Entenda o Limite de Velocidade e Saiba Como Recorrer em 2021

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velocímetro

Hoje o tema do artigo é uma questão que divide opiniões: limite de velocidade.

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Muitas vezes você já deve ter dirigido por uma via e sentiu que o limite de velocidade era baixo demais.

Pensou: “eu poderia estar andando mais rápido e com segurança” ou algo do tipo: “se o limite de velocidade fosse maior não haveriam tantos engarrafamentos”.

Mas será que isso verdade?

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Será que um limite maior faz o trânsito fluir melhor?

Outra questão chave é a segurança. Para muitos a justificativa dos limites reduzidos de velocidade é a diminuição dos acidentes e mesmo mortes no trânsito.

Em resumo: a questão não é simples. Mas com esse artigo você vai entender os seguintes pontos:

  • limite de velocidade e a política
  • segurança x velocidade
  • OMS recomenda velocidades baixas
  • limite de velocidade no mundo
  • velocidade = tráfego melhor
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Limite de velocidade vira bandeira política

O limite de velocidade não ficou apenas no âmbito do trânsito. A questão foi verdadeiro “cavalo de batalha” dos candidatos a Prefeitura de São Paulo.

O ex-prefeito Fernando Haddad apostou na redução das velocidades máximas visando a redução de acidentes.

Estas medidas geraram polêmica. Alguns motoristas desaprovam os limites mais baixos. Para eles isto atravanca ainda mais o trânsito na capital paulista.

Em compensação ciclistas e pedestres veem com bons olhos as mudanças, que na sua opinião aumentam a segurança no trânsito.

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A questão voltou a cena com a eleição de João Dória que teve como promessa de campanha o aumento dos limites de velocidade.

 

Segurança vs velocidade

paramedicos atendendo acidente

A questão da segurança e da redução de acidentes é uma constante no debate. Mas fica a questão:

Reduzir o limite de velocidade diminui os acidentes?

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O jornal Folha de São Paulo publicou dados interessantes. Passado um ano da redução da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros os acidentes com vítimas fatais diminuíram 52%.

Os dados são do Infosiga SP que realiza coleta de informações de trânsito no Estado de São Paulo para guiar políticas públicas de redução dos acidentes com vítimas.

O sucesso na redução de acidentes fez com que o prefeito eleito João Dória flexibilizasse seu discurso. Ele afirma que aumentará o limite de velocidade, mas acena para a possibilidade de manter a redução nos trechos com maior número de acidentes.

 

OMS recomenda velocidades baixas nas cidades

O escritório regional da Organização Mundial da Saúde OMS no Brasil publicou um relatório que aponta para um aumento de 3% nas mortes relacionadas ao trânsito de 2010 a 2013 na América Latina.

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A razão do aumento?

Os países não fizeram sua parte na implementação de medidas de prevenção. As recomendações apontam para três medidas principais:

– obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e capacetes;

– combater o uso de álcool ao volante;

– reduzir a velocidade máxima para 50 km/h nas vias urbanas.

Segundo o estudo a chance de uma pessoa morrer por atropelamento atingida por carro a menos de 50 km/h é de 20%. Caso o veículo esteja a 80 km/h esse número cresce para 60%.

Com base nesses dados a organização vinculada à ONU recomenda a redução do limite de velocidade.

Limite de velocidade no mundo

Que tal ver como o limite de velocidade é tratado ao redor do globo?

Parece que a tendência global optou pela redução dos limites. Em Londres essa prática chegou no patamar de 32 km/h, em Nova York não passa dos 40 km/h.

É bem verdade que nessas cidades o transporte coletivo é de excelente qualidade, o que faz o uso do automóvel dispensável. No Brasil infelizmente a situação é outra.

Na maioria das vezes o uso do carro para o brasileiro não é uma opção, mas uma necessidade.

De qualquer forma, não custa dar uma olhada em como as grandes cidades estão limitando a velocidade, além das nossas fronteiras.

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limite de velocidade no mundo

 

+ velocidade = melhor tráfego? Será?

A maior parte dos motoristas que reclamaram das reduções do limite de velocidade tem uma só queixa:

A lentidão do tráfego e os engarrafamentos.

Parece lógico, quanto menor o limite de velocidade mais lento o trânsito.

Será?

Um simulador interativo de tráfego está dizendo justamente o contrário.

simulador-limite de velocidade
simulador de limite de velocidade

Acredite! Segundo o simulador com o limite de 50 km/h a velocidade média do trânsito fica em 39 km/h. Já com um limite de 70 km/h a velocidade média cai para 21 km/h.

Qual a explicação?

Um limite de velocidade menor preserva o espaço livre entre os veículos. Com o aumento do limite esse espaço diminui e se formam engarrafamentos.

Ficou na dúvida?

Faça seu próprio teste!

Clique aqui e faça sua própria simulação de tráfego. Basta definir o limite de velocidade e ver como os carros se comportam.

 

Conclusão

Aumente ou diminua o limite de velocidade, uma coisa é certa. A fiscalização está cada vez mais rigorosa. Seja através de câmeras, radares ou agentes de trânsito.

Consulte qualquer veículo pela placa.
Consulte qualquer veículo pela placa.

Isto provoca não só uma aumento na quantidade das multas, mas também a aplicação de multas indevidas.

Cada vez mais falhas e infrações indevidas são aplicadas. Caso exemplar foi o de um motorista de Araraquara/SP que foi “flagrado” a 72 km/h, sendo que o limite para o local era de 50 km/h.

Ah só um detalhe… a foto do próprio radar mostra o carro estacionado e o motorista descarregando uma caixa.

É os radares são máquinas, mas também cometem erros.

Neste contexto é fundamental que você conheça as leis de trânsito e saiba se defender de autuações indevidas.

Você já levou uma multa de excesso de velocidade?

Esse é um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9784/99.

Então, você é a favor ou contra os aumentos do limite de velocidade?

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Referências:

  1. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,haddad-vai-reduzir-para-50-kmh-velocidade-em-todas-as-ruas-ate-dezembro,1741442
  2. http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,doria-promete-revogar-velocidade-nas-marginais-na-segunda-semana-de-gestao,10000079812
  3. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/10/1822120-acidentes-fatais-caem-52-nas-marginais-tiete-e-pinheiros-em-sp.shtml
  4. http://www.infosiga.sp.gov.br/
  5. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/10/1822199-doria-reafirma-aumento-de-velocidade-nas-marginais-tiete-e-pinheiros.shtml
  6. https://nacoesunidas.org/oms-sugere-limite-de-velocidade-de-50-kmh-em-vias-urbanas/
  7. http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/28565/9789275319123-spa.pdf?sequence=5&isAllowed=y
  8. http://eleicoes.uol.com.br/2016/noticias/2016/09/26/40-kmh-32-kmh-onde-no-mundo-a-velocidade-baixou-e-qual-o-atual-limite.htm
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