Como rebaixar carro dentro da Lei e não correr o risco de ser guinchado!

rebaixar carro
Carro rebaixado dentro da lei

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Neste artigo vamos abordar como rebaixar o veículo dentro da lei, anteriormente elaboramos um artigo sobre carro rebaixado não pode ser guinchado, e este artigo teve mais de 2 mil compartilhamentos, mas muitas dúvidas surgiram a respeito da regularização dos veículos, de como fazer para estar dentro da lei e não precisar se preocupar com multas ou blitz policiais.

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Em 2014, foi publicada a Resolução Nº 479 de 20 de março, que regularizou rebaixar os veículos. Foram reunidas várias entidades e empresas, para que fosse possível esta legalização pelo CONTRAN. Anteriormente só a suspensão fixa era permitida.

Vamos abordar abaixo:

– O que pode ser feito agora, segundo a lei de trânsito

– Como regularizar o carro rebaixado

 

O que pode ser feito agora para rebaixar carro, segundo a lei de trânsito

rebaixar carro
Como modificar carro dentro da Lei

Rebaixar o veículo é uma das modificações de tunning mais feitas nos veículos, anteriormente não tinha na lei um limite mínimo, mas com esta nova resolução o limite passou a ser de 10 centímetros do chão, para ser medido é preciso pegar a parte mais baixa do carro.

Estas novas regras liberaram as modificações quanto as suspensões tanto fixa, quanto regulável. Outro ponto importante é que os pneus e rodas não podem em nenhum momento do esterçamento encostar em outras partes do carro.

Resolução Nº 479 de 20 de março de 2014 do CONTRAN:

Art. 6º Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.

I – o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.

II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.

III – O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

 

Como regularizar o carro rebaixado

rebaixar carro
Como regularizar carro rebaixado
Para rebaixar carro e ficar dentro da leis de trânsito, é preciso respeitar algumas regras e também seguir um procedimento padrão.

Primeiramente verificar a viabilidade das modificações, isto é, deverá ter no mínimo 10 centímetros, as rodas e os pneus não devem tocar em nenhuma parte do carro no momento do esterçamento.

Após analisada esta viabilidade, é necessário solicitar ao Detran a alteração, para modificar o carro.
Terá algumas taxas para pagar e ter o carro regularizado, no Detran, você consegue se informar de todos os valores.
Autorizado pelo Detran, o próximo passo agora é ir ao mecânico rebaixar o carro. Com o carro rebaixado deverá submeter o carro a vistoria em uma oficina credenciada pelo INMETRO.
O carro vistoriado, agora é ir até o Detran e  pegar o Certificado de Segurança Veicular, ele será registrado nas observações do Certificado de Registro do Veículo e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos.

Conclusão

Muitos motoristas acabaram vendendo o carro antes desta resolução por não conseguirem regularizar seus carros. Após muito debate,  a Resolução Nº 479 de 20 de março de 2014 do CONTRAN foi publicada, e autoriza a legalização dos carros rebaixados, basta seguir os procedimentos exigidos pelos Órgãos de Trânsito. O carro rebaixado dentro da lei evita multas e maiores transtornos nas blitz policiais.

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  • Jorge Caetano

    Gostaria de tirar uma dúvida, já que agora carro rebaixado pode ser legalizado. Alguém sabe alguma seguradora que faça seguro total em carros com suspensão alterada? Pois consultando dois corretores conhecidos, os dois meninformaram que tem algumas seguradoras que fazem, porém só contra terceiros e Inocêncio. Se alguém souber, agradeço.

  • Sr. Jorge, não sei qual seguradora faz o seguro, porém tem sites que fazem a cotação on line em várias seguradoras, acredito que possas ter a resposta de algum com o seguro que desejas. Dê uma olhada nos sites:

    http://www.bidu.com.br/
    https://bemmaisseguro.com/

    Espero que dê certo! Abraço

  • Sr. Jorge, Acredito que a Seguradora Cardif faz, mas não tenho total certeza. O ideal é entrar em contato com eles. Se tiver mais alguma dúvida estou aqui para te ajudar. Abraço

  • Jorge Caetano

    Muito obrigado pela dica, Gustavo. E um adendo, para quem tem o mesmo interesse que eu. Pesquisando, descobri que a Asa Seguros também faz seguro total para veículo com suspensão alterada – salvo consultor qual informou – porém a franquia ficou com valor muito acima “do normal”. Abraço.

  • Sr. Jorge Caetano, obrigado por contribuir. É importante este tipo de informação, pois muitas pessoas deixam de fazer seguro muitas vezes por falta de opção ou seguros muito caros. Abraço

  • Cleo Dos Santos Garcia

    Bom dia Gustavo tenho um duvida, comprei um carro a poucos dias e ele veio com rodas aro 17 e a suspensão são reguláveis, mas como não gosto de carro rebaixado deixei ele na altura máxima que pude deixar, estando assim eu corro o risco de ser multado e na hora de transferir ao meu nome corre o risco também de nao passar na vistoria por essas questões.

  • Cleo dos Santos, acredito que neste caso, não terás problemas. É importante ver se no documento está registrado que o carro foi modificado, mas a princípio acredito que não terás problemas. Qualquer dúvida estou aqui a sua disposição. Abraço

  • Hugo Soares

    Olá Doutor,
    Tenho um Jetta Tsi e a roda original é 17″ com pneus 225/45 e quero botar 20″ com pneu 225/30, será que posso ou serei multado. Não vou rebaixar o carro.

  • Moises Morales

    Gustavo eu tenho um gol bola,fiz alteração somente nas molas, o para lama está 3 dedos de distancia do pneu, pneu original e rodas originais.. é necessário legalização e vistoria?? Obrigado pela atenção ótimo site tirei varias duvidas.. aguardo retorno!

  • Reinaldo Cordeiro

    Boa tarde tenho a mesma duvida do Moises Morales… no meu caso troquei as molas originais por molas esportiva porem o carro esta um pouco mais baixo mais assim mesmo ficou com quase 18cm de distancia do chão.. com dois dedos do para-lama pra roda…
    é necessário legalização e vistoria??

  • Boa noite Hugo,
    Pelo que posso constatar das informações que você me passou, você deverá manter o diâmetro da roda quase idêntico ao original. E, nestas condições, você não deverá ter problemas. Qualquer dúvida estamos às ordens

  • Boa noite Moisés,
    Você provavelmente não terá que fazer a vistoria, mas é importante verificar a distância que ainda permaneceu entre o para lamas e o pneu não estão se tocando e se há um espaço compatível.
    Mas pela sua descrição provavelmente não terás problemas.
    Sempre que precisar estamos à disposição.
    E muito obrigado, ficamos muito felizes em ajudar.

  • Boa noite Reinaldo,
    Neste caso, é importante as rodas não encostarem nos para lamas mesmo quando esterçadas.
    Se não, você não deverá ter problemas.
    Qualquer dúvida estamos à disposição. Abraços

  • william rutz schmidt

    ola.. faz pouco tempo que comprei um gol quadrado, ele esta com um elo da mola cortada, e esta com pneus 14 185/65, ele esta próximo o para-lama do pneu, mas ao estorcer os punes não pega, sera que da algum problema. a altura do chão
    esta bem mais do que 10 cm..

  • Olá William Rutz Schmidt! Neste caso o que tem que observar é se o ajuste da suspensão foi feito de acordo com as normas do Inmetro. Para isso a melhor coisa a fazer é levar o carro em uma oficina credenciada para eles olharem e lhe dizer se o rebaixamento foi feito de forma correta. Mas lembre-se de uma coisa muito importante! Se você for legalizar o rebaixamento o carro não pode estar rebaixado, tem que levá-lo sem a alteração e só que conseguir a autorização para rebaixar é que você fará o serviço! Obrigado pelo contato!

  • diego

    Olá comprei um carro antes de 2014 onde ainda prevalecia o artigo 6º da resolução do CONTRAN nº 292 onde onde é estabelecida a altura do veiculo modificado, e o método de medição que vai da parte do farol baixo até o solo ( farol original do veiculo) Com está resolução em vigor, que altera o artigo, gostaria de saber como proceder para alterar a observação no CRLV do veiculo ??

  • Diego, bom dia! Se o seu licenciamento ainda estiver em dia não precisa fazer nada agora. Quando for fazer um novo licenciamento acredito que o seu carro deverá passar por nova vistoria para aferir se o rebaixamento se encontra dentro dos parâmetros legais. Nesse caso será necessário ir até uma oficina credenciada pelo Inmetro e fazer a revisão do rebaixamento. Mas antes disse você terá que ir até o Detran solicitar a autorização para levar o carro lá. Acredito que não custa entrar em contato com o Detran para saber se eles não tem nenhum procedimento especial para o seu caso e conferir o seu caso se está dentro dessas possibilidades. Obrigado pela pergunta, estamos sempre à disposição!

  • Anderson Itner

    https://uploads.disquscdn.com/images/7a16cd620c2e14aa3920640d2a3c17bd9ecc24655d6ebe3a4440a74ab1c1f45b.jpg
    olá tenho uma kombi das antigas, com rodas originais porem foi baixado ela um pouco conforme regar para rebaixar antigos sem comprometer a estrutura do veiculo. mas ao meu ver ela ficou baixa que o pneu da frente fica rente ao paralama, mas não encosta em nada quando esterça, será que terei problemas?

  • Geovane Borba

    Boa noite, coloquei suspensão regulável, o pneu da frente está com 2 dedo do para lama e a traseira com 1 dedo de distância do pneu, terei problemas se me pararem ?

    https://uploads.disquscdn.com/images/479f7eccbea60f2048b19f2a8c202082acd711a84c3e8012cf8a9e337f86362c.jpg

  • Stiven Toigo

    Boa tarde. Coloquei susp rosca em uma saveiro g5. O problema que me pararam na prf, e o guarda mediu na bucha do eixo traseiro, e la deu 6 cm, sendo que na caixa de ar estava com os 10 cm conforme o imetro mediu, assim ele quis aprender o carro, mas após muita conversa ele me liberou, e falou pra erguer ate dar os 10 na bucha, está correto medir nessa bucha?
    Outra duvida é se for rosca ou ar, como são regulável, e possível andar mais alto do que foi feito na vistoria?

  • huilques

    Ola meu carro é um Passat Alemão Variant importado….. é nescessario vistoria e colocar no documento alteração caso eu rebaixe?

  • evaldo berezanski

    so que aqui os guardas procuram de tudo pra multar quando o carro e regularizado por isso coloquei camera no carro,abraços

  • Olá! Os pneus e rodas não podem em nenhum momento do esterçamento encostar em outras partes do carro. Na parte do artigo em que diz “Como regularizar o carro rebaixado”, diz tudo o que deve ser feito para não ter problemas! Abraço!

  • Bom dia! Deverá ter no mínimo 10 centímetros, as rodas e os pneus não devem tocar em nenhuma parte do carro no momento do esterçamento. Em “Como regularizar o carro rebaixado” no artigo, eu cito tudo o que deve ser feito para não ter problemas com a lei! Indico a leitura. Abraços.

  • Bom dia! Você estava com o Certificado de Segurança Veicular? Indico que você vá ao Detran esclarecer o ocorrido. Abraço!

  • Bom dia! Sim, é necessário que você siga todos os passo que citei no artigo! Abraço!!

  • É complicado mesmo! Mas, se fizermos tudo dentro da lei não há o que eles possam fazer contra nós! Abraço!

  • kenzo

    Boa tarde! gostaria de saber se eu rebaixar meu carro dentro dos conformes e legalizar colocando no documento e tal, preciso fazer a vistoria todo ano tipo a do GNV ou so uma vez?

  • Bom dia, Kenzo! Sim, é necessário efetuar a revisão todo o ano. Abraço!!

  • Andre SIlva

    Após Legalizar o carro, pode colocar roda aro 17 ?

  • Bom dia, André! Se a alteração do aro e pneu não for diferente das dimensões originais, não há problema algum! No artigo do link abaixo eu cito as especificações e dicas para realizar essa alteração sem se preocupar! Estou à disposição, espero ter ajudado.

    https://doutormultas.com.br/customizar-rodas-e-aros/