5 Maiores Dificuldades no Exame da Autoescola

dificuldades exame de direcao

Quem nunca ouviu relatos de pessoas que, nas aulas de direção, executam todo o percurso sem problemas e acabam reprovando no teste para comprovar a capacidade de dirigir?

Infelizmente, é muito comum que, por conta de certos fatores, o aluno saia prejudicado mesmo quando sabe exatamente o que precisa fazer.

Vários são esses fatores que podem comprometer o desempenho, fazendo com que os futuros condutores precisem fazer todo o processo de habilitação novamente.

Com isso, além da frustração, o aluno precisará desembolsar, mais uma vez, o valor da taxa dos exames médicos e psicotécnico, assim como o valor cobrado pela autoescola.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Geralmente, o nervosismo é o maior vilão e pode ser determinante para a reprovação. Mas só quem passa pelo processo entende o quão complicado pode ser.

É preciso lidar com nervosismo, além de relembrar todas as aulas para realizar o processo. Para muitas pessoas, ainda, tirar a carteira de habilitação representa uma gama de oportunidades.

Pode ser um requisito para conseguir uma vaga de emprego, por exemplo. Esse fator, com certeza, contribuirá para o aumento da apreensão.

São diversas as dificuldades que podem surgir, mas também há maneiras de se preparar para enfrentá-las e evitar a reprovação.

Neste artigo, selecionei 5 dificuldades recorrentes entre os alunos, que costumam prejudicar a execução da prova e, assim, pretendo lhe ajudar a solucioná-las.

Primeiramente, selecionei algumas dicas relacionadas aos comportamentos e sentimentos. Vamos a elas:

 

Assistir outras provas antes da sua

Assistir outras provas antes de realizar a própria é um dos fatores que pode aumentar a ansiedade do aluno. As provas não serão iguais, pois cada indivíduo possui uma bagagem diferente.

O instrutor da outra pessoa pode ter sido mais paciente nas aulas ou ter mais aptidão para o ensino do que a pessoa que instruiu você.

Portanto, não faça comparações.

Vá para a prova sem intenção de conferir o desempenho dos outros alunos. Isso também ajudará a diminuir a sua ansiedade, interferindo diretamente na sua execução.

 

Medo de reprovar

dificuldades exame de direcao medo de reprovar
Nervosismo e pensamento negativo podem atrapalhar o exame

As chances de ter um desempenho negativo são maiores para quem vai realizar a prova pensando em reprovação.

Se você sabe tudo o que precisa ser feito, mas acredita que não conseguirá, a probabilidade de ter um resultado negativo é maior.

O medo é capaz de bloquear nossas ações e poderá ser responsável pela reprovação. O ideal é buscar a tranquilidade e pensar positivo.

Fazer exercícios de relaxamento e respiração pode ser uma forma de buscar a calma. Lembre-se que você só precisa repetir o processo que já foi feito nas aulas práticas.

 

Inventar truques e macetes

O adequado é seguir os passos que foram aprendidos nas aulas de direção, evitando realizar outros procedimentos para não correr o risco de não conseguir efetuar nem uma coisa nem outra.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece a observação de alguns itens como responsáveis pela avaliação de competência à direção.

É aplicável a todo o território nacional e por ser um parâmetro estabelecido em Lei necessita ser respeitado por todos os departamentos de trânsito.

Recorra sua multa de trânsito

Para não ser reprovado, o aluno não deve cometer faltas eliminatórias ou exceder o limite de 3 pontos negativos.

Os pontos são equivalentes à natureza das faltas, mais ou menos como funciona o sistema de pontos na carteira.

Portanto, faltas leves contam 1 ponto negativo, as médias contam 2 pontos e as graves contam 3 pontos negativos. Se cometida uma falta eliminatória, como o próprio nome sugere, gera a reprovação.

Vamos conhecer, agora, algumas das dificuldades mais recorrentes na prova de direção e verificar de que forma isso pode ser evitado.

 

1. Esquecer de sinalizar a manobra pretendida

dificuldades exame de direcao esquecer de sinalizar
Não sinalizar é uma falta grave

Por estar tão concentrado na direção, é normal que o aluno esqueça alguns detalhes que são muito importantes.

O examinador não vai relevar o fato de você ter esquecido de dar a seta, pois essa conduta, que parece ser um simples esquecimento, confere riscos ao trânsito.

Sempre que você desacelerar o veículo para mudar de direção, lembre-se que o veículo de trás precisa fazer o mesmo para não colidir com o seu.

Essa é uma falta grave.

 

2. Acionar o freio sem pisar na embreagem antes

Sem acionar o freio anteriormente, pisar na embreagem te fará perder o controle e o veículo poderá até sair da pista. Essa é uma falta média.

 

3. Colocar o veículo na área balizada

dificuldades exame de direcao baliza
A baliza costuma ser a maior preocupação dos futuros condutores

A baliza é o terror da maioria dos condutores.

Não conseguir estacionar adequadamente é falta eliminatória e gera reprovação. Basicamente, a prática levará à perfeição, portanto treine bastante.

Dessa forma, será muito mais fácil saber exatamente o que fazer no momento da avaliação.

 

4. Dirigir na velocidade correta

Embora haja uma velocidade máxima permitida, algumas condições podem solicitar que a velocidade seja reduzida. Portanto, preste atenção aos acontecimentos e nem pense em ultrapassar a velocidade.

Recorra sua multa de trânsito

5. Enfrentar o medo do examinador

É preciso dissipar a ideia de que o examinador da prova é uma pessoa a ser temida.

Ele será apenas o responsável por verificar se você está apto para dirigir.

Não deixe que ele se torne um obstáculo desnecessário.

Obviamente, nem todos serão atenciosos e simpáticos, mas a sua preocupação no momento deve ser apenas de fazer a prova.

 

Conclusão

dificuldades exame de direcao conclusao
Devemos seguir prestando atenção às regras de trânsito mesmo após sermos aprovados

Nunca esqueça de seguir as leis de trânsito a fim de evitar a ocorrência de transtornos e possíveis acidentes.

Preze tanto pela sua segurança quanto pela de outras pessoas.

Lembre-se que algumas infrações podem suspender o seu direito de dirigir por um determinado tempo.

Ter atenção ao volante é um dos principais meios de evitar as imprudências e garantir um trânsito seguro.

Deixe nos comentários como foi a sua experiência na hora do exame. Algum dos fatores citados aconteceu com você?

Recorra sua multa de trânsito

 

5 Maiores Dificuldades no Exame da Autoescola
4.9 (97.14%) 35 votes
  • alessandro carvalho

    ola, me chamo alessandro. essa semana fui fazer meu exame de direção, foi o maior vechame pois foi uma sequencia absurda de erros q pr ser sincero eu nao entendi o porque. bom; pelo ao menos ate ligar os fatos. voltando as aulas eu era apenas um babaca com as mãos no volante, trocando de marchas no veiculo. toda vez q eu ia com o pe no frio o instrutor ja estava com o pe no freio e consequentemente na embrenhagem. ele nunca deixava eu fazer isso sozinho e o q é pior, ele estava sempre com a cabeça baixa mexendo no celular (whatssap). eu não estava nervoso no dia do exame, sempre me perguntam isso… sera q sou lesado da cabeça e incapaz de dirijir ou o instrutor q não me orientou da forma correta… então tendo em vista isso q escrevi acima; nao seria obrigação do instrutor me orientar corretamente nas aulas e se ele visse q eu ainda nao estivesse capaz de realizar a prova, deveria ele ter me orientado a pegar mais algums aulas e claro; me deixar dirijir o veiculo e prestar atenção no trabalho dele…