Você dá várias voltas na quadra até achar uma vaga mas, quando encontra, se dá conta que não sabe como estacionar entre dois carros.
É a famosa baliza, aquela manobra em que, de ré, o veículo é colocado paralelo ao meio fio, entre dois obstáculos.
Antes desse movimento ser um problema para o motorista, é uma dor de cabeça para o candidato à primeira habilitação.
Se tirou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir do processo de formação atual, já passou por isso.
Além do exame físico, avaliação psicológica, aulas teóricas, prova teórica e aulas de direção veicular, o futuro motorista é submetido a um exame prático em que deve demonstrar aos fiscais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que está apto a conduzir um veículo em vias públicas.
Esse exame deve seguir as regras da Resolução Nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que em seu artigo 16 determina o seguinte:
“Art. 16. O Exame de Direção Veicular, para veículo de quatro ou mais rodas, é composto de duas etapas:
I – estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;
II – conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.”
Originalmente, a palavra baliza remete a um objeto que demarca um espaço, um limite. No caso destacado em negrito acima, essa baliza pode ser cones ou hastes de metal.
Com o tempo, o termo passou a ser utilizado também para manobras como estacionar entre dois carros ou entre objetos.
Mas voltando ao exame de direção necessário no qual a aprovação é necessária para se tornar um motorista habilitado, o mesmo artigo 16 da resolução do Contran, em seus parágrafos 1º e 2º, dá mais detalhes sobre a exigência:
“§ 1º A delimitação da vaga balizada para o Exame Prático de Direção Veicular, em veículo de quatro ou mais rodas, deverá atender às seguintes especificações, por tipo de veículo utilizado:
a) Comprimento total do veículo, acrescido de mais 40 (quarenta por cento) %;
b) Largura total do veículo, acrescida de mais 40 (quarenta por cento) %.
§2º Caberá à autoridade de trânsito do órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado e do Distrito Federal definir o tempo máximo para o estacionamento de veículos em espaço delimitado por balizas, para três tentativas, considerando as condições da via e respeitados os seguintes intervalos:
a) para a categoria “B”: de dois a cinco minutos;
b) para as categorias “C” e “D”: de três a seis minutos;
b) para a categoria “E”: de cinco a nove minutos.”
E por que os candidatos temem tanto a exigência de estacionar o veículo no local demarcado? A resposta está no artigo 19 da resolução, no inciso I. Veja:
“Art. 19. Constituem faltas no Exame de Direção Veicular, para veículos das categorias “B”, “C”, “D” e “E”:
I – Faltas Eliminatórias:
(…)
c) não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido;
d) avançar sobre o balizamento demarcado quando do estacionamento do veículo na vaga”
Ou seja, é reprovado no exame de direção veicular aquele que não conseguir fazer a manobra no tempo estabelecido ou encostar o veículo no objeto utilizado como baliza para demarcar a vaga de estacionamento.
O problema é que muitas pessoas até entendem qual é o movimento necessário para colocar o veículo na vaga, mas ficam tão nervosas temendo a possibilidade de serem reprovadas que acabam errando.
E o controle da aceleração do veículo para frente e para trás em um local apertado exige calma e concentração, especialmente para alguém que não tem muita prática na direção.
Essa exigência, no entanto, é muito importante, pois no trânsito de verdade, a pressão é muito maior. Então, o candidato só pode ser aprovado se ele demonstrar que não cede ao nervosismo na hora de executar a manobra.
Até aqui, falamos apenas da baliza no exame final de direção, etapa final pela qual passa uma pessoa que está prestes a se tornar motorista.
Mas ao longo deste artigo, explicaremos como estacionar entre dois carros nas vias públicas, dificuldade que muita gente segue tendo mesmo depois de passar pela autoescola e ser aprovado no teste final.
Se esse é o seu caso, leia o texto até o fim e depois teste na rua as técnicas que ensinamos aqui. Esperamos conseguir ensinar a você como estacionar entre dois carros sem grandes percalços. Boa leitura!
Como Estacionar Entre Dois Carros Perfeitamente
Confira o passo a passo que pode te ajudar a entender como estacionar perfeitamenteAcima, falamos que a pressão é maior na rua do que no exame de direção, apesar de que na prova existe a possibilidade de reprovação – situação em que é necessário esperar dias para tentar novamente, postergando a obtenção da habilitação.
Consideramos, então, que saber como estacionar entre dois carros é mais difícil do que colocar o veículo entre as balizas.
A pressão é maior alguns motivos, a começar pelo tempo. Você não será reprovado de nenhum processo de habilitação se demorar mais do que cinco minutos, mas poderá sofrer outras consequências.
Por exemplo, ser multado. É claro que essa é uma situação em que raramente um condutor é multado, mas se você ficar tanto tempo parado com o veículo sem estacionar adequadamente, poderá estar cometendo uma infração de natureza grave.
É o que diz o artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu inciso III. Confira:
“Art. 182. Parar o veículo:
(…)
III – afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo”
Se a demora por não saber direito como estacionar entre dois carros raramente gera uma multa, frequentemente resulta na ira dos demais motoristas.
Pense que, se outro veículo estiver vindo atrás de você, ele terá de esperar a conclusão de sua manobra caso não tenha a oportunidade de desviar pela outra faixa.
O pior é quando você está tentando descobrir como estacionar entre dois carros justamente em uma rua apertada e de mão única.
Nesse cenário, a demora pode causar um pequeno caos naquela via, caso vários veículos estejam transitando pelo local, gerando um congestionamento.
Se isso acontecer com você, prepare seus ouvidos para um festival de buzinas e insultos. Existem motoristas tão nervosos que perdem a paciência apenas quando o condutor da frente demora alguns segundos para engatar a marcha à ré e iniciar a manobra de estacionamento.
E aí, o que costuma ocorrer é: quanto mais gente pressionando para que o veículo seja colocado na vaga de uma vez por todas, mais nervoso você fica e mais difícil é o movimento. Por conta disso, muitos acabam desistindo de uma ótima vaga e seguindo adiante.
Portanto, saber como estacionar entre dois carros no trânsito real é mais difícil porque há menos tempo e zero complacência dos demais motoristas.
Mas há outro fator tão ou mais importante para justificar essa dificuldade maior. É que na autoescola é normal que existam alguns pontos de referência.
Pode ser um ponto específico marcado no vidro traseiro do veículo, para orientar determinado movimento que faz parte do ato de estacionar um carro de ré.
Por exemplo: você vira o volante todo para um lado, dá a ré e cuida, no retrovisor, até que a baliza (haste) fique alinhada com aquele ponto, então, para e realiza o passo seguinte.
Aprender como estacionar entre dois carros desse modo é basicamente uma decoreba. Você não adquire a noção do espaço, mas apenas descobre uma fórmula para colocar o veículo na posição desejada sem erro.
Na rua, em vez da haste metálica, você encontrará um carro, uma van, uma moto, um container de lixo ou outro objeto. E não terá a marcação no vidro traseiro para lhe orientar.
É por isso que algumas pessoas são capazes de fazer balizas perfeitas na autoescola, mas não sabem como estacionar entre dois carros na rua.
Passo a Passo
Agora chega de conversa e vamos explicar a você como estacionar entre dois carros na primeira tentativa, sem aquele vai e volta típico de quem não sabe o que está fazendo.
No cenário de uma vaga um pouco maior do que o comprimento de seu veículo, disponível entre dois carros estacionados, siga os passos abaixo que você não terá o menor problema:
Passo 1
Alinhe seu veículo ao lado do carro da frente. Avance um pouquinho, de modo a ficar mais ou menos meia roda à frente do veículo ao lado.
Passo 2
Gire todo o volante para a direita, no sentido da vaga em que você quer deixar o seu veículo.
Passo 3
Engate a marcha à ré e comece a andar para trás. Se você fez o passo 1 direito, ou seja, deixou seu carro suavemente (e não exageradamente) à frente, pode ficar tranquilo que não baterá seu parachoque traseiro com o do veículo estacionado.
Pense em uma linha imaginária partindo do parachoque de trás do veículo estacionado da frente. Quando a frente do seu veículo ultrapassar essa linha, pare.
Olhe no retrovisor da direita e observe se é possível visualizar o farol dianteiro direito do carro de trás. Se a resposta é positiva, está tudo certo para avançar ao passo seguinte.
Passo 4
Gire novamente o volante, mas agora para o sentido contrário, até o fim, e depois volte a deixar o veículo correr para trás.
Passo 5
Seu veículo deve estar bem acomodado na vaga agora. Para finalizar, gire o volante de modo a deixar as rodas da frente retas, engate a primeira marcha e ande alguns centímetros à frente, para não ficar colado demais no carro de trás.
Pronto, você acaba de aprender como estacionar entre dois carros. Achou difícil visualizar as posições que acabamos de explicar?
Um leitor mais crítico pode se dar conta que, no final, o motorista troca uma fórmula (da baliza na autoescola) por outra.
Como fazer, então, quando o objeto que delimita o início ou o final de uma vaga é uma motocicleta estacionada no sentido oblíquo, modificando as referências que você acabou de compreender?
Os princípios serão os mesmos, porque os pontos principais da técnica que ensinamos é o alinhamento da traseira e da frente de seu veículo com o limite da frente da vaga.
O que você vai reparar, com o tempo, é que a manobra se tornará automática. Com a repetição, você adquire a prática e uma melhor noção do espaço e dos movimentos do carro.
Assim, saberá como estacionar entre dois carros sem observar nem pensar em todos esses pontos de referência.
É como aprender a controlar a embreagem quando se está começando a dirigir. No começo, alguém lhe ensina a pisar no pedal, ligar a ignição, engatar a primeira marcha e, para acelerar, soltar suavemente a embreagem enquanto começa a pisar no acelerador, procurando o ponto exato para que o veículo comece a andar.
Hoje, você certamente não pensa em nada disso quando liga o carro, apenas faz os movimentos que estão automatizados em sua cabeça.
Por último, mas não menos importante, não esqueça de sempre sinalizar todo o movimento que você for fazer.
Em vez de parar bruscamente, reduza a velocidade aos poucos, já com o pisca (seta) do lado em que você pretende estacionar ligado.
Melhor Jeito De Entrar na Vaga
Entre os erros mais comuns de quem não sabe como estacionar entre dois carros está tentar entrar de frente.
A pessoa “embica” o veículo na vaga até quase encostar no parachoque do carro da frente, depois dá a ré virando o volante para a direita para tentar ajeitar a traseira.
Essa é uma técnica fadada ao fracasso, pois não há como estacionar entre dois carros dessa maneira.
A não ser, é claro, que a vaga seja muito grande. Nesse caso, há espaço suficiente para estacionar quase sem dar a ré.
Nas outras situações, você terá de entrar de ré. A explicação está no fato de que apenas o eixo dianteiro do veículo desliza, enquanto o traseiro é fixo.
Isso quer dizer que, quando você vira o volante, são as rodas da frente que viram junto. Por isso, o primeiro movimento que deve ser feito é colocar a traseira do veículo na vaga, pois direcionar a parte da frente é muito mais fácil.
Estacionando de Ré
Pouca gente sabe, mas a marcha a ré só é autorizada para pequenas manobras, como a do estacionamento.
Se você perdeu uma entrada, por exemplo, não pode voltar na mesma via de ré para acessá-la, pois isso é uma infração de natureza grave segundo o artigo 194 do CTB.
Evite a pressa na hora de engatar a ré para estacionar. Na maioria dos veículos, é um pouco diferente para acioná-la na comparação com as outras marchas – geralmente é necessário empurrar o câmbio para baixo.
A atenção extra é importante principalmente em carros em que a ré fica perto da primeira marcha.
Desse modo, pode acontecer de engatar a primeira por engano e soltar a embreagem já olhando para trás, quando na verdade o veículo vai para a frente.
Então, a dica é mover o carro devagar, com cuidado, certificando-se que a ré está engatada corretamente, para evitar acidentes.
Como Estacionar Entre Dois Carros No Shopping
E como estacionar entre dois carros naquelas típicas vagas de shopping, delimitadas por linhas amarelas, em que os veículos ficam dispostos um do lado do outro, e não um na frente do outro.
Você terá mais facilidade em estacionar o carro de frente nessa situação do que em um estacionamento convencional junto ao meio fio.
No entanto, aqui também será mais fácil estacionar o carro de ré, pois exigirá menos movimentos.
Basta compreender que o raio de giro será sempre maior ao manobrar de ré. Ou seja, em menos espaço o automóvel vira mais.
Para colocá-lo na vaga, aproxime a ponta traseira direita de seu carro com a ponta traseira direita do carro que ficará à sua direita. Gire todo o volante para o lado direito e dê a ré.
Olhe pelo retrovisor da esquerda. Se você estiver enxergando metade do carro desse lado e estiver em paralelo com o do outro, é sinal que a manobra dará certo.
Além de exigir menos movimentos, você já estará de frente para sair quando já tiver concluído suas compras.
Como Estacionar Entre Dois Carros do Lado Esquerdo
Nosso passo a passo ensinou como estacionar entre dois carros no lado direito da pista. Mas em algumas ruas de mão única, pode ser que há uma vaga justamente no outro lado. E agora?
A fórmula continua sendo a mesma, porém com algumas óbvias diferenças. Depois de alinhar o seu carro um pouco adiante do veículo da frente da vaga, basta virar o volante para a esquerda, não para a direita.
Para saber se já está na hora de parar, dessa vez você olha no retrovisor da direita se o farol dianteiro esquerdo do veículo de trás está visível.
Então, basta virar o volante totalmente para a direita e dar a ré até entrar na vaga, alinhando as rodas depois e andando alguns centímetros para a frente.
Ou seja, os ângulos e os movimentos são rigorosamente os mesmos, a única coisa que muda é o lado.
Dicas Para Estacionar na Garagem
O grande pesadelo de alguns motoristas não é como estacionar entre dois carros, mas sim como colocar o veículo em uma apertada vaga de garagem.
A técnica ideal vai depender, é claro, das particularidades dessa vaga, mas o que falamos anteriormente ainda vale: o raio de giro é sempre maior indo de ré.
Então, se você tiver pouco espaço, experimente entrar andando para trás que certamente as dificuldades serão menores.
O segredo é ficar sempre atento aos retrovisores para não bater o veículo nas colunas.
Com o tempo, você tornará os movimentos automáticos e conseguirá colocar e tirar o carro rapidamente, sem nenhuma dificuldade.
Qual a Distância Perfeita Entre o Carro e a Guia
Seguindo os passos que indicamos neste artigo, você saberá como estacionar entre dois carros de modo que a distância entre as rodas de seu veículo e o cordão da calçada seja perfeita: nem muito curta nem muito grande.
Mas e quando o veículo é colocado de frente pois não há nenhum outro carro estacionado junto ao meio fio? Como saber qual é a distância ideal?
Evite deixar o carro colado ao meio-fio, caso contrário poderá pintar o pneu ou até mesmo danificar a roda ao entrar ou sair da vaga.
Então, deixe um espaço de modo que a roda não encoste na guia mesmo com a manobra de saída.
Mas não exagere, caso contrário estará cometendo uma infração de natureza leve, de acordo com o inciso II do artigo 181:
“Art. 181. Estacionar o veículo:
(…)
II – afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinqüenta centímetros a um metro:
Infração – leve;
Penalidade – multa”
É proibido, portanto, estacionar 50 cm ou mais afastado do cordão. Mas podemos dizer que 20 cm já é uma distância adequada.
Baliza Perfeita na Ladeira
E quando a vaga está em uma ladeira inclinada? Como estacionar entre dois carros nessa situação?
Sem dúvida, eis uma dificuldade extra, mas ela não implica em nenhuma mudança nas manobras que ensinamos aqui.
Se você estiver em uma subida, não precisará nem acelerar, porque o veículo irá naturalmente para trás se o pé estiver na embreagem e você soltar o freio.
Mas caso esteja em uma descida, precisará de um ótimo controle de embreagem, o que só se adquire com a prática – a não ser que seu veículo tenha câmbio automático.
Caso essa descida seja íngreme demais, você pode usar o freio de mão para garantir que o carro não vá para frente.
Conclusão
Aprendeu como estacionar entre dois carros fazendo a manobra da baliza? Treinando os passos que ensinamos aqui você vai perceber que não é nenhum bicho de sete cabeças.
Como tudo que envolve a direção do veículo, é uma questão de prática. Afinal, estamos falando de uma máquina que, como tal, tem um jeito certo de ser operada.
Agora que você já conhece a técnica usada para estacionar em uma vaga apertada, preste muita atenção nas placas de sinalização da via para saber se é permitido deixar o carro no local.
A prudência nunca é demais, pois mesmo que outros veículos estejam parados ali, isso não quer dizer que o estacionamento é permitido.
Ao desrespeitar a sinalização, você poderá ser multado de acordo com as infrações do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro.
Mas se a sinalização não estiver clara e, mesmo assim, você receber uma multa, terá todo o direito de recorrer. Quer saber como? Então, entre com contato conosco.
Ainda tem dúvidas sobre como estacionar entre dois carros? Deixe um comentário abaixo.
Referências:
- http://portal.ead.senasp.gov.br/copy_of_editoria-c/condutores-de-veiculos-de-emergencia/resolucao-no-168-de-14-de-dezembro-de-2004
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm