O Que é e Como Funciona o Sistema Isofix nas Cadeirinhas de Bebês

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Você sabe como funciona o sistema Isofix nas cadeirinhas de bebês?

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As principais evoluções nos automóveis são pensadas para dar mais segurança ao motorista e passageiros, e o sistema Isofix não é diferente.

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Com ele, o condutor que estiver transportando uma criança pequena proporcionará a ela maior proteção com menos esforço.

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Assim como a tecnologia dos veículos avança sempre no sentido de reduzir o risco de acidentes, a legislação de trânsito também caminha nessa direção.

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O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), como órgão normativo e consultivo máximo do Sistema Nacional de Trânsito, seguidamente publica resoluções que atualizam regras relacionadas à segurança do trânsito.

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Equipamentos obrigatórios no automóvel, por exemplo, são especificados nessas resoluções. Isso inclui o uso da cadeirinha para as crianças pequenas.

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O sistema Isofix trata justamente disso. É uma maneira de fixá-la com segurança no banco de trás do automóvel.

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Em breve, todos os carros do Brasil serão compatíveis com as cadeiras que são fixadas de acordo com esse sistema.

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Se você está procurando saber mais sobre o assunto, está no local correto.

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Aqui, explicarei o que é o sistema Isofix, como funciona e o que diz a lei brasileira sobre o transporte de crianças.

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Tenha em mente que transportar pequenos de maneira inadequada, antes de ser uma infração, é uma grande irresponsabilidade.

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Evite fazê-lo, mesmo que o trajeto seja curto e que seus cuidados na direção sejam redobrados.

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Afinal, o trânsito é imprevisível e, infelizmente, mesmo que respeitemos completamente as suas regras, nunca estamos 100% livres do risco de acidentes.

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Por conta disso, é imprescindível tomar todas as precauções para que, caso isso aconteça, os danos sejam os menores possíveis.

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E, diferentemente do que muitos pensam, no caso de bebês, o colo de um adulto não é o local mais seguro.

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Portanto, leia o artigo que escrevi e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

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Boa leitura!

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O Que é Sistema Isofix?

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sistema Isofix é um padrão internacional de fixação de dispositivos que servem para a acomodação e proteção de crianças em automóveis.

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Ele serve tanto para as cadeirinhas quanto para o bebê conforto, que é destinado a bebês de colo.

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O sistema é padronizado pela International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização.

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Trata-se da ISO, tão conhecida por seus certificados, dentre os quais o mais conhecido é o ISO-9001, que atesta os sistemas de gestão da qualidade de uma empresa, transmitindo confiança aos clientes.

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Com sede na cidade suíça de Genebra, a ISO é uma organização não governamental independente, que aprova e desenvolve voluntariamente padrões e normas internacionais em diversas áreas.

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A sigla em inglês para o seu nome seria IOS. Em Francês (idioma falado em Genebra), OIN. A opção por ISO é para fazer referência à palavra grega “isos”, que significa igual.

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O termo, portanto, tem tudo a ver com a proposta da organização, de tratar os seus 162 países membros com total igualdade.

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Voltando ao Isofix, o sistema foi desenvolvido pela fabricante de assentos para crianças Britax, em conjunto com a Volkswagen.

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Ele foi a base para a criação do padrão 13216 da ISO, que trata da fixação dos sistemas de retenção para crianças em veículos.

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A primeira parte do padrão foi publicada em 1999 e a segunda, em 2004.

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No próximo tópico, explicarei como funciona o Isofix nas cadeirinhas de bebê. Acompanhe.

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Como Funciona o Isofix nas Cadeirinhas

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O padrão da ISO descreve o Isofix como um sistema para a conexão de equipamentos de retenção de crianças por meio da ancoragem.

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Essa ancoragem consiste em duas barras horizontais, posicionadas no assento do veículo.

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O que torna o sistema tão seguro é que essas duas barras estão conectadas diretamente à estrutura do veículo.

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Isso difere do sistema usado na maioria dos veículos brasileiros: fixação da cadeirinha infantil ou bebê conforto por meio do cinto de três pontos.

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Além de mais seguro, o Isofix é mais prático, pois basta conectar duas presilhas de fixação, localizadas na parte de trás da base da cadeirinha, às barras do assento de trás do veículo.

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Trata-se de um encaixe muito simples. Pressionando as presilhas contra as barras, você ouvirá um “clique”, que sinaliza que a conexão foi feita e a cadeirinha está fixada.

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Para desprender a cadeirinha, cada presilha conta com um botão que libera a trava. Também é um procedimento muito simples.

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O sistema Isofix conta ainda com um terceiro ponto de fixação. Ele serve para estabilizar a parte de cima da cadeirinha contra uma colisão ou parada brusca.

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Há duas possibilidades para esse terceiro ponto. A primeira é um cinto com uma presilha, que é fixado a uma terceira barra de ancoragem, que fica na parte de trás do banco traseiro, no assoalho ou na tampa do porta-malas do veículo.

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A ancoragem da presilha nesse local é chamada de top tether.

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A outra possibilidade é uma perna de apoio. Trata-se de uma haste conectada à parte da frente da base da cadeirinha, que é apoiada no assoalho do carro.

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Vale destacar que estou descrevendo a posição dos componentes de fixação de uma cadeirinha.

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Quanto ao bebê conforto, ele deve ser instalado na posição inversa, com as costas da criança viradas para a frente do veículo.

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As duas presilhas principais ficam na parte da frente, e o terceiro ponto de fixação atrás.

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Mais adiante, falarei mais sobre as regras do CONTRAN para o posicionamento de bebês e crianças.

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Você reparou que, para utilizar o sistema Isofix para transportar uma criança, são necessárias duas coisas: um veículo que tenha sido fabricado com as barras de fixação e uma cadeirinha ou bebê conforto com as duas presilhas fixas?

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É por isso que o sistema foi criado a partir da parceria de uma fabricante de carro, a Volkswagen, e uma produtora de cadeiras infantis, a Britax, pois o equipamento depende da estrutura do carro.

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E se o veículo possuir as barras, mas a cadeirinha não tiver a opção de encaixe com o sistema Isofix?

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Jamais tente adaptar uma cadeirinha que não foi feita para utilizar esse sistema, pois isso implica em graves riscos para a segurança da criança.

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Tenha em mente que as cadeirinhas infantis das principais fabricantes passam por uma série de testes de impacto (crash tests).

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Já uma “gambiarra” não lhe dá garantia alguma de proteção.

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Se você quer ficar tranquilo quanto à confiabilidade do equipamento, procure produtos com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

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Também é preciso mencionar a existência de outro sistema de fixação de cadeirinhas, chamado Latch.

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Para entender um pouco mais sobre com ele funciona e quais as diferenças entre o Latch e o Isofix, siga a leitura dos tópicos seguintes.

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Sistema Isofix x Latch

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Existe um outro sistema de fixação de cadeirinhas infantis chamado Latch, acrônimo para Lower Anchors and Tethers for Children.

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Trata-se de um sistema que também é bastante seguro e prático.

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É o mais usado nos Estados Unidos. No entanto, é bem parecido com o Isofix, que é mais popular nos países europeus.

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Diferenças

A grande diferença entre o sistema Latch e o Isofix está nas duas presilhas da parte de trás da cadeirinha, que são conectadas às barras do veículo.

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No padrão Isofix, esses dois dispositivos são fixos e rígidos. Já no Latch, as presilhas estão em duas tiras flexíveis.

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O Latch conta sempre com três pontos de ancoragem. Além das duas presilhas de baixo, há uma terceira na parte superior, a fixação top tether.

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No final, o sistema é semelhante à fixação de cadeirinhas que usam o padrão Isofix com a terceira presilha em vez da perna de apoio.

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Compatibilidade

Na hora de escolher a cadeirinha ou bebê conforto, é muito importante verificar se ela é compatível com as barras de fixação do seu automóvel.

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Alguns veículos indicam que a fixação ideal é Isofix ou Latch, mas, em muitos casos, os ganchos servem para os dois padrões.

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Se não houver o gancho top tether, é um indicativo de que você não deve usar a cadeirinha do padrão Latch.

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De qualquer forma, procure se informar a respeito para ter certeza. Confira se o manual do veículo não especifica qual o padrão que deve ser utilizado.

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Se você comprar a cadeirinha no exterior, lembre-se de que, nos Estados Unidos, você encontrará produtos de acordo com sistema Latch, enquanto na Europa, a fixação é do tipo Isofix.

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Na próxima seção você saberá qual dos dois sistemas de fixação de cadeirinha é o mais seguro.

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Cadeirinha com Sistema Isofix é Mais Segura?

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Se formos comparar os dois sistemas, Latch e Isofix, com a fixação da cadeira infantil apenas pelo cinto de três pontos, é praticamente consenso de que os dois são mais seguros.

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Na realidade, alguns especialistas defendem que fixar assento para crianças apenas com o cinto é tão seguro quanto os dois sistemas.

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O problema é que é muito mais provável cometer um erro na colocação da cadeira dessa maneira do que com as presilhas.

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A simplicidade, portanto, é o principal benefício do sistema Isofix, assim como do padrão Latch. Mas, entre esses dois, qual é o mais recomendável?

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Segundo especialistas, a certificação do Isofix é mais rigorosa, já que inclui até testes de colisão traseira e capotagem.

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Além disso, nas cadeirinhas do tipo Latch, é necessário ajustar uma fivela para eliminar a folga da tira onde está a presilha.

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No sistema Isofix, não é preciso fazer isso. Podemos considerar essa uma vantagem.

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Em entrevista à revista Quatro Rodas, Juliana Lopes, que é coordenadora de infraestrutura de trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), afirmou que o Isofix é o “sistema de retenção infantil mais avançado disponível”.

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De qualquer maneira, a última opção deve ser prender a cadeirinha apenas com os cintos. E, em breve, essa nem será mais uma alternativa, como veremos mais adiante.

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Antes de pensar em adquirir um assento infantil com o sistema Isofix, no entanto, você precisa de um veículo que tenha os ganchos que permitem a sua fixação.

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Quer saber quais são eles? Siga a leitura!

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Carros Compatíveis com Sistema Isofix

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Infelizmente, boa parte dos automóveis em circulação no Brasil não possui as barras para fixar as cadeiras com o sistema Isofix.

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Se você está pretendendo adquirir um carro novo e já pensa em proporcionar maior segurança a sua criança, é fundamental se informar se o veículo pretendido possui essa estrutura.

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Confira, abaixo, alguns dos modelos à venda no Brasil que têm o sistema Isofix de encaixe.

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  • Hyundai: o popular modelo HB20 da fabricante coreana, assim como o i30, tem o sistema Isofix como item de série.
  • Ford: New Fiesta e EcoSport estão entre os modelos com o padrão Isofix. O popular Ka é outro. Nas suas versões SEL 1.0 e SEL 1.5, também possui controle de tração e estabilidade.
  • Toyota: a versão brasileira do Corolla, carro mais vendido no mundo, inclui sete airbags, controle de tração e estabilidade e, claro, o sistema de encaixe Isofix. Já a Hilux possui um Sistema de Retenção Infantil (SRI), um grande diferencial para a segurança das crianças.
  • Honda: todos os modelos da montadora japonesa vêm de fábrica com Isofix.
  • Fiat: Bravo, 500 e Freemont são os modelos da Fiat com sistema de fixação Isofix.
  • Chevrolet: entre os veículos da marca Chevrolet que possuem Isofix estão o Cruze, Camaro e Tracker.
  • Volkswagen: o modelo up! têm, além de Isofix, sistema de alerta visual e sonoro quando o cinto não está conectado. O Jetta também possui o padrão de encaixe, e airbags laterais para proteção extra. Golf, Passat e Amarok são outros modelos da Volks com Isofix.
  • Suzuki: todos os modelos brasileiros da montadora japonesa Susuki têm o padrão de encaixe Isofix de fábrica.
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Você se recorda de que falei que, para que fosse possível desenvolver o padrão Isofix, foi necessária uma parceria entre fabricante de automóvel e de cadeirinha?

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Isso quer dizer que, para a segurança completa do bebê ou da criança, você também deve buscar o assento que garante maior conforto e proteção para ela.

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Nesta matéria, a revista Quatro Rodas lista os produtos mais seguros disponíveis no mercado.

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Você viu, acima, uma lista com os modelos de veículos que já contam com a instalação do sistema Isofix direto de fábrica.

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Mas você sabia que, a partir de 2018, esse sistema passou a ser obrigatório? Continue a leitura, pois falarei mais sobre isso!

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Por Que a Obrigatoriedade do Isofix Começa em 2018

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Todos os veículos novos, fabricados em 2018, deverão vir de fábrica já com as barras que propiciam o encaixe da cadeirinha infantil ou bebê conforto (Isofix ou Latch).

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A determinação consta na Resolução nº 518/2015 do CONTRAN, que “estabelece os requisitos de instalação e os procedimentos de ensaios de cintos de segurança, ancoragem e apoios de cabeça nos veículos automotores”.

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A obrigatoriedade de possuir a ancoragem no padrão Isofix ou Latch consta no item 3.4.2 do anexo I da resolução.

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Ainda de acordo com a resolução, automóveis, camionetas e utilitários que possuem apenas uma fileira de bancos não precisam atender à regra.

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Já veículos esportivos de duas portas devem ter as ancoragens para fixação do dispositivo de retenção de criança no assento do banco do passageiro dianteiro.

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Veículos conversíveis, por fim, só são dispensados da ancoragem do tirante superior (top tether).

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Segundo o art. 2º da resolução, essas regras passaram a valer para novos projetos de veículos produzidos aqui ou importados, três anos a partir da sua data de publicação – ou seja, 29 de janeiro de 2018.

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Assim, apenas os novos modelos de veículos terão essa obrigatoriedade.

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Para os demais automóveis, as novas regras do CONTRAN passam a valer a partir de 29 de janeiro de 2020.

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A partir de agora, explicarei como funciona a Lei das cadeirinhas, com todas as informações que você precisa saber para não ser pego de surpresa.

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Portanto, siga a leitura!

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Lei das Cadeirinhas: O Que Você Precisa Saber

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As regras para o transporte de crianças em veículos automotores constam na Resolução nº 277/2008 do CONTRAN.

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Já em seu art. 1º, a resolução reitera a regra do art. 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segundo a qual crianças com menos de 10 anos devem ser transportadas no banco de trás.

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Para isso, precisam usar o cinto de segurança individualmente, ou o sistema de retenção.

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Há exceções que permitem o transporte da criança no banco da frente, conforme o art. 2º:

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- quando o veículo tiver apenas de um banco (como algumas camionetes, por exemplo);

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- quando for realizado o transporte de mais crianças que o banco de trás permite (devendo uma delas, obrigatoriamente, utilizar o banco da frente);

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- quando o veículo vier de fábrica com cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros.

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O anexo da resolução traz regras específicas para determinadas faixas etárias. Veja:

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  1. crianças com até um ano deverão usar, obrigatoriamente, o bebê conforto;
  2. crianças com mais de um ano, até quatro anos deverão usar cadeirinha;
  3. crianças com mais de quatro anos, até sete anos e meio deverão usar o assento de elevação;
  4. crianças com mais de sete anos e meio, até os 10 anos deverão usar o cinto de segurança do veículo.
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Quanto ao bebê conforto, como já antecipei no início do texto, ele tem uma particularidade em relação à cadeirinha: vai virado para trás.

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Isso acontece porque a musculatura do pescoço da criança recém-nascida é muito frágil, e uma freada brusca poderia causar sérios danos à sua coluna.

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Além disso, o bebê conforto deixa a criança mais reclinada. Desse modo, ela sofre muito menos com as variações de velocidade.

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Não respeitar as regras da Resolução nº 277 é, de acordo com o art. 168 do CTB, infração gravíssima, com multa de R$ 293.47 e sete pontos na CNH.

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Agora que você sabe os principais aportes legislativos sobre o transporte de bebês com cadeirinha, nos veículos, precisa saber exatamente como ela deve ser colocada no carro, não é mesmo?

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Então, siga a leitura, que eu explico.

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Como Colocar a Cadeirinha de Bebê no Carro

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Você precisará apenas identificar onde estão as duas barras da posição do banco traseiro em que pretende colocá-la.

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Então, basta encaixar as duas presilhas rígidas da parte de trás da cadeirinha nessas barras, até que faça um “clique”.

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Caso o equipamento em questão utilize também a fixação top tether, você terá de puxar a cinta da terceira presilha e encaixá-la na barra que fica atrás do banco traseiro ou no assoalho ou tampa do porta-malas.

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Alguns automóveis possuem apenas as duas barras inferiores e não a terceira.

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Nesse caso, você terá de adquirir um equipamento que tenha a perna de apoio, que é escorada no assoalho do veículo para estabilizar a cadeirinha.

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Antes de comprar o assento infantil, portanto, procure se certificar de que ele é compatível com o modelo de seu carro.

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Quanto ao bebê conforto, o procedimento é o mesmo, com a única diferença de que ele vai virado para trás, portanto as presilhas inferiores ficam na parte da frente.

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Claro, não esqueça de fixar bem o cinto que prende a criança à cadeirinha.

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E, antes de dar a partida, faça um teste na cadeirinha. Ela não pode se mover mais de 2 centímetros para qualquer lado.

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Conclusão

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Se você tem filho pequeno, nada é mais importante do que a sua total segurança.

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A melhor maneira de garanti-la é seguir todas as regras do CONTRAN quanto ao seu transporte e, é claro, optar pelo sistema Isofix.

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Isso quer dizer que você precisa ter um automóvel compatível, com pelo menos duas barras de ancoragem da cadeirinha no banco traseiro, fixadas diretamente na estrutura do veículo.

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De preferência, escolha um modelo que tenha também o terceiro ponto de ancoragem, chamado de top tether.

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E, é claro, adquira uma cadeirinha de boa qualidade, que também atenda aos padrões do sistema Isofix. Dê preferência a produtos com selo do INMETRO.

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É claro que o ideal é respeitar todas as regras de trânsito, dirigir com atenção e não exceder o limite de velocidade.

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Assim, as chances de um acidente ocorrer diminuem. Mas o trânsito é imprevisível.

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Por isso, é necessário estar preparado com todos os equipamentos de segurança, para minimizar possíveis dados.

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Ainda tem dúvidas sobre o sistema Isofix? Deixe um comentário abaixo que, assim que possível, responderei!

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Referências:

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  1. https://doutormultas.com.br/resolucoes-contran/
  2. https://www.iso.org/home.html
  3. http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao5182015.pdf
  4. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=108959
  5. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm
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