Saiba como customizar rodas e aros dentro da Lei!

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customizar rodas e aros

Muitas pessoas que desejam customizar seus carros, mas surgem muitas dúvidas sobre este assunto, principalmente se é permitido modificar as rodas e os aros do carro. Sobre esta questão é preciso observar algumas regras da Lei de trânsito vigente atualmente, é permitido customizar as rodas sim, porém alguns critérios precisam ser observados para que o carro fique dentro das leis de trânsito.

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Estes critérios que vamos ver abaixo são importantes serem respeitados para o carro ficar legalizado. Outra questão muito importante é de que qualquer modificação no carro exige atenção e cuidado, deve ser realizada por profissional de confiança, pois modificar o carro erradamente pode além de piorar o funcionamento do carro, pode por em risco a segurança do veículo e das pessoas.

Neste artigo vamos abordar:

– A resolução que trata sobre as modificações nos veículos.

– O que é permitido modificar em relação as rodas e aros do carro

– Cuidados ao fazer modificações

– A multa por estar com as rodas, pneus e aros não permitidos pela Lei de Trânsito

 

A resolução que trata sobre as modificações nos veículos

A Resolução nº 292/2008 do CONTRAN, trata quanto as modificações permitidas pela Lei de Trânsito.

No Artigo 8º como mostra abaixo, é proibido que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos pára-lamas e também proibido modificar o tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu, estas normativas querem dizer que é permitido modificar as rodas e os aros porém estes devem manter o tamanho original, isto é se aumentar o aro é preciso reduzir o perfil do pneu, mantendo o diâmetro do conjunto inalterado.

“Art. 8º Ficam proibidas:

I – A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;

II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;”

 

O que é permitido para customizar rodas e aros do carro

perfil do pneu

Se quiser aumentar o aro, terá que diminuir o perfil do Pneu. Conforme a imagem abaixo o  diâmetro externo do conjunto pneu/roda não pode variar.

 

customizar aros e rodas

Cuidados ao fazer modificações

Os carros são fabricados com critérios e calculados para oferecer segurança e desempenho, pode se alterar as características sem problemas como por exemplo, aumentar o aro do carro, mas é importante cuidar para fazer alterações corretamente e com profissionais habilitados.

Além de aspectos externos para deixar o carro mais bonito, em uma customização bem feita, pode-se ter até maior aderência do pneu ao solo, aumentando assim a estabilidade do veículo, principalmente nas curvas.

Porém ruas em más condições podem vir a dar maior desgastes na suspensão e provocar mais ruídos devido a diminuição do perfil do pneu.

 

A multa por estar com as rodas, pneus e aros não permitidos pela Lei de Trânsito

multas de trânsito

A multa por estar em desconformidade com a Lei é:

Artigo – 230, VII – Conduzir o veículo com a cor ou característica alterada –  – O valor da multa é R$195,23 – Multa Grave, 5 pontos na carteira de motorista. Medida Administrativa: retenção do veículo para regularização.

Pelo mesmo motivo que carros rebaixados não podem ser guinchados, não pode ser guinchado o carro por estar com rodas maiores, apenas se apresentar riscos a segurança no trânsito.

A medida administrativa é de retenção do veículo, quando a irregularidade pode ser sanada no local o veículo é autuado e liberado e quando não pode ser sanada no local, o carro será autuado e liberado, tendo o CRLV retido, terá que passar por vistoria posteriormente.

 

Conclusão

Pode customizar as rodas e aros e estar dentro da lei, precisa-se apenas observar algumas regras para não ter problemas ao ser parado em uma blitz, por exemplo. Estar com o carro legalizado, evita maiores preocupações.

Se você foi multado, estamos a sua disposição para lhe ajudar. Analisaremos a sua multa de trânsito gratuitamente. Clique abaixo para receber o passo a passo para recorrer de multas de trânsito.

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  • Andrea Sorano

    Cara seu post é muito bom ,mais apolicia do brasil é um lixo prenderam o documento do meu carro por eu estar com rodas maiores.

  • Caimo Alexandre Couto

    Cara muito bom seu post esclareceu muita coisa obrigado e sucesso

  • Leomir Andrade

    Essa lei é válida para motocicletas também? Posso trocar os aros e pneus desta forma?

  • Boa noite, muito obrigado, ficamos muito felizes que tenhas gostado do material.
    Quanto a nossa polícia, infelizmente temos muitos profissionais incapacitados atuando, mas sempre lembramos que não podemos fazer disso uma generalização.
    E também é por isso que achamos tão importante passar um pouco de conhecimento na área de trânsito, para que todos saibam seus direitos e possam dirigir mais tranquilamente.
    Sempre que precisar estamos à disposição.

  • Boa noite Caimo!
    Muito obrigado!
    Se tiver algo mais em que possamos ajudar nós estamos à disposição.
    Abraços

  • Boa noite Leomir, você pode sim fazer as substituições da mesma forma que nos carros. Qualquer dúvida estamos às ordens. Abraços

  • Luciano Fernandes

    Bom dia, essa regra ainda continua, estou querendo mudar as rodas já faz um tempinho e estou em dúvida, você pode me ajudar?

  • Renato Gerevini

    Boa tarde, Não entendi, então com essa nova lei que saiu hoje, eu posso andar com R17, mesmo que no manual do meu veiculo diga que o original é R15?
    Basta a roda não “entrar na lataria” do carro?

  • Jefferson Almeida

    Se a mudança no tamanho das rodas não ultrapassarem os 3%, ainda preciso mudar o documento ?

  • Laércio Bohn

    No post está bem explicado…no seu caso, vc pode colocar R17, mas deve colocar pneu com perfil(altura) menor, pois o diâmetro do conjunto roda/pneu deve permanecer o mesmo que o original. “Entrar na lataria” do carro???? Não entendi, rssss…não pode ultrapassar os limites externos dos pára-lamas, ou seja, não pode sair pra fora lateralmente!!

  • Laércio Bohn

    Onde vc leu sobre 3%?? O diâmetro do conjunto roda/pneu deve permanecer inalterado, original!! Não existe alteração no documento para esse caso. Se mudar o tamanho da roda e do pneu e o diâmetro permanecer o mesmo, não vai ter problema pois é permitido, mas se alterar o diâmetro para mais ou para menos estará cometendo infração, pois é proibido e não existe CSV(certificado de segurança veicular) para essa alteração!!

  • Renato Gerevini

    “Entrar na lataria do carro” como se a roda ficasse pra dentro do para choque (não é meu caso).
    Eu entendi que tenho que usar pneu com perfil menor, só não sei qual usar, se posso qualquer um ou teria algum limite, atualmente uso 205/40.

    Obrigado.

  • Jefferson Almeida

    Li 2% no autoesporte outro dia e 3% em um site no qual não me recordo qual foi, mas as rodas originais no meu carro (monza sl/e 1993) são de aro 14 e pneus 185/65. Estou querendo colocar rodas 17, alterando o perfil do pneu para 225/40 não irá surtir uma mudança maior que 1% ou 3 no máximo no conjunto roda/pneu, ou seja, á olho nu será imperceptível !

  • Laércio Bohn

    Você quis dizer se ficar pra dentro do pará-lamas, mas se o diâmetro for o mesmo não vai entrar, vai permanecer a mesma coisa, a não ser que vc rebaixe o carro, aí já é outro caso!! Diâmetro é a medida, se colocar um aro maior, coloca um pneu mais baixo pra que permaneça a mesma medida do original. Na loja eles saberão. E se ficar uma pequena diferença que seja imperceptível à olho nu, não vai ter problemas com a fiscalização!!

  • Laércio Bohn

    Legalmente desconheço essa porcentagem, deve ser uma tolerância não prevista em lei para fins de fiscalização!! No seu caso não terá problemas, ninguém vai medir, a não ser que seja uma diferença perceptível ou gritante!!

  • Wilton

    Então nesse caso eu posso trocar minhas 13 coloca umas 17 colocar um perfil de 40 e a largura pode ser qualquer uma desde q não saia pra fora do pára-lama? Ou tem q ser da largura das original que é 165?

  • Luciano Garcia

    Os pneus originais do meu carro são 175/65 aro 14 mas eu estou usando 185/65 na frente e 185/70 atrás com o aro inalterado. Não entendi bem essa parte. Seria permitido ou eu teria problemas em uma blitz?

  • Mateus Giacometti

    eu gostaria de tirar uma duvida, eu gostaria de colocar pneus mais largos, para isso obviamente iria ultrapassar o para-lamas, seria legal alargar o paralama do carro para cobrir a roda, estaria dentro da lei certo ? desde que a roda não passe o paralama
    seria como esse para lama parafusado http://www.ml24.net/products/img/pat_cyr_scion_frs_wide_body_kit_04.jpg
    essa modificação seria legal desde que ficasse com a roda para dentro do novo paralama ?

  • Richard Belizario

    Meu carro é original aro 13′. É Possível por uma 17′ sem mexer com documentação?
    Obs : perfil baixo

  • Bom dia, Luciano! Sim, esta lei está em vigência. Qual seria a sua dúvida? Estou à disposição!

  • Bom dia, Richard! Se a alteração do aro e pneu não for diferente das dimensões originais, não há problema algum! No artigo acima eu cito as especificações e dicas para realizar essa alteração sem se preocupar! Estou à disposição, espero ter ajudado.

  • Bom dia, Mateus! A questão não é o pneu ultrapassar o para-lamas e sim estar com um dimensão diferente da original. Ao fazer as alterações que você citou, o documento do carro teria que ser atualizado para ficar dentro da lei. A alteração permitida por lei afirma que não haverá problema desde que a mudança do aro e pneu não forem diferentes das dimensões originais. Espero ter esclarecido a sua questão! Estou à disposição.

  • Bom dia, Luciano! Acredito que você não terá problemas, pois será difícil de identificar essas mudanças a olho nu. Porém a lei é clara quando afirma que a alteração é permitida desde que o resultado não tenha dimensões diferentes das originais. No caso, cabe avaliar se queres correr o risco. Espero ter ajudado!

  • Bom dia! A questão não é o pneu ultrapassar o para-lamas e sim estar com um dimensão diferente da original. Fique atento às especificações feitas no artigo acima para ficar tranquilo. Qualquer dúvida estou à disposição!

  • Bom dia! A lei afirma que não pode haver alteração na dimensão original no momento de realizar as mudanças nas rodas, porém, uma ultrapassagem de 3% dessa dimensão seria muito sutil e difícil de identificar. Por isso muitos falam que é permitido, mas na verdade é um risco que o dono do automóvel corre. Espero ter esclarecido!

  • Bom dia, Renato! O que deve ser observado é que as dimensões finas na alteração do aro e pneu não pode ser diferente das dimensões originais! No artigo acima eu cito as especificações e dicas para realizar essa alteração sem se preocupar! Estou à disposição, espero ter ajudado.

  • Jefferson Almeida

    Muito obrigado, decidi fazer tudo dentro da lei mesmo, afinal não sou criminoso hahaha e também quero evitar transtornos com blitz !

  • Bom dia! É sempre mais seguro, boa decisão. Obrigado pela interação!

  • Bruno Felisberto

    E se por acaso em uma blitz o oficial quiser me multar por estar com aro 17 por exemplo, mesmo este não sendo maior que o aro 13 original (no caso regularizado de acordo com a lei)l? A dúvida é porque como eu irei provar que o original é 13 e o novo aro possui as mesmas dimensões?! Não pode ocorrer problemas neste caso?

  • Bom dia, Bruno! É muito difícil que ocorra problemas, pois visualmente o agente não irá notar diferença e para lhe multar, ele terá que medir e verificar se as dimensões estão de fato contrariando a lei. Obrigado pela pergunta!

  • mike

    Pra ficar na lei, o conjunto roda e pneu não pode aumentar nem diminuir o diametro original, até aí tudo certo, o problema é que quando se altera o pneu e a roda nunca as medidas vão bater extamente , sempre vai dar uns milímetros de diferença, a olho nu numa fiscalização ta de boa, a questão é… E se a montadora se recusar a dar garantia por causa disso e se o seguro se recusar a pagar o sinistro por causa disso.. Qual seria a linha de defesa ? eu vou falar, peraí eu alterei a caracteristica mais ta dentro da medida, aí a seguradora vai e mede da uma diferença de alguns milímetros… A lei não fala em alguma tolerancia nessa medida ? … minha narrativa é judicialmente falando,, e não por questões de fiscalização….. obrigado…