pouquinho – bem pouco – além do ponto de mudança, de modo que o carro trema ainda mais.

Quando isso acontecer, solte o pé direito do freio e pise rapidamente no acelerador.

Vai ser preciso pisar com um pouco mais de força do que no plano, porque é exigida maior potência para vencer a subida.

Se a subida for muito íngreme, você pode usar o freio de mão como auxiliar para não andar para trás, mantendo-o engatado até que comece a subir a ladeira.

Cuidado nas conversões

Ao fazer uma conversão, geralmente é necessário reduzir para a segunda marcha, para virar na velocidade adequada e segura.

Se a esquina em questão tem uma placa de “PARE”, então você terá de parar totalmente, pisar na embreagem e deixar na primeira marcha para arrancar.

Em rodovias, dependendo de quão fechada é uma curva, a redução também é válida para dar maior tração e estabilidade ao carro.

Nesse caso, sempre freie antes da curva, nunca no meio dela.

 

Aprendendo a Dirigir Carros Automáticos

Os carros automáticos, como já explicamos, não têm embreagem.

São somente dois pedais, portanto: o freio na esquerda e acelerador na direita.

É muito importante ressaltar que eles devem ser usados sempre com o pé direito. Pois nunca são apertados ao mesmo tempo.

Quem está acostumado com veículos manuais terá um impulso inicial de deixar o pé esquerdo junto aos pedais.

Mas ele deve ficar descansado, longe deles.

Tentar usar um pé para o freio e outro para o acelerador não é uma boa ideia e só causará confusão.

Se você quer saber como aprender a dirigir um carro automático, precisa entender como funciona o seu câmbio.

Diferentemente da alavanca do veículo manual, a do automático não vai para os lados, apenas para cima e para baixo.

Há alguns modelos diferentes, é claro, mas a grande maioria tem as seguintes posições:

  • P – Park (estacionar): é a posição em que o câmbio fica com o automóvel parado. Ele bloqueia as rodas.

  • R – Reverse (marcha à ré): com o veículo parado, basta colocar na posição R e largar o freio para o carro ir para trás. Se quiser ir mais rápido, pise no acelerador.

  • N – Neutral (ponto morto): é a posição que não bloqueia as rodas, como se fosse o ponto morto. Não costuma ter muita serventia no carro automático.

  • D – Drive (dirigir): movimenta o carro para a frente.

     

Para dirigir um veículo automático, é muito simples.

Veja se a alavanca está no P então gire a chave na ignição.

Pise no freio e mude o câmbio para a posição D (geralmente, é preciso apertar um botão na alavanca para ser possível alterá-la de lugar.

Então basta tirar o pé direito do freio e acelerar. Simples assim.

Quando a rotação estiver alta, o sistema de transmissão mudará a marcha automaticamente, sem que você precise fazer nada.

Para arrancar em uma subida, você pode até tirar o pé do freio que o veículo não vai para trás.

 

Como Perder o Medo

Você vai colocar em ação todas essas dicas nas aulas práticas da autoescola.

Afinal, como já repetimos várias vezes, não há como aprender a dirigir de outra maneira que não dirigindo.

Aproveite o instrutor para tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do veículo e as regras de trânsito.

Se as 25 horas de aula acabarem e você ainda não se sentir seguro o suficiente, é possível agendar aulas extras no CFC.

Mas você pode encarar o exame final de direção mesmo assim.

Não são raros casos de pessoas que passam, obtêm a primeira habilitação e mesmo assim têm medo de encarar o trânsito.

Não há, no entanto, melhor maneira de perder esse medo do que adquirindo prática.

Quanto mais o condutor entende como dominar o veículo e automatiza os movimentos, mais confiança ele adquire para sair.

Nossa recomendação final é que você pratique bastante em ruas mais calmas e, quando se sentir confortável na direção, encare avenidas movimentadas.

Veja também:

Como Fazer Baliza de Forma Fácil + Vídeo Explicativo

Conclusão

Se você é motorista de primeira viagem, talvez se assuste com o número de orientações que apresentamos aqui.

Ao ler tudo de uma vez, pode parecer muita coisa.

Mas você precisa respirar fundo e pensar em cada passo de uma vez.

Ao dirigir, concentre-se totalmente no que está fazendo, apure os ouvidos e aprenda a entender a reação do motor a cada comando que você aciona.

No final, você vai ver que dirigir é muito mais fácil do que parecia.

Mas lembre-se de que, aqui, explicamos apenas como dominar o veículo.

A segunda parte é conhecer as regras de trânsito – o que você aprende nas aulas teóricas da autoescola – e respeitá-las.

Você pode desenvolver uma grande perícia no volante, pedais e câmbio, mas se não andar conforme as regras, não será um bom motorista.

Ande sempre dentro o limite de velocidade da via e observe a sinalização.

Tenha em mente que a via não é sua, então respeite os demais motoristas, ciclistas e pedestres.

Para saber mais sobre infrações e multas de trânsito, navegue pelo nosso site.

Explicamos de maneira didática todos os principais dispositivos do Código de Trânsito.

 

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