Tudo Sobre Motos em 2024: Guia Com 15 Coisas Importantes

Descobrir tudo sobre motos e adquirir um veículo desse tipo pode ser o caminho para se livrar de dois grandes problemas de quem vive nas grandes cidades.

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O primeiro são os engarrafamentos, que tornam qualquer trajeto um verdadeiro teste de paciência.

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Os congestionamentos ocorrem porque há muitos carros trafegando com apenas uma ou duas pessoas, mesmo podendo levar até cinco.

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O outro problema que a pessoa que deseja saber tudo sobre motos está pensando em evitar, ou melhor, em amenizar, é a despesa com combustível.

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Os veículos de duas rodas são muito mais econômicos do que os automóveis. O que é especialmente importante atualmente, com o preço da gasolina nas alturas.

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Quem costuma percorrer longas distâncias todos os dias, então, vai gastar um valor muito mais baixo por mês para abastecer se optar por fazer o trajeto de moto.

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E ficará menos estressado por chegar mais rápido aos seus destinos, já que não terá de ficar parado no trânsito.

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Antes de tomar a decisão de trocar quatro por duas rodas, porém, leia esse artigo até o fim para saber tudo sobre motos.

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Por Que É Importante Saber Tudo Sobre Motos

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Considerando apenas os argumentos que acabamos de expor, pode parecer óbvio que a motocicleta é o melhor veículo para o deslocamento de uma pessoa individualmente.

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Em alguns sentidos realmente é, mas há outras particularidades dessa máquina que devem ser levadas em consideração.

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A segurança é a principal. Sob muitos aspectos, a moto é muito mais perigosa que um automóvel.

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Principalmente pelo fato de que não é necessária uma colisão para se dar mal.

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Por ter apenas duas rodas como uma bicicleta, e não possuir uma cabine, ela pode tombar para o lado e levar o condutor ao chão.

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Isso pode acontecer quando surge um obstáculo repentino e é necessária uma manobra rápida para desviar, por exemplo.

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Ou quando o veículo passa por um buraco muito grande. Em qualquer uma dessas situações, o motociclista precisa de um equilíbrio e destreza muito grandes para não cair.

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Em caso de colisão com outro veículo ou objeto do mobiliário urbano, então, pior ainda. É quase impossível não cair, e o risco de se machucar é muito grande.

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Há outros motivos que podem fazer uma pessoa reconsiderar a escolha pela moto, como a inconveniência de conduzi-la em dias de muito frio, muito calor ou de chuva.

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Seja qual for a sua ideia, o ideal é, como ressaltamos no início desse texto, procurar saber tudo sobre motos para colocar os prós e contras na balança e decidir se entrar no mundo das duas rodas vale a pena.

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Tudo Sobre Mecânica de Motos

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Diferentemente do que muitos pensam, o motor de uma motocicleta funciona praticamente da mesma maneira que o de um automóvel.

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Ainda mais que as motos vendidas hoje comercialmente também têm motores de quatro tempos, como no caso dos carros.

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Há motocicletas com motores de dois tempos, mas elas são usadas em competições, pois isso permite ter um número de rotação mais alto, proporcionando maior potência e esportividade com menos cilindradas.

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De qualquer maneira, a maioria dos motores de hoje funcionam por meio da queima da mistura entre combustível e ar, o que faz os pistões se deslocarem.

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Primeiro, uma válvula se abre e permite a entrada de ar no cilindro. Depois, o que dá início à combustão é uma faísca produzida na vela de ignição, a partir de uma descarga elétrica.

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Os gases produzidos pela queima do combustível se expandem dentro do cilindro, fazendo os pistões entrarem em movimento.

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Essa força mecânica que se transfere para o virabrequim e fará a roda traseira da motocicleta – ou as rodas dianteiras do automóvel – girar.

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Tudo Sobre Peças de Motos

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Se o motor de uma motocicleta não é assim tão diferente do de um automóvel, outros componentes diferem mais.

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Para saber tudo sobre motos, é importante conhecer bem quais são as suas partes. Confira:

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Motor

Entre as principais peças do motor de uma moto, além dos cilindros e pistões, podemos destacar as seguintes:

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  • Válvula de admissão;

  • Válvulas de escape;

  • Duto de admissão;

  • Tampa de válvulas;

  • Comando de válvulas;

  • Vela de ignição,

  • Cabeçote;

  • Bloco de motor;

  • Óleo e água;

  • Cárter;

  • Biela e mancal de biela;

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Chassi

O chassi é a estrutura que dá suporte aos demais componentes da moto. Se compararmos com os chassis de outros veículo, é claro que o da motocicleta é muito menor.

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Ele pode ser tubular de aço carbono, monobloco de aço estampado ou de liga de alumínio.

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A correta geometria do chassi é essencial para a estabilidade da motocicleta, o que diminui o risco de acidentes.

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Carenagem

A carenagem da moto é equivalente à carroceria do veículo, com a diferença de que o condutor não fica acomodado dentro dela, mas sim sobre ela.

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Esse item precisa ter uma certa aerodinâmica para reduzir a resistência do ar. Também cumpre função estética e de proteção a alguns componentes da motocicleta.

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Geralmente, a carenagem é feita de um material leve, que pode ser polímero plástico, fibra de vidro ou fibra de carbono.

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Pneus

Há vários tipos de pneu para moto. Quem quer saber tudo sobre motos precisa, portanto, conhecer muito bem as diferenças entre eles.

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O pneu a ser usado dependerá das especificações da motocicleta, é claro, como a sua capacidade de carga, terreno e velocidade.

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Freios

Existem vários tipos de freios para motocicletas. Os mais modernos são sistemas eletrônicos, como o ABS, que evita o travamento das rodas e utiliza sensores nas duas rodas.

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Embreagem

A embreagem não é exclusividade dos automóveis. Ela é composta por discos de fricção que transmitem a rotação do motor para as engrenagens.

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Se você acha uma chatice precisar trocar de marcha e achou que se livraria disso nos veículos de duas rodas, a alternativa são as motos com câmbio automático.

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Eletrônica

É claro que uma moto tem menos componentes eletrônicos que um carro. Mas eles estão presentes nelas também.

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Além da injeção eletrônica e os básicos buzina, farol e setas, motos mais modernas possuem funcionalidades como controle de tração e outros.

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15 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Motos

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Antes de trocar definitivamente as quatro pelas duas rodas, procure saber tudo sobre motos com as informações que apresentamos a seguir.

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Preço Mais Baixo

Quem está pensando em comprar o seu primeiro veículo mas não tem dinheiro sobrando verá na moto uma opção bem mais barata.

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Enquanto o automóvel mais barato a venda no Brasil é o Cherry QQ Smile, com preço a partir de R$ 26 mil e a segunda opção mais econômica custa R$ 30 mil, uma Honda Biz 125 custa a partir de R$ 9.390.

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Quem é mais exigente pode ter uma moto de 250 cilindradas, por exemplo, por não muito mais que isso.

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Uma Honda CB Twister tem preço sugerido a partir de R$ 13.990, com frete e seguro inclusos.

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Consumo de Combustível Menor

Mesmo quem está longe de conhecer tudo sobre motos sabe que ela se trata de um veículo muito mais econômico. Mas você sabe qual é essa diferença em números objetivos?

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Segundo um levantamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o carro mais econômico entre os fabricados hoje no Brasil é o Peugeot 208 1.2, que anda 14,8 quilômetros por litro de gasolina na cidade e 15,8 na estrada.

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Entre as motos, a Honda Pop 110i pode fazer até 56 quilômetros por litro de gasolina. Motos mais potentes consomem mais, porém mesmo assim são muito mais econômicas que o carro de menor consumo.

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Motocicleta Flex Vale a Pena?

A tecnologia flex – que permite que o motor funcione com dois tipos de combustível – está longe de ser tão difundida nas motos quanto é nos carros.

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Ainda assim há quem pergunte se vale a pena comprar um veículo desse tipo. A melhor resposta é que o motor não será de menor qualidade apenas por funcionar com gasolina e também com etanol (álcool).

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O álcool valerá mais a pena quando seu preço estiver pelo menos 30% mais barato que o da gasolina, já que a sua eficiência é menor. Entenda melhor aqui.

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Manutenção

Assim como o automóvel, a motocicleta exige bastante cuidado. O proprietário não deve fazer apenas a manutenção corretiva, mas também a preventiva (troca de algum componente devido ao tempo de uso, mesmo que não apresente sinal de desgaste) e preditiva (quando os primeiros sinais de desgastes aparecem).

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Entre os componentes que devem ser revisados periodicamente podemos citar os pneus, rodas, correntes, freios, luzes, cabos, filtro de ar, bateria e óleo.

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Estatísticas de Acidentes

Já falamos anteriormente que o motociclista é mais vulnerável do que o condutor de um automóvel, devido às características do veículo que ele conduz.

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Isso se confirma nas estatísticas de acidentes de trânsito registrados no Brasil.

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Segundo dados da Seguradora Líder, entre as indenizações pagas a partir do dinheiro arrecadado pelo pagamento do seguro DPVAT, 74% correspondem a acidentes que envolvem motocicletas.

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Por esse motivo o seguro obrigatório custa mais para proprietários de motocicletas.

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É Tão Perigoso Assim?

Apesar de estarmos destacando esse lado negativo, de a motocicleta ser mais perigosa que o automóvel, isso não significa que o motociclista inevitavelmente sofrerá um acidente um dia.

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É claro que esse risco existe mesmo para os bons condutores, pois pode aparecer um veículo descontrolado na direção contrária e provocar o acidente.

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Mas se pensarmos assim, mesmo quem não dirige está a perigo, já que acontecem muitos atropelamentos inclusive em cima das calçadas.

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O que precisamos ressaltar aqui é que o motociclista que for cuidadoso, andar dentro do limite de velocidade, manter uma distância segura para os demais veículos e seguir outras regras de trânsito diminuirá muito o risco de se acidentar.

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Posso Andar no Corredor?

É uma dúvida para muita gente que quer saber tudo sobre motos para adquirir uma.

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A possibilidade de cortar o trânsito pelo corredor, ou seja, pelo espaço entre duas faixas com filas de veículos, é um grande atrativo.

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Mas será que esse é um movimento legal? O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não fala nada sobre isso. Por isso, trafegar no corredor não é ilegal.

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Pode ser, porém, bastante perigoso. Recomendamos que o motociclista faça isso apenas quando o trânsito estiver parado – mesmo assim com muito cuidado.

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O grande perigo de andar entre duas faixas com os veículos em movimento é de um carro se deslocar lateralmente quando a moto estiver no ponto cego do motorista, abalroando-a.

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Equilíbrio

Se uma moto ficar parada, sem o cavalete, ela não fica em pé. Isso é óbvio. Com as rodas em movimento, ela se sustenta, mas é preciso que o condutor tenha equilíbrio.

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Isso se adquire com a prática. As aulas de direção do Centro de Formação de Condutores (CFC) servem justamente para isso.

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Mas há detalhes que só são aprendidos em situações específicas na rua, então, procure prestar muita atenção na relação entre a sua postura e o equilíbrio da moto ao dirigir, para que sua curva de aprendizado seja rápida.

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Por exemplo, em baixa velocidade, o posicionamento do corpo e o movimento a ser feito para mudar de direção é completamente diferente comparando com uma situação em que a velocidade é maior.

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Como Fazer Uma Curva

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A principal preocupação de quem não sabe tudo sobre motos e teme conduzir esse tipo de veículos costuma ser a curva.

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Resumindo, quanto mais rápido estiverem girando as rodas, maior será o efeito giroscópico que a deixa de pé.

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Se você faz uma curva para a direita, terá que jogar o peso do corpo para o mesmo lado, para compensar a lei da inércia.

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Uma dica importante para não errar a trajetória e velocidade é mirar o ponto futuro, e não o chão perto da roda.

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Cuidado Com o Vácuo...

Ao trafegar atrás de um veículo grande como um ônibus ou caminhão, a moto fica protegida contra o vento, de modo que o passeio fica muito mais confortável para o condutor.

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Tome muito cuidado com isso, porque pode ser tentador aproveitar esse vácuo e ficar bem próximo do veículo da frente.

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Essa é uma situação extremamente perigosa, pois se ele precisar frear repentinamente, o risco de colidir com a sua traseira é enorme – e um acidente assim muitas vezes é fatal.

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...e Com o Deslocamento do Ar

Ao sair de trás do caminhão para fazer uma operação de ultrapassagem, a moto pode perder a estabilidade devido à influência do ar que se desloca pela sua lateral.

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Redobre o seu cuidado, portanto, ao fazer a manobra. Atenção também com o deslocamento provocado pelos caminhões que passam no sentido contrário.

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Influência da Carga

Se você está acostumado a conduzir uma moto sozinha, tenha em mente que a sua noção de equilíbrio muda completamente ao carregar alguém na garupa.

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Ter um baú também causa esse efeito, porque trata-se de um peso que fica atrás do eixo traseiro do veículo, o que pode desestabilizar a dianteira.

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Como Frear

Em um carro, há apenas um pedal para o freio. Na motocicleta, há dois manetes – o direito para o freio dianteiro e o esquerdo para o traseiro.

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Na maioria das situações, devem ser utilizados os dois freios. Lembrando que o dianteiro é o mais eficiente. Ele não deve, no entanto, ser apertado bruscamente.

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O ideal é desacelerar, apertar primeiro o freio traseiro e depois o dianteiro, aumentando a força aplicada no manete aos poucos.

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Prepare-se para o fato de que o peso do seu corpo será jogado para a frente, mais um motivo para evitar as freadas bruscas.

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Visibilidade da Moto

Como o motociclista é mais vulnerável que o motorista de veículos com quatro ou mais rodas, ele precisa fazer o possível para ser o mais visível possível.

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Os faróis devem ficar sempre acesos, e deve haver atenção redobrada para não ficar nos pontos cegos de carros, ônibus e caminhões. Utilizar jaquetas refletivas também pode ajudar bastante.

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Multas Específicas

Para encerrar a lista, para saber tudo sobre motos também é necessário conhecer o que diz a legislação de trânsito.

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A maioria das infrações descritas no Código de Trânsito valem para todos os tipos de veículos.

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Mas há algumas específicas, como o caso das condutas descritas no artigo 244, referentes aos motociclistas.

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Nos seus primeiros cinco incisos, o artigo estabelece que conduzir motocicleta nas condições é infração gravíssima que resulta na suspensão da habilitação:

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  • Sem capacete com viseira;

  • Transportando passageiro sem capacete;

  • Fazendo malabarismo ou equilibrando-se em apenas uma roda;

  • Com os faróis apagados;

  • Transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança.

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Para saber mais sobre as multas mais frequentes em motos, leia esse artigo.

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Como Saber Tudo Sobre Motos Para Iniciantes

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Várias das dicas que demos aqui o leitor só poderá compreender de fato se sentar em uma moto e encarar o trânsito.

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E o ponto de partida para isso é a autoescola, ou melhor, a motoescola. Matricule-se em um CFC para o curso de formação da categoria A, para veículos de duas rodas.

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Depois do exame médico, avaliação psicológica, curso teórico e aprovação na prova teórica, começam as aulas práticas.

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Elas são realizadas em uma pista fechada, e não no trânsito de verdade. Portanto, mesmo depois de receber a habilitação, a formação do motociclista ainda não terminou.

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Pois a rua oferece desafios distintos, com os quais o candidato não se depara na pista.

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Por exemplo, ele não terá a experiência de conferir qual o impacto do deslocamento de ar na lateral de um caminhão na estabilidade da moto, tema que abordamos na nossa lista.

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A nossa recomendação é, uma vez obtida a habilitação da categoria A, começar encarando vias de pouco movimento para se ambientar aos poucos e ganhar mais confiança.

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Assim, na hora de encarar rodovias e avenidas com tráfego intenso, seu domínio da técnica de conduzir uma motocicleta será muito maior, e o risco de cometer um erro diminui.

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Conclusão

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Neste artigo, você viu que aprender tudo sobre motos pode ajudar você a evitar acidentes e economizar dinheiro.

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Dirigir a motocicleta com segurança é uma obrigação para quem preza pela sua própria vida.

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Lembre-se de que, mesmo que não resulte em uma colisão, um descuido pode levar o motociclista ao chão.

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Então, procure respeitar sempre a velocidade máxima permitida, mesmo que possua uma moto potente e veloz.

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Não sucumba à tentação de conferir até quantos quilômetros por hora ela pode chegar. Isso só deve ser feito em pistas de corrida, onde o risco é controlado.

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Por fim, tenha em mente que, além do perigo de acidente, você pode ser multado de acordo com as regras do Código de Trânsito.

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Caso tenha recebido uma multa que achou injusta, nós podemos ajudar. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como.

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Referências:

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  1. https://www.honda.com.br/motos/biz-125
  2. https://www.honda.com.br/motos/cb-twister
  3. http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/novidades-no-ranking-os-10-carros-flex-mais-economicos-no-brasil-73qse573wwqgtwuquhxij1k48
  4. http://portaldotransito.com.br/noticias/moto/indenizacoes-por-morte-no-transito-crescem-24-em-relacao-2016/
  5. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
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