Como recorrer e cancelar multas de Trânsito (em apenas 3 Passos!)

Quer saber o passo a passo para recorrer Multas de Trânsito? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!
Guia Completo das Multas de Trânsito

As multas de trânsito, tem causado muitas dores de cabeça aos motoristas e agora além dos radares, as câmeras das ruas também podem multar.

O sistema do Detran tem apresentado diversos problemas, com isso tem feito diversos erros gritantes que podemos abordar nos recursos.

Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

Tanto as multas quanto os processos de suspensão, devem ficar suspensos enquanto o recurso estiver em andamento.

O que muitas pessoas tem nos perguntado em relação a processos de suspensão é que passado o prazo para interpor a defesa, teriam que entregar a carteira imediatamente.

E isto  não é verdade, é possível recorrer para as instâncias superiores e enquanto isso pode-se continuar dirigindo.

Neste Artigo vamos Abordar:

  • Recursos de Multas de Trânsito
  • Como recorrer de multas de trânsito [Passo a Passo]
  • É possível ganhar?
  • E se eu não tiver razão e recorrer?
  • Eu já paguei a multa, posso recorrer? Até quando?

E mais, você também vai saber:

  • Eu posso sofrer alguma penalidade por recorrer?
  • Posso recorrer de mais de uma multa?
  • Qual o prazo para recurso das multas de trânsito?
  • Quem pode recorrer?
  • Detran penaliza carro errado e terá que pagar indenização

 

O que são Multas de Trânsito

Multas de Trânsito

As multas de trânsito são penalidades impostas aos motoristas que violam alguma das disposições do Código de Trânsito Brasileiro ou alguma legislação complementar.

As penalidades são individualizadas para cada tipo de infração e consistem em:

Pena de multa: É a pena em dinheiro que o condutor tem que pagar por ter cometido uma infração. É presente em todas as infrações.

– Pontos na habilitação: Assim como todas as infrações tem a previsão de multa, também é imposto ao motorista pontos na habilitação, calculados conforme a gravidade da infração (para saber o número de pontos acesse a tabela aqui!). O motorista terá sua carteira suspensa caso acumule 21 pontos ou mais no período de 12 meses.

– Suspensão do direito de dirigir: Algumas infrações mais graves preveem a pena de suspensão do direito de dirigir diretamente, sem que o motorista precise acumular outros pontos na habilitação. Nesses casos, além da multa, há um processo administrativo próprio para apurar a suspensão do direito.

 

Recursos de Multas de Trânsito

Recorrer de multas e não perder a CNH

O recurso das multas de trânsito é um DIREITO de todos os condutores! Ele está assegurado no Código de Trânsito e também na nossa Constituição Federal! Não há nada que impeça o motorista de recorrer e ele nunca poderá ter nenhum prejuízo por se defender! Para fazer a defesa de auto de infração são apenas 3 passos, nós podemos te ajudar.

O recurso é a oportunidade para provar as irregularidades da multa aplicada. É ter a garantia de defender um direito de Cidadão.

Por exemplo, uma multa que a maioria das pessoas acredita que é possível cancelar, por excesso de velocidade do DNIT, é possível sim. Pois na verdade o DNIT não tem competência para multar por excesso de velocidade em BRs.

Para recorrer não é necessário pagar a multa! O pagamento poderá ser suspenso pelo recurso.

Também não há problema em recorrer caso decida pagar a multa, aproveitando o desconto oferecido para o pagamento antecipado. Neste caso, ganhando o recurso o condutor pode reaver o dinheiro da multa ao final do processo.

O recurso, imediatamente após apresentado, tem como efeito a suspensão dos pontos na habilitação. O recurso pode ser muito importante para manter sua habilitação.

O recurso é a possibilidade que temos de nos defender de uma infração. A multa é uma penalidade e, por lei, todos têm direito de se defender de forma ampla para evitar injustiças. Saiba como funciona a defesa de auto de infração e tenha seus direitos garantidos.

Os recursos são feitos opondo uma infração quando o Condutor for notificado. Nessa notificação sempre há indicação do tempo em que pode ser apresentada a defesa.

Nos recursos são utilizados argumentos de fato e de direito! Isso significa que usamos informações específicas sobre o que ocorreu na situação que gerou a infração e argumentos legais, baseados nas normas que regulam esses processos, especialmente princípios constitucionais e disposições do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Como recorrer de multas de trânsito [Passo a Passo]

Como Recorrer Multas de Trânsito

Existem três oportunidades que você deve se defender de uma multa. Caso sua defesa seja aceita em qualquer uma das fases o Auto de Infração será arquivado e a multa anulada. Vejamos:

 

1º Passo.

Defesa – Nesse primeiro momento ainda não há a aplicação da multa. Aqui é a oportunidade para apresentar argumentos, principalmente irregularidades da infração, como erros no auto de infração, na identificação do condutor e prescrição. A defesa de auto de infração é muito importante.

 

2º Passo.

Recurso – Caso não seja deferida a Defesa, ou caso não tenha sido oferecida, poderá apresentar Recurso a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações). O prazo para interpor o recurso é o mesmo que para o pagamento da multa, mas é importante lembrar que não é obrigado pagar a multa para recorrer. Nessa fase os argumentos de defesa serão todos oferecidos, especialmente alguma invalidade ou descabimento da infração.

 

3º Passo.

Recurso 2ª Instância – Após recurso para a JARI, caso não seja deferido, caberá novo Recurso, agora para o CETRAN ou CONTRAN (dependendo da infração). Aqui será o melhor momento para enfrentar questões de direito, especialmente nulidades e prescrição da infração.

É possível ganhar?

SIM, dá para ganhar. São inúmeros os motivos que garantem a quem recorre boas possibilidades de ver seu recurso procedente. Temos já muitos exemplos de recursos deferidos, seja por motivos de fato ou de direito, se tiver dúvidas entre em contato conosco.

O que pode ocorrer é a necessidade de enfrentar todos os graus de recursos para, ao fim, ver seu direito garantido. Nosso maior grau de sucesso é no último recurso, por isto é muito importante ir até o fim.

E se eu não tiver razão e recorrer?

Mesmo quando um Condutor cometer uma infração de trânsito não significa que ele deva ser multado. Por primeiro, destacamos a ordem do CTB que diz que o objetivo da lei é primeiro educativo e não repressivo, ou seja, a multa em pontos e dinheiro deve ser a última opção.

Importante também o fato que o Estado, para aplicar alguma punição, deve cumprir procedimentos legais, o que muitas vezes não acontece.

Assim, mesmo que tenha ocorrido a infração, o Recurso pode ser bem sucedido por inúmeros motivos, como por exemplo a prescrição ou a violação de alguma regra legal.

Eu já paguei a multa, posso recorrer? Até quando?

As multas tem um processo claro sobre as oportunidades de recursos. De forma objetiva, primeiro é possibilitada uma defesa de uma notificação de autuação. Caso não se ofereça defesa ou essa defesa seja indeferida, haverá uma notificação de penalidade, já com cobrança da multa. Nessa notificação estará o prazo para o recurso.

O pagamento da multa NÃO IMPEDE o recurso! Você pode pagar a multa e oferecer o recurso dentro do prazo ou recorrer sem pagar e, caso os recursos sejam indeferidos, pagar a multa ao final do processo.

Da mesma forma que a multa com fotografia, o fato de ser multado em uma blitz não impede o recurso e nem diminui as chances de sucesso. O fato de assinar a multa também não impede o recurso.

Quer saber como recorrer e não ter pontos na carteira? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Eu posso sofrer alguma penalidade por recorrer?

O recurso é um direito do motorista! É a oportunidade que temos para nos defender e isso pode ser feito em qualquer condição.

Não há nenhuma possibilidade de haver alguma penalização por recorrer, pois é o exercício de um direito. A defesa de um direito é um ato de cidadania, inclusive louvado e incentivado por muitos juristas.

 

Posso recorrer de mais de uma multa?

Não há limite para recursos de multas, nem há qualquer tipo de penalidade para quem recorrer de diversas multas.

Importante destacar que para recorrer de mais uma infração, os recursos devem ser elaborados e entregues de forma separada. No caso de entrega via Correios, deverão ser enviados cada recurso em um envelope.

Se você tem mais de uma multa nos solicite por e-mail, que faremos tudo para que você não tenha que se preocupar com multas ou pontos na carteira de motorista.

 

Já passou o prazo de correr da notificação, ainda posso recorrer?

A primeira oportunidade para apresentar defesa é a partir do recebimento da notificação de autuação, ou quando houver abordagem e o condutor for notificado do seu prazo de recurso.

Se você não fez sua a defesa e recebeu na sua casa o boleto de pagamento da multa, é possível entrar com o 1º recurso. Você não precisa pagar essa multa, pode recorrer! Se pagar ainda é possível recorrer também.

 

Para onde vai o dinheiro das multas?

Estradas Esburacas

Essa é uma pergunta frequente e com uma resposta que deveria ser simples. Está explicito no CTB, no artigo 320 o seguinte:

Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Parágrafo único. O percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.

Portanto, não deveria haver dúvidas sobre o destino do dinheiro arrecado.

Entretanto alguns Estados possuem regras próprias mais restritivas sobre o fim do dinheiro e, em muitas vezes, o dinheiro acaba tendo aplicação diferente da que a lei impõe.

 

Qual o prazo para recurso das multas de trânsito?

O prazo para recurso das multas de transito estará presente na notificação, de forma expressa. Alguns são calculados a partir do dia do recebimento da notificação, por isso é importante fazer essa anotação. Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para localizar o prazo entre em contato conosco. Nós podemos verificar para você gratuitamente.

Os recursos serão julgados pelo Órgão público responsável e então haverá uma decisão, que pode ser pela procedência total ou parcial e a improcedência. Essa decisão depende de uma série de fatores, como os argumentos utilizados, o julgador do recurso, a infração imputada.

Em caso de indeferimento após o julgamento de todos os graus de recurso, será aplicada a penalidade da infração, que deixou de ser aplicada ao início do processo. Vale lembrar que o máximo que pode ocorrer caso percamos o recurso é a imposição do valor e dos pontos originais da multa.

Como o nosso objetivo é fazer com que você não tenha os pontos na carteira, faremos o possível para que seu recurso seja positivo. Se não o for, na sua próxima multa, faremos o serviço gratuitamente, independente do valor da multa. Estamos sempre estudando e nos atualizando para que os recursos tenham sucesso.

 

Qual o máximo de pontos que se pode ter na carteira?

Riscos de Perder a CNH

O máximo de pontos permitidos pelo CTB é de 19. Ou seja, com 20 a carteira de habilitação será suspensa. Para motoristas profissionais o máximo de pontos agora permitidos é de 14 Pontos.

Vale sempre lembrar que os pontos tem validade de 12 meses. Também destacamos que caso recorra da multa, os pontos somente valerão após julgamento do último recurso e caso esse seja indeferido.

Isso significa que caso um Condutor tenha 19 pontos (o limite) e receber uma multa, se ele oferecer recurso os pontos não serão anotados na carteira naquele momento, permitindo muitas vezes que os pontos que já estão na carteira prescrevam pois, muitas vezes, todos os graus de recurso levam mais de 12 meses para julgamento.

 

A indicação de condutor

Quando receber a primeira notificação, nas infrações em que não houver abordagem, haverá a possibilidade de indicar um condutor que teria cometido aquela infração.

Mesmo que se indique um condutor, ainda são garantidas todas as fases de recurso. Nesse caso, a indicação é apenas de quem era o condutor naquele momento, não se está assumindo culpa de infração e existem inúmeras razões para que essa multa não possa ser aplicada.

 

Quem pode recorrer?

Tem legitimidade para apresentar o recurso aquele for notificado da infração ou aquele que for apresentado como condutor, se esse for o caso. Esse recurso pode ser oferecido diretamente pelo infracionado ou por seu representante através de procuração.

Detran penaliza carro errado e terá que pagar indenização

O Detran de Goiás foi condenado a indenizar o condutor Pedro Honório Leão Neto em R$5 mil, por danos morais, e em R$1.408,00 por danos materiais, após aplicar multa ao veículo errado.

 

A decisão, tomada pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás que, por unanimidade, seguiu o voto do relator, negando agravo regimental interposto pelo Detran, a fim de manter a sentença do juiz da Vara das Fazendas Públicas, Registros Públicos e Ambiental de Rio Verde.

 

Pedro, que mora em Rio Verde, teve seu carro, um Fiat Uno Mille Fire, autuado pelo Detran por dirigir embriagado. No entanto, de acordo com o auto de infração, o veículo que deveria ter recebido a multa era um Fiat Punto ELX, registrado com a mesma placa do carro de Pedro Honório.

 

O Detran alega que não houve irregularidade e que cumpriu as disposições legais pertinentes, oportunizando a Pedro o contraditório e a ampla defesa, pois encaminhou as Notificações da
Autuação e da Aplicação da Penalidade.

 

Disse ainda que o erro no cadastramento da placa do veículo não implicaria em indenização por danos morais e materiais e que o valor estipulado para danos morais, de R$ 5 mil, extrapola os limites da proporcionalidade e razoabilidade.

 

Na decisão monocrática, o relator observou que, foi constatada, de fato, a falha na prestação do serviço por parte do Detran, devido ao erro no auto de infração sobre o veículo de Pedro e o real condutor autuado, ocasionando constrangimento, transtornos e prejuízo patrimonial material.

 

Em relação ao valor arbitrado por danos morais, disse que a quantia se amolda aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, mantendo-a inalterada.

 

Conclusão

Recorrer de Multas e defender os direitos

O recurso é a oportunidade de todos os cidadãos de garantir seu direito e apresentar sua defesa.

Muitas vezes as multas de trânsito são absolutamente injustas e é através da defesa ou do recurso que pode se reverter essas multas.

Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

Mesmo quando a infração de fato tiver ocorrido é importante oferecer o recurso porque existem procedimentos que devem ser observados no processo administrativo e que podem garantir a anulação de uma multa.

Outra razão importante para recorrer é que a penalidade, caso não se ganhe o recurso, só será imposta após o julgamento de todos os graus de defesa, adiando portanto o pagamento e a imposição dos pontos.

Erros nas multas, ou até mesmo o não cumprimento da forma correta de julgar, nos dão grandes chances de ganhar os recursos.

Compartilhe e ajude seus amigos a saberem tudo sobre multas de trânsito.

Ficou alguma dúvida? Pergunte abaixo, estou aqui para lhe ajudar a recorrer de multas de trânsito.

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Claudia Haddad

    Recebi a notificação, dentro do prazo de 1 mês, de uma infração ocorrida em 2012. Somente agora, em 2015, que recebi a cobrança. Isso é legal?

  • Cláudia, é possível sim cancelar esta infração. É importante recorrer, o Detran tem 5 anos para cobrar, mas tem um prazo para notificar a pessoa. Neste seu caso, acredito que são grandes as chances de não pagar a multa e não er os pontos na carteira. Abraço

  • Andre Rodrigo

    Recebi a notificação para Defesa dentro do mês que o Detran esta de greve, a data para vencimento da defesa passou e não consegui entrar com a defesa, por causa greve. chegou a carta com boleto para pagamento e recurso no JARI, como proceder si não tive direito a defesa previa? tem algum artigo que aborda isso, que eu possa implementar junto ao recurso no jari.?

  • Recebi um aviso de multa, auferida por Sistema automático não metrologico de fiscalização, por deixar de usar cinto de segurança, porem não veio foto. Como que um sistema automático detecta um veículo em movimento com o condutor sem cinto, e não há nenhuma foto ou comprovante que prove que estava sem cinto.

  • [email protected]

    fui parado numa blits e fui multado por minha CNH ser da Argentina essa multa esta correta? Obs. não esta vencida.

  • [email protected]

    posso recorrer dessa multa?

  • Sr. Andre Rodrigo, neste caso você poderia ter enviado por correio, ai teria o comprovante de ter entrado com o recurso. É possível recorrer para a JARI, você não terá problemas para entrar com o novo recurso, é possível colocar o fato da defesa prévia, mas acredito que para o recurso, não fará muita diferença. Fará diferença, se chegou a carta com a notificação de autuação com mais de 30 dias depois do dia da infração. Qualquer dúvida estou aqui a sua disposição. Abraço

  • Sr. Juarez, você não pode ser multado por isto, tem um seguro obrigatório para ser pago, este pode gerar uma multa. Mas é possível recorrer sim. Estou aqui para te ajudar, pode contar comigo! Abraço

  • Sr. Juarez Silva, pode recorrer sim, se quiseres me envie a foto da sua multa que vou analisar aqui para você, com isso, poderei te dar um parecer mais preciso. Abraço

  • Davi Estrela

    Pessoal Eu Tenho Uma Moto, Ela Ta No Meu Nome e Minha Habilitação Ainda é Provisora, Eu Emprestei Ela a Um Amigo Meu Ele Tem Habilitação Permanente, Ele Tomou Uma Multa Media, Sera Que Eu Posso Passa a Multa Pra Ele ? Eu Corro Risco De Perde Minha CNH ? O Que Tenho Que Fazer Pra Me Livra Dessa Multa ?

  • Renato Gonçalves

    Boa tarde Gustavo.

    Recebi uma multa de rodizio em um horário que é permitido transitar com o veículo.

    A multa é nesta data – 20/01/2016 11:48:00 5A2794423 Município Conveniado SAO PAULO.
    Gostaria de não somente recorrer a multa mais processar o estado, por damos morais, pois vou perder tempo de trabalho para resolver isso, além de honorários com advogados, é possível?

  • Sr. Davi, você pode indicar o seu amigo que foi o real condutor durante a infração. É preciso preencher devidamente o campo de indicação de condutor no campo da multa, é preciso que os dois assinem e juntem toda a documentação necessária. Se tiveres mais dúvida estou aqui para te ajudar. Abraço

  • Boa tarde Sr. Renato, é possível recorrer desta multa sim e entrar com uma ação judicial. Aqui posso te ajudar apenas com a multa administrativa, este é um erro claro, se entrar judicialmente acredito que tenha ótimas chances, mas para avaliar o processo judicial será preciso conversar com um advogado da sua confiança para ver honorários e analisar se compensa entrar judicialmente. Administrativamente tens ótimas chances de sucesso, se precisar de ajuda estou aqui a sua disposição. Abraço

  • Renato Gonçalves

    Quais são os primeiros passos?
    O prazo para recorrer já expirou, pois não tinha conhecimento dessa multa, tomei conhecimento quando acessei o site do Detran para consultar como estava minha pontuação. Costumo fazer isso de vez em quando para ficar atendo nas multas…

  • Sr. Renato, infelizmente se não tem prazo para recorrer administrativamente, só entrando judicialmente. Já venceu o prazo para pagamento com desconto da multa?
    Se quiser me enviar a foto posso analisar para você, estou aqui para te ajudar. Abraço

  • Adriana

    Boa noite Gustavo! Meu problema é que estou com varias multas, inclusive com a suspensão da minha carteira, porém as multas foram de um ex funcionário, sendo que o carro está em meu nome, sendo assim passou do prazo, entrei com recurso agora pouco, mas gostaria de maiores informações do que preciso fazer,pois não vou fazer reciclagem de algo não gerado pela minha pessoa, como resolver. Obrigada

  • Adriana, você entrou com o recurso da suspensão agora? Foi a defesa prévia? Tens direito a 3 recursos administrativos, é possível juntar uma declaração junto ao recurso do real motorista infrator, agora é preciso ir contra todas as multas que originaram a suspensão. No momento, acredito que você terá que esperar o resultado, se todos os recursos forem negados ainda é possível recorrer judicialmente. Estou a sua disposição, Abraço.

  • charlene

    oi boa tarde! Gustavo eu fui roubada em 2010,sendo que tirei minha habilitacao categoria A em fevereiro de 2010 é nunca dirigir ,mais tinha um veiculo no meu nome ,que meu ex namorado dirigia que gerou varias multas no meu nome
    ,hoje minha carteira se encontra com 89 pontos ,o que devo fazer pois pretendo tirar a categoria B

  • Charlene, no seu caso, acredito que não tenhas mais prazo para recorrer administrativamente. Você chegou a pegar a permanente ou sua carteira consta como bloqueada? Depois de 5 anos prescrevem as multas com isso, poderias tirar a carteira para B, sem problemas. Posso analisar para você se quiseres, qualquer dúvida estou aqui a sua disposição. Abraço

  • Flavio Peres dos Santos

    Gustavo, boa tarde! Meu amigo estava com o pai doente e tomou uma multa no dia 21/12/2015, nos fizemos todo o processo para ele assumir a pontuação. Até o mês passado não estava aparecendo no meu prontuario, e hoje que fui da uma olhada estava la a pontuação já feito todo o processo por ele, como devo proceder nesse caso?

  • Sr. Flávio, tudo bem? Estou aqui para te ajudar, por gentileza me envie a foto do sistema ou da notificação que vou analisar aqui para você, depois posso te dar uma posição mais precisa. Se tiver prazo para recorrer administrativamente poderei te ajudar. Fico no seu aguardo, abraço.

  • Ana Efigênia Rodrigues

    Bom dia,

    Tenho 07 pontos registrados na minha CNH de uma infração cometida o ano passado por meu irmão, sendo que já paguei a multa e não recorri.
    Semana passada cometi duas infrações gravíssimas em uma abordagem policial, uma por licenciamento atrasado e outra por ultrapassagem em local proibido.
    Ainda não recebi a notificação.
    Neste caso;
    1- Ainda posso indicar meu irmão como infrator desta multa cometida por meu irmão no ano de 2015?
    2- Posso recorrer das infrações cometidas em 2016, tendo em vista que foram autuadas por meio de abordagem?
    3-Existe alguma possibilidade de não suspenderem minha CNH?
    4-Minha CNH fica bloqueada até o prazo de suspensão?
    5-Se minha CNH for suspensa, qual será o prazo dessa suspensão e quais critérios serão utilizados para definir o prazo.
    6-Qual o contato e como solicitar orçamento pra elaboração de recurso?

  • Bom dia Ana, estou aqui para te ajudar.
    1 – Agora não é mais possível indicar condutor para a multa de 2015, o prazo para fazer indicação é quando chega a notificação de autuação com prazo para indicação de condutor. Depois não é mais possível fazer este procedimento.
    2 – Pode recorrer das novas multas sim, não tem problema ter havido abordagem, precisa apenas ter prazo para recorrer.
    3 – Existe sim, recorrendo é possível evitar o acúmulo de pontos na carteira.
    4 – Você pode continuar dirigindo normalmente, só terá que entregar quando esgotadas todas as possibilidades de defesa para o processo de suspensão do direito de dirigir.
    5 – Quanto ao prazo de suspensão constuma variar, acredito que para o seu caso seja até 3 meses. Mas é possível recorrendo baixar para até 1 mês de suspensão.
    6 – Pode nos contatar por telefone 5333074581 ou e-mail: [email protected]
    Fico no seu aguardo, qualquer dúvida estou aqui a sua disposição.
    Abraço

  • Lucas campos

    Bom dia
    Estou na provisória e tenho uma infração em atuação que vai virar multa, carro estacionado fora do horário são 5 pontos na carteira, tem como recorrer? o policial não me fez assinar nada mas pediu minha cnh e documento do carro. Posso passar os pontos para alguém? tem solução ou vou perder a carteira?

  • Bom dia Lucas, tem solução sim, tem como recorrer. Você járecebeu alguma notificação? Por favor me envie que vou analisar gratuitamente aqui para você. Se ele registrou no teu nome, não terás como indicar condutor. Mas recorrendo é possível impedir a perda da carteira. Fico no seu aguardo. Qualquer dúvida estou a sua disposição. Abraço

  • Acodar Brasil

    Boa tarde! utilizo um veículo que esta em nome de terceiro, sempre que chega uma notificação vou até o Detran e identifico o motorista infrator, porem nos últimos dias tenho recebido a multa já com o valor e não pude identificar o infrator. Tenho como recorrer, como fazer?

  • Boa tarde, se tiver prazo tem como recorrer sim. É preciso ter prazo para recorrer, o prazo neste caso é o vencimento com desconto do boleto, o recurso é o de 1ª Instância para a JARI. Qualquer dúvida estou aqui a sua disposição, se quiser me envie por gentileza sua multa por e-mail: [email protected] que vou analisar aqui gratuitamente para você. Abraço

  • Ana Efigênia Rodrigues

    Obrigada pelas informações,

    O prazo de recurso suspende o procedimento de suspensão da CNH?
    Posso continuar dirigindo até o julgamento final dos recursos?

  • Ana Efigênia, entrando com o recurso administrativo suspende o processo e você pode continuar dirigindo até o final do processo. Só terá que entregar a carteira caso perca todos os recursos. Estou a sua disposição, qualquer dúvida é só perguntar. Abraço

  • Vanessa

    Boa Tarde,
    Estou com algumas duvidas.

    Moro em Curitiba e meu carro esta com o endereço da minha casa em Penha-SC, onde mora meu pai.
    Recebi 5 multas de Fevereiro à Maio,na frente da faculdade que estudo, duas em cima da calçada ( rebaixada, com marcação e sem placa de proibido estacionar) e 3 na rua em frente a essa calçada, porem não era faixa amarela.

    Essas multas não foram para o endereço do carro, creio que por ser de outro estado, e somente fiquei sabendo pois entrei no site do Detran para imprimir as guias de pagamento do licenciamento, gostaria de saber como que faço para recorrer a elas, já que com essas multas minha CNH foi para 23 pontos. E acho injusto receber uma multa onde não tinha placa de proibido estacionar.

    Obrigada desde já e fico no aguardo.

  • Ayrton Ramon

    Olá, meu caso refere a uma multa aplicada pelo orgão do Detran.

    Então, estava eu pilotando minha moto após o o fim de semana de carnaval, voltava para casa, na minha moto, com meu pai logo atrás trazendo o resto da família no carro, eu vinha em uma velocidade média de 80km/h e no acostamento da rua tinha vários ônibus estacionados numa curva. Logo após a curva estava a blitz do DETRAN, essa que eu não consegui parar na hora que o agente pediu, pois estava em velocidade, então freei e parei alguns cones após o inicio da blitz, fui parado com agressividade com armas apontadas. Então ao apresentar meus documentos e estarem tudo ok, fui solicitado ao assinar uma notificação referente a “DESOBEDECER ORDEM DE PARADA”, oque não aconteceu, pois eu não tinha porque transgredir o bloqueio. Logo, recorri ao JARI, sem sucesso. E o prazo se acabou. Minha CNH é permissão, e essa é uma multa de caráter grave, 5 pontos. Assim, perdendo minha carteira sem poder pegar a permanente. Oque posso fazer nesse caso?

  • Vanessa, você recebeu a notificação de suspensão? Se tiver prazo é possível recorrer das multas. Quando você recebeu estas multas? Se quiser pode me enviar um print do sistema para que eu possa analisar aqui para você. Qualquer dúvida estou aqui a sua disposição. Abraço

  • Olá Sr. Ayrton, quando chegou o resultado da JARI? Você pode recorrer ainda para o CETRAN se tiver prazo. Se não poderá apenas recorrer judicialmente. Estou aqui para te ajudar, por gentileza me envie mais detalhes para que eu possa analisar melhor para você. Qualquer dúvida estou aqui a sua disposição. Abraço

  • Ayrton Ramon

    Já expirou Gustavo, foi no mês de abril, então no dia 18/06 eu fui lá pegar a permanente e minha carteira estava bloqueada, me falaram que a solução é tirar outra, porém eu sei que sempre que o setor administrativo falhar, podemos recorrer ao judiciário, nesse caso, precisarei de um advogado para montar minha tese?

  • Beatriz Gomes

    Bom dia, no meu caso recebi uma autuação em casa de uma multa aplicada pela policia militar, com as informações da minha moto (modelo/placa) com a seguinte infração : Dirigir veiculo sem possuir CNH ou Permissao para Dirigir, estando no nome de um tal de Leandro, as 03h00 da manhã próximo ao Grajaú. Detalhe, eu moro em guarulhos e trabalho com a moto e sim eu tenho CNH e o documento tudo em ordem.. Abri um recurso, e está em julgamento faz algum tempo, o problema é que meu documento vence dia 30 desse mês, e eu fui informada que terei que pagar a multa no valor de quase 600 reais para poder licenciar o documento, mesmo que o recurso esteja em jultamento, o que posso fazer nesse caso ?

  • Marcelo Carvalho

    Bom dia, sou do rio e em 17/06/2014 fui autuado em São Paulo/SP, sendo que meu carro nunca esteve lá.
    Quando chegou a multa recorri, pois na foto trocaram a letra da minha placa que é B por P que está na foto, mas não foi aceito(brincadeira né)
    Hoje fui agendar minha vistoria e o sistema não deixa por causa desta multa. Quero saber se ainda tenho alguma chance de recorrer após esse tempo. Orgão emissor: São Paulo
    OBS:Hoje descobri um site que busca placas e a placa da foto existe com São Paulo. foi um erro operacional deles.

  • Ciro Melzi

    Levei uma multa por passar no sinal vermelho, a multa veio porém não aparece mais no detran, e eu vendi meu carro e a consecionaria diz q pagou a multa, porém não aparece mais lá, será q ainda consigo recorrer? É porque não aparece no detran? Será que foi suspensa? Se caso for suspensa consigo entrar com recurso para não pontuar na carteira?

  • Regel Gesetz

    Meu caso é diferente de todos.
    Procuro alguém interessado em aplicar multas e /ou guinchar carros . Não aguento mais carros bloqueando total o parcialmente minha porta. Além de recentemente quase ter batido em um carro que trafegava em alta velocidade e como a rua tinha carro nos dois lados da rua, somente restavam o meio da via para transitar duas mãos… Guarulhos está largado em todos os sentidos …E órgão públicos, telefones não adiantam estamos no Brasil …quem se interessar , por favor me escrevam sou de Guarulhos – [email protected].

  • Junior Villanova

    Boa noite, por gentileza veja se pode me ajudar.
    Recebi uma carta do Detran informando que atingi 21 pontos e devo apresentar recurso ou entregar a CNH. Na carta aparece 5 infrações, todas de 2015, acontece que 3 dessas não era eu que estava dirigindo, então fiz a indicação do condutor para a concessionária responsável, que no caso é a DER, as 3 multas são do mês 08/2015. Só fui saber que as indicações não foram aceitas agora com o recebimento da carta do Detran, então liguei na DER para saber o motivo do indeferimento das indicações, pois eles não haviam me informado do indeferimento, que me atendeu informou que não foi aceito por algum problema com a minha assinatura.
    O prazo pra mim entrar com o recurso expira dia 07/07/2016. Gostaria de saber se nesse caso adianta entrar com o recurso??
    Desde já, obrigado, fico no aguardo.

  • Boa noite Junior, tudo bem?
    Neste caso houve uma falha no procedimento, pois você deveria ter sido notificado do resultado das indicações, bem como das próximas etapas daqueles processos administrativos, que possibilitaria recurso para a JARI e ainda CETRAN.
    Recorrer desta suspensão tem ótimos resultados, especialmente no seu caso, onde existiram erros flagrantes no procedimento.
    Nos envie sua notificação que analisaremos gratuitamente para você e poderemos dar mais informações.
    Abraços

  • Boa noite Regel!
    Com certeza teríamos um trânsito melhor e mais seguro se todos cumprissem as leis. Contudo muitas multas são aplicadas de forma injusta.
    De qualquer forma, concordamos que é através da conscientização que iremos melhorar. E de cada um fazendo seu papel no trânsito.
    Abraços

  • Boa noite Ciro!
    É importante você ver quando foi esta infração, pois os pontos tem validade de apenas 12 meses.
    Se já passou este período e você só teve esta multa, não há mais o que se preocupar e também é desnecessário apresentar o recurso de trânsito.
    Se você tem pontos acumulados na CNH, você teria que tomar mais alguns cuidados. Daí você poderia nos enviar por e-mail informações sobre suas multas para que pudéssemos lhe ajudar.
    Abraços

  • Boa noite Marcelo!
    Infelizmente muitos recursos não são aceitos, mesmo quando o condutor tem razão. Por isso é importante uma argumentação jurídica para provar de forma irrefutável a verdade dos fatos.
    Para o seu caso, precisaríamos ver a notificação para saber se ainda há prazo, ou então uma imagem dos site do DETRAN.
    Nos envie por e-mail que analisaremos gratuitamente para você.
    Abraços

  • Boa noite Beatriz,
    Neste caso, enquanto o recurso estiver em julgamento, não poderá impedir que você renove o seu documento do veículo.
    Apenas após o julgamento de todos os recursos administrativos é que você precisa pagar a multa para renovar o licenciamento.
    Se tiver qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Boa noite Sr. Ayrton!
    Isso mesmo, como não há mais prazo administrativo o único meio para anular está penalidade é através do judiciário.
    Qualquer dúvida estamos à disposição.
    Se seu advogado também quiser, nós podemos compartilhar algumas de nossas experiências vencedoras que já acompanhamos.
    Abraços

  • Junior Villanova

    Bom dia, tudo bem.
    Primeiramente quero agradecer pela retorno rápido, pois o meu prazo para apresentar recurso expira no dia 07/07/2015.
    Bom, como já tinha dito, segundo informações de funcionários do DER, meus pedidos de transferência de pontos não foram aceitos por ter algum problema na minha assinatura, não me disseram especificamente qual.
    Anexo segue a cópia da notificação que recebi. Na notificação contam 5 infrações, as infrações que foram informadas condutor para o DER são as duas do dia 29/08/2015 do veículo com a placa EIN-1491.
    Se tiver algum telefone de contato que possa me passar fica mais fácil pra explicar tudo certo.
    NÃO CONSEGUINDO ANEXAR A IMAGEM POR AQUI, MAS MANDEI UM MENSAGEM COM O MESMO TEXTO E COM O ARQUIVI ANEXO DO MEU GMAIL. CONSEGUE VIZUALIZAR MENSAGEM ENVIADA POR GMAIL?
    Novamente agradeço a atenção e aguardo retorno. U
    Obrigado.

  • Edilson Sousa

    Bom dia tem como ajuda bem recebe uma multa estou com provisória falta um mês para receber a permissão mas a multa que recebi foi sem capacete só que não teve abordagem tem mais um problema o prazo para pagar já estorvo era dia 26/06/2017

  • Wilson Fortini

    Bom Dia ! Tenho recebido notificações e multas de anos anteriores (2014/15) emitidas pelo DNIT e PBH. Como devo proceder ? O prazo para apresentação das multas não é de 30 dias da infração ? Fico no aguardo, desde já obrigado…

  • Sidnei Videira

    Bom dia, após ter meu pedido de defesa, indeferido, transferência de pontos, não entendo porque, eu perdi o prazo para recurso junto ao JARI, o que posso fazer agora, somente justiça comum? Grato.Sidnei

  • Jessica

    Bom dia. Meu namorado estacionou a moto num local onde sempre foi permitido. Sábado pela manhã, viajamos (não tinha nenhuma placa proibindo estacionar), e quando voltamos hoje pela manhã, havia uma placa informando que seria proibido estacionar naquele local do dia 24/07 ao dia 19/08, por conta das Olimpíadas, então a moto já estava com o adesivo de autuação. Ocorre que no sábado pela manhã (UM DIA ANTES da proibição), ainda não havia nenhuma sinalização. Ou seja, eles colocaram isso de um dia pro outro e já saíram multando. No carnaval fizeram essa proibição também, mas sinalizaram uma semana antes. Existe alguma regulamentação que fale que essas placas devem ser colocadas com antecedência? há como recorrer? obrigada!!

  • Felipe Santabaya DE Carvalho

    Olá Dr Gustavo, tudo bem? Me chamo Felipe Bruno e, chegando o site do Detran-CE constara duas multas, uma por fazer conversão proibida à esquerda, cuja data da infração foi 06 de maio de 2016 e outra por ultrapassar sinal vermelho- data da infração- 20/6/2016. Ocorre que em ambos os casos ainda não recebi a notificação, seria cabível algum recurso? Obrigado!

  • Tiago Rochca

    Olá Dr. Tudo bem?
    meu nome é Tiago e nunca tinha recebido uma multa. Porém só nesta semana me enviaram três por excesso de velocidade, uma delas eu acho que o local não bate com a acusação, pois estava em horário de trabalho em outra cidade, e não costumo passar por lá este horário. Existe a foto do meu carro, mas não me convence. As outras duas, se tratam de um radar em uma subida, uma rua próxima ao meu serviço, qual é inclinada e o meu carro as vezes não aguenta subir tão devagar, porém não ultrapassei a velocidade, do modo qual foi acusado. Na minha cidade, Taubaté, a prefeitura implantou vários radares, por todos os cantos, mais de um por rua, muito próximos uns dos outros, chega a ser abusivo. Creio que seja uma forma de ganhar dinheiro para cobrir dividas, pois a parte administrativa da cidades está um caos. Como devo proceder? Por favor, poderia me orientar? Não tenho como arcar com isso dessa forma injusta ainda.
    Desde já agradeço.
    Att,
    Tiago Rocha

  • Cidinha

    Olá Dr. Tudo bom? Eu recebi uma multa pelo seguinte motivo: entregar o automóvel a pessoas sem CNH ou permissão para dirigir. O veículo foi autuado em Maceió, sendo que eu nunca estive nesta capital. Liguei e falei com uma moça que trabalha no Detran de Maceió e questionei que era impossível eu ter cometido tal infração, porque além de não ter ido no local o carro não foi apreendido, já que a infração descrita na multa exige a apreensão do veículo e nesse caso, o Detran teria que apresentar documentos que o veículo foi preso e que alguém habilitado o retirou. Pouco tempo depois, essa moça que trabalha no Detran me ligou e disse que tinha encontrado o auto da infração e que teria havido um erro do Detran. Na verdade, quem foi autuado foi uma moto. Isso é possível? Eu preciso recorrer? O queeu faço?

  • Matheus Cabral

    Ola Doctor recebi uma multa por andar na faixa de onibus e ja passou o periodo de indicação, ainda posso recorrer e/ou indicar o condutor ?

  • Luiz Peralta

    Boa Tarde, Dr. Gustavo. Existe prazo entre a notificação da multa e o envio da multa propriamente dita pelo órgão competente?

  • Luiz

    Boa tarde Doutor Gustavo, a situação é que um amigo aproximadamente a meia noite quando retornava para casa passou rapidamente por uma lombada próximo a alguns policiais, que deram ordem de parada mas quando o veículo já havia passado, fato que o meu amigo diz não ter visto, ainda assim chegaram três notificações de mutas de trânsito, um por dirigir sem sinto, uma por desobedecer ordem de parada, e outra de manobra perigosa, sendo que os policiais sequer foram atras do mesmo para abordá-lo. Como trata-se de uma cidade de pequeno porte, gostaria de saber basicamente qual fundamentação utilizar para que meu amigo não seja penalizado injustamente.

    Estou no aguardo o mais rápido possível devido ao prazo para interposição de recurso.

    Grato desde já.

    Luiz.

  • Ricardo Peres

    opa!
    boa noite dr. multas

    peguei uma multa de som automotivo, em um posto de gasolina, multa de 1000 reais por estar acima do permito na lei que e de 80 db, o inspetor ambiental fez a medição com o decibelímetro ficou em 88db.
    tem como recorrer?
    ja passou o prazo pra eu recorrer, mais ainda não chegou nada em minha residencia.
    tem commo recorrer por conta que nao chegou em minha csa a multa>

    Como faço?
    desde ja agradeço

  • Douglas Pinheiro
  • Micael Marques

    Olá,
    Recebi uma multa por excesso de velocidade acima de 50% da velocidade permitida na BR-116. Como poderia recorrer? Qual o primeiro passo? Desculpe a pergunta, mas não entendi claramente o texto acima.

  • Olá Micael Marques! Assim que você receber a notificação de infração poderá saber qual o prazo que tem para recorrer. Essa multa tem uma particularidade, ela gera um processo de suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. Contudo, analisando a notificação podemos ver se existe algum erro no seu preenchimento e tentar questioná-lo no recurso. Outro ponto que pode ajudar diz respeito ao descumprimento de prazo para julgamento do recurso para a JARI, que devem ser julgados em até 30 dias e é comum os órgãos julgadores passarem desse prazo. Caso tenha interesse podemos analisar sua infração e lhe passar um orçamento para você. Esta análise não tem custo algum. Basta enviar uma foto ou escaner para nosso email: [email protected]! Obrigado pela pergunta!

  • Bom dia Ricardo Peres! No seu caso se o decibelímetro estiver com a aferição em dia ficará mais difícil ganhar o recurso. Teríamos que analisar a sua notificação para saber se existe algum erro nela. Em relação a não ter chegado nada na sua residência tens que ver se foi por erro deles ou se seu endereço está desatualizado junto ao Detran! Se for a segunda causa você não poderá alegar esse fato visto que a obrigação de manter os dados atualizados é do condutor/proprietário de veículos automotivos. Aconselho você a ir até o Detran e solicitar uma segunda via da “notificação de penalidade” para saber se ainda tens prazo para recorrer. Querendo um orçamento basta nos enviar uma foto ou escaner da notificação que analisaremos e passamos um orçamento para você fazer a sua defesa conosco. Essa análise que fazemos não tem custo. Nosso email é [email protected]! Obrigado pela pergunta!

  • Luiz, bom dia! Tudo bem? A alegação da falta de abordagem é uma, devido a hora e local a mesma poderia ser feita sem problema. Alem dessa teria que ver se nas notificações não aparecem erros relativos aos dados do condutor, veículo, local, data etc., mas para tanto só analisando a notificação! Querendo uma análise nos mande um email. Nosso email é [email protected]! Obrigado pela pergunta!

  • Bom dia Luiz, tudo bem? Eles tem até 30 dias para notificar o condutor a partir da data de emissão da notificação! Por exemplo, se uma notificação foi emitida hoje (17/11) eles tem até 17/12 para entregá-la ao condutor e notificá-lo. Obrigado pela pergunta!

  • Patricia

    Bom dia!
    Recebi uma multa por excesso de velocidade, o limite é 60, passei a 70, foi calculado como 63km/h. Eu já tenho uma multa também por velocidade onde não vi que havia baixado o limite de 60 para 50km/h, isso há uns meses (essa eu paguei, não sabia que dava para recorrer).
    Posso reverter em pontos essa última multa, mesmo tendo uma multa anterior pelo mesmo motivo?

    Obrigada, aguardo retorno. Por favor.

  • Cidinha, tudo bem? Nesse caso você deve recorrer e alegar os fatos descritos por você aqui no post. Deve alegar o erro deles e dizer que os veículos não batem e que você jamais esteve no lugar. Se conseguir uma cópia desse auto de infração mencionado melhor ainda. Boa sorte, qualquer coisa estamos à disposição!

  • Tiago, tudo bem?! Olha no seu caso seria bom poder olhar o notificação que você recebeu. Assim poderíamos conferir se os dados estão corretos e não tem nenhum erro formal. Em relação a multa que você diz que não esteve no local, se conseguir um comprovante de ponto onde mostre que você estava trabalhando na hora da autuação você tem grandes chances de reverter essa multa. Ficamos à disposição! Obrigado por interagir conosco!

  • Felipe, tudo bem? Neste caso seria bom você ir ao Detran e solicitar informações e quem sabe pedir uma segunda via das notificações. E, também, verificar se seu endereço está atualizado junto ao Detran. Assim que conseguir essas vias será possível saber se ainda tem prazo para recorrer! Precisando estamos à disposição!

  • Sidnei, tudo bem! No seu caso sim. Se perdeu o prazo para a JARI não há mais como recorrer na via administrativa, Agora somente na justiça comum você poderá tentar anulá-la. Boa sorte, obrigado pela pergunta.

  • Anderson

    Boa noite,

    Chegou hoje para mim a notificação de uma infração por falta de uso do cinto de segurança, sendo que não estive no local nem no horário apontado no auto. Naquele mesmo dia e horário eu estava em um restaurante em São Miguel Paulista (zona leste) a mais de 20 km de distância do local da multa (Avenida Paulista). Meu carro estava na garagem (também em São Miguel). Estou preocupado com a possibilidade da minha placa ter sido clonada. Ou pode ter sido um erro do agente de trânsito? Como proceder? Estou confuso e preocupado.

  • Wilson Fortini, bom dia! Tudo bem? O prazo de prescrição da pretensão de cobrar uma multa é de cinco anos. O prazo que você menciona é o prazo que o órgão tem para te notificar depois que emitir a notificação. Após emitida a notificação eles tem 30 dias para fazer chegar até você a carta. Caso contrário será anulável a multa. No seu caso ainda há prazo para eles lhe notificarem, fique atento ao prazo da emissão e quando você foi notificado. Ademais terá que recorrer das multas que chegarem. Querendo nossos serviços estamos á disposição!

  • Anderson, bom dia! Primeiro tens que ver se os dados são todos os seus. Digo o que consta na multa, tipo cpf, placa do carro, renavan essas coisas. Provavelmente quem levou a multa não foi abordado, caso em que se houvesse sido abordado o agente perceberia na hora que se tratava de um carro clonado. Então deves verificar estas questões e recorrer da multa juntando o comprovante do restaurante. Pode ser o canhoto do cartão de débito ou crédito ou outra forma que comprove que você estava lá na hora da multa. Deve ir ao Detran e solicitar informações sobre o carro multado (pensando que não é o seu) e se constatar a clonagem vá a uma delegacia e faça um BO sobre o fato e depois leve cópia do BO ao Detran para informar sobre a suspeita de clonagem. Assim você se previne de multas futuras. Precisando e uma ajuda estamos à disposição!

  • Patricia, bom dia! Tudo bem? Em relação aos pontos não é possível reverter, pois para isso a multa deve ser leve ou média e tem que ser a primeira multa que você levou. Em relação ao artigo citado ele diz que se você optar em reconhecer a dívida pela internet, consultando seu prontuário, se disponível, poderá pagar a multa com esse desconto, caso não recorra da multa. Qualquer dúvida estamos à disposição! Obrigado pela pergunta!

  • Giovanni Libardi Gobetti

    Boa Tarde!
    Em relação a autuação pelo DNIT referente a excesso de velocidade acusado por radar, gostaria de saber a quem eu dirijo o meu recurso? Desde já agradeço a atenção

  • Liev Solb

    Levei 3 multas ao andar no corredor de ônibus(leve) em menos de 10 dias, iria fazer a conversão a direta para entra em um mercado, porem a faixa pontilhada que permite eu entrar nesse corredor esta bem em cima da entrada desse mercado, ela não teria que estar antes para agilizar a entrada?

  • Marcia Carignati

    Boa noite Gustavo Fonseca! Eu sou isenta de rodízio desde 2010 por deficiência física.Em 2015 comecei a levar multas e não sabia o motivo.E todas elas caiam no dia do meu rodízio (6a. feira).Entrei em contato com o Detran e depois com o recurso informando que não sabia que de 5 em 5 anos tem fazer o recadastramento de isenção no DSV.
    Levei 12 multas cujo valor é de 1.021,44.O recurso foi indeferido e entrei com um novo junto à Jari.Ficaram de enviar o resultado do processo no máximo em 60 dias.Três meses se passaram do prazo estabelecido e nada de receber a resposta.Agora preciso licenciar o carro neste mês e só pode licenciar se pagar todas elas.
    Estou alegando na defesa que nunca fui comunicada por nenhum órgão de trânsito sobre a necessidade de fazer o recadastramento de 5 em 5 anos que é a mais pura verdade.
    O que você me aconselha? Pago as multas, licencio o carro e depois continuo a lutar pelos meus direitos ?
    Muito obrigada ! Abraço!

  • Lúcio Yu Ishikawa

    Boa noite Gustavo Fonseca!!! O meu caso é o seguinte, recebi uma notificação de multa no dia 29/01/2016 por excesso de velocidade, porém, a cobrança não chegou e nem constava nada no sistema, tanto no site do DETRAN quanto no site da Fazenda. Consegui pagar IPVA, e pagar meu licenciamento que vence em Julho, e nada de multa no sistema. Hoje, por curiosidade, entrei nos dois sites para verificar se havia levado alguma multa e pra minha surpresa, a multa de janeira consta no sistema, porém venceu em setembro. Não recebi nenhum tipo de carta de cobrança, e muito menos constava no sistema na hora de fazer licenciamento. O que devo fazer, pagar a multa com juros que eu nem sei quanto é, não pago, ou tento recorrer?

  • Alan Lima

    Boa tarde Gustavo!
    Eu era condutor na ocasião em que fui autuado por transitar acima de 50% da velocidade permitida, porém o veiculo está em nome da minha esposa. Não recebemos nenhuma notificação e para nossa surpresa após encontrar um antigo vizinho de onde morávamos ele nos entregou uma notificação que chegou no nossa antigo endereço. Mas já era a notificação de Instauração de Processo Administrativo para Suspensão do Direito de Dirigir em nome da minha esposa.
    Como devo proceder? Gostaria de transferir essa situação para mim, uma vez que fui eu quem tomou a multa. Se isso for possível como posso recorrer? Tenho até 09/12/2016 para apresentar essa defesa.
    Me ajude por favor!?

    Estou enviando o documento para sua analise.
    * Detalhe: se não tivéssemos encontrado por acaso esse vizinho nem saberíamos, pois perdemos o contato com os atuais moradores da nossa antiga residência. E o endereço cadastrado no Detran-SP da minha esposa é nosso atual endereço.

    Abs

    Alan Lima https://uploads.disquscdn.com/images/579089665eb4f443630e285a08c95620a4773e8b4992b017853e1a16699e6890.jpg

  • Fernando Isquierdo de Souza

    Boa tarde Dr. Fiz uma ultrapassagem em uma rodovia que está em obras e está com sinalização de solo deficiente (local à 200 km de onde moro), depois de uns 1500 metros um policial rodoviário me abordou e fez a autuação alegando que fiz uma” ultrapassagem em local proibido demarcado com faixa contínua amarela” e além disso, consultando no google maps verifiquei que ele colocou o Km da rodovia exatamente defronte a um posto de combustível (onde a faixa realmente seria contínua), porém a ultrapassagem foi feita depois do posto de combustível. Na hora fiquei irritado e não me lembrei de fotografar o local da abordagem do policial que era bem distante do local da ultrapassagem… Há alguma chance de recurso nesse caso? Obrigado.

  • Vagner Augusto

    Bom dia, eu comprei um carro e estava no nome do antigo dono mas estava com o recibo preenchido no nome do rapaz que comprei, então ele foi la e transferiu para o nome dele e eu fui pra passar para o meu e então chegou uma notificação de recibo que gerou uma multa por passar dos trinta dias. Ai veio minha duvida eu ja tinha levado todos os documentos para o despachante e ele será que deu entrada certinho? Será que esta multa é minha ou é do antigo dono que deixou o recibo preenchido um tempo no nome dele ? Me ajudem por favor!

  • Bom dia! Infelizmente seu endereço não devia estar atualizado no DETRAN e por isso enviaram para o antigo e é nesta notificação de autuação que se muda o condutor. Porém, como você perdeu o prazo apenas da primeira ainda há a possibilidade de entrar com o recurso, você tem que solicitar a segunda via da notificação no DETRAN e desse momento em diante não é mais possível alterar o condutor que receberá a multa, irá para o dono do veículo. Envie-nos uma foto da sua multa que analisaremos para você e lhe passamos um retorno e um orçamento, caso queira nos contratar! A análise é sem custo algum! Nosso email é [email protected]!

  • Bom dia! Olhe no site do DETRAN em “acompanhamento de processo”, ali será possível verificar o andamento do mesmo. No momento em que o recurso está em andamento a multa fica suspensa até o julgamento, sendo assim, poderás licenciar sem ter que pagar as multas citadas. Obrigado e estamos à disposição!

  • Bom dia! Você deverá dirigir o recurso ao próprio DNIT. Obrigado por interagir conosco!

  • Allan Stratus Grevas

    Boa tarde!

    Meu irmão recebeu duas multas:

    A primeira foi na BR, onde alegou que ele estava dirigindo com o farol desligado. Ele garante que sempre anda com o farol ligado e o horário da multa foi as 18h30.

    A segunda multa, ele recebeu por parar em local com a obrigatoriedade do “talão azul”. Ele estacionou o veículo, foi procurar o “talão azul” para comprar e, em nenhum dos estabelecimentos indicados tinha o “talão azul” para vender. Quando voltou, já tinha recebido a multa.

    Ele pode recorrer desses dois casos?

  • Pingback: ()

  • Flavio Campos

    boa tarde ! queria uma orientaçao estou com medo de ter levado uma possivel multa ! dia 04/12/16 por passar em um semaforo com radar e no momento ele se tornou amarelo ! e ate agora nao recebi nenhum tipo de notificaçao ! bom meu medo e q estou na provisoria e o carro esta no meu nome ! enfim tem como recorrer pois estou na cnh provissoria ! e nao queria a perder ! me de uma luz doutor multa

  • Bom dia! Flavio, como você não recebeu uma notificação em casa, procure no site do DETRAN em “consulta de infrações ou CNH” se consta algo. Além disso, procure deixar seu endereço sempre atualizado junto ao registro, para que possa ser notificado de qualquer possível multa e assim não perca nenhum prazo. Caso haja alguma infração, o fato de estar na provisória não o impede de entrar com um recurso! Estamos à sua disposição para mais informações!

  • Junior Souza

    bom dia , recebi uma notificaçao de multa por passar no farol vermelho no rio de janeiro , mais sou de são paulo e nunca fui ao rio , na verdade são duas multas uma as 11:55 e outra as 11:57 no mesmo farol , como isso é possivel ??

  • Sadam Pitbull

    Bom dia man .. primeiramente obrigado pelas informaçôes, Eu sou desses que vai até o fim nos recursos sempre utilizando de linguajar formal e embasado nas leis.
    Tenho 1 questão que é a seguinte . eu possuo 1 multa grave , A unica da minha CNH, nunca tive outra multa. foi a primeira. Gostaria de saber se é possivel entrar com algum tipo de recurso (sei que ja passou o prazo) mas sendo , digamos, vinculado a minha intençao de tirar a CNH categoria D . Eu tenho todos os requisitos com exceção dessa multa grave o que me impede de dar entrada na cat. D .; Desculpe se ficou confuso e espero que me ajude. obrigado

    rafael

  • Rafael Ribeiro

    Depois que entra com o recurso qual é o prazo de julgamento de defesa de autuação e da defesa de penalidade?

  • marcos

    tem como recorrer multa por recibo vencido?? e se tiver qual argumento devo usar???

  • Bom dia, Junior! É possível que tenham clonado a sua placa, você deve entrar com um recurso para tentar reverter a situação! Se for do seu interesse, me envia uma foto das multas que analiso para você e lhe passo um retorno e um orçamento, caso queira me contratar! A análise é sem custo algum! O email é [email protected]. Espero que tudo se solucione.

  • Bom dia, Rafael! Se o prazo para o recurso expirou, resta pagar a multa e aguardar o período de 12 meses sem multas graves para realizar a carteira D, conforme consta no art.145, III do Código de Trânsito. Desculpe não poder ajudar. Obrigado pela pergunta!

  • Bom dia! Não há prazo, apenas para JARI de 30 dias. Obrigado pela pergunta, estou à disposição.

  • marcos

    ola está com a situação de autuação ainda… porem com prazo de defesa até o dia 20 de janeiro

  • Olá! Entendo, mas para realizar o recurso preciso que você me envie uma foto da sua multa, para que eu possa analisar e lhe passar o orçamento se for do seu interesse me contratar! Estou à disposição.