Valor da multa leve (Atualizado) + Como recorrer e cancelar a multa

A Lei n° 14.071/2020 - conhecida como Nova Lei de Trânsito - fez grandes alterações no CTB, a partir de 12 de abril de 2021. O cenário com a nova legislação é ideal para cancelar multas e evitar a perda da CNH. O momento para recorrer é agora. Você foi multado e quer evitar mais problemas com multas de trânsito? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA da sua multa de trânsito!

Conheça as Infrações de trânsito que geram multas leves

Tabela de valores das multas leves
Tabela de valores das multas leves

Qual o valor da multa leve?

Com a última atualização do Código de Trânsito Brasileiro, de novembro de 2016, a multa leve passou a ter o valor de R$88,38 e continua tendo a pontuação de 03.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

Com o valor majorado, ficou mais interessante recorrer das multas leves ou transformá-las em advertência. Mas, como podemos fazer isso?

 

Advertência por escrito:

A advertência por escrito é um direito dos condutores. O CTB dispõe que multas leves ou médias, quando o infrator não for reincidente em multa de mesma natureza, poderão ser convertidas em advertência.

  Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Para considerar reincidência, os condutores terão cometido a mesma infração nos últimos 12 meses.

valor da multa leve

Desse modo, os condutores terão 15 dias, contados a partir da data de recebimento da infração, para realizar a solicitação junto ao órgão autuador.

A advertência será recebida pelo motorista através dos correios.

Apesar de toda infração ter um risco para o trânsito e pessoas, o legislador achou por bem trazer a alternativa de advertência para os condutores mais cautelosos, que não reincidem em multas de mesma natureza.

Essa é uma ótima notícia para quem está enquadrado nessa realidade.

Converter multa em advertência, é possível? Sim!

A finalidade maior das multas de trânsito é a educativa, trazendo mais responsabilidade e segurança para o transito, os pedestres e os condutores.

Através de medidas como a de advertência para multas leves ou médias, sua finalidade educativa estará sendo cumprida com menor prejuízo aos motoristas.

O condutor terá uma economia no bolso e não contará com os 03 pontos registrados na CNH, no caso da multa leve.

Alerte seus amigos! Compartilhe!

Gostou do artigo? Coloque sua avaliação abaixo! Sua opinião é importante para mim 🙂

 

Referências:

  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.