Tunning: O Que Pode e O Que Não Pode Ao Customizar Veículos

Leia mais

Depois de filmes como a franquia Velozes e Furiosos, o tunning ficou ainda mais em evidência.

Leia mais

Mas se você traduzir literalmente essa palavra inglesa, não vai fazer muito sentido.

Leia mais

Sozinha, ela significa afinação, otimização ou personalização.

Leia mais

Ou seja, car tunning seria a personalização de carros.

Leia mais

Agora, sim, faz todo sentido, concorda?

Leia mais

É uma atividade (que pode ser tanto profissional como um hobby), que consiste em alterar as características de um veículo.

Leia mais

Tais modificações podem chegar a um nível de personalização extrema.

Leia mais

Obviamente, isso vale para qualquer característica, desde lataria, rodas e iluminação até o motor.

Leia mais

Mas você sabe o que pode e o que não pode se fazer no tunning ao customizar veículos?

Leia mais

Se você não sabe, não se preocupe.

Leia mais

Muita gente leva na brincadeira, sem se atentar às regras.

Leia mais

Mas o fato de estar aqui, acompanhando este artigo, mostra que está em busca de conhecimento para seguir a lei, o que é ótimo.

Leia mais

Ao longo da leitura, você vai conferir como fazer tunning de forma legal, respeitando a legislação aplicável.

Leia mais

Vamos explicar como legalizar o tunning e falar sobre o mercado de tunning no Brasil e no mundo.

Leia mais

Ficou curioso?

Leia mais

Então, fique ligado nas dicas.

Leia mais

O Mercado de Tunning no Brasil

Leia mais

Podemos dizer que o mercado era bastante tímido até chegar por aqui o primeiro dos filmes da franquia Velozes e Furiosos, no início dos anos 2000.

Leia mais

A partir dali, a atividade não ficou mais restritas a poucos aficionados.

Leia mais

Tanto é assim que, a cada ano, uma quantia enorme de dinheiro é movimentada pelo mercado de tunning no país.

Leia mais

Você saberia dizer quanto?

Leia mais

“Segundo organizadores do AutoEsporte ExpoShow, evento realizado em São Paulo, o mercado do tunning movimenta cerca de R$ 8 bilhões por ano no país”.

Leia mais

Ou seja, é um valor altíssimo que gira todos os anos exclusivamente relacionado ao tunning no Brasil.

Leia mais

E isso inclui todos os tipos de personalizações possíveis.

Leia mais

Podemos dizer que, se você quer deixar um carro, moto ou caminhão com a sua cara, mostrando toda a sua personalidade, é plenamente possível.

Leia mais

Basta imaginar e ter capacidade de realizar.

Leia mais

O mercado de tunning brasileiro oferece possibilidades a tudo que você sonhar fazer.

Leia mais

Hoje em dia, é possível até mesmo fazer réplicas de carros famosos.

Leia mais

Já pensou?

Leia mais

No tunning, o limite é a imaginação, o dinheiro e as leis.

Leia mais

Afinal, é importante fazer tudo de acordo com as regras.

Leia mais

Isso evita dois grandes prejuízos.

Leia mais

O primeiro seria a multa, é claro.

Leia mais

O segundo, por vezes muito mais grave, é ter que gastar para desfazer tudo o que foi realizado em termos de personalização.

Leia mais

Sim, é isso mesmo.

Leia mais

Dependendo das modificações, será preciso devolver o veículo às suas características originais.

Leia mais

Já pensou em quanto dinheiro jogado fora isso representa?

Leia mais

Então, para contribuir com os números do tunning no país, é vital conhecer as regras do jogo.

Leia mais

Mas, antes, vamos ver como anda a atividade no exterior.

Leia mais

Mercado de Tunning no Mundo [2018]

Leia mais

Os tipos de tunning mudam de país para país.

Leia mais

Toda essa variação se explica muito em razão das legislações de cada lugar.

Leia mais

Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum ver carros com rodas gigantes, ou motos com o garfo alongado.

Leia mais

Com certeza, você já viu em algum filme uma moto com um garfo super longo, não viu?

Leia mais

Certamente, esse filme era americano.

Leia mais

Na Alemanha, a preferência é dada para a mecânica, mais do que pela estética.

Leia mais

Como lá não existe a mesma restrição que experimentamos por aqui, os motores sofrem modificações muito maiores.

Leia mais

Assim, nascem verdadeiras máquinas de velocidade.

Leia mais

E os exemplos não param por aí.

Leia mais

Na França, país das artes, o grande foco está nas pinturas automotivas.

Leia mais

Muitas delas são feitas até mesmo por artistas de verdade, dando origem a belíssimas obras gráficas.

Leia mais

Mais pessoal impossível.

Leia mais

Agora, vamos sair da Europa para a Ásia.

Leia mais

No Japão, também é comum a mistura de motores potentes com pinturas especiais.

Leia mais

Muitos brasileiros que moram lá acabam fazendo carros incríveis.

Leia mais

Afinal, tecnologia de ponta, alto poder aquisitivo e leis mais permissivas ao tunning ajudam a criatividade a alcançar as alturas.

Leia mais

O Que Pode e O Que Não Pode Ao Customizar Veículos

Leia mais

Personalizar veículos é um hobby em todo o mundo.

Leia mais

Mas para o seu azar, aqui no Brasil, as regras são mais severas, o que acaba restringindo bastante a liberdade de criar.

Leia mais

Assim, muitas são as dúvidas quando se fala do que pode e o que não pode fazer no quesito tunning.

Leia mais

Para esclarecer, vamos primeiro falar do rebaixamento de veículos.

Leia mais

Pode rebaixar carros?

Como já alertado, a sua capacidade criativa esbarra na lei.

Leia mais

Então, nada mais justo do que saber o que ela prevê.

Leia mais

Quanto a carros rebaixados, é preciso observar a Resolução 479/2014, publicada pelo Contran, o Conselho Nacional de Trânsito.

Leia mais

Veja um trecho importante dela:

Leia mais

“Art. 6º Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.

Leia mais

§1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:

Leia mais

I - o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.

Leia mais

II - A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.

Leia mais

III - O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

Leia mais

§2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:

Leia mais

I - em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.

Leia mais

II - A verificação do cumprimento do disposto no inciso I será feita conforme o Anexo I.

Leia mais

III - As dimensões de intercambiabilidade entre o caminhão trator e o rebocado devem respeitar a norma NBR NM – ISO 1726.

Leia mais

IV - É vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.

Leia mais

§3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a altura livre do solo.”

Leia mais

Como você pode ver, a suspensão pode tanto ser fixa quanto regulável.

Leia mais

A altura mínima da parte que estiver mais próxima do chão é de 10 centímetros.

Leia mais

E as rodas e pneus não podem tocar em nenhuma parte do carro quando submetidos ao teste do esterçamento.

Leia mais

O mesmo vale se você quiser aumentar o aro da roda do seu carro.

Leia mais

Ela não poderá tocar em nenhuma parte do carro.

Leia mais

Imagine que você está dirigindo, vai fazer uma curva, e não consegue porque a roda trancou na lataria.

Leia mais

É esse tipo de situação que a legislação tenta evitar.

Leia mais

Pode customizar rodas e pneus?

Existe ainda outra regra para customização de rodas e pneus.

Leia mais

Ela está no artigo 8 da Resolução nº 292/2008, também publicada pelo Contran.

Leia mais

Basicamente, o texto proíbe que pneus e rodas passem dos limites externos dos pára-lamas.

Leia mais

Ou seja, se você for trocar eles, terá que observar isso também.

Leia mais

Olho na multa pela alteração de característica

Se você não respeitar o disposto até aqui, sobre rebaixar o carro ou customizar rodas e pneus, estará sujeito à multa.

Leia mais

E ela está descrita no mesmo artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Leia mais

Confira só:

Leia mais

“Art. 230. Conduzir o veículo:

Leia mais

(...)

Leia mais

VII - com a cor ou característica alterada;

Leia mais

Infração - grave;

Leia mais

Penalidade - multa;

Leia mais

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização”.

Leia mais

Ou seja, se você for pego dirigindo um carro rebaixado sem regularização estará cometendo uma infração grave.

Leia mais

Em razão disso, terá que pagar uma multa de R$ 195,23, receberá 5 pontos na carteira de habilitação (CNH) e o veículo ficará retido até a regularização.

Leia mais

Nesse caso, você receberá um documento informando a data limite para fazer a alteração e será liberado.

Leia mais

Contudo, a liberação não o isentará da multa, nem dos pontos na CNH.

Leia mais

O mesmo se aplica se, ao ser abordado pelo agente de trânsito, ele identificar irregularidades nas rodas ou aros.

Leia mais

Pode mudar o farol?

Outra mudança muito comum no tunning envolve faróis.

Leia mais

Mas será que pode?

Leia mais

Vamos por partes.

Leia mais

O farol de xenon não pode mais ser legalizado desde 2011.

Leia mais

Naquele ano, foi publicada pelo Contran a Resolução 384.

Leia mais

Ela tratou do tema sistema de iluminação e sinalização de veículos automotores e fez as seguintes alterações:

Leia mais

“Art. 8º Ficam proibidas:

Leia mais

(...)

Leia mais

V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.

Leia mais

Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007 - CONTRAN.”

Leia mais

Ou seja, só carros legalizados até 2011 ou que venham de fábrica podem ter farol de xenon.

Leia mais

Quem realizou todo o processo de regularização até essa data pode rodar tranquilamente.

Leia mais

Os demais, só comprando um carro zero para fazer uso da tecnologia.

Leia mais

E quanto aos faróis de led e os super brancos?

Leia mais

Esses ainda são permitidos, por enquanto.

Leia mais

Mas seus dias também estão contados, ao menos para os faróis que não vierem de fábrica.

Leia mais

Veja o que a Resolução 667, de 18 de maio de 2017, fala sobre isso:

Leia mais

“Art. 2º Os dispositivos componentes dos sistemas de iluminação e de sinalização veicular devem atender ao estabelecido no Anexo I desta Resolução e nos demais anexos, quando pertinente:

Leia mais

(...)

Leia mais

§5º É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.

Leia mais

(...)

Leia mais

Art. 12. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos em 1º de janeiro de 2021, sendo facultado antecipar sua adoção total ou parcial, ficando convalidadas, até a data de sua publicação, as características dos veículos fabricados de acordo com a Resolução CONTRAN nº 227, de 9 de fevereiro de 2007, e suas alterações.”

Leia mais

Ou seja, só será possível legalizar esse tipo de mudança até 1º de janeiro de 2021.

Leia mais

Depois dessa data, não será permitida nenhuma modificação no sistema de iluminação do veículo.

Leia mais

O processo vai ocorrer de forma muito parecida com a que envolveu o farol de xenon.

Leia mais

Por isso, se você quer mudar os faróis do seu veículo, faça isso enquanto ainda é possível.

Leia mais

Olho na multa por farol alterado

Você sabe qual a multa por transitar com faróis fora do permitido pela lei?

Leia mais

Veja o que diz o artigo 230 do CTB:

Leia mais

“Art. 230. Conduzir o veículo:

Leia mais

(...)

Leia mais

XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;

Leia mais

Infração - grave;

Leia mais

Penalidade - multa;

Leia mais

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.”

Leia mais

Como dá para ver, é mais uma infração grave.

Leia mais

Já vimos que ela gera uma multa de R$ 195,23 e 5 pontos na sua carteira de habilitação.

Leia mais

Pode pintar o carro?

Quanto à pintura, você pode modificar até 50% sem receber multas ou precisar legalizar.

Leia mais

Ao atingir esse percentual, é necessário passar por todo o processo para conseguir a legalização.

Leia mais

E ele inclui a autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) antes de fazer a alteração e a vistoria do órgão depois dela.

Leia mais

Pode alterar o motor?

A potência do motor só pode ser modificada em 10%.

Leia mais

Ou seja, ou carro 1.0 pode ficar 1.1, enquanto um carro 2.0 ficar 2.2, por exemplo.

Leia mais

Mais que isso também gera  multa.

Leia mais

Caso você queira um motor mais potente, terá que comprar um veículo que venha equipado com um de fábrica.

Leia mais

Pode mudar os freios?

Um item que não pode ser modificado de nenhum jeito é o sistema de freios.

Leia mais

Afinal, está se falando da segurança de todos dentro e fora do carro.

Leia mais

A única permissão para modificar qualquer coisa nos freios é por razões mecânicas.

Leia mais

Mas nesse caso não tem nada a ver com estética ou tunning.

Leia mais

Por isso, não brinque com coisa séria.

Leia mais

Não tente modificar o sistema de freios para conseguir algum efeito diferenciado.

Leia mais

Além da multa, você estará colocando a sua vida em risco.

Leia mais

Pode mexer nos vidros?

Quer instalar uma película automotiva?

Leia mais

Também há regras que limitam essa alteração.

Leia mais

Quanto a transparência dos vidros, a Resolução 254 de 26 de outubro de 2007, determina o seguinte:

Leia mais

“Art. 3º A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Leia mais

§1º Ficam excluídos dos limites fixados no caput deste artigo os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes vidros, a transparência não poderá ser inferior a 28%.

Leia mais

(...)

Leia mais

Art. 8º Fica proibida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo.”

Leia mais

Ou seja, você precisa seguir esses percentuais para não infringir a lei.

Leia mais

Contudo, a boa notícia é que os vidros não precisam passar por legalização.

Leia mais

Basta colocar películas com a transparência correta que não será multado.

Leia mais

Pode modificar o som?

O sistema de áudio também não pode ser muito potente.

Leia mais

É muito comum ver motoristas investirem em sons altamente potentes.

Leia mais

Mas se o som passar de 104 decibéis é multa.

Leia mais

Pode alterar o estofamento?

Mudanças em estofamentos, como a colocação de bancos de couro ou em material sintético também são muito comuns.

Leia mais

Essa é uma modificação estética na área interna do veículo, que não repercute de forma alguma em seu desempenho ou mesmo na segurança.

Leia mais

Por isso, está liberada.

Leia mais

Como Fazer Tunning Dentro da Lei

Leia mais

No tópico anterior, você já obteve muitas das respostas sobre como seguir a lei.

Leia mais

Mas para fazer tunning de forma legal, além de seguir as regras citadas, ainda terá que legalizar o veículo.

Leia mais

Apesar de muitos motoristas fazerem as modificações primeiro e depois buscarem a legalização, isso não é indicado.

Leia mais

Quando as alterações são feitas dessa forma, até a regularização ocorrer, o proprietário estará dirigindo em desacordo com a lei, pode ser multado e ter o veículo retido.

Leia mais

Além disso, há o sério risco de não ter alguma modificação aprovada e, por isso, ser obrigado a desfazer tudo que foi feito no carro.

Leia mais

Por isso, siga sempre o processo de solicitação de regularização antes de fazer as mudanças.

Leia mais

Caso você já tenha feito alguma mudança, legalize ela o quanto antes possível.

Leia mais

Mas como fazer a regularização do veículo?

Leia mais

Veja no próximo tópico!

Leia mais

Regularizando o Veículo

Leia mais

Regularizar um veículo com tunning não é nenhuma tarefa de outro mundo.

Leia mais

Primeiro, você terá que abrir um processo junto ao Detran.

Leia mais

A dica é você abrir um processo para o máximo de modificações possíveis que pretende fazer.

Leia mais

Mas por que isso?

Leia mais

Porque cada vez que você abrir esse processo terá que pagar uma taxa.

Leia mais

Ou seja, se abrir o processo menos vezes, terá que pagar menos taxas.

Leia mais

Já se fizer isso a cada nova alteração, terá um custo extra só pagando taxas.

Leia mais

1. Apresente seu projeto ao Detran

Lembre-se do que falamos sobre o que é permitido ou não.

Leia mais

Só depois solicite as modificações para deixar o seu carro do jeito que você tanto almeja.

Leia mais

Como falamos antes, não faça as alterações antes da abertura do processo.

Leia mais

Se você fizer isso, corre o risco do Detran não liberar alguma alteração e você ter que pagar tudo de novo para desfazer ela.

Leia mais

2. Pague a guia

Solicitada a abertura do processo junto ao Detran do seu estado, será emitida uma guia de pagamento.

Leia mais

Pague ela em um dos bancos conveniados.

Leia mais

Dica: informe-se junto ao Detran se pagando em alguns dos bancos específicos o processo é mais rápido.

Leia mais

Essa opção é muito válida caso você queira começar logo a customização do seu veículo.

Leia mais

3. Faça uma avaliação prévia

Com a guia paga, você terá que apresentar seu veículo e os documentos do carro para que seja feita uma avaliação prévia pelo Detran.

Leia mais

Nessa avaliação, os técnicos do órgão irão verificar se as modificações solicitadas irão prejudicar o veículo de alguma forma, ou a sua segurança e a de outras pessoas.

Leia mais

Após essa primeira avaliação, será informado o que pode e o que não pode ser feito dentro das modificações solicitadas no seu projeto.

Leia mais

Caso você siga as dicas que apresentamos antes, a tendência é que todas as alterações sejam liberadas para legalização.

Leia mais

Depois disso, o Detran irá liberar uma autorização com as modificações liberadas.

Leia mais

4. Realize as mudanças

Como próxima etapa, você já pode levar seu veículo a um profissional especializado, que irá fazer o serviço.

Leia mais

Lembre-se de verificar as referências do profissional antes de fazer o serviço.

Leia mais

5. Passe pela inspeção

Após realizadas as alterações, você terá que levar seu veículo em uma oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para que seu veículo seja inspecionado.

Leia mais

Caso esteja tudo de acordo com as normas e o nos padrões de segurança necessários, você poderá seguir para o passo seguinte.

Leia mais

Caso contrário, terá que retornar ao profissional que fez as modificações e refazer o serviço, realizando os ajustes.

Leia mais

6. Retorne ao Detran

Após obter a aprovação do Inmetro você deve retornar ao Detran e solicitar o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Leia mais

Esse documento vai garantir que você não receba multas pelas modificações.

Leia mais

O CSV ficará registrado como uma observação no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

Leia mais

Ou seja, ambos serão emitidos novamente, agora constando o CSV.

Leia mais

7. Aproveite seu tunning

Tendo os documentos, você pode transitar normalmente com seu carro modificado sem se preocupar em receber multas ou ter ele apreendido.

Leia mais

Muito mais tranquilo seguir as regras, concorda?

Leia mais

Conclusão

Leia mais

Neste artigo, você aprendeu tudo sobre tunning.

Leia mais

Descobriu o que é ou não permitido pela legislação brasileira.

Leia mais

Também conheceu mais sobre o mercado de tunning no Brasil e no mundo.

Leia mais

Agora, tem todas as informações que precisa para se dedicar à personalização de carros, motos e até caminhões de forma legal.

Leia mais

É a melhor estratégia para evitar dores de cabeça à toa.

Leia mais

Mas nunca esqueça que, se for multado, você sempre pode recorrer.

Leia mais

Nessa hora, para garantir a melhor defesa possível, lembre dos nossos consultores especialistas na área administrativa de direito de trânsito.

Leia mais

Doutor Multas é a melhor solução para ajudar você a ganhar recursos de multas, com a maior taxa de vitória para os clientes.

Leia mais

Entre em contato conosco sempre que precisar.

Leia mais

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo!

Leia mais

Referências:

Leia mais
  1. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao4792014.pdf
  2. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_292.pdf
  3. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  4. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20384.2011.pdf
  5. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao6672017.pdf
  6. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_254.pdf
Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas