Insulfilm no Para-Brisa: Conheça a Lei e Benefícios

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Você sabia que os raios UV (Ultravioleta), presentes na luz do sol, podem danificar muitas coisas internas do seu veículo? O estofado e o painel são os mais frequentes, mas todas as áreas que ficam expostas diretamente à iluminação solar irão eventualmente ter um ressecamento. Sem contar que essa luz muitas vezes atrapalha a visão do condutor, colocando todos que estão no carro em risco iminente.

A solução para isso é o Insulfilm em seu para-brisa, pois ele irá nada mais nada menos que controlar essa luminosidade solar e a claridade em geral, tendo em vista que isso melhorará sua visibilidade e evitará danos ao interior de seu precioso automóvel.

Então, continue lendo este artigo para entender tudo sobre o tema, inclusive o que diz o Conselho Nacional de Trânsito a respeito da aplicação desta película em nosso para-brisa.

O que é Insulfilm

O Insulfilm surgiu por volta dos anos 80 em nosso país, mas ele era utilizado de uma maneira diferente, motoristas o queriam apenas para alterar a estética de seus carros e deixá-los mais atraentes. Ao passar dos anos, esse produto foi evoluindo e tendo cada vez mais funções para o próprio carro, e até em propriedades residenciais. Insulfilm é uma película, ou melhor, um filme protetor contra qualquer tipo de luz, mas principalmente a solar, ajudando a reduzir o calor interior.

Além dessas funções, ele também fortalece o vidro, resistindo melhor a batidas, impactos e fugindo de possíveis estilhaços. Estas películas também escurecem suas superfícies, garantindo mais privacidade e uma segurança melhor ao condutor e seu veículo.

Tipos de Insulfilm

Existem alguns tipos de películas para serem aplicadas, como por exemplo: a para-brisa, que possui uma qualidade superior que todas as concorrentes e contém um isolamento térmico melhor; a básica, que contém uma condição inferior, mas consequentemente é bem mais barata e popular; por último, a avançada, que é muito semelhante a básica, porém tem sua integridade melhor no que diz respeito a sua função protetora contra raios UV, além de uma melhora no calor interno.

E a lei?

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), órgão que também administra tudo relacionado a prática de utilização de adesivos em todos os vidros de um automóvel, estipula em sua resolução nº 254, mais conhecida como Lei do Insulfilm, que é exigido 75% de transparência na área do para-brisa ou vidro dianteiro. Esta película deverá deixar entrar 75% de luz, com isso, sobrará apenas 25% para bloquear.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), caso o condutor for pego com seu veículo em estado diferente do que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito manda, estará sujeito a uma infração grave, tendo que pagar uma multa de R$195,23 e recebendo cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

É de imensa importância ficar ciente que o índice de passagem de luz e a marca de instalação deverão estar escritas ou gravadas em alguma parte visível no Insulfilm, sabendo que em uma possível chegada e abordagem de algum agente de trânsito, ele terá que estar vendo facilmente essas gravações de maneira rápida.

Saiba que essas películas deverão sofrer vistorias pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) antes de serem comercializadas. Esses testes são altamente precisos, pois são feitos por ferramentas do próprio Inmetro e são legitimados pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Tendo tudo isso em vista, saiba que é extremamente importante comprar ou instalar Insulfilm em seu para-brisa com alguém de confiança para não haver complicações em sua visibilidade ao dirigir, e muito menos ter futuras dores de cabeça com gastos e perdas desnecessárias em erros durante a aplicação da película.

Como instalo sozinho o Insulfilm?

Compre sua película em algum lugar de confiança. Lojas automotivas sempre serão a melhor opção, mas se preferir comprar pela internet, saiba onde está comprando. Colete e confira todas as descrições do produto e se possível confirme com o vendedor. Saiba também o tamanho do seu carro para saber qual metragem do Insulfilm você deve pegar. Por fim, se atente a porcentagem de luminosidade permitida para sua película.

Limpe seu veículo, e principalmente na área da aplicação, antes do processo começar, lembre-se de limpar na parte de dentro e por fora, retire todas imperfeições e resíduos para não haver pequenos erros no procedimento.

É importante medir perfeitamente seu para-brisa, assim, evitando sobras ou falta de película. No entanto, na hora de cortar um pedaço, corte com alguns dedos a mais para sobrar centímetros. Para colar é simples, jogue uma quantidade pequena de água e vá grudando aos poucos pela superfície completa, faça isso de maneira precisa, evitando sempre a entrada de ar. Se precisar, espalhe a película com uma espátula, mas muito cuidado para não a arranhar. Logo em seguida, utilize um soprador térmico para retirar as bolhas e dar um acabamento melhor.

Quando acabar, deixe o produto descansar por um dia e evite qualquer contato com a película, para a cola secar e não haver qualquer mudança de posicionamento.

Conclusão

Aqui nesse artigo foi esclarecido para o que serve o Insulfilm e suas principais vantagens. Também foi dado os tipos de películas e detalhes de cada uma.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Foi explicado as condições que o Conselho Nacional de Trânsito dá ao motorista para colocar sua película no para-brisa, e você recebeu dicas do processo de instalação de Insulfilm em seu veículo por conta própria.

Espero que este artigo tenha sido funcional para você e que tenha esclarecido todas suas dúvidas sobre o assunto.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!