Será Que Você Comete Um Desses Erros na Hora de Dirigir?

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Responda com sinceridade: você acha que sabe dirigir bem?

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Muita gente responde que sim quando, na verdade, comete uma série de erros toda a vez que sai com seu veículo.

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Conduzir o veículo de forma correta envolve uma série de fatores.

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A habilidade para operar os comandos da máquina é apenas um deles.

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Na realidade, às vezes, até é um defeito, quando o motorista se vangloria de sua perícia ao volante e, para chamar a atenção, adota um comportamento perigoso no trânsito.

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Dirigir bem ainda envolve conhecer as regras, ter bom senso, adotar a direção defensiva e respeitar os demais motoristas, pedestres e ciclistas.

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E também atentar para detalhes antes mesmo de ligar o veículo: ele deve estar em condições adequadas para conduzir você e os passageiros com segurança.

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Por fim, um bom motorista também sabe controlar o seu estado mental.

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Se estiver demasiadamente estressado, por exemplo, a chance de cometer erros aumenta bastante.

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A consequência pode ser uma briga, uma multa ou, pior do que tudo isso, um acidente.

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Evitar que ele aconteça é o principal motivo para você procurar nossas dicas.

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Se você acha que não tem mais nada a aprender quando o assunto é direção, leia este texto até o fim.

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Depois, diga o que achou.

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Provavelmente, você já cometeu ou ainda comete pelo menos um dos erros que listamos a seguir.

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Dirigir um Carro no Brasil

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Para estar legalmente autorizado a dirigir um carro no Brasil, o cidadão precisa ter um documento de habilitação que esteja dentro do prazo de validade.

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Esse documento é obtido após aprovação no processo de formação de habilitação.

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Ele envolve uma série de exames e aulas teóricas e práticas.

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Quanto às aulas práticas, são momentos em que o candidato assume o volante de um veículo da autoescola e, com um instrutor no banco do carona, pratica a direção nas vias públicas da cidade.

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A Resolução Nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que um dos requisitos para receber a habilitação é cumprir 25 horas aula (com 50 minutos cada) dessa prática, sendo cinco no período noturno.

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Nessas aulas, todo o conteúdo aprendido no curso teórico deve ser aplicado.

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Elas servem para que o aluno aprenda – como o nome sugere – na prática o que é dirigir.

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Depois, o candidato passa por um exame prático final, no qual faz um curto trajeto na companhia de avaliadores e, se não cometer muitos erros (ou um erro eliminatório), está apto a receber a habilitação.

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Mas o que garante que, com a carteira de motorista provisória ou definitiva na mão, essa pessoa continuará dirigindo sem cometer erros graves?

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Infelizmente, muitos motoristas brasileiros são irresponsáveis.

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Tudo bem que a condição de boa parte das vias não ajuda, assim como a sinalização em mau estado.

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Nada disso, no entanto, é desculpa para os erros que veremos a seguir.

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10 Erros Comuns na Hora de Dirigir

Antes de entender quais são alguns dos erros mais cometidos por motoristas no Brasil, é preciso entender que, ao conduzir um veículo, você é parte de um sistema.

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A pista não é sua, então evite atrapalhar o tráfego dos demais veículos ou achar que você tem mais direito que os outros motoristas.

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Além disso, seja paciente.

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Se a pista estiver congestionada, aceite esse fato, não há nada que você possa fazer.

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Se um veículo lento estiver tornando o trânsito lento, aguarde a oportunidade para ultrapassá-lo.

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A pressa é um dos principais fatores que levam um condutor a cometer infrações de trânsito.

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Ela geralmente é o motivo do excesso de velocidade, que não aparece na lista porque é hors concours – quase todo mundo comete.

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Dito isso, veja abaixo a lista com alguns dos principais erros dos motoristas no trânsito.

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1. Deixar de Sinalizar a Manobra

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Nas aulas práticas da autoescola, o instrutor orienta o aluno a dar a luz indicadora de direção (a seta, também conhecida como pisca) em quaisquer circunstâncias em que haja mudança de direção ou troca de pista.

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Mesmo que não haja outro veículo por perto.

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Apesar disso, depois que tirar a sua primeira habilitação, muitos motoristas esquecem completamente essa regra.

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Sinalizar a manobra (conversão, estacionamento, ultrapassagem, etc.) é muito importante para que os demais condutores se preparem.

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Ao informar a intenção de se deslocar para outro espaço, poderá ser dada a você a preferência – ninguém mais ocupará aquele espaço.

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A sinalização também é importante para os pedestres.

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São comuns casos em que eles começam a atravessar uma pista sem saber que um veículo está prestes a converter e acessar havia – porque esse movimento não foi sinalizado.

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2. Frear Bruscamente

Assim como uma mudança de direção não sinalizada com a seta pega os demais motoristas de surpresa, a freada brusca também.

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O recomendado é que, quando for necessário parar o veículo ou reduzir sua velocidade, isso seja feito gradualmente.

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O pedal de freio deve ser pisado de maneira suave e não agressiva.

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Geralmente, a freada brusca acontece quando o condutor está trafegando em uma velocidade muito acima do limite, quando está distraído ou não mantém uma distância segura do veículo da frente (veja o tópico a seguir).

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Além de perder o controle da direção, a consequência da freada brusca pode ser uma batida do carro de trás em sua traseira.

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Uma dica importante é ter uma boa e abrangente visão do trânsito.

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Procure ficar atento não apenas ao veículo que está logo na sua frente, mas do que está diante dele também.

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Afinal, pode ser que quem acabe freando bruscamente seja ele, pois não está percebendo o trânsito parado, por exemplo.

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Caso você note essa situação antes, já pode tomar a providência de reduzir a velocidade antecipadamente.

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3. Não Manter Distância Segura do Veículo da Frente

Como dito no tópico anterior, às vezes, a freada brusca acontece porque não foi mantida uma distância segura para o veículo da frente.

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Há cálculos que podem ser feitos.

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Em uma rodovia com velocidade de 100 km/h ou mais, espere o carro da frente passar por uma placa e conte quantos segundos demora para você passar pelo mesmo local.

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Se a pista estiver seca, o recomendável é que essa distância seja de apenas três segundos.

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Em pista molhada, o ideal é deixar cinco segundos de diferença.

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Mesmo que a velocidade seja muito mais baixa, não deixe que essa distância seja menor que dois segundos.

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O intervalo deve ser suficiente para parar completamente sem atingir o veículo da frente caso seja necessário.

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4. Acelerar ao Ver o Sinal Amarelo

É um dos erros mais cometidos nas cidades.

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Se a travessia do semáforo foi feita quando ele ainda estava na cor amarela, não se trata de uma infração.

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Mas estamos nos referindo não à conduta de atravessar com o sinal dessa cor, e sim à atitude de acelerar para passar a tempo antes do semáforo fechar.

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Quando o que deveria ser feito é exatamente o contrário.

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O sinal amarelo serve para chamar a atenção do motorista para o fato de que ele já vai ficar vermelho.

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Só devem seguir os veículos que já estão muito próximos do semáforo – se eles fossem parar, teriam que frear bruscamente, o que você já explicamos que é um erro.

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Quando o motorista nota a cor mudar do verde para o amarelo a uma distância grande, o mais seguro seria reduzir gradualmente a velocidade até parar no vermelho.

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No entanto, muitos deles aceleram para não precisarem ficar parados, aguardando o sinal abrir.

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Na prática, vários acabam passando depois de a luz ficar vermelha – aí sim se trata de uma infração.

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O perigo é que, com esse comportamento, os condutores costumam andar, mesmo que temporariamente, a uma velocidade acima do razoável em via urbana.

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Para piorar, isso acontece frequentemente justo em locais em que pedestres estão iniciando a travessia da pista.

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5. Parar ou Estacionar na Calçada

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), parada é quando o veículo fica imobilizado apenas pelo tempo necessário para efetuar o embarque ou desembarque de passageiros.

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Já estacionamento é a imobilização por um tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque, independentemente de o veículo estar ou não ligado.

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Muita gente pensa que não há nada de errado em parar – para receber ou deixar um passageiro – o veículo na calçada, que apenas estacionar é proibido.

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O CTB determina, porém, que as calçadas só podem ser utilizadas para entrar ou sair de imóveis ou áreas especiais de estacionamento.

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Parar e estacionar na calçada são infrações, portanto.

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A prioridade do espaço deve ser sempre o fluxo de pedestres.

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6. Fazer Ultrapassagem Arriscada

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Agora, vamos falar de um erro que é mais comum nas rodovias.

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Ou pelo menos mais perigoso, porque nessas vias as velocidades são maiores.

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Quando você deseja ultrapassar um veículo que está na sua frente, é essencial para a sua segurança aguardar o momento certo.

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Em pista simples, só inicie a manobra depois de se certificar que:

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  • No seu lado, a linha que separa as pistas é tracejada, o que indica que a ultrapassagem é permitida;

  • Há distância suficiente para voltar à pista da direita em seguida;

  • É possível concluir a ultrapassagem antes de passar por outro veículo que vem na direção contrária.

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Um erro comum é calcular a manobra sem uma margem de segurança.

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O motorista vê que há um carro se aproximando na outra pista, mas é impaciente e faz a ultrapassagem mesmo assim.

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O resultado é um risco enorme de acontecer uma colisão.

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Não deve ser feita ultrapassagem antes ou no meio de curvas, em descidas e subidas.

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Nesses locais, geralmente a pista é marcada com linha contínua.

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Não havendo marcação alguma, evite a ultrapassagem da mesma maneira caso não seja possível ter uma visão do que vem da outra pista a uma grande distância.

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7. Errar a Curva

É um erro muito cometido em rodovias sinuosas.

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Em primeiro lugar, há motoristas que entram nas curvas com uma velocidade muito acima do recomendável.

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Se você não conhece bem a via em que está trafegando, reduza bem a velocidade antes de chegar à curva.

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Quando ela é fechada demais, o normal é haver placas de sinalização recomendado cuidado.

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Mesmo que não enxergue nenhuma, previna-se e vá devagar.

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Afinal, outro costume de muita gente é frear durante a curva.

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Especialmente em veículos sem freio ABS, esse é um grande erro, pois pode resultar na perda do controle do carro.

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Freie antes de chegar à curva.

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Reduza bastante e, ao começar o seu traçado, acelere com moderação, pois a tração dará mais estabilidade ao veículo.

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8. Manusear o Celular

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Essa conduta não poderia faltar na nossa lista, porque é difícil encontrar uma pessoa que nunca manuseou ou falou ao celular enquanto estava no volante.

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Segurar o aparelho junto ao ouvido em uma ligação ao dirigir já é, por si só, perigoso.

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Por conta da distração e porque isso significa que apenas uma das mãos está no volante.

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O problema é que hoje cada vez mais as ligações estão sendo substituídas por mensagens de texto no Whatsapp e outros aplicativos.

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Acontece que ler ou digitar uma mensagem é várias vezes mais perigoso que apenas falar ao celular.

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Por um motivo muito simples: é necessário deslocar a visão da pista para o aparelho.

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Uma consulta de apenas um segundo à tela do smartphone é mais que o suficiente para resultar em um acidente.

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9. Dirigir Com o Estado Mental Alterado

Você já está cansado de saber que ingerir bebidas alcoólicas causa prejuízos na coordenação motora e outros efeitos que atrapalham a capacidade de conduzir um veículo.

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Mas além da embriaguez há outras situações em que o motorista não está nas melhores condições para dirigir.

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E não estamos falando apenas de drogas – sejam elas lícitas, como os medicamentos, ou ilícitas –, mas também de emoções e estados mentais.

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Ao dirigir depois de uma briga, por exemplo, o nervosismo, irritação ou choro podem ser distrações muito perigosas.

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O estresse também pode atrapalhar, como já mencionamos no início do texto.

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Há ainda sintomas de patologias psicológicas, como a hipomania, a síndrome do pânico e outras.

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E, é claro, o sono. Jamais pegue na direção se estiver cansado demais.

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10. Conduzir Veículos em Más Condições

Muitas pessoas são motoristas extremamente competentes.

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Raramente cometem infrações na direção. Mas cometem um outro tipo de erro: não cuidar bem de seu veículo.

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Trafegar com um carro em más condições pode ser tão perigoso quanto dirigir mal.

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Há vários cuidados a serem tomados.

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Um deles é quanto ao estado de conservação dos pneus.

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Com o uso, a banda de rodagem vai se desgastando e seus sulcos ficam menos profundos.

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O que causa um grande prejuízo à estabilidade do veículo, sobretudo na chuva.

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Segundo o Contran, está dentro da lei quem trafega com pneus cujo sulco mantém ainda no mínimo 1,6 mm de profundidade.

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Além de trocar os pneus quando eles se desgastarem, mande o veículo para uma revisão completa periodicamente. Incluindo geometria e balanceamento, também importantes para a sua estabilidade.

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Há também alguns erros que poderíamos até explicar em tópicos à parte, mas vamos citar aqui porque dizem respeito principalmente à conservação do automóvel.

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Práticas comuns como dirigir com o pé descansado na embreagem, descer uma ladeira na banguela e andar com muita frequência na reserva podem causar danos no seu veículo.

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Para conservar, não faça isso - que podem prejudicar a sua segurança, é claro -.

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Multas Que Você Pode Levar Se Dirigir Mal No Trânsito

Vários dos erros de que falamos aqui são também infrações de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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Ou seja, além de atrapalhar o trânsito ou correr o risco de causar acidentes, podem resultar em multas.

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Confira:

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CondutaInfraçãoMulta
Deixar de sinalizar manobra.Artigo 196 do CTB, infração grave.R$ 195,23
Não manter distância segura lateral e frontal entre seu veículo e os demais.Artigo 192, infração grave.R$ 195,23
Avançar o sinal vermelho do semáforo.Artigo 208, infração gravíssima.R$ 293,47
Estacionar veículo na calçada.Artigo 181, inciso VIII, infração grave.R$ 195,23
Parar veículo na calçada.Artigo 182, inciso VI, infração leve.R$ 88,38
Ultrapassagem em local proibido.Artigo 203, infração gravíssima.R$ 1.467,35
Forçar passagem em operação de ultrapassagem.Artigo 191, infração gravíssima.R$ 2.934,70.
Manusear celular enquanto dirige.Artigo 252, parágrafo único, infração gravíssima.R$ 293,47
Dirigir sob a influência de álcool.Artigo 165, infração gravíssima.R$ 2.934,70
Conduzir o veículo em mau estado de conservação.Artigo 230, inciso XVIII, infração grave.R$ 195,23
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Como Aprender a Dirigir

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Conforme explicamos no início do texto, as aulas práticas de direção na autoescola servem justamente para que o candidato aprenda a dirigir.

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Não é ensinado apenas como ligar e arrancar com o veículo.

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Nessas aulas, o futuro motorista pratica a direção, estacionamento, conversão, arrancada em ladeira…

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Enfim, todo o tipo de ação que ele precisará realizar ao encarar o trânsito como motorista habilitado.

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Embora em alguns estados parte das aulas de direção são realizadas em simuladores, na maioria do tempo a prática acontece na rua, no meio dos demais veículos.

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Mas é claro que pode acontecer de, cumpridas as horas obrigatórias, o candidato sentir que ainda não tem domínio completo do ato de conduzir um veículo.

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Se isso acontecer, é possível fazer mais aulas práticas.

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Basta agendá-las – e pagá-las, pois elas representam um custo extra – no Centro de Formação de Condutores (CFC).

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É recomendável fazer isso não apenas para aumentar as chances de passar no exame final, mas sim para aproveitar a oportunidade de ter um instrutor especializado.

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Essas aulas devem ser aproveitadas para tirar todas as dúvidas que ainda restam sobre o funcionamento do veículo e a aplicação prática do Código de Trânsito nas ruas.

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Vença o Medo do Volante!

As aulas extras certamente vão ajudar bastante.

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Afinal, o medo do volante geralmente é pura falta de confiança, que só existe quando não há prática suficiente.

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Em um primeiro momento, dirigir não é uma atividade simples.

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Além do volante, envolve o controle da embreagem e sua relação com a aceleração e as marchas.

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Mesmo que seja um carro automático, pegar uma via movimentada no trânsito caótico das grandes cidades pode ser complicado.

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Mas não será assim para sempre.

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Com a prática, todas as ações que você precisa fazer para dirigir um automóvel serão automatizadas na sua cabeça.

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Ou seja, você não precisará pensar qual é o pedal da embreagem e em qual marcha colocar.

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Esse movimento será feito ao natural, sem você perceber.

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Pode ser que depois de obter a habilitação você ainda tenha medo de dirigir.

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Pois é diferente estar no carro da autoescola, com um instrutor do lado, e encarando a rua sozinho, com seu próprio veículo.

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Para vencer esse medo, a dica é praticar ainda mais, em ruas e horários calmos e sem movimento.

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Assim, você irá ganhando aos poucos a confiança necessária para encarar as avenidas no horário de pico.

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Conclusão

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Dirigir no Brasil é uma grande responsabilidade, porque um mau motorista pode representar muito perigo para o trânsito.

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Além de evitar todos os erros de que falamos aqui, procure sempre andar dentro do limite de velocidade.

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São regulamentadas velocidades máximas para as vias por um motivo.

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Não é um número mágico que surge da cabeça de um funcionário do órgão rodoviário.

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Qualquer motorista que andar além do permitido estará correndo riscos e causando perigo ao trânsito em geral. Mesmo que ele tenha grande perícia no volante.

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Mas é claro que, se você for multado por um radar de velocidade, antes de ser penalizado terá o direito de recorrer.

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O mesmo vale para qualquer outra infração prevista no Código de Trânsito.

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Caso tenha o recurso aceito, o condutor não precisará pagar a multa e nem receberá os pontos na habilitação.

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Quer saber como se defender?

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Então, entre em contato conosco. Ainda tem dúvidas sobre trânsito e direção? Deixe um comentário abaixo.

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Referências:

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  1. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_168_04_COMPILADA.pdf
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm
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