Insulfilm Com Bolha Dá Multa!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!

No dia 17 de junho de 2022 foi publicado no Diário Nacional da União a nova resolução do CONTRAN número 960 que instituiu no Código de Trânsito Brasileiro determinações sobre os requisitos de segurança sobre a visibilidade dos vidros dos veículos.

Entre as diretrizes apontadas encontramos as que se referem a aplicação de películas reflexivas (Insulfilm). As determinações sobre a porcentagem das películas escurecedoras continuam as mesmas, pelo menos 75% de transparência no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e até 28% nos demais vidros.

Mas foi vetado o uso de películas que apresentarem bolhas, pois isso foi considerado como um fator de comprometimento da visibilidade do motorista e agora se tornou uma infração de trânsito, que incorre em multa e pontuação na CNH.

A multa por circular com o veículo que possui insulfilm apresentando bolhas é considerada infração grave, tem o valor de R$195,23 e 5 pontos na CNH, além da obrigatoriedade de remoção da película no mesmo momento.

Essa multa é a mesma aplicada quando o motorista não respeita a porcentagem de escurecimento e coloca um insulfilm muito escuro.

Importante observar que não interessa se a porcentagem do escurecimento da película estiver dentro da lei, se apresentar bolhas, poderá ser considerado infração se assim for mensurado no luxímetro.

A visibilidade comprometida na direção é um dos fatores que mais afetam o acontecimento de acidentes de trânsito, por isso existem leis que regulamentam tudo o que possa interferir nessa visibilidade, objetivando promover maior segurança no trânsito, preservando vidas e reduzindo os índices de acidentes.

O Insulfilm, ou seja, a película automotiva surgiu como um item que proporciona não só mais segurança e comodidade, mas também protege de raios UV e podem diminuir o calor no interior do veículo dependendo do tipo de película. Se obedecer às regras impostas por lei, o proprietário não terá nenhum problema.

Por que insulfilm dá bolha?

A aplicação de películas de vidro automotivas deve ser realizada por profissionais qualificados e treinados para isso. Fazer a colocação numa loja especializada garantirá a segurança e irá assegurar a garantia do produto, como no caso do aparecimento de bolhas.

Essas bolhas de ar que podem aparecer após a aplicação da película geralmente acontecem porque o tempo de secagem e cura da película é em cerca de 30 dias, que pode estender para 45 dias dependendo do tipo da película e das condições climáticas.

Foi multado ou recebeu um processo administrativo? Não fique sem dirigir! Resolvemos seu problema em 24h, online e com garantia de satisfação de 100%. Clique aqui para uma consulta GRATUITA com o maior especialista no assunto.

Em grande parte dos casos em que há o aparecimento de bolhas isso se dá pela má aplicação durante a instalação, por isso é muito importante contratar um profissional qualificado, pois existem técnicas e maneiras de fazer a aplicação corretamente.

Segundo Eduardo Santiago, proprietário da mais bem conceituada loja especializada em películas no Rio de Janeiro, o surgimento de bolhas também ocorre devido à qualidade do material aplicado: “as películas chamadas “profissionais” são compostas de um tipo de poliéster que pode apresentar bolhas em determinadas circunstâncias. O ideal é que o consumidor opte por películas de alta performance cuja qualidade é superior e não oferece o risco de surgimento de bolhas no vidro”, explica.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Algumas marcas de película, popularmente conhecida como “insulfilm” alegam que alguns materiais possuem uma cola que, quando exposta ao sol, liberam gases que vão se acumulando entre o vídeo e a película, causando bolhas.

Como remover bolhas no insulfilm?

Os profissionais que instalam as películas geralmente irão resolver isso no mesmo momento da aplicação, mas se a bolha surgir por alguma situação adversa durante o tempo de secagem conforme já mencionamos é possível ainda reverter a situação. Mas vale observar que dependendo do caso e da quantidade de bolhas existentes a solução será remover a película por completo e realizar uma nova aplicação.

Alguns especialistas dizem que você mesmo pode tentar realizar o reparo, mas isso poderá acabar com a garantia do serviço prestado, portanto a melhor solução é procurar pelos profissionais que realizaram o serviço antes de tentar qualquer coisa.

Mas se mesmo assim você quiser arriscar a orientação é que você leve o carro para uma área ensolarada para que o calor contribua no processo, deixe o veículo no sol por uma ou duas horas, e então umedeça a película com água utilizando um borrifador, sem enxarcar. Com um alfinete, faça furos em cada bolha de ar, mas de uma maneira que não rasgue a película. Sempre que perceber que a película está secando, umedeça novamente. Após estourar as bolhas, utilize um cartão de crédito para alisar suavemente a região onde estavam as bolhas promovendo o alisamento da película e a retirada das bolhas. É muito importante não pressionar muito o cartão para não rasgar a película e mantê-la sempre úmida durante o processo.

Como recorrer da multa por bolhas no insulfilm?

Se você for multado por estar circulando com o insulfilm com bolhas, saiba que você tem o prazo de 30 dias após a autuação para recorrer. O processo te dá três tentativas de reverter a situação, desde que sejam apresentadas evidências bem fundamentadas que expliquem o porquê da anulação da multa. Procure por especialistas em recursos de multas para te ajudarem nesse processo.

Foi multado ou recebeu um processo administrativo? Não fique sem dirigir! Resolvemos seu problema em 24h, online e com garantia de satisfação de 100%. Clique aqui para uma consulta GRATUITA com o maior especialista no assunto.

Conclusão

Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita
Banner Consulta Gratuita

Esteja sempre atento às alterações realizadas no Código de Trânsito Brasileiro para que não acabe tomando uma multa por desinformação. A nova modificação se deu recentemente com a inclusão de penalidade em veículos que estiverem circulando com bolhas no insulfilm, considerada agora uma infração por comprometer a visibilidade de quem dirige o veículo.

Se o seu carro apresenta essas condições é bom procurar um especialista em películas o quanto antes a fim de reverter a situação.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA (em menos de 02 minutos) da sua multa ou processo administrativo de trânsito!