Dicas de Trânsito – Para um Trânsito Melhor e Mais Seguro

Motoristas experiente dicas trânsito

Se você procura por dicas de trânsito, é porque deve se preocupar em torná-lo um espaço mais seguro para todos.

Um trânsito seguro é uma questão de atitude! Para que ele seja mais seguro, é importante prestar atenção às regras, e colocá-las em prática, evitando assumir posturas transgressoras.

Por isso, escrevi este artigo, reunindo dicas para ajudá-lo a se tornar um motorista mais consciente.

É responsabilidade de todos manter o trânsito seguro. Ter bom senso, respeitar e ser atento é fundamental.

Se você é motorista iniciante, precisa ler este artigo, pois vou dar algumas dicas para quem ainda tem pouca experiência no trânsito.

Além disso, trarei dicas para dirigir de forma segura em dias de chuva. É muito importante ter atenção redobrada em dias chuvosos.

Atualmente, a falta de segurança está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, devido, principalmente, aos frequentes casos de violência no País.

Dessa forma, engana-se quem pensa que pessoas a bordo de um veículo estão imunes a assaltos.

Por isso, também separei algumas dicas para que você se proteja, evitando roubos no trânsito.

Por fim, não poderia deixar de falar sobre maneiras de agir em casos de acidentes de trânsito.

Por isso,  leia este artigo até o final para conhecer todas essas dicas.

Boa leitura!

 

Dicas de Trânsito: o Que Todos Precisam Saber

Essas dicas de trânsito são essenciais ao conhecimento de todos

Gentileza gera gentileza. Essa é uma frase de efeito que faz muito sentido, principalmente quando pensamos em trânsito.

Isso significa que, se você estiver estressado e tratar as pessoas com grosseria no trânsito, provavelmente receberá grosseria em troca.

Infelizmente, casos como esse são comuns no dia-a-dia de quem encara o trânsito, principalmente nas grandes cidades.

O tempo curto para fazer uma série de atividades faz com que as pessoas tenham pressa, causando estresse quando o trânsito parece contribuir para impedir que você as realize.

O problema é que o estresse é um dos maiores inimigos dos motoristas, pois prejudica muito o ato de dirigir.

Com isso, muitas regras deixam de ser levadas em consideração, e as consequências disso são perigosas.

A principal causa de acidentes de trânsito é a desobediência à legislação, gerada, muitas vezes, pela falta de paciência dos motoristas.

O maior problema disso é que, muitas vezes, os acidentes terminam com vítimas fatais, fazendo com que o trânsito seja um dos grandes responsáveis pelos índices de morte no País.

Para ajudá-lo a mudar essa situação, separei 10 dicas para promover um trânsito melhor e mais seguro.

Dica nº 1: veículos maiores cuidam dos menores

Quanto maior for o seu veículo, maior será o tamanho da sua responsabilidade no trânsito. A regra é simples: veículos maiores precisam respeitar e estar atentos aos menores.

Dica nº 2: atenção aos equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são fundamentais. Então, se você estiver de bicicleta, não se esqueça de usar o capacete e as luzes refletivas. Se for pilotar uma moto, o capacete é obrigatório, além da roupa adequada para o motociclista.  E, se estiver de carro, não esqueça de colocar o cinto de segurança. Além disso, os passageiros do banco de trás também devem colocá-lo.

Dica nº 3: não responda a provocações

Caso você seja desafiado no trânsito, ou receba qualquer tipo de provocação, apenas ignore. Lembre-se de que gentileza gera gentileza. Portanto, mesmo que o outro condutor não seja gentil, retribuir com grosserias no trânsito não fará com que ele mude de postura.

Dica nº 4: não se esqueça das revisões periódicas

Independentemente do veículo, é fundamental mantê-lo sempre revisado. Procure ter certeza de que seu veículo está sempre em boas condições para circular pelas vias.

Dica nº 5: se beber, não dirija

Se você ingerir bebida alcoólica, não assuma a direção do veículo. Um dos principais efeitos do álcool em sua corrente sanguínea é a diminuição de reflexos, o que prejudica muito a condução. Assim, além do risco de causar graves acidentes, as penalidades podem ser pesadas.

Dica nº 6: sinalize corretamente

Use a sinalização de maneira correta. Por exemplo, o uso da seta faz com que os outros condutores entendam suas ações, de modo a evitar qualquer atitude que possa causar um acidente. Além disso, é indispensável que você também preste atenção aos sinais dados pelos demais motoristas.

Dica nº 7: respeite a sinalização

Independentemente da hora e do lugar em que você estiver dirigindo, respeite a sinalização de trânsito. Observe as placas, obedeça à sinalização semafórica e todas as demais indicações. Essa é uma atitude simples que faz toda a diferença.

Dica nº 8: cuidado com os faróis

Como estão os faróis do seu carro? Preste atenção, pois usar o farol muito alto pode atrapalhar a visão dos outros motoristas, dificultando sua condução.

Dica nº 9: cuide dos ciclistas

Conforme comentei anteriormente, os veículos maiores precisam prestar atenção aos menores. Com isso, é preciso que os motoristas de veículos automotores mantenham distância mínima de 1,5m dos ciclistas, de modo a prezar por sua segurança.

Dica nº 10: ciclista, dê preferência à ciclofaixa ou ciclovia

Reservei a última dica desta seção exclusivamente para os ciclistas. Procure pedalar sempre em ciclovias ou ciclofaixas e, na falta delas, posicione-se na beira das pistas de rolamento e siga sempre o sentido de circulação. Evite pedalar na contramão do trânsito.

Por sinal, nunca ande na contramão, independentemente do meio de transporte que você estiver conduzindo.

Como é possível perceber, as 10 dicas acima podem ser colocadas em prática com facilidade em seu dia a dia no trânsito.

Certamente, essas atitudes simples fazem muita diferença, pois contribuem para diminuir o número de acidentes no trânsito.

Obviamente, eu poderia listar muito mais que 10 dicas gerais, mas acredito que somente essa seleção já pode ajudá-lo a ser um motorista melhor.

Na próxima seção deste artigo, você pode conferir cinco dicas para quem acabou de conquistar seu direito de dirigir.

Por isso, prossiga com a leitura.

 

5 Dicas de Trânsito Essenciais Para Motoristas Iniciantes

Tirou a carteira agora? Então, essas dicas são para você!

Depois que você decidiu passar pelo processo de primeira habilitação, para conquistar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), teve de cumprir com uma série de etapas, as quais incluíram muitas aulas.

Depois de estar habilitado, é importante seguir dirigindo, para ganhar mais prática de direção. Afinal, quanto mais experiência você tiver, melhor será seu desempenho ao volante.

Mas o que fazer enquanto você estiver dando os primeiros passos no trânsito?

A seguir, você vai conferir cinco dicas importantes para motoristas iniciantes.

Dica nº 1: use o veículo que deixe você mais tranquilo

Quando você já estiver com seu documento de habilitação em mãos, procure dirigir um veículo em que você se sinta à vontade. Caso você tenha condições de ter um carro próprio, melhor, pois a probabilidade de você se sentir confortável e tranquilo para dirigir o carro de outra pessoa é menor, em comparação com dirigir o seu automóvel.

Dica nº 2: não desanime ao receber críticas

Não se deixe desanimar com as críticas de condutores mais experientes, pois muitas pessoas tendem a menosprezar a capacidade de condutores recém-habilitados. Além disso, quaisquer provocações feitas no trânsito devem ser desconsideradas, para que o princípio da máxima da gentileza possa ser mantido.

Dica nº 3: pisca-alerta somente quando necessário

Não dirija com o pisca-alerta ligado. Chamar a atenção dos outros motoristas deve ser apenas em situações de emergência, para alertá-los de algo, como em caso de uma parada brusca com o seu veículo.

Dica nº 4: preste atenção à velocidade

Preste atenção ao trânsito ao seu redor. Não tenha pressa. Respeite sempre os limites de velocidade. Além de evitar penalidades, dirigir em velocidade correta diminui o risco de acidentes, pois reduz suas chances de perder o controle do veículo.

Dica nº 5: comece a dirigir em lugares calmos

Pratique em lugares mais calmos. Lembre-se de que você já é habilitado. Então, pegue o carro e dirija em locais nos quais você se sinta mais confiante. Conforme se sentir mais seguro, comece a dirigir até lugares mais distantes.

Agora que você viu as dicas acima, respire fundo e procure colocá-las em prática, com muita calma e prudência.

Você tem tudo para iniciar sua experiência como um motorista consciente. Por isso, siga estudando as leis de trânsito.

Por sinal, você já deu uma olhada no conteúdo publicado aqui no blog Doutor Multas? Tem muito artigo interessante, para você aumentar seus conhecimentos sobre o assunto.

Além disso, entenda o trânsito da cidade onde você mora. Afinal, é o dia a dia local que vai determinar a melhor postura que você precisará assumir ao volante.

Na próxima seção, vou apresentar outro bloco de dicas de trânsito. Dessa vez, para dirigir bem em dias chuvosos.

Se você quer saber como proceder em situações climáticas adversas, não pode deixar de ler a seção a seguir.

 

8 Dicas de Trânsito em Dias de Chuva

dicas trânsito chuva
Atenção redobrada em dias de chuva

Dirigir é uma atividade que, por si só, já demanda muita atenção. Assim, em dias chuvosos, a necessidade de cautela é redobrada.

Encarar uma enchente pode trazer prejuízos para o veículo. Além disso, acidentes podem ser ocasionados quando a pista estiver molhada.

Mesmo sem chuva, dirigir pode não ser muito tranquilo, devido ao movimento intenso de veículos, principalmente em horários de pico.

Em dias chuvosos, então, essa situação se complica ainda mais, pois o trânsito tende a ficar ainda mais movimentado e lento que o normal.

De acordo com a matéria publicada no site do  , as chances de acidentes aumentam consideravelmente em dias de chuva.

Dentre os assuntos abordados na matéria, deve-se  destacar o risco de aquaplanagem, grande causador de acidentes em dias chuvosos.

  é um fenômeno perigoso, em que os pneus do veículo perdem contato com o solo, flutuando sobre uma camada de água.

Com isso, as chances de o condutor perder o controle do automóvel são muito altas, podendo culminar em um grave acidente de trânsito.

Por essas e outras razões, decidi destinar uma parte deste artigo a algumas dicas para dirigir com segurança em dias de chuva.

Dica nº 1: revise freios e pneus

Revise seu veículo periodicamente. Veja se os freios estão funcionando adequadamente e se os pneus do seu veículo já não estão precisando ser trocados.

Dica nº 2: como está o motor?

O motor está em boas condições? É importante saber que um motor bom diminui o risco de aquaplanagem.

Dica nº 3: procure uma forma de manter os vidros desembaçados

Os limpadores de para-brisa precisam ser trocados uma vez por ano. Assim, os vidros se manterão desembaçados, melhorando sua visibilidade para dirigir. Caso seu veículo não conte com desembaçadores, não se preocupe, abra um pouco os vidros do veículo.

Dica nº 4: compre uma flanela

Em seu veículo, procure ter sempre uma flanela para limpar os vidros.

Dica nº 5: acenda os faróis

Não se esqueça de acender os faróis, pois eles ajudam muito em dias de chuva.

Dica nº 6: velocidade controlada

Diminua a velocidade e tenha muita atenção ao trânsito, sobretudo nas curvas.

Dica nº 7: não fique tão próximo dos outros carros

Mantenha distância de, pelo menos, oito metros do veículo a sua frente.

Dica nº 8: evite locais com alagamento

Tente evitar ruas alagadas, para não submeter seu veículo a níveis muito altos de água, o que pode comprometer o sistema elétrico do automóvel.

Assim como as demais dicas que apresentei nas seções anteriores, essas oito dicas para dirigir na chuva são simples.

Se você colocar em prática cada uma delas, terá uma direção muito mais segura, mesmo em dias com condições climáticas adversas.

A seguir, você confere algumas dicas sobre o que fazer para evitar roubos no trânsito.

 

Dicas Para Evitar Roubos no Trânsito

dicas trânsito roubo
Ligar para a Polícia Militar: a melhor dica para estas situações

Conforme comentei na introdução deste artigo, atualmente, a insegurança assola boa parte da sociedade, e o trânsito é um dos afetados dessa complicada realidade.

Ao longo de todo este artigo, reforço a necessidade de prestar atenção em diversos aspectos, para aumentar sua segurança no trânsito.

Por isso, esta seção serve para alertá-lo sobre os riscos que você corre de se tornar mais uma vítima da violência.

Falando em atenção, indico que você sempre preste atenção ao local por onde estiver dirigindo, pois não são raros casos em que os condutores são surpreendidos por bandidos no trânsito.

Por exemplo, durante a noite, ao parar no semáforo, repare no ambiente, veja se não há nenhuma movimentação suspeita e procure manter os vidros do carro fechados.

Sabe aquela dica para checar sempre seu veículo, a fim de se certificar de que ele está em boas condições?

Saiba que ela se relaciona também com a questão da sua proteção, visto que, se seu carro para no meio da noite em um lugar mais deserto e que você não conheça, aumentam os riscos de você ser assaltado.

Neste caso, verifique também seu nível de combustível, para evitar uma parada repentina.

Além disso, caso você se encontre em uma situação perigosa, e suspeite que pode ser vítima da criminalidade, lembre-se que o número da Polícia Militar é 190.

Você deve saber que muitos casos de roubo no trânsito acontecem quando os veículos estão sozinhos.

Por isso, evite deixar objetos expostos sobre os bancos, por exemplo, de modo que assaltantes consigam enxergá-los.

Quanto mais visíveis estiverem seus pertences, mais atenção eles chamarão de quem estiver à espera do momento ideal para efetuar o roubo.

Desse modo, leve seus objetos com você, ou então deixe-os em locais em que não fiquem visíveis, para evitar que sejam levados.

Além do prejuízo gerado pela perda do bem, é provável que você ainda tenha que pagar pelo conserto dos vidros que serão quebrados pelos assaltantes.

Por fim, é importante ressaltar que, caso você se torne vítima de um assalto no trânsito, deve manter a calma e não reagir.

Entregue o que os assaltantes pedirem, para tentar sair dessa situação o quanto antes. Depois disso, ligue para a polícia e registre um boletim de ocorrência.

Para fechar este artigo sobre dicas de trânsito, que tal ver o que fazer caso se envolva em um acidente de trânsito?

A seguir, você confere mais dicas.

 

Sofri um Acidente no Trânsito. E Agora, Como Proceder?

dicas trânsito Acidente trânsito

Nessas horas, celular não é para postar em rede social, mas sim para ligar para a Polícia Rodoviária e ambulânciaInfelizmente, acidentes acontecem no trânsito com mais frequência do que o ideal, e saber como agir em casos como esse é fundamental.

Por isso, eu não poderia terminar este artigo, sem antes deixar algumas dicas sobre como agir em caso de acidente.

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Deixar o desespero tomar conta só piorará a situação.

Com calma, então, se você não estiver machucado, procure por possíveis vítimas do acidente.

Sinalize o local para que outros condutores percebam o ocorrido e não acabem se envolvendo no acidente.

Não mexa nas vítimas, chame socorro e avise a autoridade de trânsito.

Permaneça no local do acidente até a chegada das autoridades.

Se o acidente for leve, causando danos somente materiais, é importante que ambos retirem os veículos do local, para não bloquear a circulação dos outros condutores.

Acho importante reforçar uma das primeiras dicas trazidas neste artigo, sobre evitar grosserias.

Um acidente, por si só, já é estressante. Por isso, tente não discutir com o outro motorista envolvido.

Lembre-se de que brigar só irá piorar a situação, fazendo com que o problema fique ainda maior.

Assim, tente agir de forma tranquila, e conversar com o outro motorista, para tentar chegar em uma solução o mais rápido possível.

 

Conclusão

Depois dessas dicas, você vai dirigir com mais destreza e tranquilidade!

Infelizmente, acidentes acontecem no trânsito com mais frequência do que o ideal, e saber como agir em casos como esse é fundamental.

Por isso, eu não poderia terminar este artigo, sem antes deixar algumas dicas sobre como agir em caso de acidente.

Em primeiro lugar, mantenha a calma. Deixar o desespero tomar conta só piorará a situação.

Com calma, então, se você não estiver machucado, procure por possíveis vítimas do acidente.

Sinalize o local para que outros condutores percebam o ocorrido e não acabem se envolvendo no acidente.

Não mexa nas vítimas, chame socorro e avise a autoridade de trânsito.

Permaneça no local do acidente até a chegada das autoridades.

Se o acidente for leve, causando danos somente materiais, é importante que ambos retirem os veículos do local, para não bloquear a circulação dos outros condutores.

Acho importante reforçar uma das primeiras dicas trazidas neste artigo, sobre evitar grosserias.

Um acidente, por si só, já é estressante. Por isso, tente não discutir com o outro motorista envolvido.

Lembre-se de que brigar só irá piorar a situação, fazendo com que o problema fique ainda maior.

Assim, tente agir de forma tranquila, e conversar com o outro motorista, para tentar chegar em uma solução o mais rápido possível.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.
Você já possui seguro? Proteja seu patrimônio e dirija tranquilo. É muito mais barato do que você imagina: Clique aqui e cote seu seguro GRATUITAMENTE em 2 minutos.