O vazamento de óleo em veículos pode ser causado por várias razões. As causas mais comuns incluem o excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, problemas nos retentores e questões relacionadas ao cárter. Geralmente, o vazamento não começa diretamente no retentor, mas se for trocado, é necessário revisar o motor para identificar a causa raiz do vazamento.
Muitas vezes, os motoristas são os principais responsáveis pelos vazamentos, pois podem adicionar óleo em excesso, o que é prejudicial. A quantidade correta de óleo deve ficar entre o mínimo e o máximo da vareta indicadora. Adicionar muito óleo pode causar danos ao motor. Além disso, é crucial verificar o nível de óleo com o motor frio, esperando pelo menos 10 minutos após desligá-lo. Medir o nível de óleo todas as semanas é recomendado.
Outro componente que pode causar vazamentos é o bujão, que veda o cárter. Se estiver mal apertado, espanado ou com problemas na rosca e na arruela de vedação, pode ocorrer vazamento. O tampão de cárter, uma tampa inferior, também pode ficar frouxo após as trocas de óleo, causando vazamentos. Em casos mais complexos, como desgaste da junta do cabeçote ou problemas nos retentores, é necessária assistência de um mecânico de confiança para fazer as devidas substituições e reparos. Ignorar vazamentos de óleo pode resultar em sérios danos ao motor e prejuízos financeiros no futuro.
Aqui estão as razões para vazamento de óleo em veículos:
Não dá para correr o risco de estragar uma viagem de carro devido a uma pane geral que começou com um pequeno vazamento.
E tudo ainda fica pior se a pane o fizer parar em uma rodovia, pois isso ainda vai render uma multa grave, 5 pontos na carteira e muita dor de cabeça.
Claro que sempre dá para recorrer da infração, mas por que dar chance para o azar, não é mesmo?
Ao longo do texto, você vai saber quais são as principais causas de vazamento de óleo do motor e o que isso pode causar ao motor do seu carro.
Também verá os cuidados que cabem a você para que nada de errado aconteça.
Vai descobrir que ficar atento e inspecionar o veículo com frequência é a melhor dica.
Afinal, se houver óleo vazando pelo carter, por exemplo, é possível identificar o problema de maneira precoce.
Você também vai conferir quais comportamentos do proprietário podem resultar no vazamento, como colocar óleo a mais no motor.
A verdade é que com carro vazando óleo não se brinca.
Empurrar o problema para baixo do tapete e tirá-lo do seu campo de visão pode ser uma conduta de risco.
Um vazamento que começa pequeno pode indicar algo muito maior, comprometendo a dirigibilidade do veículo e a sua própria segurança.
Não dá para dar esse mole, não é mesmo?
Então, o conhecimento que vai adquirir a partir de agora é fundamental para fazer a sua parte por um trânsito mais seguro.
Interessado em aprender mais sobre o vazamento de óleo, suas causas e consequências?
Então, siga a leitura!
O vazamento de óleo do motor significa que tem alguma coisa errada com o funcionamento do seu veículo.
Em outras palavras, qualquer vazamento em um carro não é uma coisa normal.
O vazamento de óleo, principalmente, é um problema que afeta diretamente a “saúde” do motor.
Quando ocorrer um vazamento desse tipo, você precisará investigar a causa e resolver o problema o mais rápido possível.
Mas, antes, você sabe qual é a importância do óleo para o motor do seu veículo?
De acordo com essa reportagem do site G1, o óleo tem como funções a refrigeração do motor, lubrificação e prevenção à corrosão e limpeza interna.
Como é possível facilmente perceber, o óleo é muito essencial para o motor do carro não lhe deixar na mão.
Você pode estar se perguntando: quais os prejuízos que a falta de óleo pode causar no seu carro?
Se faltar óleo, a lubrificação das partes internas do motor estará seriamente prejudicada.
E se o desgaste for muito grande, é possível até mesmo que o motor tenha que ser substituído.
Veja só: o vazamento do óleo também pode prejudicar partes do motor que são feitas de borracha.
Podemos citar como exemplos as mangueiras e as buchas da suspensão.
Use o óleo do motor na medida certa para que as partes de borracha não fiquem ressecadas e tenham que ser trocadas antes do tempo.
Sabe por que o vazamento de óleo ocorre?
Uma das razões é o desgaste natural das peças do motor do carro.
Com o passar do tempo, até mesmo os carros com pouca quilometragem e que têm boa manutenção também precisam substituir peças.
Se você utiliza muito o carro, é mais provável que um problema como o vazamento de óleo venha a ocorrer.
De acordo com o site Terra, o óleo do veículo pode baixar até mesmo um litro após cerca de mil quilômetros rodados.
Se isso acontecer, a consequência é óbvia: o motorista deve completar o nível do óleo antes do prazo para a troca.
Não importa que a tecnologia automobilística tenha evoluído bastante nas últimas décadas, o motor ainda consome óleo e isso afeta constantemente o nível do reservatório.
Sendo que carros mais antigos costumam consumir mais óleo.
O óleo lubrifica as peças do motor (cilindros e pistões, por exemplo) e o resultado é o melhor deslocamento dela e o menor consumo de combustível.
E sabemos que a gasolina está com o preço muito alto em todos os estados do Brasil.
Ou seja, qualquer economia é muito bem vinda.
Como você pode ver, o óleo proporciona inúmeros benefícios para o funcionamento do veículo.
Faremos agora um alerta muito importante.
https://www.youtube.com/watch?v=AK4gSIJfaZo&t=17s
De acordo com Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo, em entrevista à matéria citada acima, é essencial que o motorista cumpra o prazo de troca especificado.
“Mesmo completando o nível com óleo novo, não se deve mudar a data, pois o óleo antigo pode criar borra no motor”, afirma ele.
Em outras palavras: troque o óleo do veículo conforme a orientação do manual do proprietário.
E quando for repor o óleo, lembre de colocar o mesmo tipo de óleo. Nada de completar com um óleo de numeração diferente.
Descobrir se o seu veículo está vazando óleo não é nenhuma missão impossível.
Basta fazer uma inspeção minuciosa no seu veículo.
Normalmente, quando o vazamento é maior, ficam manchas no chão, embaixo do veículo, onde o óleo pinga.
Até mesmo os motoristas com poucos conhecimentos sobre o funcionamento dos veículos sabem reconhecer uma mancha de óleo na garagem da casa.
Contudo, se o vazamento for menor, é bem provável que o óleo evapore antes de chegar ao chão. Assim como ocorre com uma frigideira quente quando você deixa o óleo nela por tempo demais.
Devido a isso, você também vai precisar procurar no próprio motor vestígios de algum vazamento de óleo, como manchas.
Isso significa que o veículo está com vazamento de óleo.
Agora que descobriu o problema, o que você deve fazer? Descubra no próximo capítulo como verificar a gravidade do vazamento do óleo do seu veículo.
Será que adianta pegar uma lanterna e tentar descobrir qual é o problema que está causando o vazamento de óleo?
Na verdade, indicaremos outras formas para descobrir qual é a gravidade do vazamento de óleo.
Por exemplo, existe um tipo de vazamento que afeta o funcionamento da direção hidráulica ou mesmo dos freios do carro?
Você sabia que isso poderia acontecer?
Um modo de descobrir a gravidade do vazamento é através da verificação da cor do óleo.
Se a cor do óleo estiver avermelhada ou castanho claro e fino, o vazamento tem ligação com a direção hidráulica do carro.
Neste caso, é necessário ainda mais cuidado, porque envolve o volante.
Caso o motorista esteja habituado a uma direção maleável e simples de guiar, o vazamento vai prejudicar a dirigibilidade ao torná-la mais dura.
A solução é levar o veículo ao mecânico com urgência.
De acordo com o engenheiro mecânico Dennis Marun, o vazamento na direção hidráulica costuma não ser grande e suja as peça que estão por perto, sem formar uma poça em baixo do carro.
“Um reparo de R$ 150 em uma conexão de mangueira pode se transformar em cerca de R$ 2 mil caso tenha que substituir a caixa ou a bomba que ficaram danificadas por funcionar sem óleo”, alerta ele.
Conclusão: muita atenção a qualquer vazamento no carro.
Veremos agora outro vazamento relacionado a cor de óleo.
Se a cor do óleo estiver de transparente até marrom e muito escorregadio, é necessária ainda mais atenção para não sofrer um acidente.
Isso porque o vazamento pode envolver o fluído de freio.
O fluido de freio parece um óleo de natureza mineral e que fica marrom em vista do contato com o motor do carro.
Fique atento porque a viscosidade do fluído do freio é bem mais escorregadia.
Mas como o motorista pode fazer o teste?
Passe a ponta do dedo no líquido que vazou.
Se o dedo ficar bem mais escorregadio, é o óleo de freio.
Não pense duas vezes, e não perca tempo consultando amigos ou familiares: procure uma oficina mecânica de confiança.
Nesse caso, é aconselhado chamar o mecânico na sua residência.
Isso evitará que você dirija sem freio, o que é uma tarefa bem difícil e perigosa.
E se o óleo estiver com uma cor esverdeada, amarelada ou um rosa que parece pegajoso?
Direto ao ponto: o problema envolve o líquido de arrefecimento.
Perceba: o problema não é o óleo do carro, mas o líquido de arrefecimento.
É mais comum esse tipo de vazamento em carros mais antigos.
É um aviso que é necessário completar o nível do reservatório.
E se o vazamento for claro, fino e muito parecido com a água da torneira?
A primeira coisa que você deve olhar é se o vazamento acontece no lado do passageiro.
Se for o caso, fique tranquilo: é apenas água.
Isso mesmo: não é vazamento de óleo.
A explicação para o vazamento é extremamente simples: a água é o resultado de você ter utilizado o ar condicionado.
Mas e se o óleo estiver preto ou marrom claro?
É um vazamento fácil de ser identificado porque envolve o líquido que lubrifica o interior do motor.
Preste atenção: se o vazamento for pouco, pode ser algo natural de acontecer.
Mas se vazar demais, leve o seu veículo para o mecânico com urgência.
E se o vazamento for avermelhado e fino? Ou grosso e marrom?
O problema é na transmissão automática.
Também será necessário levar o veículo a uma oficina mecânica.
Podemos apontar quais são as causas mais prováveis do vazamento do óleo dos carros.
De acordo com Marcelo Alves, professor e engenheiro mecânico da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), nesta reportagem do Terra: “Os mais comuns são excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problema no cárter”.
De acordo com a mesma reportagem, o motor dos veículos é formado por um sistema que abrange vários componentes.
Normalmente o vazamento não começa no retentor.
Mas se o seu mecânico de confiança decidir pela troca do retentor, será preciso revisar o motor para descobrir a razão do vazamento do óleo.
Você sabia que, em muitos casos, é o motorista o principal responsável pelo vazamento do óleo do veículo?
Isso ocorre porque ele coloca óleo demais, ou seja, passa do limite indicado no manual do proprietário sem perceber.
Por isso é muito importante saber exatamente o que está fazendo ao mexer no seu veículo.
Afinal, você pode estar prejudicando o funcionamento do seu carro sem saber.
Mas qual o nível que o óleo deve ficar?
É simples: o óleo deve ficar entre o mínimo e o máximo da vareta, ou seja, entre os dois risquinhos que aparecem nela.
O que acontece se o motorista colocar menos óleo do que o recomendado pelo manual do proprietário?
Haverá uma grande probabilidade de que ocorra um desgastaste considerável nas peças do motor e talvez até mesmo o motor funda.
Então, cuidado para não colocar óleo nem de menos nem em excesso.
Por isso, siga a recomendação do manual do proprietário, lá existe um indicativo com a quantia correta que você deve colocar.
Caso você tenha colocado além óleo além da conta você irá precisar sangrar o excesso.
Vamos demonstrar agora um erro muito comum cometido pelos proprietários de veículos.
Nunca verifique o nível do óleo com o motor ainda quente.
Preste atenção: nunca faça isso.
Mas como você deve fazer para verificar o óleo? Espere por pelo menos 10 minutos para o motor ficar mais frio e o óleo descer para o cárter.
E aí sim você pode medir o nível do óleo sem risco de ser “enganado”.
Lembrando que o ideal é verificar o nível dele de manhã cedo, antes de ligar o carro pela primeira vez.
Você pode estar se perguntando: por qual razão não é possível medir o óleo com o motor ainda quente?
Se você fizer isso, ficará com a nítida impressão de que é necessário colocar ainda mais óleo no carro, isso porque o óleo não vai estar no reservatório, mas sim circulando pelo motor.
A consequência é que você colocará mais óleo para completar o nível e como isso provavelmente não era necessário, ocorrerá um vazamento devido ao excesso de óleo no sistema.
E é necessário medir o nível do óleo do motor todo o mês?
Não. É preciso medir o óleo toda a semana. Parece muito? Pois acredite, não é.
É aquele velho ditado: antes prevenir do que remediar.
E o que fazer se você perceber que o nível baixou muito de uma semana para outra? Complete o nível de óleo e agende um horário em uma oficina mecânica de confiança.
Abordaremos agora outra peça do veículo que pode causar vazamento de óleo.
Estamos falando do bujão. Você sabe o que é isso?
O bujão é uma peça que tem como função a vedação do cárter. E o cárter é onde fica guardado o óleo do motor.
Mas qual pode ser o problema com o bujão?
De acordo com o mecânico Alexandre Vilella, em entrevista ao site G1: “Se o bujão estiver mal apertado, pode acontecer vazamento. Se ele ficar espanado, ele não vai ficar legal. Além disso, tem a rosca e também tem a ruela de vedação. Cada carro é um tipo de bujão diferente. Isso é muito importante.”
Alertamos também para o formato do bujão. O bujão tem o formato muito parecido com o de um parafuso normal.
É necessário prestar muita atenção para não confundir o formato.
A função do bujão não é somente vedar, mas criar uma espécie de novo encaixe com o cárter.
Veremos agora outro problema muito comum que gera vazamento de óleo.
Estamos falando do tampão de cárter.
É uma espécie de tampa inferior que tem como função guardar o óleo que irá lubrificar as engrenagens do motor.
Repare que o tampão de cárter pode acabar ficando frouxo após as trocas de óleo.
Se isso acontecer, apenas aperte ele. Bem fácil resolver o problema, não é mesmo?
Como vimos, o vazamento de óleo pode prejudicar o motor do seu veículo.
Em casos mais complexos do que apenas apertar tampão de cárter é necessário levar a oficina mecânica.
Nunca subestime um vazamento de óleo. O prejuízo financeiro no futuro pode ser muito alto.
Quando a junta do cabeçote está gasta também ocorre vazamento, assim como quando há problema nos retentores.
Nesses casos você vai precisar trocar, ou a junta do cabeçote ou os retentores, conforme qual for o problema.
Quando o vazamento é na junta é bem fácil de ver, o motor fica manchado de óleo do lado de fora, como se estivesse vazando pela tampa.
Em ambos os casos você vai precisar levar o motor em um mecânico de confiança.
O vazamento de óleo é uma das principais preocupações dos motoristas porque envolve o “coração” do veículo: o motor.
Se você perceber qualquer vazamento ou mudança no funcionamento do carro, a melhor solução é levá-lo até uma oficina mecânica o mais rápido possível, para que o problema não fique mais grave.
Não ignore os vazamentos no motor.
Grandes problemas começam com pequenas coisas. Mas será que custa muito caro acabar de vez com o vazamento do óleo?
Descubra a resposta no próximo capítulo!
Chegamos a uma parte muito delicada: o dinheiro que será gasto para o conserto do vazamento.
Preparado? Vamos lá, então.
Os preços cobrados variam conforme o problema de vazamento de óleo e o modelo do seu carro.
Vamos imaginar que o problema de vazamento de óleo pode ser resolvido após o motor ser lavado.
A média de valores é de R$ 80,00. E repare que essa é uma manutenção considerada pouco complexa.
Agora imagine que o problema de vazamento de óleo é no cárter.
Se você tiver um carro popular (um Fiat Palio, por exemplo), o preço do conserto pode chegar até R$250,00.
É possível perceber que os valores vão aumentando, não é mesmo?
Cuide bem da manutenção diária do seu carro para evitar maiores gastos. Caso precise fazer o motor, o custo parte de R$ 2.500,00.
Mas isso só ocorrerá se você quiser “empurrar com a barriga” e não fizer a manutenção quando necessário.
Neste artigo, falamos sobre as principais causas de um problema muito comum nos veículos: o vazamento de óleo.
Todos os dias, motoristas procuram as oficinas mecânicas e recebem como diagnóstico de que o carro está com algum vazamento.
Agora, você sabe que o vazamento de óleo não é o fim do mundo, mas ainda assim demanda muita atenção.
Imagine ficar empenhado com o carro em um congestionamento na cidade de São Paulo na chamada hora do rush.
Ou indo para o serviço nas primeiras horas de uma manhã chuvosa.
Ou, pior ainda: na viagem de férias com toda a família reunida no carro.
Não gosta nem de pensar, não é mesmo?
Mas depois de um tempo de vazamento de óleo, o carro vai lhe deixar na mão, certamente.
O melhor mesmo é não deixar para depois.
Se o vazamento de óleo é recente, a probabilidade que você gaste pouco dinheiro para o conserto é grande.
Como já afirmamos antes, pequenos probleminhas se tornam problemões no futuro por mero descaso do proprietário do veículo.
Em outras palavras: muitas vezes o próprio motorista é o culpado pelo vazamento de óleo e até por danos mais graves ao motor, simplesmente por não ter corrigido o problema a tempo.
Lembre-se: se você colocar óleo demais dentro do motor, o resultado será o vazamento na sua garagem.
O mesmo pode acontecer se você usar um óleo que não é recomendado para o seu carro.
Sempre é preciso saber o máximo possível sobre o funcionamento do seu veículo.
Desta forma, você evitará idas desnecessárias a oficinas mecânicas e economizará dinheiro.
Cuidar do carro é o mesmo que economizar, pois é um gasto no presente e um investimento no futuro.
Uma boa estratégia para isso está na prevenção.
Ou seja, faça a revisão do carro em uma mecânica especializada pelos menos duas vezes por ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? Ou deseja alguma informação sobre legislação de trânsito?
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