Simulado DETRAN SP: Quais Temas Caem na Prova Teórica do DETRAN?

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.

Vai fazer a prova teórica da primeira habilitação em São Paulo? O simulado DETRAN SP pode ajudá-lo a ser aprovado.

Quem deseja dirigir veículos automotores no Brasil precisa ser devidamente autorizado para desempenhar essa atividade.

Você já deve estar mais do que acostumado a saber que, para isso, é preciso passar pela autoescola, onde são aplicados aulas e exames, a fim de conceder, após a aprovação, o documento de habilitação.

Muitas pessoas encontram dificuldade para aprovar no exame prático ao final do processo, devido a vários fatores, como o nervosismo, por exemplo.

Porém, alguns candidatos esbarram em alguns obstáculos antes disso, ainda na fase de aulas e exame teóricos.

Para dirigir em São Paulo, principalmente na capital, é preciso estar preparado, pois o trânsito nas cidades do estado costuma ser intenso e exige muita habilidade dos condutores.

Por essa razão, é fundamental aproveitar a fase da autoescola para adquirir o máximo de conhecimento possível para, depois disso, adotar uma conduta consciente ao assumir o volante.

Sendo assim, o que você acha de começar a se preparar para o exame teórico do DETRAN SP agora mesmo?

Neste artigo, trago um simulado da prova teórica preparado especialmente para você que pretende dirigir pelo estado de São Paulo.

Além disso, você encontrará os seguintes temas ao longo de sua leitura:

  • como funciona o processo de habilitação em São Paulo;
  • quais conteúdos são cobrados no exame teórico;
  • novas regras para primeira habilitação a partir de setembro;
  • acompanhamento do processo de habilitação pela internet; e
  • como recorrer de multas em São Paulo.

Ficou interessado em saber tudo sobre como tirar a carteira em São Paulo?

Leia este artigo até o final e não deixe de testar seus conhecimentos no simulado DETRAN SP.

Boa leitura!

 

Como Funciona o Processo de Primeira Habilitação em São Paulo?

Para tirar a primeira habilitação em SP, é preciso passar por algumas etapas. Veja quais são.

Você já deve ter ouvido falar que as regras para a obtenção da carteira de motorista vão mudar a partir do mês de setembro de 2019.

Ainda vou falar melhor sobre o assunto mais adiante, neste artigo, mas quero explicar como funciona esse processo atualmente.

O processo de primeira habilitação é necessário a quem não possui autorização para dirigir e deseja obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias A, B, AB e ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

A CNH de categoria A permite que o condutor pilote motocicletas e veículos similares. Já a categoria B autoriza que automóveis e veículos semelhantes sejam conduzidos.

Enquanto isso, quem possui CNH de categoria AB pode dirigir todos os veículos autorizados a quem possui as categorias anteriores em seu documento de habilitação.

Sobre a ACC, cabe comentar que o documento concede autorização para a condução apenas de ciclomotores, isto é, veículos de até 50 cilindradas e que atingem velocidade de, no máximo, 50 km/h.

Quem passar pelo processo de primeira habilitação e cumprir todas as etapas com êxito receberá a tão aguardada autorização para dirigir.

No entanto, o documento que é entregue ao candidato aprovado é a PPD (Permissão para Dirigir), o qual tem validade de 12 meses, durante os quais o novo condutor não pode cometer nenhuma infração grave ou gravíssima, nem mais de uma infração média.

Tendo cumprido esse requisito, ao final dos 12 primeiros meses de posse da PPD, é possível solicitar a troca do documento pela CNH definitiva, mediante pagamento de taxa.

Para dar início ao processo de habilitação em São Paulo, é necessário acessar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), agendar o atendimento e imprimir o protocolo de agendamento.

Após isso, compareça ao DETRAN e apresente o protocolo, junto com original e cópia do seu RG, CPF e comprovante de residência. Nesse momento, é comprovada a alfabetização do candidato.

A etapa seguinte é a de exames médicos. Para isso, é preciso procurar profissionais credenciados pelo Departamento e se submeter aos exames físico e psicológico.

Quando aprovado nesses exames, o próximo passo é procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua preferência e agendar as aulas do curso teórico-técnico, composto por 45 horas-aula.

O curso aborda questões sobre legislação, direção defensiva, mecânica, primeiros socorros e meio ambiente.

Após comparecer a todas as aulas do curso teórico, é preciso marcar a data de realização da prova teórica.

Se seu processo for feito na capital, será necessário comparecer à unidade do DETRAN e apresentar o comprovante de conclusão de curso e de pagamento.

Já nas cidades do interior, a própria autoescola marcará o seu exame. No dia da prova, é preciso comparecer ao local indicado no horário marcado, portando seu documento de identificação com foto.

A etapa seguinte consiste na realização das aulas práticas de direção. A quantidade de horas-aula do curso prático passou por recente atualização, sobre a qual falarei mais adiante.

No curso prático, você aprenderá noções básicas de direção, de modo a entender o funcionamento do veículo, treinando a condução e o estacionamento do automóvel.

Feito isso, chega a etapa de realização da prova prática. Nesse momento, você demonstrará ao avaliador que é capaz de colocar em ação os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

É muito importante manter a calma para não deixar o nervosismo atrapalhar. Caso não seja possível ser aprovado, você poderá agendar outras datas para o exame após 15 dias, mediante pagamento de taxa.

A emissão do documento ocorrerá assim que você concluir o processo de habilitação, tendo sido aprovado em todas as etapas.

Para retirar sua Permissão para Dirigir (PPD), você terá que se dirigir até uma unidade do DETRAN ou autoescola, caso essa possibilidade esteja prevista no contrato.

A seguir, vou focar nos conteúdos abordados na prova teórica do DETRAN. Para saber o que é importante estudar para passar no exame, leia o próximo tópico.

Entenda os conteúdos abordados no exame teórico do DETRAN

Nesta seção do artigo, quero comentar com você um pouco sobre cada área abordada na prova teórica que você irá fazer.

No tópico anterior, mencionei os conteúdos do curso teórico, os quais são os mesmos a serem cobrados no exame.

A parte mais longa do curso teórico-técnico é a de legislação de trânsito, a qual soma 18 horas.

Nesse momento, o candidato estuda o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), suas obrigações enquanto motorista, infrações e penalidades.

16 horas-aula são destinadas à direção defensiva. São abordados assuntos referentes ao comportamento adequado dos condutores e condutas que podem causar acidentes. A Lei Seca costuma ser comentada nessa fase do curso teórico.

No que diz respeito aos primeiros socorros, são abordados assuntos como situações de emergência. A essa parte, são destinadas 4 horas.

Mais 4 horas-aula são destinadas ao estudo sobre meio ambiente. Os futuros condutores estudam temas ligados à cidadania e aos cuidados com o ambiente, como as consequências da poluição.

Os candidatos têm a oportunidade de estudar noções básicas de mecânica. Para isso, são reservadas 3 horas, nas quais se estuda o funcionamento dos veículos e seus equipamentos.

Como você já sabe, o futuro condutor precisa passar pelo exame teórico-técnico ao final do curso, realizando prova composta por 30 questões de múltipla escolha.

O funcionamento do curso teórico ainda se mantém o mesmo, apesar das recentes alterações feitas em lei.

Uma nova resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) trouxe algumas novidades em relação à obtenção do direito de dirigir.

E é sobre isso que falo na próxima seção. Por isso, siga a leitura.

Novas Regras Para a Primeira Habilitação Começam a Valer em Setembro

Veja o que muda no processo de habilitação em setembro de 2019

 

Se você pretende começar a dirigir ainda em 2019, saiba que algumas novas regras estão saindo do forno neste momento.

Isso porque o CONTRAN lançou, em 13 de junho deste ano, a Resolução nº 778/19, a qual altera as normas para a primeira habilitação ou adição de categoria à CNH.

A resolução em questão propõe alterações no que diz respeito às aulas em simulador de direção, aula prática noturna e carga horária de aulas para a obtenção da ACC e da CNH.

A seguir, você confere quais são as mudanças feitas pelo CONTRAN.

Aulas noturnas

 

Em relação às aulas ocorridas no turno da noite, a nova resolução determina que basta 1 hora-aula para a obtenção do direito de dirigir nas categorias ACC, A e B.

Até então, antes da publicação dessa resolução, a carga horária de aulas noturnas variava entre 3 e 5 horas-aula.

Simuladores tornam-se opcionais

 

O uso dos simuladores de direção sempre causou polêmicas, pois divide opiniões entre quem acredita ser uma etapa necessária e quem o considera desnecessário.

Para o alívio de quem não gostaria de passar pelas aulas em simuladores, essa etapa passa a ser opcional.

Assim, o candidato à categoria B de CNH poderá escolher se deseja fazer as aulas. Caso deseje, ele poderá destinar até 5 horas-aula, do total de aulas práticas, para o simulador.

Com isso, o interessado deverá informar-se sobre a disponibilidade de simuladores no CFC (Centro de Formação de Condutores) em que estiver fazendo as aulas.

Além disso, será obrigatório que essas aulas sejam realizadas antes das aulas práticas nas vias.

Aulas práticas reduzidas

 

Outra alteração trazida pela nova resolução é quanto ao tempo de aulas práticas para a obtenção do direito de dirigir.

Em relação à obtenção ou adição da categoria A, nada mudou. Com isso, mantêm-se a carga horária de 20 e 15 horas-aula respectivamente.

Já no que se refere à obtenção ou adição da categoria B, os tempos foram reduzidos, passando de 25 para 20 horas-aula para a obtenção, e de 20 para 15 horas-aula no caso de adição da categoria B.

A mudança mais significativa, no entanto, ocorre em relação à obtenção da ACC, pois, de 20 horas-aula obrigatórias até então, passam a ser exigidas apenas 5 horas-aula.

Além disso, outra alteração feita no caso da ACC é a dispensa de aulas teóricas e práticas durante 12 meses a partir da entrada em vigor dessa resolução.

Assim, os interessados em obter direito de dirigir na categoria ACC terão um ano para prestar somente as provas teórica e prática.

Como é possível perceber, apesar das mudanças estabelecidas, o exame teórico permanece intacto.

Por isso, preparar-se para a prova segue sendo algo importante.

Então, veja por que fazer o simulado DETRAN SP na próxima seção deste artigo.

 

Por Que Fazer o Simulado DETRAN SP?

O exame teórico-técnico não é difícil, mas isso não significa que exista a garantia de não reprovar. Isso porque é muito importante se preparar para realizar a prova.

Durante o processo de primeira habilitação, o candidato paga diversas taxas para seguir adiante.

Caso seja necessário refazer algum exame, o candidato precisa pagar novamente a taxa referente à etapa a ser repetida.

Além disso, um novo exame teórico somente poderá ser reagendado após 15 dias da realização da prova.

Isso implica em mais tempo para o andamento do processo. É indispensável prestar atenção ao tempo de permanência do curso de primeira habilitação, pois o RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) tem prazo de duração.

Com isso, o candidato que permanecer 12 meses no processo e não conseguir concluí-lo terá seu registro encerrado, tendo que iniciar um novo procedimento outra vez.

Pensando nisso, acredito que seja possível perceber a importância da preparação em cada etapa, para evitar o prolongamento do tempo de duração do curso.

Assim, na seção seguinte, você encontra um simulado para ajudá-lo a passar na prova teórica do DETRAN SP. Confira!

 

Simulado DETRAN SP

Você está preparado para o Simulado DETRAN SP?

Estou ciente de que muitos leitores do site Doutor Multas procuram os conteúdos que disponibilizo aqui em busca de informações sobre primeira habilitação.

Sendo assim, decidi disponibilizar o simulado DETRAN SP neste artigo. Selecionei 30 questões sobre as áreas abordadas no teste oficial.

Você terá 40 minutos para responder às questões e, assim como no exame do DETRAN, é necessário acertar 21 para ser considerado aprovado (a).

Então, clique em “Iniciar o questionário” e veja como estão os seus conhecimentos.

Boa sorte!

E aí, como você se saiu? Espero que tenha acertado todas as questões!

Se você passou no teste, parabéns! Agora, é fazer a prova oficial e passar para as próximas etapas.

Porém, se você não foi tão bem assim no simulado, não desanime! Continue estudando, pois você ainda tem chance de passar.

Você quer saber como acompanhar o processo de habilitação pela internet?

É simples, e eu digo como fazer isso na próxima seção deste artigo.

 

Como Acompanhar o Processo de Habilitação na Internet?

O site do DETRAN SP oferece uma série de serviços que podem ser feitos online, sem que você tenha que sair de casa.

Você sabia que é possível acompanhar seu processo de primeira habilitação em São Paulo pela internet?

Essa é uma funcionalidade muito legal que está a sua disposição para que você fique por dentro da situação do seu processo onde e quando quiser.

Para isso, acesse o site do DETRAN SP e clique no local indicado na imagem seguinte.

Print feito do site do DETRAN SP

O site irá direcioná-lo para outra página, na qual você deverá clicar em “Primeira habilitação e ACC”, bem como mostra a imagem abaixo.

Print feito do site do DETRAN SP

Repare que você terá acesso a informações sobre todas as etapas do processo, inclusive sobre o resultado da prova teórica.

Você pode observar que uma das opções disponibilizadas nessa página é a de realizar o simulado online direto no site do Departamento.

Por isso, aproveite e faça os dois testes, o do Doutor Multas e o do DETRAN SP. Preparação nunca é demais.

Outra funcionalidade que você pode encontrar no site do DETRAN SP é o acompanhamento de multas e do processo de recurso administrativo contra penalidades recebidas no trânsito.

Por sinal, você sabe como recorrer de multas?

A seguir, você vai entender como isso funciona.

 

Recurso de Multas em São Paulo

Veja como recorrer de multas no estado de São Paulo

O recurso de multas é composto por três etapas, as quais lhe conferem a oportunidade de resolver a situação da melhor forma possível. São elas: a Defesa Prévia, o recurso à JARI (primeira instância) e ao CETRAN, CONTRAN, CONTRANDIFE ou Colegiado especial da JARI (segunda instância).

Se você identificar algum erro ou inconsistência no Auto de Infração, é possível contestar na fase de Defesa Prévia, dentro do prazo estipulado na notificação recebida.

Caso sua defesa não seja aprovada, você poderá recorrer à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração). Para isso, seu prazo também será indicado na notificação de penalidade.

Se seu recurso for indeferido, será possível interpor recurso em segunda instância. Dessa vez, o prazo começa a contar a partir da divulgação do resultado da fase anterior, e deverá ser o mesmo dado para recorrer em primeira instância.

Vale lembrar que, antes de recorrer, ainda é possível indicar o real infrator, caso não tenha sido você o responsável pelo cometimento da infração.

Por meio do site do DETRAN SP, você pode recorrer online. Essa é mais uma das funcionalidades oferecidas na página do Departamento.

 

Conclusão

Você está pronto para passar pela prova oficial do DETRAN SP?

Neste artigo, você teve a oportunidade de testar seus conhecimentos no simulado DETRAN SP.

Se você chegou ao final da leitura sem ter feito o teste, não deixe de rolar essa página para cima e responder ao questionário.

Não se esqueça de que nada é melhor do que ir fazer a prova oficial dominando os assuntos presentes no exame.

Você pôde saber um pouco mais sobre o processo de primeira habilitação em São Paulo, bem como conhecer as novas regras para o processo de habilitação e como acompanhá-lo no site do DETRAN.

Agora, é cumprir todas as etapas para conseguir sua PPD.

Mas não se esqueça: a PPD só poderá ser trocada pela CNH definitiva depois dos 12 primeiros meses em que estiver habilitado.

Por isso, procure manter uma boa postura no trânsito para não perder sua habilitação durante esse período e, também, após realizar a substituição do documento provisório pelo definitivo.

Respeitar as regras do Código de Trânsito é a forma correta de evitar multas, pontos na CNH e, ainda, é uma ótima maneira de facilitar sua convivência com as demais pessoas no trânsito.

Caso você tenha sido multado em São Paulo e deseje recorrer para evitar problemas com sua CNH, saiba que pode contar comigo e minha equipe de especialistas em Direito de Trânsito.

Podemos ajudar você, assim como já ajudamos mais de 5.200 condutores de todo o Brasil. A análise do seu caso é gratuita.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e eu farei questão de responder.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos que estão passando pelo processo de primeira habilitação o simulado DETRAN SP.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.