Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Carros Turbinados – Fique Dentro da Lei

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Tudo o que você precisa saber sobre carros turbinados – fique dentro da Lei

Gosta de carros turbinados e gostaria de ter o seu?

Ninguém pode dizer que é o único a ter esse desejo.

Afinal, carros rebaixados e turbinados são uma verdadeira febre no Brasil e no mundo.

Ter um veículo cheio de estilo e de potência é algo que mexe com a cabeça de muita gente.

Só é preciso ter cuidado para não ficar cego devido ao sonho.

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O que queremos dizer, e vamos explicar ao longo deste artigo, é que é necessário prestar muita atenção em carros turbinados à venda e também ao transformar seu veículo em um carro turbo.

Seja qual for o caso, é preciso se certificar do que a legislação estabelece e priorizar sempre a sua segurança.

Se cumprir bem essa etapa, a satisfação pode estar tanto em carros turbinados antigos quanto em carros turbinados de fábrica.

Qual será a sua escolha?

Ao longo da leitura, você terá informações que vão ajudá-lo a decidir.

Então, vamos em frente e confira este guia completo sobre veículos turbo e carros bons para turbinar.

 

Carros Turbinados: O Que São

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Comece a descobrir tudo sobre carros turbinados

Carros turbinados são modelos que priorizam o ganho de potência, sem que para isso seja necessário aumentar o tamanho do motor.

Tal condição depende de um melhor rendimento volumétrico, o qual, por sua vez, tem origem na maior quantidade de ar colocada para dentro dos cilindros do motor.

Nos carros turbinados, o turbo está localizado no escapamento do automóvel e ajuda na expulsão dos gases do motor.

A consequência é que o motor trabalha de forma mais leve e, por isso, economiza gasolina.

Sim, é isso mesmo!

Ao contrário do que pode parecer, os carros turbinados são mais econômicos.

E sabemos que poupar gasolina é sempre um interesse dos motoristas brasileiros, não é mesmo?

A origem dos motores turbinados

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Aproximadamente 20% dos carros vendidos são turbinados

Os motores turbinados surgiram na Fórmula, em 1977, e depois migraram para os carros de passeio.

Nos carros de Fórmula 1, o turbo aumentava de tal forma a potência que acidentes se tornaram comuns.

Era difícil para os pilotos controlarem um carro tão potente.

Por causa disso, em 1988, o motor turbo foi proibido nas corridas da categoria.

Atualmente, essa configuração está mais presente principalmente em carros de luxo.

Mas, em breve, deve se tornar mais popular.

Conforme esta reportagem da revista Quatro Rodas, hoje, cerca de 20% dos automóveis vendidos no mundo são carros turbinados.

A publicação destaca que esse percentual deve chegar a 30% nos próximos cinco anos.

Veja que cresce a chance de você ter – se já não possui – um carro com motor turbo nos próximos anos.

A engenharia automobilística e o mercado consumidor se mostram cada vez mais interessados em aumentar a potência dos carros.

Assim, cada vez mais, o motor aspirado cede espaço ao turbo.

Turbinados ou aspirados?

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A grande diferença é o uso ou não de compressores e turbinas

O motor aspirado é aquele que não utiliza compressores mecânicos ou turbinas para alimentar o veículo.

Em outras palavras, é o motor que “puxa” para os cilindros para a mistura da gasolina com o ar.

A maior parte dos carros que trafegam no Brasil tem motor aspirado.

Ma há quem o considere ultrapassado em comparação à potência que possui o motor turbo.

Do ponto de vista econômico, o motor aspirado é mais barato para ser fabricado.

E para o proprietário do veículo, a manutenção é mais simples e barata.

 

Como Funcionam os Carros Turbinados

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Saiba como ocorre o funcionamento de carros com motores turbo

Você já ouviu a expressão “carro tunado” ou sabe o que significa?

A expressão remete ao inglês tuning, que significa  “sintonizar”, “afinar”.

Transportada para o meio automobilístico, indica tirar do veículo o seu melhor.

Se um turbocompressor for instalado da forma correta, a potência pode ser aumentada até 50%. Mas como isso funciona na prática?

Bom, já falamos do turbocompressor, certo? Pois ele é a chave aqui.

O que acontece, então, é que a energia produzida pelos gases que saem pelo escapamento do carro é reaproveitada.

É ela que faz o compressor do turbo se movimentar.

Como consequência, ele joga mais ar comprimido para o motor. É justamente em razão da entrada de um ar mais denso que a potência se eleva.

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Parece simples, não é?

É claro que para que tudo funcione de forma adequada há diversos detalhes que só os profissionais que trabalham com carros turbinados conhecem.

Por exemplo, se o turbo for instalado, é preciso recalibrar a injeção eletrônica.

Vale também citar o que o engenheiro mecânico Denis Marum ensina neste artigo.

Segundo ele, o ar pode ser colocado nos cilindros através de duas formas de sobrealimentação: a compressão mecânica e o Turbo Charger.

No caso da compreensão mecânica, há um pequeno compressor de ar que “administra a pressão de entrada dele (admissão) na câmara de combustão.”

Já o Turbo Charger possui duas pequenas turbinas que funcionam como hélices, girando de forma simultânea.

Ela é “instalada no coletor de escape, que gira pela passagem dos gases que vão para o escapamento”, explica Marum.

Como podemos perceber, os carros turbinados são mais potentes e funcionam com uma tecnologia mais avançada do que os motores aspirados.

E você sabia que pode comprar um modelo que já vem com o motor turbo de fábrica? Vamos conhecer no próximo tópico.

 

Carros Turbinados de Fábrica

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O AudiA3 do ano de 1999 faz parte da lista dos carros que saíram turbinados de fábrica

 Antes de falar dos carros do presente, vamos voltar um pouquinho no tempo.

Apesar de automóveis com motor turbo já serem fabricados há décadas no exterior, o primeiro carro de fábrica nacional foi produzido somente em 1994.

O Fiat Uno turbo foi o primeiro modelo com motor turbo produzido no Brasil.

Por causa do motor turbo, o lançamento do carro da Fiat conseguiu se destacar da concorrência da época (Ford Escort XR3, por exemplo) e foi um grande sucesso de vendas.

Esta reportagem da Quatro Rodas destaca o quanto o carro era avançado para a sua época.

“Um completo arsenal de instrumentos que incluía o manômetro para monitorar a pressão do turbo. Mas a estrela do painel era o velocímetro com escala que marcava até 240 km/h”, diz o texto.

O êxito do primeiro lançamento com motor turbo sinalizou para a indústria automobilística nacional que as pessoas estavam à procura de veículos com maior potência.

Como consequência disso, foram fabricados inúmeros modelos de carros turbinados com motor turbo.

Abaixo, uma lista de outros carros com motor turbo produzidos no Brasil:

  • Fiat Tempra Turbo (1994);

  • Fiat Marea Turbo (1998);

  • AUDI A3 (1999);

  • Volkswagem Golf GTI (2000);

  • Volkswagem Gol e Parati Turbo (2001);

  • Fiat Linea T-JET (2008);

  • Fiat Punto T-JET (2009);

  • Fiat Bravo T-JET (2009);

  • Volkswagem UP TSI (2011).

Vale destacar ainda o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indicou os 10 carros turbo a gasolina mais eficientes no quesito consumo de combustível.

Veja só a relação:

  1. Volkswagen Up! TSI: 16,1 km/l

  2. Ford Fiesta 1.0 EcoBoost: 15,3 km/l

  3. Audi A1 Sportback 1.4: 15,2 km/l

  4. Hyundai HB20S Turbo: 15,2 km/l

  5. Honda Civic Touring 1.5: 14,6 km/l

  6. Citroën DS3: 14,4 km/l

  7. Volkswagen Golf 1.0 TSI: 14,3 km/l

  8. Hyundai HB20 Turbo: 14,3 km

  9. Audi A3 Sedan 1.4: 14,2 km/l

  10. Chevrolet Cruze 1.4 Turbo: 14 km/l

 

Preços dos carros turbinados

Ao falarmos do motor turbo, também é preciso mencionar a média de preços no mercado nacional de veículos.

Por exemplo, é possível comprar o Volkswagen Up! TSI pelo valor de R$ 47.890. É o carro com motor turbo com um dos preços mais baixos.

Ele foi avaliado da seguinte forma por esta reportagem do site da revista Auto Esporte:

“Um bom preço, o hatch era capaz de entregar desempenho de carro 1.6 e consumo de combustível de um 1.0. O motor flex rende até 105 cv de potência e excelentes 16,8 kgfm de torque entregues a partir de 1.500 rpm.”

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É claro que existem outros carros com motor turbo que são bem mais caros.

Por exemplo, o site Webmotors aponta que o Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo tem o preço mínimo de R$ 82.590,00 e o preço máximo de R$ 113.640,00 em São Paulo.

Se você quer potência, invista seu dinheiro em um carro equipado com motor turbo.

Mas pesquise os preços com atenção, pois carros turbinados custam mais caro que modelos populares.

 

Carros Turbinados Antigos

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O processo de turbinar um carro antigo costuma ser caro

Quando se fala em carros turbinados antigos, é preciso olhar os dois lados da moeda.

Se você quer modificar o seu modelo usado, saiba que o processo pode custar muito dinheiro.

Ou seja, não é para qualquer um.

Por outro lado, um carro turbinado também pode receber um preço alto na revenda.

Ou seja, pode ser um hobby ou até um negócio lucrativo.

A dica principal é sempre buscar especialistas para realizar o serviço, pois ele tem detalhes bastante delicados.

Outra recomendação é “viver” esse universo para que possa se ambientar e obter dicas ainda mais valiosas.

Mas atenção: são antigos mesmo, viu?

 

Carros Turbinados no Mundo

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A coletânea de filmes  “Velozes e Furiosos” traz em suas produções vários carros turbinados

Os carros turbinados são ainda mais populares em outros países do que no Brasil.

Sim, somos apaixonados por eles, mas há quem seja ainda mais.

E os aficcionados investem pesado para deixar seus automóveis ainda mais espetaculares.

Quem já assistiu a qualquer filme da série Velozes e Furiosos sabe do que as pessoas são capazes para modificar os veículos para criar um visual mais espetacular.

Se você não assistiu, não tem problema.

Temos três dicas para você depois de ler esse artigo:

  1. Assista neste link o top 10 dos carros turbinados na série Velozes e furiosos.

  2. Veja nesse link imagens de um encontro de carros tunados no Japão.

  3. Neste outro vídeo, é possível conferir o visual de um carro de polícia argentino totalmente modificado para enfrentar o crime.

Como é possível perceber, os carros turbinados são uma febre no mundo todo.

 

O Que a Lei Diz Sobre Turbinar Carro

A lei não proíbe que os proprietários turbinem seus carros, mas nem tudo é liberado.

O segredo é conhecer o que estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a respeito daquilo que pode ou não ser modificado.

Por exemplo, o Contran proíbe que o chassi seja substituído e que seja alterado o sistema de freios.

Por outro lado, permite a troca do sistema de combustível e a cor do veículo.

Mas como turbinar o carro e se manter dentro da lei?

Veja os cinco passos que resumem o processo:

  1. Compareça a uma unidade do Detran e peça autorização para realizar as modificações que deseja.

  2. Assim que autorizado, você pode dar seguimento às modificações.

  3. Depois de concluídas, leve o carro para uma vistoria de segurança em oficina credenciada pelo Detran.

  4. Se o carro passar na vistoria, encaminhe o laudo para aprovação e conclusão do processo.

  5. Depois de tudo pronto, com os documentos do carro atualizados, pode dirigir sem qualquer medo de ser multado.

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Carros Turbinados e Rebaixados no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Uma das formas de personalizar seu veículo é rebaixar a suspensão.

É muito comum vermos carros rebaixados nas ruas das grandes cidades. Muitas pessoas acham extremamente estiloso. Também a modificação destaca o veículo dos demais.

Carros rebaixados não são produzidos assim, ou seja, são adaptados por terceiros.

Em outras palavras, rebaixar o carro significa alterar as características de fábrica.

É preciso ter muito cuidado ao fazer mudanças no automóvel porque isso ameaça a segurança dos seus ocupantes e de terceiros no trânsito.

De acordo com o engenheiro mecânico Dennis Marum neste outro artigo, a função do sistema de suspensão é absorver as irregularidades do solo.

Assim, ela oferece a estabilidade para o melhor controle do carro ao dirigir.

Ao ser rebaixado, o carro se torna mais esportivo e transfere melhor as irregularidades do chão para os ocupantes.

Em outras palavras, o automóvel se torna mais duro.

Marum alerta, no entanto, que é maior a exigência de manutenção preventiva para evitar problemas.

“Assim, acabam sendo mais cuidadosos do que muitas pessoas que mantêm seus carros originais. Eles sabem que, a qualquer sinal de instabilidade ou ruído, deve-se encostar o carro e fazer um exame detalhado das peças envolvidas na personalização”, diz.

Conclusão: a revisão periódica é ainda mais importante nos casos de carros rebaixados, porque o projeto original de fábrica foi alterado.

Mas agora vamos falar de legislação.

A pessoa que rebaixa o carro ou instala um motor turno pode ter problemas com o Código de Trânsito Brasileiro?

Para encontrar a resposta, veja o que diz o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro:

“Art. 230. Conduzir o veículo:

VII – com a cor ou característica alterada;

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização”

O motorista pode receber uma multa por alterar características do carro sem que isso seja feito legalmente.

Ou seja, se não cumprir com o processo legal previsto, passando pela vistoria e autorização do Detran, a multa é uma consequência provável.

Como é uma infração de natureza grave, a multa é de R$ 195,23.

Além dela, são adicionados cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outras penalidades do CTB

Você percebeu que a lei fala em retenção do veículo para regularização”?

Isso significa que o veículo será guinchado e você terá que voltar a pé para casa?

Para responder a tal pergunta, é preciso ler com atenção o artigo 270 do Código de Trânsito Brasileiro:

“Art. 270. O veículo poderá ser retido nos casos expressos neste Código.

§1º Quando a irregularidade puder ser sanada no local da infração, o veículo será liberado tão logo seja regularizada a situação.

§2° Não sendo possível sanar a falha no local da infração, o veículo, desde que ofereça condições de segurança para circulação, poderá ser liberado e entregue a condutor regularmente habilitado, mediante recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, contra apresentação de recibo, assinalando-se prazo razoável ao condutor para regularizar a situação, para o que se considerará, desde logo, notificado.

§3º O Certificado de Licenciamento Anual será devolvido ao condutor no órgão ou entidade aplicadores das medidas administrativas, tão logo o veículo seja apresentado à autoridade devidamente regularizado.”

Portanto, fique tranquilo: se o carro apresenta condições de segurança para trafegar, o agente de trânsito não poderá guinchá-lo.

O motorista deverá entregar o certificado de licenciamento anual e ter o recibo no qual deve constar uma data limite para que o carro se adapte ao Código de Trânsito Brasileiro.

E o motorista pode seguir em frente. Motorizado, é claro.

É responsabilidade do Detran de cada Estado verificar se os carros que sofreram alterações em seus projetos de fábrica se enquadram nas normas especificadas pela lei.

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E quem define as normas sobre as mudanças feitas nos carros?

As normas são definidas pelo Contran, que permite que carros possuam a suspensão rebaixada.

No entanto, existem especificações que os donos dos veículos devem seguir para não serem multados e receberem pontos na CNH.

Veja o que diz o artigo 6º da Resolução Nº 479/2014:

“Art. 6º Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em vigor.

§1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:

I – o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.

II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.

III – O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

§2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:

I – em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.

II – A verificação do cumprimento do disposto no inciso I será feita conforme o Anexo I.

III – As dimensões de intercambiabilidade entre o caminhão trator e o rebocado devem respeitar a norma NBR NM – ISO 1726.

IV – É vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional.

§3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV a altura livre do solo.”

Ou seja, fique de olho nas leis para não receber multa.

Além disso, licencie suas mudanças para que seu carro rebaixado ou tunado seja legalizado e você possa andar por aí tranquilo com ele.

 

Cuidados Antes de Turbinar um Carro

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Existem cuidados indispensáveis ao turbinar um carro

Quando o assunto são carros turbinados usados, a recomendação principal é atender aos pontos de atenção antes de qualquer modificação.

Afinal, como estamos falando de alterações no seu automóvel, é preciso garantir que os impactos não afetem seu desempenho ou a própria segurança.

Nesta reportagem do site R7, os mecânicos da SPA Turbos e da ITurbo, lsrael e Wladimir, alertam que algumas peças sofrem mais com a mudança.

Eles recomendam atenção especial aos freios, pistões, bielas, homocinética, embreagem e junta de cabeçote.

“É imprescindível verificar peça por peça antes de turbinar”, recomendam.

Os mecânicos também indicam uma relação de itens que o profissional que fará a modificação deve verificar antes de iniciar o processo.

Ou seja, a responsabilidade não é só sua.

A medida objetiva garantir que os componentes estão em condições de receber a sobrealimentação.

São eles:

  • Pistões;

  • Bielas;

  • juntas de cabeçote;

  • Correia-dentada;

  • Velas e cabos de velas;

  • Bobinas;

  • Anéis de compressão do motor;

  • Câmbio;

Procure sempre um mecânico especializado e não aquele que cobra o menor preço.

Antes de turbinar o carro, tenha em mãos o manual do proprietário. Ele é muito importante porque fornece informações específicas sobre o seu modelo de carro. Se as alterações forem mal feitas, os danos podem ser irreversíveis.

 

Conclusão

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Fique de olho na manutenção de seu carro e nas leis!

Agora você sabe mais sobre carros turbinados, seu funcionamento e a legislação.

Neste artigo, viu que o Código de Trânsito Brasileiro não proíbe a modificação de carros, mas estipula regras para assegurar a segurança de todos.

Mostramos alguns exemplos de carros turbinados de fábrica e alertamos quanto aos pontos de atenção necessários para turbinar o seu carro.

Antes de fazer alguma modificação no veículo, tome o máximo de cuidado para não colocar em risco a sua segurança.

Ficou com alguma dúvida sobre artigo sobre carros turbinados?

Entre em contato com a nossa equipe e responderemos com rapidez e precisão suas dúvidas sobre este artigo.

E se receber alguma penalidade injusta, não deixe de contar com o auxílio do time de especialistas do Doutor Multas.

O recurso de multa é um direito seu!

Se gostou do artigo sobre leis e tunning, compartilhe com os amigos e ajude todos a saberem como estilizar e turbinar os veículos dentro da lei.

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