Saiba como customizar rodas e aros dentro da Lei!

customizar rodas e aros
Customização de rodas

Muitas pessoas que desejam customizar seus carros, mas surgem muitas dúvidas sobre este assunto, principalmente se é permitido modificar as rodas e os aros do carro.

Sobre esta questão é preciso observar algumas regras da Lei de trânsito vigente atualmente, é permitido customizar as rodas sim, porém alguns critérios precisam ser observados para que o carro fique dentro das leis de trânsito.

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Estes critérios que vamos ver abaixo são importantes serem respeitados para o carro ficar legalizado.

Outra questão muito importante é de que qualquer modificação no carro exige atenção e cuidado, deve ser realizada por profissional de confiança, pois modificar o carro erradamente pode além de piorar o funcionamento do carro, pode por em risco a segurança do veículo e das pessoas.

Neste artigo vamos abordar:

– A resolução que trata sobre as modificações nos veículos.

– O que é permitido modificar em relação as rodas e aros do carro

– Cuidados ao fazer modificações

– A multa por estar com as rodas, pneus e aros não permitidos pela Lei de Trânsito

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A resolução que trata sobre as modificações nos veículos

A Resolução nº 292/2008 do CONTRAN, trata quanto as modificações permitidas pela Lei de Trânsito.

No Artigo 8º como mostra abaixo, é proibido que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos pára-lamas e também proibido modificar o tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu, estas normativas querem dizer que é permitido modificar as rodas e os aros porém estes devem manter o tamanho original, isto é se aumentar o aro é preciso reduzir o perfil do pneu, mantendo o diâmetro do conjunto inalterado.

“Art. 8º Ficam proibidas:

I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;

II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;”

 

O que é permitido para customizar rodas e aros do carro

perfil do pneu
Customização – o que é e o que não é permitido

Se quiser aumentar o aro, terá que diminuir o perfil do Pneu. Conforme a imagem abaixo o  diâmetro externo do conjunto pneu/roda não pode variar.

 

customizar aros e rodas
Diminuição do pneu

Cuidados ao fazer modificações

Os carros são fabricados com critérios e calculados para oferecer segurança e desempenho, pode se alterar as características sem problemas como por exemplo, aumentar o aro do carro, mas é importante cuidar para fazer alterações corretamente e com profissionais habilitados.

Além de aspectos externos para deixar o carro mais bonito, em uma customização bem feita, pode-se ter até maior aderência do pneu ao solo, aumentando assim a estabilidade do veículo, principalmente nas curvas.

Porém ruas em más condições podem vir a dar maior desgastes na suspensão e provocar mais ruídos devido a diminuição do perfil do pneu.

 

A multa por estar com as rodas, pneus e aros não permitidos pela Lei de Trânsito

multas de trânsito
Desconformidade com a lei – consequências

A multa por estar em desconformidade com a Lei é:

Artigo – 230, VII – Conduzir o veículo com a cor ou característica alterada –  – O valor da multa é R$195,23 – Multa Grave, 5 pontos na carteira de motorista. Medida Administrativa: retenção do veículo para regularização.

Pelo mesmo motivo que carros rebaixados não podem ser guinchados, não pode ser guinchado o carro por estar com rodas maiores, apenas se apresentar riscos a segurança no trânsito.

A medida administrativa é de retenção do veículo, quando a irregularidade pode ser sanada no local o veículo é autuado e liberado e quando não pode ser sanada no local, o carro será autuado e liberado, tendo o CRLV retido, terá que passar por vistoria posteriormente.

 

Conclusão

Pode customizar as rodas e aros e estar dentro da lei, precisa-se apenas observar algumas regras para não ter problemas ao ser parado em uma blitz, por exemplo. Estar com o carro legalizado, evita maiores preocupações.

Se você precisa de ajuda para recorrer sua multa – Por favor, clique neste LINK.

Se você foi multado, estamos a sua disposição para lhe ajudar. Analisaremos a sua multa de trânsito gratuitamente. Clique abaixo para receber o passo a passo para recorrer de multas de trânsito.

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Saiba como customizar rodas e aros dentro da Lei!
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  • Andrea Sorano

    Cara seu post é muito bom ,mais apolicia do brasil é um lixo prenderam o documento do meu carro por eu estar com rodas maiores.

  • Caimo Alexandre Couto

    Cara muito bom seu post esclareceu muita coisa obrigado e sucesso

  • Leomir Andrade

    Essa lei é válida para motocicletas também? Posso trocar os aros e pneus desta forma?

  • Boa noite, muito obrigado, ficamos muito felizes que tenhas gostado do material.
    Quanto a nossa polícia, infelizmente temos muitos profissionais incapacitados atuando, mas sempre lembramos que não podemos fazer disso uma generalização.
    E também é por isso que achamos tão importante passar um pouco de conhecimento na área de trânsito, para que todos saibam seus direitos e possam dirigir mais tranquilamente.
    Sempre que precisar estamos à disposição.

  • Boa noite Caimo!
    Muito obrigado!
    Se tiver algo mais em que possamos ajudar nós estamos à disposição.
    Abraços

  • Boa noite Leomir, você pode sim fazer as substituições da mesma forma que nos carros. Qualquer dúvida estamos às ordens. Abraços

  • Luciano Fernandes

    Bom dia, essa regra ainda continua, estou querendo mudar as rodas já faz um tempinho e estou em dúvida, você pode me ajudar?

  • Renato Gerevini

    Boa tarde, Não entendi, então com essa nova lei que saiu hoje, eu posso andar com R17, mesmo que no manual do meu veiculo diga que o original é R15?
    Basta a roda não “entrar na lataria” do carro?

  • Jefferson Almeida

    Se a mudança no tamanho das rodas não ultrapassarem os 3%, ainda preciso mudar o documento ?

  • Laércio Bohn

    No post está bem explicado…no seu caso, vc pode colocar R17, mas deve colocar pneu com perfil(altura) menor, pois o diâmetro do conjunto roda/pneu deve permanecer o mesmo que o original. “Entrar na lataria” do carro???? Não entendi, rssss…não pode ultrapassar os limites externos dos pára-lamas, ou seja, não pode sair pra fora lateralmente!!

  • Laércio Bohn

    Onde vc leu sobre 3%?? O diâmetro do conjunto roda/pneu deve permanecer inalterado, original!! Não existe alteração no documento para esse caso. Se mudar o tamanho da roda e do pneu e o diâmetro permanecer o mesmo, não vai ter problema pois é permitido, mas se alterar o diâmetro para mais ou para menos estará cometendo infração, pois é proibido e não existe CSV(certificado de segurança veicular) para essa alteração!!

  • Renato Gerevini

    “Entrar na lataria do carro” como se a roda ficasse pra dentro do para choque (não é meu caso).
    Eu entendi que tenho que usar pneu com perfil menor, só não sei qual usar, se posso qualquer um ou teria algum limite, atualmente uso 205/40.

    Obrigado.

  • Jefferson Almeida

    Li 2% no autoesporte outro dia e 3% em um site no qual não me recordo qual foi, mas as rodas originais no meu carro (monza sl/e 1993) são de aro 14 e pneus 185/65. Estou querendo colocar rodas 17, alterando o perfil do pneu para 225/40 não irá surtir uma mudança maior que 1% ou 3 no máximo no conjunto roda/pneu, ou seja, á olho nu será imperceptível !

  • Laércio Bohn

    Você quis dizer se ficar pra dentro do pará-lamas, mas se o diâmetro for o mesmo não vai entrar, vai permanecer a mesma coisa, a não ser que vc rebaixe o carro, aí já é outro caso!! Diâmetro é a medida, se colocar um aro maior, coloca um pneu mais baixo pra que permaneça a mesma medida do original. Na loja eles saberão. E se ficar uma pequena diferença que seja imperceptível à olho nu, não vai ter problemas com a fiscalização!!

  • Laércio Bohn

    Legalmente desconheço essa porcentagem, deve ser uma tolerância não prevista em lei para fins de fiscalização!! No seu caso não terá problemas, ninguém vai medir, a não ser que seja uma diferença perceptível ou gritante!!

  • Wilton

    Então nesse caso eu posso trocar minhas 13 coloca umas 17 colocar um perfil de 40 e a largura pode ser qualquer uma desde q não saia pra fora do pára-lama? Ou tem q ser da largura das original que é 165?

  • Luciano Garcia

    Os pneus originais do meu carro são 175/65 aro 14 mas eu estou usando 185/65 na frente e 185/70 atrás com o aro inalterado. Não entendi bem essa parte. Seria permitido ou eu teria problemas em uma blitz?

  • Mateus Giacometti

    eu gostaria de tirar uma duvida, eu gostaria de colocar pneus mais largos, para isso obviamente iria ultrapassar o para-lamas, seria legal alargar o paralama do carro para cobrir a roda, estaria dentro da lei certo ? desde que a roda não passe o paralama
    seria como esse para lama parafusado http://www.ml24.net/products/img/pat_cyr_scion_frs_wide_body_kit_04.jpg
    essa modificação seria legal desde que ficasse com a roda para dentro do novo paralama ?

  • Richard Belizario

    Meu carro é original aro 13′. É Possível por uma 17′ sem mexer com documentação?
    Obs : perfil baixo

  • Bom dia, Luciano! Sim, esta lei está em vigência. Qual seria a sua dúvida? Estou à disposição!

  • Bom dia, Richard! Se a alteração do aro e pneu não for diferente das dimensões originais, não há problema algum! No artigo acima eu cito as especificações e dicas para realizar essa alteração sem se preocupar! Estou à disposição, espero ter ajudado.

  • Bom dia, Mateus! A questão não é o pneu ultrapassar o para-lamas e sim estar com um dimensão diferente da original. Ao fazer as alterações que você citou, o documento do carro teria que ser atualizado para ficar dentro da lei. A alteração permitida por lei afirma que não haverá problema desde que a mudança do aro e pneu não forem diferentes das dimensões originais. Espero ter esclarecido a sua questão! Estou à disposição.

  • Bom dia, Luciano! Acredito que você não terá problemas, pois será difícil de identificar essas mudanças a olho nu. Porém a lei é clara quando afirma que a alteração é permitida desde que o resultado não tenha dimensões diferentes das originais. No caso, cabe avaliar se queres correr o risco. Espero ter ajudado!

  • Bom dia! A questão não é o pneu ultrapassar o para-lamas e sim estar com um dimensão diferente da original. Fique atento às especificações feitas no artigo acima para ficar tranquilo. Qualquer dúvida estou à disposição!

  • Bom dia! A lei afirma que não pode haver alteração na dimensão original no momento de realizar as mudanças nas rodas, porém, uma ultrapassagem de 3% dessa dimensão seria muito sutil e difícil de identificar. Por isso muitos falam que é permitido, mas na verdade é um risco que o dono do automóvel corre. Espero ter esclarecido!

  • Bom dia, Renato! O que deve ser observado é que as dimensões finas na alteração do aro e pneu não pode ser diferente das dimensões originais! No artigo acima eu cito as especificações e dicas para realizar essa alteração sem se preocupar! Estou à disposição, espero ter ajudado.

  • Jefferson Almeida

    Muito obrigado, decidi fazer tudo dentro da lei mesmo, afinal não sou criminoso hahaha e também quero evitar transtornos com blitz !

  • Bom dia! É sempre mais seguro, boa decisão. Obrigado pela interação!

  • Bruno Felisberto

    E se por acaso em uma blitz o oficial quiser me multar por estar com aro 17 por exemplo, mesmo este não sendo maior que o aro 13 original (no caso regularizado de acordo com a lei)l? A dúvida é porque como eu irei provar que o original é 13 e o novo aro possui as mesmas dimensões?! Não pode ocorrer problemas neste caso?

  • Bom dia, Bruno! É muito difícil que ocorra problemas, pois visualmente o agente não irá notar diferença e para lhe multar, ele terá que medir e verificar se as dimensões estão de fato contrariando a lei. Obrigado pela pergunta!

  • mike

    Pra ficar na lei, o conjunto roda e pneu não pode aumentar nem diminuir o diametro original, até aí tudo certo, o problema é que quando se altera o pneu e a roda nunca as medidas vão bater extamente , sempre vai dar uns milímetros de diferença, a olho nu numa fiscalização ta de boa, a questão é… E se a montadora se recusar a dar garantia por causa disso e se o seguro se recusar a pagar o sinistro por causa disso.. Qual seria a linha de defesa ? eu vou falar, peraí eu alterei a caracteristica mais ta dentro da medida, aí a seguradora vai e mede da uma diferença de alguns milímetros… A lei não fala em alguma tolerancia nessa medida ? … minha narrativa é judicialmente falando,, e não por questões de fiscalização….. obrigado…

  • Guilherme Augusto

    Roda original do meu carro é 185/65/15…. quero colocar umas rodas 17… to vendo uma q é 195/40/17, vou estar dentro da lei se eu por essas 17? Obg

  • Diego Domingues

    Olá amigo boa noite ! Entendi perfeitamente sua explicação, o que eu gostaria de saber se para legalizar as rodas é preciso ir apenas no detran, ou tem que ir em algum outro lugar ?

  • Bom dia, Mike! Não há nada específico sobre isso na lei, mas acredito que você não teria problemas por milímetros a mais. Porém, se não quiser correr o risco aconselho que fique com uma medida um pouco abaixo do permitido do que acima. A decisão judicial desse caso dependeria do juiz responsável e dos argumentos de cada parte, assim como a abordagem tomada durante todo o processo. É complicado eu lhe dizer como ganhar nessa situação, pois na realidade dependeria de muitos fatores. Abraço!

  • Bom dia! Teria que medir para lhe dar uma resposta exata. Aconselho que você contrate profissionais habilitados para elaborar essa mudança, assim você terá certeza das medidas. Abraço!

  • Bom dia! A regularização é feita no Detran. Abraço!!

  • Diego Domingues

    Obrigado amigo !!!

  • Merece, Diego!

  • Thays Carolina Morais

    Boa noite, post muito esclarecido entendi perfeitamente tudo que foi escrito, só fiquei com uma duvida que não está citada no artigo, caso eu faça a tal modificação dentro dos padrões citados , eu terei que ir no DETRAN ou mudar algo no documento ou só modificar e continuo dentro da lei ?

  • Boa tarde, Thays! Fico muito grato pela sua mensagem!
    Quanto a sua duvida, é necessário apenas respeitar a Resolução nº 292/2008 do CONTRAN, como citado no artigo!
    Abraço!

  • Rhullyo Cristyanno Santos

    Policial me parou pq meu carro roda com aro 17, e original é 13.
    Disse que o maior número permitido seria aro 15.
    Ate 2 polegadas a mais.
    O que ele não sabe é que o diâmetro externo do pneu continua o mesmo.

  • Bom dia, Rhullyo! Ele deveria ter medido, pois se a alteração do aro e pneu não for diferente das dimensões originais, não há problema algum!! Você deve recorrer, com certeza! Se for do seu interesse, me envie uma foto da sua multa para o e-mail [email protected], que analiso para você e lhe passo um retorno! Esta análise não tem custo. Estou à disposição!

  • Ana Elisa Amorim Xavier

    Boa noite, eu tenho um invento. Novo ou seja uma idea Muito boa pra fazer o pneu durar mais de 4 anos sem precisar de comprar outro pneu mais eu tenho um probleminha tenho que mexer no pneu sera q alei vai aceita a idea pois com essa invecão, vai trazer beneficios para o meio ambiente. Quem que eu posso consultar?

  • Boa tarde, Ana! Incrível!! Indico que você consulte o órgão de transito da sua cidade antes de fazer qualquer alteração, para você não correr risco algum! Acho que você também poderia apresentar este projeto às marcas de carro e fabricantes de pneu, para lhe darem apoio. Espero que a sua invenção de certo, é muito legal pensar no meio ambiente, utilidade e eficiência juntos! Qualquer coisa estou à disposição, abraço!

    PS: me mantenha atualizado sobre o seu projeto. 😉

  • Leonan Santos

    Bom Dia, no meu caso queria tirar uma dúvida meu carro e legalizado, rodas,baixo e lâmpadas super brancas.. só que no momento estou com as rodas 15 originais de fábrica, se eu for parado em uma blitz.. eu posso ser multado!? Ou não a problema algum!? Desde de já agradeço e digo que foi um ótimo artigo.

  • Boa tarde, Leonan!
    Por ser original de fábrica você não corre nenhum risco.
    Muito obrigado!! Qualquer coisa estou à disposição. 🙂

  • alexandre

    bom dia,tenho um ford ka 2008/2009 aro 13 ae gostaria de colocar aro 15 ou aro 16 como seria o calculo do pneu que devo colocar … fico no aguardo,obrigado

  • Olá, Alexandre! Você deve colocar um aro e pneu que não altere as medidas originais, ou seja, se quiser aumentar o aro, terá que diminuir o perfil do Pneu e vice-versa. Procure um profissional habilitado que lhe ajude nessas alterações, assim você não correrá risco algum. Abraço!

  • Galeba Esfihas

    Meo carro é legalizado suspensão, roda e pneu
    Só que esta mais baixo que o permetido e as roda ao esterça pega no paralamas!!!
    Podem prender o carro nesse caso ou só o documento?

  • Olá! Sim, ambos. Neste artigo eu explico exatamente o que ocorre nessa situação:

    https://doutormultas.com.br/carro-rebaixado/

    Qualquer coisa estou à disposição, abraço!

    OBS: o carro só será guinchado se o motorista não estiver habilitado e não indicar nenhum motorista habilitado para retirar o carro, no momento da remoção do veículo.

  • Galeba Esfihas

    Aprendero meo carro e o domumento no domingo, mesmo eu sendo habilitado!!
    Entao o policial ágil certo e apreender o veiculo?

  • O seu carro não pode ser guinchado, mas pode ser apreendido, pois esta é a medida administrativa devida.
    Porém, se você não está de acordo, recorrer é um direito seu! Você poderia me enviar uma foto da multa para eu analisar, por favor? Envie para o e-mail [email protected], essa análise é gratuita. Farei o possível para lhe ajudar, aguardo o seu contato!

  • Galeba Esfihas

    Entao nao me dero tbm a 2° via da multa!
    Entao no caso ja que nao poderia ser guinchado eu teria que levar o carro ate o Patio?

  • Exatamente, eles só podem guinchar se não houver como solucionar no local. Você não recebeu o auto de infração nem nenhuma notificação da multa? Nesse caso, indico que você vá ao Detran da sua cidade solicitar a segunda via da multa para poder recorrer da mesma. Assim que você a tiver em mãos, me envie para o e-mail [email protected]. Abraço!

  • Henrique Sala

    o documento do meu carro foi apreendido por ser rebaixado e com rodas 17, vou fazer a vistoria para retirar o documento do carro na policia rodoviaria. Porém meu carro original usa rodas aro 14 e pneus 175/65 e eu tenho as rodas aro 13 com pneus 175/70. Tem algum problema ?

  • Olá, Henrique! Modificações em peças originais do veiculo devem ser regularizadas para não haver problema! No caso das rodas, a modificação é permitida desde que não haja alteração nas medidas originais, ou seja, se você colocar um aro maior deverá por um pneu mais fino e vice-versa. Qualquer coisa estou à disposição, abraço!

  • Jerry guedes

    Tenho um corsa legalizei Suspensão a ar.. meu carro a roda original e 165/70/13 quando fiz a vistoria Inmetro tava com 185/45/15.. e quando peguei o documento Novo veio suspensão pneumática e pneus 185/45/15 nas restrições.. e agora estou rodando com a rodas 17 tem algum problema? O que devo alegar para Polícia se parado em uma blits e emplicarem nas rodas?

  • Olá, Jerry! A lei exige que você circule com o veículo conforme a descrição no documento. Portanto, você poderá ser penalizado! Fique atento.

  • Rodrigo

    boa tarde
    Tenho um omega 4.1 cd o aro dele original e 15 com perfil 195-65-15 e coloquei um aro 20 com pneus 225-35-20 e a policia alega que eu teria que colocar no documento do carro, mas fui ao Detran e ao INMETRO e os mesmos me disseram que nao tem como colocar as rodas no documento do carro, so consegue colocar quando vc rebaixa o veiculo que ai e colocado as rodas que esta no ato do INMETRO???
    A policia alega que so pode colocar duas polegadas a mais do que a original do carro sem colocar no documento, mas nao da para colocar no doc. do carro.
    Pode me ajudar desde ja obrigado…

  • Boa tarde, Rodrigo! A modificação teria que ser colocada no documento sim. Aconselho que você leve essa questão ao Detran para que eles solucionem! Desculpe não poder lhe ajudar mais que isso. Abraço!

  • Jorge Lourenço Lourencette

    Olá eu tenho um Gol 2002 e o limite da rodagem e 17 , se eu colocar os aros 17 sem ultrapassar o limite da Caixa de rodas eu estou arriscado levar a multa?

  • Bom dia, Jorge! O que você deve ficar atento é a medida original que não pode ser alterada, ou seja, se você colocar um aro maior deverá por um pneu mais fino e vice-versa. É uma modificação bem tranquila de ser feita, se você respeitar essas questões não deverá ter problemas. Abraço!

  • Júlio

    Boa noite tenho blazer rodas 15 original mas uso aro 22 sendo conjunto aro pneus mesmo tamanho das rodas originais portanto estou dentro da lei?eu preciso colocar no documento ? Ou posso ficar sossegado

  • Olá, Julio! É isso ai, agora você só tem que regularizar a modificação (instruções no artigo acima) e estará tudo conforme a lei exige. Abraço!

  • Leandro Albert

    Bom dia, tenho um siena 2003 com rodas originais 13, quero colocar para aro 15 dessa forma ainda estou dentro da lei? andei lendo algumas coisas e acho que sim, mas quero tirara duvida..

  • Boa tarde, Leandro! Modificações em peças originais do veiculo devem ser regularizadas para não haver problema! No caso das rodas, a modificação é permitida desde que não haja alteração nas medidas originais, ou seja, se você colocar um aro maior deverá por um pneu mais fino e vice-versa. Qualquer coisa estou à disposição, abraço!

  • Leandro Albert

    Entende, obrigado Gustavo! Nesse caso como quem faz a vistoria é o INMETRO, seria ideal antes mesmo de fazer a alteração que eu fosse me certificar de que estaria tudo certo, com a mudança das rodas.
    Ótimo atendimento!

  • Exatamente, Leandro! Eu que agradeço, qualquer coisa pode contar comigo. Abraço!

  • Diego Barreto

    BOA NOITE TENHO UM ASTRA ARO 16 E GOSTARIA DE COLOCAR UM ARO 18 SE O CONJUNTO ARO E PNEU CONTINUAR ORIGINAL VOU PRECISO FAZER VISTORIA NO IMETRO MESMO ASSIM? OUTRA DUVIDA GOSTARIA DE COLOCAR UMA MOLA ESPORTIVA MINHA DUVIDA É SE EU COLOCAR UMA MOLA ESPORTIVA PRECISO FAZER A VISTORIA MESMO SE O CARRO FICA 10CM DO LIMITE PARA REBAIXAR E LEGALIZAR

  • Boa tarde, Diego! Qualquer alteração nas características originais do veículo precisam ser regularizadas. Você precisaria fazer a vistoria para essas modificações que você citou. Espero que seja tudo permitido e fique como você gostaria, abraço!!

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  • kelven

    tenho um fusca com as rodas originais mais a traseira e alargada e a cambangem e torta posso levar multa por isso ?

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  • Bom dia, Kelvin! Toda modificação na característica original do veiculo deve ser regularizada, indico que você procure o detran para eixar tudo certinho! Abraço

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  • Matheus Silva

    Olá tenho um corsa wind 96 aro 13
    Estou querendo por um aro 15.
    Qual o tamanho do pneu ideal?
    Aguardo a resposta.

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  • Olá, Matheus! Vai ser necessário medir, a medida total da roda deve ser a mesma da original. Portanto, se você quer por um aro maior o pneu deverá ser mais fino. Abraço!

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  • Eulica

    Bom dia…tenho um vectra 97 rodas originais 185x70x14 cálculo em mm dá 614.6, estou usando rodas 17 com pneus 205x45x17 cálculo em mm dá 616.3. Estou dentro da lei, ou tenho que legalizar no inmetro?

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  • Boa tarde! Qualquer alteração deve ser regularizada. Abraço!

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  • Guilherme Braz

    A serio?? mas pq que raio é que n podem as rodas ser mais largas?? que merda é esta lol ! isso é o que faz com que o carro tenha alto aspecto ! WTF! é so um bocadinho mais qual é o motivo?!?!

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  • Olá, Guilherme! A justificativa é a estabilidade e segurança do veículo que foram calculadas na fabricação do mesmo, por isso é permitido fazer as modificações desde que não se altere as medidas originais. Abraço!

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  • Anderson Machado

    Bom dia… Tenho um 207 SW, rodas originais que consta na etiqueta 185/65 R14… Fazendo os cálculos tenho como opção no aro 17 mantendo o diâmetro externo a seguinte medida 205/40 R17 (foto) sendo assim é necessário a regularização? Qual parte da lei que diz que sou obrigado tendo em vista que estou mantendo o diâmetro externo igual? Lembro de ter visto em algum lugar uma % a se considerar e que também 3 polegadas acima da original não precisa, isso confere? https://uploads.disquscdn.com/images/f0f11f9d56a081cac7dbe923bf0265836913638973446c4447d1f78e7e460522.png

  • Anderson Machado

    Bom dia… Tenho um 207 SW, rodas originais que consta na etiqueta 185/65 R14… Fazendo os cálculos tenho como opção no aro 17 mantendo o diâmetro externo a seguinte medida 205/40 R17 (foto) sendo assim é necessário a regularização? Qual parte da lei que diz que sou obrigado tendo em vista que estou mantendo o diâmetro externo igual? Lembro de ter visto em algum lugar uma % a se considerar e que também 3 polegadas acima da original não precisa, isso confere? https://uploads.disquscdn.com/images/f0f11f9d56a081cac7dbe923bf0265836913638973446c4447d1f78e7e460522.png

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