Faróis do Veículo: Realizando a Manutenção no Tempo Certo e da Maneira Certa

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.

farol de veiculo

Os faróis constituem um dos acessórios mais importantes do veículo, pois são eles que permitem a visibilidade tanto do condutor que conduz o veículo em relação à pista quanto dos outros condutores, que podem, por meio dos faróis, identificar a presença do automóvel na pista.

Por esse motivo é que as leis já apontam a necessidade do uso dos faróis ligados enquanto o veículo estiver andando, pois, dessa forma, há a garantia de maior segurança ao longo do percurso.

Neste artigo, você poderá conhecer alguns pontos sobre a manutenção destinada aos faróis dos veículos, como ela deve ser feita e por quais motivos deve ser realizada de tal maneira.

 

A importância da manutenção recorrente dos faróis

farol de veiculo importancia
A verificação dos faróis pode ser feita por você mesmo

Ainda que não possa levar o veículo com frequência a uma oficina mecânica, é recomendado que o condutor faça ele mesmo a verificação dos faróis. A recomendação é que ele verifique as luzes do seu veículo mais ou menos de 15 em 15 dias, já que as lâmpadas podem ser afetadas por uma série de fatores que vêm a diminuir sua capacidade de luminescência, podendo gerar problemas na hora de viajar.

Não existe nenhum método de verificação específico, apenas pede-se que o condutor faça a testagem dentro da sua garagem, ou de outro ambiente em que possa colocar o veículo mantendo as aberturas fechadas.

Em caso de identificação de problemas na iluminação, muitas vezes não detectados à luz do dia, por exemplo, deve ser realizada a troca da lâmpada antes que o veículo volte a circular.

Entretanto, para a realização da troca da lâmpada, o condutor deve seguir algumas recomendações.

farol de veiculo conclusao
Manter os faróis em bom funcionamento é, acima de tudo, uma questão de segurança

Conforme as informações disponibilizadas, você pode ver que é de extrema importância a realização da verificação e a troca dos faróis do seu veículo, já que são acessórios indispensáveis para que você possa dirigir com segurança.

Entretanto, essa troca deve atender a algumas exigências, feitas para evitar que o uso inadequado dos faróis venha a prejudicar a segurança do condutor e também dos demais, que podem sofrer o efeito das luzes no momento em que os veículos estabelecem proximidade na pista.

Portanto, manter os faróis do seu carro funcionando, e funcionando da maneira correta, pode ser uma questão crucial para que a sua segurança seja mantida ao utilizar o seu veículo.

O que você achou das dicas para a troca e manutenção dos faróis do seu carro? Você costuma seguir alguma delas? Compartilhe as informações com seus amigos e deixe seu comentário.