Um tanto polêmico, mas sim se não tomar cuidado, você pode acabar recebendo uma multa por estar circulando com o veículo sujo e isso é previsto na lei.
Proprietários de veículos que circulam muito em locais empoeirados, estradas e ruas que não são asfaltadas, zonas rurais e praias, devem cuidar da limpeza de seus veículos com um pouco mais de frequência que os veículos urbanos.
Conforme determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 230, é considerada infração gravíssima trafegar com uma ou as duas placas do veículo em condições de legibilidade ou visibilidade comprometidas. Seja por poeira, lama, mato ou algum objeto que esteja cobrindo a placa de identificação.
A penalidade para essa infração de trânsito é uma multa com o valor de R$293,47 e sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). A situação é tão grave que pode chegar a ocorrer a apreensão do veículo.
Outro ponto de bastante importância é a limpeza das luzes traseiras que iluminam a placa durante a noite. Elas acumulam sujeira e podem comprometer a visibilidade da placa no período noturno e isso também pode ser motivo de multa por infração de trânsito no valor de R$130,16.
Se não puder limpar o carro todo por fora, limpe as placas
Isso mesmo, ao menor sinal de que a legibilidade da placa está comprometida, limpe, jogue uma água, em caráter emergencial se não puder limpar o carro todo no momento. Não trafegue com a placa comprometida, porque os agentes de trânsito poderão efetuar uma autuação.
Outros motivos para não circular com o veículo sujo
As multas já são suficientes para manter a higienização automotiva em dia, mas além disso outros fatores são importantes e justificam a necessidade de realizar a higienização do veículo constantemente.
A sujeira nos vidros pode comprometer a visibilidade do motorista, e com o tempo o vidro vai ficando engordurado e acumulando poeira, marcas de mãos e outras sujeiras podem interferir muito na transparência do vidro em situações de neblina, chuva, e causar reflexos no vidro principalmente quando se dirige à noite.
As principais pesquisas sobre o assunto apontam que a maior causa de acidentes de trânsito é o comprometimento da visibilidade do motorista, por isso, manter o carro limpo favorecerá a segurança do condutor e dos passageiros.
A sujeira acumulada no veículo pode comprometer a pintura e o brilho do veículo ao longo do tempo, dejetos de animais causam uma reação química na pintura que favorece o aparecimento de manchas e irregularidades e imperfeições no aspecto da pintura.
Manter o carro sujo e empoeirado irá deteriorar com mais rapidez as palhetas do para-brisa e a traseira fazendo com que você tenha um gasto extra antes do tempo com a troca delas.
As borrachas de sustentação dos vidros também sofrerão um desgaste maior com o acúmulo de sujeira principalmente se sua região for seca e o clima estiver quente.
Por último a estética é outro ponto motivador para realizar a higienização externa do seu veículo, afinal é muito elegante dirigir com o veículo limpo e bem cuidado.
Empresas que realizam a higienização veicular
A manutenção da limpeza externa do veículo pode ser simples e realizada na própria garagem, porém algumas técnicas visam recuperar o aspecto externo do carro e deixá-lo como novo, protegendo a pintura e os vidros de ações do clima como sol e chuva e da sujeira por algum tempo após o serviço.
A higienização do carro pode ser interna também, mas estamos enfatizando a importância da higienização externa. Nesse aspecto, as empresas especializadas que realizam a higienização automotiva apresentam soluções para aprimorar a parte externa do veículo.
- Enceramento
- Limpeza ecológica
- Polimento de pintura
- Cristalização de pintura
- Revitalização de plásticos
- Vitrificação dos vidros
- Polimento dos faróis
Quanto custa a higienização externa do veículo?
Orientamos você a realizar uma pesquisa na sua região, porque os valores desses serviços não são padronizados e variam muito de uma cidade para outra e de uma empresa para outra. Como são muitos tipos de serviços realizados o preço também varia por isso.
Ligue para algumas empresas próximas e encontre o local mais em conta para fazer esse serviço.
É importante estar atento quanto a qualidade do serviço prestado pois alguns produtos podem danificar a pintura do veículo e os vidros também. Nunca lave o carro em algum local que desconfie da procedência.
Conclusão
Não circule pelas vias com as placas do seu veículo com pouca legibilidade e visibilidade, porque é considerada uma infração de trânsito gravíssima e a solução muitas vezes é uma simples limpeza. Cuidar da limpeza do seu veículo vai muito mais que a estética, garantirá melhor visibilidade na direção, segurança e durabilidade dos componentes externos, reduzindo seus gastos com troca de peças ao longo do tempo. Vale a pena cuidar com carinho do seu automóvel.