Guia Completo: Tudo Sobre Caminhões e Carretas em 2024

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É comum que quem deseja um veículo de grande porte fique em dúvida entre caminhões e carretas.

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Aliás, você sabe a diferença entre eles?

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Ou acha que caminhões e carretas são todos iguais?

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Ambos são veículos muito utilizados no transporte rodoviário de cargas, mas alguns deles também circulam em perímetro urbano.

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Mas, apesar de tantas semelhanças, há particularidades interessantes sobre cada um e que devem ser observadas, principalmente por quem está de olho no mercado para compra.

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Neste artigo, vamos apresentar tudo sobre caminhões e carretas, desde as diferenças entre eles, tipos, dicas para observar um caminhão ou carreta à venda e muito mais.

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Se você já tem o seu veículo, vale ficar ligado nas infrações às quais caminhões e carretas estão sujeitos.

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Conhecimento é a melhor forma de prevenir ciladas.

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Siga a leitura e fique por dentro do assunto.

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Caminhões x Carretas

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A principal diferença é que os caminhões são considerados veículos fixos, monoblocos, enquanto as carretas são veículos articulados.

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Sendo assim, os caminhões são constituídos de uma única parte, composta pela cabine, o motor e a unidade de carga (carroceria).

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Eles são encontrados em vários tamanhos.

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Podem ter dois ou três eixos e atingem a capacidade máxima de 23 toneladas.

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Dependendo do tipo de carga, é possível utilizar um modelo específico de caminhão, sendo ele com carroceria aberta, em forma de gaiola, tanque, plataforma ou baú (fechado).

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Já as carretas possuem as rodas de tração e a unidade de carga em módulos separados.

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A parte da cabine, do motor e a unidade de tração é chamada de cavalo mecânico.

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Já a parte da carga é conhecida como semi-reboque.

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O módulo da carga também pode ser aberto (tanques, cegonheiras, plataformas e gaiolas) ou fechados (baús).

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Cada modelo de semi-reboque é utilizado para transportar um tipo de carga.

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Mas as diferenças entre caminhões e carretas não param por aí.

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As carretas também possuem diversas capacidades de carga, o que varia de acordo com o número de eixos do cavalo mecânico e do semi-reboque.

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Geralmente, chega a 30 toneladas.

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Tipos de caminhões

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre caminhões e carretas, vamos falar dos tipos de cada um.

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Sim, mesmo um caminhão pode ter diferentes modelos.

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Cada um é apropriado para transportar um tipo de carga ou realizar determinado trajeto.

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Vamos entender as principais diferenças entre eles:

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Veículo Urbano de Carga (VUC) ou ¾

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Mais apropriado para circular em áreas urbanas, por serem mais leves, e transportam até três toneladas.

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Ele possui limite de emissão de poluentes e largura máxima de 2,2 metros e comprimento máximo de 6,3 metros.

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Toco ou caminhão semi-pesado

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É muito utilizado para mudanças, transporte de carga seca e também como caminhão caçamba de pedra, terra e areia.

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Ele possui um eixo simples na carroceria, com um eixo frontal e um traseiro de rodagem simples.

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Pode transportar até seis toneladas (com peso bruto de até 16 toneladas) e o comprimento máximo é de 14 metros.

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O toco suporta menos peso que um truck e possui carroceria menor que um caminhão trucado.

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Truck ou caminhão pesado

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Consegue carregar cargas maiores e proporcionar melhor desempenho do veículo.

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Ele possui eixo duplo na carroceria, sendo dois eixos de rodas juntos, e um dos eixos traseiros recebe força do motor.

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Isso permite que o truck carregue de 10 a 14 toneladas (com peso bruto de até 23 toneladas).

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O seu comprimento máximo é de 14 metros.

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Tipos de carretas

As carretas também se diferenciam quanto ao número de eixos do cavalo mecânico (dois ou três) e o número de eixos do semi-reboque (dois ou três).

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Sendo assim, elas podem ser classificadas como:

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Cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado

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Ele é composto por cabine, motor e rodas de tração com eixo simples (apenas duas rodas).

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É usado pela:

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  • Carreta dois eixos: junto com um semi-reboque de dois eixos e possui comprimento de 18,15 metros e peso bruto máximo de 33 toneladas;

  • Carreta três eixos: junto com um semi-reboque de três eixos e possui comprimento de 18,15 metros e peso bruto máximo de 41,5 toneladas.

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Cavalo mecânico trucado ou LS

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Muito parecido com o cavalo mecânico, mas possui eixo duplo no conjunto, o que permite carregar mais peso.

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Ele é utilizado em:

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  • Carreta cavalo trucado: junto com um semi-reboque de também três eixos. Seu comprimento máximo é de 18,15 metros e o peso bruto tolerável é de até 45 toneladas;

  • Bitrem ou treminhão: composto por um total de sete eixos, consegue transportar até 57 toneladas. Além disso, o semi-reboque pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado;

  • Rodotrem: composto por dois semi-reboques, com nove eixos, e é capaz de carregar até 74 toneladas. Eles são ligados entre si pelo dolly (unidade de articulação). O bitrem só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado e precisa ter o projeto pré-definido para obter a AET (Autorização Especial de Trânsito);

  • Tritrem: como se fosse o bitrem, porém com uma quinta roda e mais um semi-reboque. O que permite que ele chegue a um peso bruto de 74 toneladas e é utilizado apenas para o transporte florestal.

  • Tetraminhão e pentaminhão: derivado do treminhão, mas com mais reboques. Geralmente, percorre apenas vias vicinais para transportar cana-de-açúcar, uma vez que não são considerados oficialmente legais.

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Viu só quantas diferenças e curiosidades entre caminhões e carretas?

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No próximo tópico, vamos abordar dicas para escolher seu próximo veículo.

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Dica Para Escolher Entre um Caminhão e Uma Carreta

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Para escolher entre um caminhão e uma carreta, é importante entender as suas diferenças e, principalmente, a capacidade de carga.

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Além disso, é necessário andar com o veículo obedecendo às regras do Contran, que é o Conselho Nacional de Trânsito.

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Isso é especialmente importante porque o excesso de carga concentra mais pressão sobre os pneus, que acabam desgastando mais ainda as estradas.

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Não só as pistas podem ser danificadas, mas também o caminhão ou a carreta, gerando maior necessidade de manutenção, assim como de troca de pneus e de outras peças.

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Por outro lado, a escolha de um veículo com capacidade maior do que a utilizada pode acarretar prejuízo para o dono, devido ao maior custo e autonomia.

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Para aqueles que realizam trabalhos urbanos (entrega de gás, recolhimento de lixo, guincho e entrega de alimentos) e precisam de um veículo mais leve e mais ágil, o ideal é investir em um Veículo Urbano de Carga (VUC), um Toco ou um Truck.

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Já as carretas costumam ser procuradas para cargas mais pesadas e viagens mais longas. A capacidade de tração delas aumenta de acordo com o número de eixos do conjunto.

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Os módulos das carretas podem ser fechados ou abertos.

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Veja a diferença de cada um deles.

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Módulos fechados

  • Tanques: para cargas líquidas como os combustíveis;

  • Baú: com uma abertura na lateral serve para transportar bebidas e alimentos;

  • Frigorífico: usado no transporte de carnes;

  • Silo: transporta grãos, pois é carregado por cima e possui o escoamento por baixo.

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Módulos abertos

  • Cegonhas: para transportar veículos;

  • Gaiola: usada para levar botijão de gás;

  • Caçamba: para entulho, terra e areia;

  • Plataformas: para carregar maquinários;

  • Carroceria aberta: para transporte de carga seca;

  • Grade baixa: confeccionada em madeira e pode ser usada para vários tipos de carga.

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Como Comprar um Caminhão

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Se depois de tudo o que falamos aqui, sobre as diferenças entre caminhões e carretas, você optou por comprar um caminhão, chegou a hora de pesquisar as marcas e preços.

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Como fazer isso, afinal?

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Em primeiro lugar, é importante colocar na ponta do lápis não apenas o custo do veículo, mas também os gastos que virão em decorrência da aquisição.

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Sabe sobre o que estamos falando?

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Entre as despesas, estão a transferência, o emplacamento, o licenciamento, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o seguro obrigatório DPVAT, a manutenção, seguro contra roubo e acidentes e até mesmo possíveis multas.

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Afinal, quem está na estrada todo dia está sujeito a cometer infrações - E até mesmo a recebê-las de forma injusta.

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Se você não tem dinheiro para fazer um bom negócio à vista, existem outras modalidades de pagamento parcelado, válidas para a compra de um caminhão zero quilômetro.

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Vamos conhecer?

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Leasing

Também conhecido como arrendamento mercantil, ele é mais recomendado para empresas.

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Nesse caso, a empresa arrendadora compra o caminhão para uso do cliente (arrendatário), mediante o pagamento das prestações mensais.

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Após a quitação de todas as parcelas, o cliente pode passar o veículo para o seu nome.

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Importante lembrar que, nesse caso, se você quiser adiantar algumas parcelas, o valor dos juros não são eliminados.

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Consórcio

Apesar de ser indicado para quem não quer pagar juros, os consórcios possuem taxa de administração que pode chegar a 25% do valor do caminhão.

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Ou seja, faça bem as contas antes de contratar.

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Ao realizar um consórcio, procure uma empresa credenciada para não correr o risco de a organização fechar e você ficar no prejuízo e sem o seu veículo.

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CDC

O Crédito Direto ao Consumidor é indicado para pessoas físicas que assumem a dívida com o banco ou a financiadora.

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Nesse caso, é preciso dar um valor de entrada.

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Caso decida antecipar parcelas, os juros recorrentes são eliminados.

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Finame

Sigla para o programa de Financiamento de Máquinas e Equipamentos, do BNDES.

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É um tipo de empréstimo com juros reduzidos e prazos maiores.

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Nesse caso, não é preciso dar uma entrada e você ainda tem uma carência de três a 12 meses.

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O valor total do caminhão pode ser parcelado em até 60 meses.

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Como comprar um caminhão usado

Você ainda pode optar por comprar um caminhão usado.

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É possível encontrar veículos bem conservados e com ótimos preços no mercado.

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Para se ter uma ideia, só de tirar o caminhão da concessionária, ele já perde 20% do seu valor.

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É um movimento muito semelhante ao que acontece com os carros zero, na sua relação com seminovos.

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Ao comprar um veículo usado, a depreciação acaba sendo menor, uma vez que a maior queda já aconteceu.

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Se você optar pela aquisição de um caminhão usado, deve ficar de olho para não correr riscos futuramente.

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Confira as nossas dicas:

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  • Pesquise o preço médio do caminhão no mercado;

  • Dê preferência para caminhões de concessionárias e revendas de confiança;

  • Avalie toda a documentação para saber se não é roubado e se não possui multas, sinistros e bloqueios;

  • Confira o número do chassi;

  • Faça um test drive;

  • Realize uma vistoria completa no motor, câmbio, embreagem, pneus, entre outros itens;

  • Veja o histórico das revisões

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Como Comprar uma Carreta

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Apenas conhecendo o mercadp é possível escolher o melhor modelo, que será justamente aquele a atender às suas necessidades.

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A compra ideal requer uma avaliação da carga que será transportada, das condições da rodovia, de como a carga será carregada e o local de entrega.

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De acordo com o presidente da seção de Transportadores Autônomos da CNT, José da Fonseca Lopes, a escolha da carroceria está diretamente ligada à escolha do cavalo mecânico.

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O ideal é que você estude os financiamentos disponíveis.

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Mas fique atento: o caminhoneiro autônomo tem preferência pelo PSI e Procaminhoneiro (Programa de Sustentação do Investimento), modalidade oferecida pelo BNDES.

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Através de instituições financeiras habilitadas, o programa oferece taxa anual de 6% para a aquisição de carretas.

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É possível comprar também uma carreta usada e, provavelmente, o seu valor será inferior a uma nova.

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Porém, é importante estar atento ao desgaste natural do equipamento, para não ter dor de cabeça mais para frente.

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Nesse caso, siga as mesmas dicas já relacionadas quanto à compra de um caminhão usado.

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Caminhões e Carretas de Leilão Valem a Pena?

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Os leilões podem ser uma boa oportunidade para comprar caminhões e carretas usados.

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É possível economizar até 60% do valor de um novo nessas ocasiões.

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Mas não significa que seja o negócio perfeito.

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Antes de tomar essa decisão, é importante avaliar o estado de conservação do veículo, principalmente dos pneus, pois custam caro para trocar.

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Cada um pode chegar a R$ 1.500.

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Para evitar problemas futuros, sugerimos que você avalie os itens abaixo antes de dar o seu lance.

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  • Confira o interior da cabine e o estado das peças em geral;

  • Procure saber a procedência do caminhão ou carreta;

  • Veja se a documentação está em dia, sem nenhuma restrição ou multa;

  • Caso consiga ver o veículo, faça uma vistoria com um mecânico de confiança;

  • Em caso de leilões pela internet, leia com atenção o edital e verifique a localização do veículo, para calcular o frete;

  • Faça o seguro do seu bem.

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O mercado de leilões online de caminhões e carretas vem crescendo bastante.

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De acordo com a Superbid, empresa que realiza esse tipo de negócio, entre 2014 e 2016 foram vendidos 22 mil veículos pelo site.

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Multas de Caminhões e Carretas

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Assim como como acontece com qualquer outro tipo de veículo, os caminhões e carretas também são passíveis de multas, das mais variadas origens.

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Além das infrações cabíveis aos motoristas, existem outras mais específicas para esse tipo de veículo, descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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Ou seja, quem guia um caminhão se sujeita às regras e pode ser multado como qualquer condutor, seja por razões de excesso de velocidade ou de ultrapassagem proibida, por exemplo.

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Veja abaixo quais são as principais multas específicas de caminhões e carretas, retiradas do CTB.

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Multa por desrespeitar horário de circulação

"Art. 187. Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente:

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Infração - grave

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Penalidade - multa”

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Multa por falta de sinalização

Art. 225. Deixar de sinalizar a via, de forma a prevenir os demais condutores e, à noite, não manter acesas as luzes externas ou omitir-se quanto a providências necessárias para tornar visível o local, quando:

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- tiver de remover o veículo da pista de rolamento ou permanecer no acostamento;

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- a carga for derramada sobre a via e não puder ser retirada imediatamente:

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Infração - grave

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Penalidade - multa”

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Multa por falhas na identificação

Art. 230. Conduzir o veículo:

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- de carga, com falta de inscrição da tara e demais inscrições previstas neste Código;

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- com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:

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Infração - média

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Penalidade - multa"

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Multa por desrespeitar horário de descanso

Art. 230. Conduzir o veículo:

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- em desacordo com as condições estabelecidas no art. 67-C, relativamente ao tempo de permanência do condutor ao volante e aos intervalos para descanso, quando se tratar de veículo de transporte de carga ou coletivo de passageiros:

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Infração - média

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Penalidade - multa

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Medida administrativa - retenção do veículo para cumprimento do tempo de descanso aplicável”

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Multa por danificar a via

Art. 231. Transitar com o veículo:

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- danificando a via, suas instalações e equipamentos;

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- derramando, lançando ou arrastando sobre a via:

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a) carga que esteja transportando;

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b) combustível ou lubrificante que esteja utilizando;

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c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente:

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Infração - gravíssima

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Penalidade - multa

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Medida administrativa - retenção do veículo para regularização"

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Multa por excesso de peso ou de tração

Art. 231. Transitar com o veículo:

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- com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização:

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Infração - grave

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Penalidade - multa

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Medida administrativa - retenção do veículo para regularização

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(...)

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- com excesso de peso, admitido percentual de tolerância quando aferido por equipamento, na forma a ser estabelecida pelo CONTRAN:

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Infração - média

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Penalidade - multa acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso apurado, constante na seguinte tabela:

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a) até 600 kg - R$ 5,32

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b) de 601 kg a 800 kg - R$ 10,64

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c) de 801 kg a 1.000 kg - R$ 21,28

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d) de 1.001 kg a 3.000 kg - R$ 31,92

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e) de 3.001 kg a 5.000 kg - R$ 42,56

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f) acima de 5.001 kg - R$ 53,20

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Medida administrativa - retenção do veículo e transbordo da carga excedente

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(...)

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- em desacordo com a autorização especial, expedida pela autoridade competente para transitar com dimensões excedentes, ou quando a mesma estiver vencida:

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Infração - grave

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Penalidade - multa e apreensão do veículo

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Medida administrativa - remoção do veículo

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(...)

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- excedendo a capacidade máxima de tração:

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Infração - de média a gravíssima, a depender da relação entre o excesso de peso apurado e a capacidade máxima de tração, a ser regulamentada pelo CONTRAN

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Penalidade - multa

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Medida Administrativa - retenção do veículo e transbordo de carga excedente

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Parágrafo único. Sem prejuízo das multas previstas nos incisos V e X, o veículo que transitar com excesso de peso ou excedendo à capacidade máxima de tração, não computado o percentual tolerado na forma do disposto na legislação, somente poderá continuar viagem após descarregar o que exceder, segundo critérios estabelecidos na referida legislação complementar.”

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Quem pode multar caminhões e carretas?

De acordo com o CTB, a Polícia Rodoviária Federal pode aplicar e arrecadar multas por infrações de trânsito ocorridas nas BRs, que são as rodovias federais.

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Já a Polícia Rodoviária Estadual pode aplicar e arrecadar multas nas rodovias e estradas estaduais.

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Os policiais militares só podem aplicar multas se tiverem convênio, como no caso das blitze da Lei Seca, nas quais atuam junto com os agentes municipais de trânsito.

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Essas são as regras gerais.

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Mas como já explicado antes, a legislação traz questões específicas aos proprietários e condutores de caminhões e carretas.

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E isso atinge também os órgãos responsáveis por multar.

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A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) possui como uma de suas principais atribuições fiscalizar o sistema rodoviário federal de cargas, a fim de garantir que tudo seja feito com total segurança.

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Sendo assim, em caso de descumprimento de regras, ela pode aplicar multas tanto para a empresa que contratou o frete quanto à transportadora.

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Neste artigo, você confere a tabela completa de multas aplicadas pela ANTT e seus valores.

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Conclusão

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Utilizados para o transporte das mais variadas cargas, os caminhões e carretas são veículos que se diferenciam pela maneira como são constituídos.

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O caminhão é composto de uma única parte, enquanto a carreta possui cabine separada do módulo da carga.

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Na hora de escolher qual desses veículos comprar, é importante saber qual o tipo de carga que vai transportar e por onde irá trafegar.

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É possível adquirir um caminhão ou uma carreta novos, seja à vista ou com outras condições de parcelamento.

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Mas você pode encontrar boas opções de usados.

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E Isso fará você economizar de 20% a 60%.

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Só não esqueça da principal dica: ao comprar um veículo usado, você deve tomar alguns cuidados para não ter nenhum problema futuro.

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E, por fim, tanto o motorista quanto o veículo devem andar dentro da lei, com documentação em dia e seguindo as normas de trânsito e de cargas, para evitar as multas.

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Se ainda assim for multado, saiba que sempre tem o direito de recorrer.

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Caso precise de ajuda, aumente suas chances de vitórias com o Doutor Multas.

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Será um prazer atuar no seu caso.

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Referências:

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  1. http://blogdocaminhoneiro.com/2014/03/comprar-uma-carreta-requer-atencao-a-uma-serie-de-aspectos/
  2. http://www.shoptrans.com.br/noticias/caminhoes/comprar-caminhao-usado-leilao-online-pode-ser-um-bom-negocio-2092
  3. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  4. https://doutormultas.com.br/antt/
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