Aluguel de “Carretinha”: O Que Diz a Lei e Como Escolher

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

O reboque popularmente conhecido e chamado de carretinha é tratado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT), como um objeto transportador acoplado ao veículo utilizado para transportar uma carga que ultrapassa a capacidade máxima do porta-malas. Diversas leis de trânsito regulamentam e orientação a utilização.

Pode ser um acessório extremamente importante numa viagem em família, ou no transporte de materiais importantes para suas realizações pessoais, mas para que esse acessório tão benéfico não seja uma dor de cabeça é importante estar atento ao que orienta a lei e as regulações.

As carretinhas atendendo aos padrões regulamentados, devem ser registradas no DETRAN, emplacadas e estar com toda documentação em dia.

Registro da carretinha

Para realizar o registro o proprietário deve se dirigir a uma unidade do DETRAN contendo e possuindo toda documentação necessária para o processo. Que são:

  • Nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou documento equivalente expedido por autoridade competente – original e cópia simples.
  • Documento de identificação pessoal – original e cópia simples
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e cópia simples
  • Comprovante de endereço – original e cópia simples, com data de até 3 meses anteriores
  • Decalque do número do chassi – original
  • Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes) – original e cópia simples
  • Formulário Renavam – duas vias originais preenchidas
  • Após esse passo será escolhida a placa que será colocada na carretinha, pagar o licenciamento e retirar o CRV e o CRLV do reboque

Prazo curto para registro – Muito Importante!

Proprietário esteja atento porque a partir da data de emissão da nota fiscal do fabricante do reboque, o proprietário tem trinta dias para fazer o registro.

Equipamentos obrigatórios em reboques e carretinhas

De acordo com a resolução número 14 do CONTRAN devem obrigatoriamente possuir as seguintes características que são conferidas pela fiscalização e o descumprimento ou mau funcionamento geram infrações de trânsito, penalidade e multas.

  • Para-choque traseiro;
  • Protetores das rodas traseiras;
  • Lanternas de posição traseiras, de cor vermelha;
  • Freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750 kg e produzidos a partir de 1997;
  • Luzes de freio de cor vermelha;
  • Iluminação de placa traseira;
  • Lanternas indicadoras de direção traseiras, de cor âmbar ou vermelha;
  • Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
  • Lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem.

 

Atenção com a Carteira Nacional de Habilitação CNH

Esteja ciente que condutores que possuem a categoria B da CNH tem permissão para dirigir veículos com carretinhas ou reboques que não ultrapassem o peso bruto total de 3.500kg. Se vier a exceder esse peso a categoria que permite o reboque e carretinha mais pesada é a categoria C com a permissão do peso bruto total de até 6.000kg.

Limite de velocidade ao dirigir um veículo com carretinha

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Se você optar alugar ou adquirir um reboque saiba que ao utilizar, o veículo se torna considerado um veículo pesado, e nesse caso o limite de velocidade muda para o limite de acordo com a classificação e as regulamentações previstas pelas leis de trânsito.

Quanto custa um reboque ou uma carretinha?

Os preços irão variar porque existem muitos modelos, formatos, tamanhos e especificações, mas uma média de preço é 3 mil reais, uma popular com tamanho bom.

Conclusão

É importante estar atendo as leis e a todas as características que são previstas por lei para regulamentar o uso de carretinhas e reboques. O aluguel só é legal se toda documentação estiver em dia e de acordo, tanto a do proprietário da carretinha, quanto do motorista que irá conduzir o veículo acoplado.

As regras estabelecidas pela lei são bem claras sobre as classificações de CNH para permissão de condução de veículos com reboque. Esses motoristas devem estar cientes dos cuidados especiais que terão de ter ao transportar como por exemplo a redução da velocidade por ser considerado um veículo pesado.

A escolha do tipo de carretinha irá variar de acordo com a necessidade de carga e do tipo de carga a ser carregado. Porque existem reboque dos mais diversos tipos e funcionalidades disponíveis no mercado.

Faça uma pesquisa na sua região e escolha o modelo que mais atenderá suas necessidades.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!