Capa Para Carro

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Quando passamos muito tempo expostos aos efeitos do sol diretamente, nossa pele sente as consequências. Apesar de não serem seres vivos como nós, os carros funcionam dessa mesma maneira.

E o sol não é o único que causa efeitos negativos no veículo e na sua pintura: o vento forte, a poeira, as fezes de animais e até mesmo areia ou partículas de asfalto conseguem ser nocivos para o carro.

Para isso, é recomendável que o motorista tenha uma capa automotiva para proteger o seu veículo. Mas, qualquer capa serve? Como posso escolher? Existem modelos e materiais diferentes? Todo mundo precisa ter uma?

Dúvidas sobre o assunto podem ser bastante comuns, afinal, não é algo que conversamos rotineiramente. Por isso mesmo preparamos um artigo completo sobre capas automotivas e os seus principais tipos. 

Confira agora o conteúdo na íntegra e boa leitura!

Todo mundo precisa ter uma capa automotiva?

Certamente não é um item problemático de se ter. Afinal, é um equipamento que protege o seu veículo do efeito de “agressores” externos.

Na verdade, ele não é algo imprescindível se o motorista utilizar o veículo diariamente. Então, por que é tão necessário ter uma capa em casa?

Mesmo utilizando diariamente, é provável que o motorista não dirija em certo período, deixando o veículo completamente parado por dias na garagem. É a mesma situação para aqueles que só utilizam o automóvel nos finais de semana.

Como ele estará sem utilização por um certo tempo, o melhor a ser feito para conservá-lo é cobri-lo com uma capa de qualidade.

Existe alguma possibilidade de danos ao carro ou à sua pintura quando usamos capa?

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Apesar de ser algo recomendado, como falamos anteriormente, é preciso que o proprietário tome alguns cuidados para garantir que o uso da capa seja satisfatório.

Utilizar a capa somente quando o carro estiver limpo e seco, por exemplo, para prevenir que a pintura arranhe ou acumule poeira, além de evitar que crie umidade sob a capa, que também estraga a pintura.

Mas, sobretudo, é importante tomar cuidado com o tamanho e modelo que você está usando no seu veículo.

Quais são os tipos de capas para veículo e qual é a ideal para mim?

Como falamos antes, o modelo e o tamanho da capa são duas coisas essenciais para garantir que ela cumpra o seu papel corretamente.

Confira a seguir quais capas usar em cada situação:

Garagem sem cobertura

Nos casos em que há a exposição direta do sol e outros efeitos naturais, como vento ou poeira, o ideal é que o motorista garanta uma capa impermeável, com proteção UV e forro interno.

Apesar de serem mais caras, elas são essenciais para garantir que o seu carro esteja protegido dos efeitos diretos do sol com a proteção UV.

Ainda assim é interessante estar sempre atento e verificar periodicamente se não existem infiltrações e umidades internas na capa.

Garagem com cobertura

Como esse tipo de garagem pode oferecer uma maior proteção dos raios solares ou da água da chuva do que as garagens descobertas, o proprietário não precisa se preocupar tanto com a impermeabilidade das capas.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

No entanto, o uso de capas permeáveis não é recomendado, já que não absorvem a umidade de forma alguma.

Garagem fechada

Esse é o único tipo de garagem em que não há problema em utilizar uma capa sem nenhuma impermeabilidade, já que oferece proteção completa do sol e da chuva, normalmente não acumulando umidade.

Estacionamento público ou vaga compartilhada em condomínio

Nesses casos específicos, sem muita segurança para o veículo, é recomendado a utilização de capas com cadeados.

Dessa forma, há mais segurança contra furtos do veículo ou até mesmo da capa.

Quanto costuma custar uma capa automotiva?

Os valores costumam variar muito, indo conforme o modelo, o tipo, o material, o fator de proteção…

As mais baratas e simples costumam custar a partir de R$ 40. Já as que oferecem maior fator de proteção UV ou com cadeados podem passar de R$ 300.

Os modelos mais baratos costumam ser os permeáveis, que oferecem uma menor proteção diante dos modelos mais caros, que contam com proteção UV, faixa reflexiva e forro interno maiores que as capas permeáveis.

Quais os principais cuidados ao usar uma capa automotiva?

Mesmo sendo feitas para proteger, as capas podem ser um pouco nocivas para o veículo, caso não sejam utilizadas corretamente. Confira alguns cuidados essenciais:

  • Só utilizar a capa com o carro limpo, seco e frio;
  • Usar a capa segundo o modelo indicado para o seu veículo e garagem;
  • Verificar sempre se não há algum sinal de umidade acumulada;
  • Seguir as instruções da embalagem para colocar e retirar a capa.

.

Agora você já sabe tudo para comprar uma capa automotiva perfeita para você!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!