Vela de Ignição: Para Que Serve e Quando é Hora de Trocar

Se você pouco entende sobre mecânica de veículos, talvez não saiba o que é vela de ignição.

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Caso seja o seu caso, o importante a saber é que essa é uma peça fundamental para o funcionamento do motor.

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E isso vale tanto para automóveis quanto para motos.

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Então, para você fazer a sua parte e cuidar bem do seu veículo, apresentamos agora um artigo completo sobre a vela de ignição.

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Você vai tirar suas dúvidas sobre a função da vela de ignição, para que serve a vela do carro e quais são os sintomas de velas de ignição ruins.

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A propósito, como saber se a vela da moto está ruim? E a vela do carro?

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Vamos descobrir tudo a partir de agora.

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Também falaremos sobre os tipos de velas de ignição e suas principais características de funcionamento.

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Além disso, ao longo da leitura, você vai saber quais são os defeitos mais comuns, quando é hora de trocar a peça e se é possível identificar qual é a melhor vela de ignição para o seu veículo.

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Pronto para dominar esse assunto? Então, siga a leitura!

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Para Que Serve a Vela de Ignição

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Vamos começar pelo básico.

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Para que serve a vela de ignição, afinal?

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O seu papel é simples, mas muito importante. É ela quem fornece a centelha, também chamada de faísca elétrica, que é responsável por dar a partida no motor.

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Isso, é claro, em motores a combustão, não elétricos.

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Por essa razão, problemas na ignição podem estar diretamente relacionados à vela.

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Ela precisa estar em boas condições, pois assim ajuda não apenas no desempenho do motor do veículo, como também pode influenciar no consumo de combustível.

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Interessante, não é mesmo?

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Então, vamos saber agora quais são os tipos de vela de ignição existentes.

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Tipos e Características

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É mesmo muito difícil citar todos os tipos de velas de ignição, pois cada fabricante pode apresentar um produto diferente e dar a ele um nome que acaba se popularizando não apenas comercialmente.

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Entre os tipos, você vai encontrar a vela de ignição convencional, que é utilizada por motores com carburador, por exemplo.

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Já veículos com injeção eletrônica podem usar as chamadas velas resistivas.

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Entre as velas especiais, há a chamada vela de competição. Como o nome indica, é uma peça própria para motores com exigência de alto desempenho, como é próprio de corridas.

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E quanto às suas características? Vamos falar agora sobre os itens que compõem uma vela de ignição.

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Como Uma Vela De Ignição É Formada

Pegamos carona no site Motor S/A para apresentar os itens que foram uma vela de ignição. Veja só:

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  • Pino terminal;

  • Isolador de cerâmica;

  • Castelo metálico;

  • Eletrodo central;

  • Calafetagem;

  • Ponta de eletrodo central e lateral.

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Nenhum nome faz muito sentido para você?

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Não se preocupe, pois vamos explicar.

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Confira:

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  • O pino terminal é onde a centelha é produzida;

  • O isolador de cerâmica ajuda na isolação elétrica e também melhora a dissipação térmica;

  • O castelo metálico tem como função abrandar os efeitos da corrosão e da oxidação;

  • O eletrodo central está introduzido na ponta de níquel;

  • A calafetagem tem como função diminuir o escape de gases, o que gera um grau térmico uniforme que ajuda no funcionamento da vela de ignição;

  • A ponta de eletrodo central e lateral é formada de níquel e tem como principal função diminuir o desgaste natural da vela de ignição e também a corrosão.

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Bom, agora você já conhece as características da composição da vela de ignição.

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Mas será que todo o tipo de vela é igual?

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Todas As Velas São Iguais?

Todos os tipos de vela funcionam da mesma maneira, mas é um erro afirmar que todas as velas são iguais.

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Ou seja, existem diferentes tipos de vela de ignição disponíveis no mercado.

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Você já ouviu falar dos benefícios do uso das velas de ignição feitas de um material chamado de irídio?

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De acordo com o site Quatro Rodas, as velas de irídio duram mais tempo do que as velas tradicionais.

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Além disso, ela é muito mais eficiente na hora da queima do combustível.

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Uma vela de ignição convencional pode ter o eletrodo central produzido a partir de diferentes materiais, como platina (Pt), cobre (Cu), irídio (Ir).

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Podemos encontrar também velas de ignição que possuem quatro eletrodos.

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É essa estrutura responsável por melhorar o desempenho do motor e também pelo menor consumo de combustível.

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São os tipos de vela mais caros que as tradicionais, até porque duram mais tempo.

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Como exemplo, a média de preço do jogo de velas de ignição de irídio neste site é de R$ 300.

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Com relação às velas de ignição feitas a partir da platina e de irídio, percebe-se que sua durabilidade pode chegar até 100.000 quilômetros.

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Além disso, as velas de ignição de platina e irídio são indicadas para motores que consomem gasolina de baixa qualidade.

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Infelizmente, muitos postos de brasileiros vendem uma gasolina que fica aquém dos padrões que encontramos em outros países.

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E o motorista não pode fazer nada sobre isso, além de ficar atento ao escolher o posto para abastecer que seja relativamente confiável e denunciar quando postos que agem incorretamente.

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A vela de ignição feita de irídio se destaca das demais porque consegue manter quase a mesma qualidade até o momento que precisar ser trocada.

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Não se esqueça de comprar a vela de ignição que combine com o seu carro.

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De acordo com o site Quatro Rodas, as velas de ignição possuem um prazo de validade que deve ser respeitado.

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Mas será que o proprietário do veículo deve trocar a vela de ignição depois de determinado tempo ou quilometragem?

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A resposta correta varia de acordo com o modelo do carro.

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O importante é você ter sempre em mãos o manual do proprietário.

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No documento, estão todas as informações sobre o funcionamento do veículo e a manutenção desta peça.

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Alguns manuais determinam que a vela de ignição seja trocada quando o carro chega a determinada quilometragem.

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Mas muita atenção: se você utiliza o carro com muita frequência, alguns manuais recomendam reduzir o tempo de substituição.

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Por exemplo, imagine que você utilize o carro para ir ao trabalho de segunda a sexta-feira em São Paulo.

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Quando você fica preso em um engarrafamento, o motor permanece ligado. E os engarrafamentos em São Paulo podem durar muito tempo.

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Mesmo que o carro não esteja em movimento, a vela de ignição do veículo continua em funcionamento.

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Em outras palavras, o carro não tem acréscimo de quilometragem, mas as velas estão se desgastando.

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Agora imagine que o manual do proprietário recomende que a vela de ignição deva ser trocada após 20 mil quilômetros.

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Se você usa o carro com grande frequência, é melhor substituir a vela de ignição em 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados.

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Quando é Hora de Trocar

De acordo com esta reportagem do site G1, a vela de ignição é uma das peças do motor que mais precisa de atenção por parte dos motoristas.

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É muito importante saber identificar os sinais que o carro dá.

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Isso ajuda a identificar quando a vela de ignição não está funcionando como deveria.

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Veja algumas questões importantes a fazer nesse diagnóstico:

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  • O seu carro parece que perde cada vez mais a potência?

  • Houve queda rendimento do motor?

  • Você tem a impressão que a gasolina dura cada vez menos?

  • Além disso, notou que o escapamento do veículo está emitindo poluentes em altos níveis?

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Esses são alguns dos “sintomas” de que a vela de ignição precisa ser substituída.

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Defeitos Mais Comuns

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É importante saber reconhecer os defeitos para providenciar a troca.

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Desgaste da vela

De acordo com o site O Mecânico, a vela é um elemento fundamental do sistema de ignição do carro.

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Como está constantemente em funcionamento, o desgaste dela é inevitável.

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“A cada faísca, a vela sofre um pequeno desgaste nos eletrodos, aumentando a distância entre os mesmos e exigindo uma maior tensão de trabalho em todo o sistema de ignição. A consequência disso é uma deterioração do próprio componente, além de cabos e bobinas”, afirma novamente Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

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Em outras palavras, a vela de ignição pode causar problemas também em bobinas e cabos.

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Flash over

Você já ouviu falar de um problema na vela de ignição chamado de flash over?

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É um defeito muito comum.

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O flash over acontece quando uma corrente elétrica atravessa a vela de ignição na parte externa.

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O que acontece é que as velas e cabos acabam sendo danificados e precisam urgentemente de substituição.

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Mas é possível evitar o flash over?

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Sim, é possível.

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Em entrevista ao site da revista Auto Esporte, Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK, afirma que é recomendável realizar a manutenção preventiva das velas e do cabo de ignição.

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“Esta é a forma mais simples, segura e econômica de manter o motor do veículo e seus componentes em bom estado de conservação e o automóvel em pleno funcionamento", diz.

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A manutenção preventiva não deve ser aplicada somente no sistema de ignição do veículo.

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Realize revisões periódicas em todo o veículo para assegurar a segurança e o melhor desempenho.

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Você pode trocar a vela de ignição por defeito e também para melhor desempenho.

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Afinal, com vimos antes, há benefícios em usar velas de ignição melhores.

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Se as velas do seu carro estiverem muito desgastadas, a vela de ignição de irídio melhorará a partida do veículo, por exemplo, de forma imediata.

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Mas muita atenção para não comprometer o funcionamento de seu veículo.

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Nunca compre uma vela somente porque o preço é baixo.

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Lembre que, às vezes, o barato sai caro.

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Como o proprietário vai saber qual o tipo específico de vela de ignição indicado para o seu veículo?

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É simples: basta olhar o que diz o manual do proprietário.

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Qualquer dúvida, sempre consulte a “Bíblia” do carro e siga todas as recomendações para manter o bom funcionamento.

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Além disso, se você substituí-la, não se esqueça de trocar também os cabos de vela.

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O motivo é muito simples: com o uso constante, os cabos de vela podem se desgastar antes da vela de ignição.

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A consequência é que tanto os cabos quanto a vela acabam contribuindo para o desgaste do sistema de ignição.

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Busque Uma Mecânica Especializada

Para ter um diagnóstico correto do problema na vela de ignição, recomendamos que consulte mecânico especializado.

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Se for necessário trocar a vela de ignição, o mecânico realizará o serviço de forma segura e eficiente.

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Mas a mão de obra especializada tem o seu preço.

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E sabemos que vivemos numa época de crise econômica que nos obriga a cada vez mais pensar duas vezes antes de gastar.

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A substituição da vela de ignição não é uma tarefa complicada, ou seja, é possível o motorista fazer o serviço em casa.

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Mas são necessários cuidados para não sofrer acidentes ou causar danos ao veículo.

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Nunca troque a vela com o motor do veículo ligado, por exemplo.

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Você poderá se machucar bastante.

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Aliás, espere o motor esfriar para fazer a substituição da vela de ignição.

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Também tome todo o cuidado possível para não estragar as roscas que fazem parte do bloco do motor.

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Aqui vale a regra: o barato pode sair muito caro.

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Então, tome cuidado e reflita bem antes de fazer uma substituição você mesmo.

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Conclusão

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Vimos que o bom funcionamento do motor do carro e da moto depende da qualidade da vela de ignição.

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Assim como todas as outras peças do veículo, a vela de ignição possui uma validade que deve ser respeitada. Portanto, não hesite em fazer a substituição quando for necessário.

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Reiteramos que você leia com atenção o manual do proprietário para saber qual é o tempo de vida útil em média da vela de ignição de seu veículo.

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Dessa forma, você poderá trocar a vela de ignição antes que ela comece a apresentar problemas que possam danificar o motor.

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Analisamos também os vários defeitos que podem ocorrer na vela de ignição dos veículos, como carbonização oleosa e seca e o flash over.

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É necessário ficar sempre atento aos sinais que o veículo dá sobre possíveis falhas. Por exemplo, quando ocorre excesso de consumo de combustível, o problema pode ser a vela de ignição.

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Mas antes de ler este artigo você jamais ia imaginar, não é mesmo?

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Por isso, recomendamos que você procure um mecânico de confiança se desconfiar de mau funcionamento da vela de ignição.

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Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? Entre em contato conosco!

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Nós do Doutor Multas estamos sempre à disposição para ajudá-lo e sanar suas dúvidas.

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Referências:

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  1. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/quais-as-vantagens-das-velas-de-iridio/
  2. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/qual-a-vida-util-das-velas-do-motor/
  3. http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1217640-9658,00-TIRE+DUVIDAS+SOBRE+AS+VELAS+DE+IGNICAO+DO+CARRO.html
  4. https://omecanico.com.br/desgaste-das-velas-de-ignicao-afeta-cabos-e-bobinas-alerta-ngk/
  5. http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI107684-10337,00-SAIBA+O+QUE+E+O+CHAMADO+FLASH+OVER.html
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