5 Maiores Dificuldades no Exame da Autoescola

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!

dificuldades exame de direcao

Quem nunca ouviu relatos de pessoas que, nas aulas de direção, executam todo o percurso sem problemas e acabam reprovando no teste para comprovar a capacidade de dirigir?

Infelizmente, é muito comum que, por conta de certos fatores, o aluno saia prejudicado mesmo quando sabe exatamente o que precisa fazer.

Vários são esses fatores que podem comprometer o desempenho, fazendo com que os futuros condutores precisem fazer todo o processo de habilitação novamente.

Com isso, além da frustração, o aluno precisará desembolsar, mais uma vez, o valor da taxa dos exames médicos e psicotécnico, assim como o valor cobrado pela autoescola.

Geralmente, o nervosismo é o maior vilão e pode ser determinante para a reprovação. Mas só quem passa pelo processo entende o quão complicado pode ser.

É preciso lidar com nervosismo, além de relembrar todas as aulas para realizar o processo. Para muitas pessoas, ainda, tirar a carteira de habilitação representa uma gama de oportunidades.

Pode ser um requisito para conseguir uma vaga de emprego, por exemplo. Esse fator, com certeza, contribuirá para o aumento da apreensão.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!

São diversas as dificuldades que podem surgir, mas também há maneiras de se preparar para enfrentá-las e evitar a reprovação.

Neste artigo, selecionei 5 dificuldades recorrentes entre os alunos, que costumam prejudicar a execução da prova e, assim, pretendo lhe ajudar a solucioná-las.

Primeiramente, selecionei algumas dicas relacionadas aos comportamentos e sentimentos. Vamos a elas:

 

Assistir outras provas antes da sua

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Assistir outras provas antes de realizar a própria é um dos fatores que pode aumentar a ansiedade do aluno. As provas não serão iguais, pois cada indivíduo possui uma bagagem diferente.

O instrutor da outra pessoa pode ter sido mais paciente nas aulas ou ter mais aptidão para o ensino do que a pessoa que instruiu você.

Portanto, não faça comparações.

Vá para a prova sem intenção de conferir o desempenho dos outros alunos. Isso também ajudará a diminuir a sua ansiedade, interferindo diretamente na sua execução.

 

Medo de reprovar

dificuldades exame de direcao medo de reprovar
Nervosismo e pensamento negativo podem atrapalhar o exame
Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita

As chances de ter um desempenho negativo são maiores para quem vai realizar a prova pensando em reprovação.

Se você sabe tudo o que precisa ser feito, mas acredita que não conseguirá, a probabilidade de ter um resultado negativo é maior.

O medo é capaz de bloquear nossas ações e poderá ser responsável pela reprovação. O ideal é buscar a tranquilidade e pensar positivo.

Fazer exercícios de relaxamento e respiração pode ser uma forma de buscar a calma. Lembre-se que você só precisa repetir o processo que já foi feito nas aulas práticas.

 

Inventar truques e macetes

Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita

O adequado é seguir os passos que foram aprendidos nas aulas de direção, evitando realizar outros procedimentos para não correr o risco de não conseguir efetuar nem uma coisa nem outra.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece a observação de alguns itens como responsáveis pela avaliação de competência à direção.

É aplicável a todo o território nacional e por ser um parâmetro estabelecido em Lei necessita ser respeitado por todos os departamentos de trânsito.

Para não ser reprovado, o aluno não deve cometer faltas eliminatórias ou exceder o limite de 3 pontos negativos.

Os pontos são equivalentes à natureza das faltas, mais ou menos como funciona o sistema de pontos na carteira.

Portanto, faltas leves contam 1 ponto negativo, as médias contam 2 pontos e as graves contam 3 pontos negativos. Se cometida uma falta eliminatória, como o próprio nome sugere, gera a reprovação.

Vamos conhecer, agora, algumas das dificuldades mais recorrentes na prova de direção e verificar de que forma isso pode ser evitado.

 

1. Esquecer de sinalizar a manobra pretendida

dificuldades exame de direcao esquecer de sinalizar
Não sinalizar é uma falta grave

Por estar tão concentrado na direção, é normal que o aluno esqueça alguns detalhes que são muito importantes.

O examinador não vai relevar o fato de você ter esquecido de dar a seta, pois essa conduta, que parece ser um simples esquecimento, confere riscos ao trânsito.

Sempre que você desacelerar o veículo para mudar de direção, lembre-se que o veículo de trás precisa fazer o mesmo para não colidir com o seu.

Essa é uma falta grave.

 

2. Acionar o freio sem pisar na embreagem antes

Sem acionar o freio anteriormente, pisar na embreagem te fará perder o controle e o veículo poderá até sair da pista. Essa é uma falta média.

 

3. Colocar o veículo na área balizada

dificuldades exame de direcao baliza
A baliza costuma ser a maior preocupação dos futuros condutores

A baliza é o terror da maioria dos condutores.

Não conseguir estacionar adequadamente é falta eliminatória e gera reprovação. Basicamente, a prática levará à perfeição, portanto treine bastante.

Dessa forma, será muito mais fácil saber exatamente o que fazer no momento da avaliação.

 

4. Dirigir na velocidade correta

Embora haja uma velocidade máxima permitida, algumas condições podem solicitar que a velocidade seja reduzida. Portanto, preste atenção aos acontecimentos e nem pense em ultrapassar a velocidade.

 

5. Enfrentar o medo do examinador

É preciso dissipar a ideia de que o examinador da prova é uma pessoa a ser temida.

Ele será apenas o responsável por verificar se você está apto para dirigir.

Não deixe que ele se torne um obstáculo desnecessário.

Obviamente, nem todos serão atenciosos e simpáticos, mas a sua preocupação no momento deve ser apenas de fazer a prova.

 

Conclusão

dificuldades exame de direcao conclusao
Devemos seguir prestando atenção às regras de trânsito mesmo após sermos aprovados

Nunca esqueça de seguir as leis de trânsito a fim de evitar a ocorrência de transtornos e possíveis acidentes.

Preze tanto pela sua segurança quanto pela de outras pessoas.

Lembre-se que algumas infrações podem suspender o seu direito de dirigir por um determinado tempo.

Ter atenção ao volante é um dos principais meios de evitar as imprudências e garantir um trânsito seguro.

Deixe nos comentários como foi a sua experiência na hora do exame. Algum dos fatores citados aconteceu com você?

 

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!