Manual Completo da Suspensão do Carro: Componentes, Quando, Como Trocar

Você sabe como funciona a suspensão do veículo? Esse é um item importante para o funcionamento do seu carro. Além de estar atento ao funcionamento dele, o motorista precisa fazer as manutenções necessárias para que o veículo funcione perfeitamente e acabe não o deixando na mão. Leia este artigo até o final para entender mais sobre a suspensão do veículo!

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Você sabe quais são os componentes da suspensão do carro?

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Sabe para que ela serve e quais os cuidados que devem ser tomados com ela?

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Costuma-se dizer que o brasileiro é “apaixonado por carro”, mas se considerarmos a falta de conhecimento que muitos proprietários têm sobre seus veículos, podemos concluir o contrário.

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É claro que, para ter um automóvel, não é preciso ser um especialista em mecânica.

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Conhecer em detalhes o seu funcionamento é tarefa de um profissional da área.

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Mas saber o básico é importante para qualquer um, para que seja dedicado ao carro o cuidado que ele merece e precisa.

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Os veículos automotores são máquinas complexas que, com o passar dos anos, vão se deteriorando.

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Para que eles continuem transportando motoristas e passageiros com segurança, é preciso fazer revisões constantemente, para checar se todos os seus sistemas ainda estão funcionando bem.

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A suspensão do carro está entre esses sistemas que devem ser revisados.

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Trata-se de uma das partes mais importantes de um automóvel.

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Um dano na suspensão pode custar muito caro ao proprietário, às vezes até representar um caso de perda total.

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Em vez de deixar isso acontecer, previna-se.

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O primeiro passo é buscar informações.

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Entender como funciona a suspensão do carro e quais são os possíveis problemas.

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É justamente isso que vamos apresentar aqui.

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Boa leitura!

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O Que é Suspensão de Carro?

A suspensão do carro é o conjunto de peças que servem para sustentar o automóvel.

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Em um veículo, o chassi é a estrutura que serve de base para o motor e para que todos os sistemas se conectem. A carroceria é a estrutura que envolve o carro, encaixada sobre o chassi.

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Essas duas partes ficam suspensas no ar, pois o contato com o solo é feito nas bandas de rodagem dos pneus, acoplados às rodas.

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Falta alguma coisa para conectar as rodas ao chassi, não é?

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Esse papel é cumprido pela suspensão do carro.

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O sistema de suspensão é composto principalmente pelos amortecedores e molas, mas também por outros componentes, como braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas.

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Mais adiante, detalharemos melhor o que são e para que servem os principais componentes da suspensão do carro.

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Você pode estar estranhando o fato de o sistema ter tantos itens se ele serve apenas para suspender o chassi, motor e carroceria.

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Na realidade, a importância da suspensão vai muito além disso.

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Ela precisa dessa complexidade para garantir que andar de carro não seja o mesmo que se locomover em uma carroça mais rápida.

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A suspensão torna um simples passeio ou uma longa viagem de carro agradável ao ponto de o passageiro quase não perceber que está se locomovendo em alta velocidade.

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No tópico seguinte você entenderá.

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Para Que Serve a Suspensão do Seu Carro

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Além de ligar as rodas ao chassi do carro e, por conta disso, garantir a sua sustentação, o sistema de suspensão proporciona estabilidade, conforto e controle.

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A suspensão do carro também absorve a energia gerada em cada irregularidade no terreno, para que o motorista ou passageiro não sinta os trancos e solavancos.

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Ao passar em um buraco, por exemplo.

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A não ser que ele seja enorme, quem está dentro do carro sente pouco, quase nada.

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E não é por conta dos bancos confortáveis, e sim graças ao sistema de suspensão, que amortece o impacto.

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Ao mesmo tempo que assegura uma experiência mais confortável ao usuário, a suspensão precisa garantir que a aderência do veículo à pista seja a maior possível.

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O sistema precisa, portanto, aliviar as vibrações da roda aos ocupantes e garantir a estabilidade do automóvel em curvas, freadas e irregularidades do terreno.

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Para que tudo isso seja possível, as fabricantes gastam milhões em pesquisa.

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O desenvolvimento é conduzido por engenheiros de automóveis, que têm de estar muito afiados no estudo da dinâmica veicular.

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A matéria engloba princípios como o isolamento do solo, que absorve a energia dos obstáculos da pista; a adesão ao solo, que trata-se minimizar a transferência de peso de um lado para o outro para dar maior estabilidade; e capacidade de curva, que transfere o peso do carro para o lado mais alto do carro em uma curva.

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Tipos de Suspensão de Carros

Hoje, existem vários tipos de suspensão do carro.

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Eles se dividem em dois grupos.

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Um deles é o da suspensão dependente, ou suspensão com eixo rígido.

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Essa categoria contempla as suspensões em que as rodas da direita e da esquerda estão ligadas diretamente por um único eixo.

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Dessa forma, quando uma se movimenta, isso afeta diretamente o movimento da outra. É um sistema muito robusto e barato de produzir.

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Ainda é usado em caminhões e no eixo traseiro de automóveis mais acessíveis de alguns fabricantes.

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Afinal como um veículo possui dois eixos com duas rodas, cada um pode ter um tipo de suspensão diferente.

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A grande desvantagem da suspensão com eixo rígido é que ela não oferece a mesma estabilidade e conforto do outro tipo.

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Essa outra categoria é a suspensão independente.

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Os automóveis modernos sempre utilizam esse tipo de suspensão no eixo dianteiro.

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Ela permite que as rodas da esquerda e da direita se movam individualmente.

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O resultado é uma eficácia muito maior ao passar em pisos irregulares.

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Existem vários tipos de suspensão independente, sendo que os principais – e suas respectivas características – são os seguintes:

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MacPherson

É a mais simples.

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Criada pelo americano Earle Steele McPherson na década de 1940, é formada por um braço transversal, mola helicoidal, amortecedor e barra estabilizadora.

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Como ela distribui bem os esforços, permite que sejam empregadas estruturas mais leves.

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Duplo A

É um tipo de suspensão do carro em que há dois braços triangulares, um acima do outro, atrelados ao chassi com buchas silenciosas.

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Essa solução permite o movimento vertical dos braços aos quais a roda é atrelada.

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É mais complexa e, por isso, mais pesada que a suspensão MacPherson.

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Multilink

Outro tipo de suspensão independente é a Multilink, que de certa forma é uma evolução do sistema duplo A.

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A peça que sustenta a roda é ligada à estrutura do carro por vários braços.

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Assim, o engenheiro que projeta o veículo tem maiores possibilidades para determinar a geometria da suspensão.

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Geralmente, é mais cara.

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Componentes Do Sistema de Suspensão Automotiva

Como já falamos anteriormente, o sistema de suspensão do carro é formado por vários componentes.

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Cada um tem uma função específica, sempre com o objetivo final de entregar estabilidade e conforto.

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A seguir, conheça os principais itens que compõem a suspensão do carro e para serve que cada uma dessas partes.

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Amortecedores

Os amortecedores servem para controlar o efeito da mola, de modo que o veículo permaneça estável e não quicando à menor irregularidade da pista.

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Um possível defeito em um amortecedor pode resultar em um desgaste prematuro das demais peças da suspensão.

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Molas

Atuam em conjunto com os amortecedores para reduzir o impacto dos obstáculos que o veículo enfrenta na pista.

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Existem molas do tipo feixe e helicoidais. Todas têm como característica serem bastante flexíveis.

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Braço Oscilante

Também conhecido como bandeja de suspensão, o braço oscilante é fundamental pois une a coluna da suspensão do carro ao chassi.

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Pivô de Suspensão

Em conjunto com as buchas, o pivô serve para fixar a coluna de suspensão ao chassi.

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Sua característica é auxiliar o movimento de sobe e desce na coluna de suspensão, além de permitir que ela gire em seu próprio eixo.

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Batente

Também conhecido como coxim, essa peça é encaixada na haste do amortecedor. Ela serve para ligar o conjunto de amortecedor e molas à carroceria do veículo.

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Barra Estabilizadora

Por fim, temos também a barra estabilizadora, componente que liga as colunas de suspensão.

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Ela é presa também na carroceria, e tem a função de aumentar a estabilidade em altas velocidades.

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Quando Trocar a Suspensão do Carro

Quando alguém fala em trocar a suspensão do carro, na realidade costuma se referir não ao sistema inteiro, mas a algumas peças.

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E as principais são os amortecedores.

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Com o tempo, eles vão se desgastando e deixam de funcionar bem.

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Trafegar com amortecedores desgastados representa um grande risco, pois é aumentada a distância de frenagem.

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A estabilidade do veículo, claro, também é comprometida, pois diminuirá o atrito do veículo com o piso.

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O resultado pode ser a capotagem em uma curva acentuada ou manobra brusca.

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Para se prevenir contra esse problema, devem ser feitas revisões periódicas na suspensão do carro, para avaliar a situação dos amortecedores e de outros componentes, como os pivôs e buchas.

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Costuma-se falar em uma média de 40 mil quilômetros rodados para cada revisão nesses itens.

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Mas não se trata de nenhuma regra, já que o desgaste dos amortecedores depende muito do uso que se faz do veículo.

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Quem não toma cuidado ao passar por lombadas (quebra-molas), por exemplo, está forçando demais a suspensão, e a tendência é que os danos apareçam mais cedo.

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O mesmo acontece em veículos que costumam andar por terrenos acidentados ou irregulares.

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Ou também os que trafegam constantemente com excesso de carga.

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Quanto à troca dos componentes, vai depender da avaliação que o mecânico fizer do seu estado.

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É o que acabamos de falar: se a suspensão é pouco exigida, pois o carro só anda em asfalto em boas condições, demorará muito mais para que os amortecedores tenham de ser substituídos.

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Você também pode ter uma referência no manual do proprietário.

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Veja se, nele, consta a recomendação de periodicidade da troca do amortecedor.

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Outra maneira de identificar o desgaste no componente é aguçar os sentidos.

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Fique atento a ruídos estranhos e a oscilações anormais.

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Normalmente, o carro que está com defeito no amortecedor costuma balançar bastante.

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Uma última dica nesse assunto: caso você leve o automóvel para um mecânico e ele recomende a troca do amortecedor apenas por conta da quilometragem, talvez seja uma boa ideia levá-lo a outra oficina.

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Isso porque esse é um item cuja troca deve ser preditiva, um meio termo entre a manutenção preventiva e corretiva.

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O que isso quer dizer é que o item não precisa ser substituído sem nenhum sinal de desgaste.

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Mas também não deve ser trocado quando quebra.

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A substituição deve ser feita depois que a peça apresentou sinais de que sua eficiência já não é mais a mesma.

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Como Fazer Isso

Em primeiro lugar, tenha em mente que o recomendável é trocar os pares de amortecedores de cada eixo, e não apenas em um lado.

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Mesmo que o nível de desgaste não seja o mesmo nos dois.

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Caso contrário, haverá um desequilíbrio entre os dois lados do eixo.

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Comprou um kit de amortecedores e está pensando em trocá-los por conta própria?

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Pense bem no que está prestes a fazer. Será necessário remover a roda, linha de freio, parafusos e pinos para, enfim, retirar o amortecedor gasto.

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O passo seguinte é instalar o amortecedor novo e colocar tudo isso no lugar novamente.

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Será que você tem o conhecimento e habilidade para fazer esse serviço?

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E as ferramentas – sem uma chave pneumática, por exemplo, fica bem mais difícil.

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Um pequeno erro em qualquer uma das etapas pode causar uma dor de cabeça enorme.

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O legítimo barato que sai caro.

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Por isso, recomendamos deixar o trabalho para quem entende: um mecânico de confiança.

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Preços Médios da Suspensão do Carro

Se você optar por deixar seu veículo aos cuidados de uma oficina mecânica, que é o mais recomendável, terá duas despesas: com as peças e com a mão de obra do mecânico.

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O custo final dependerá, além do valor que a oficina cobrará pela mão de obra, das peças utilizadas.

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Um carro importado ou de luxo, por exemplo, terá peças mais caras, então, o proprietário gastará mais para trocar os amortecedores.

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E há diferença de preço entre marcas compatíveis no mesmo veículo.

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Geralmente, o custo total para trocar os amortecedores fica entre R$ 250 e R$ 600.

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Quem optar por trocar outras peças do sistema de suspensão do carro pagará mais.

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A substituição de molas, buchas e batentes, além dos já referidos amortecedores, poderá custar de R$ 800 a R$ 1,2 mil.

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Se o seu carro já rodou bastante e está ficando “velhinho”, essa manutenção completa pode valer a pena, pois aumentará a vida útil do automóvel.

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Muita gente, afinal de contas, não tem condições de trocar de carro com frequência.

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Ou simplesmente gostam do seu veículo e, por isso, preferem investir nele do que comprar um novo.

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Existe Conserto Para a Suspensão do Carro?

Pode acontecer de uma revisão feita tardiamente revelar um dano na suspensão muito maior do que o simples desgaste nos amortecedores.

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Nessas situações, será que há o que fazer?

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A resposta dependerá muito do nível do estrago.

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Uma batida forte, por exemplo, pode entortar o eixo do carro.

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Se isso acontece no eixo traseiro, em veículos nos quais ele é fixo, trata-se de um grande problema que pode até resultar em perda total.

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Não apenas porque o conserto seria caro, mas também porque o carro nunca mais seria o mesmo.

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Ele teria a estabilidade comprometida.

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Casos mais brandos, porém, como um amortecedor ou mola quebrados, sempre têm solução.

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É importante, se você sentiu que esse tipo de dano aconteceu – ao passar por um buraco, por exemplo –, não insistir em conduzir o automóvel nessas condições.

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Leve-o direto para uma oficina para que o problema não resulte em danos mais severos no sistema de suspensão.

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Dicas Para Fazer uma Boa Manutenção da Suspensão Automotiva

Nunca é demais repetir que toda manutenção no seu carro, seja na suspensão ou em qualquer outro sistema, deve ficar nas mãos de profissionais de confiança.

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Se você nunca precisou dos serviços de um mecânico, a melhor maneira de encontrar um de qualidade é pedindo indicações e referências.

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Lembre-se de que, se ele recomendar a troca dos amortecedores apenas baseando-se na quilometragem e não em sinais de desgaste, é de se desconfiar da sua honestidade.

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Caso o mecânico dê a opção de usar peças recondicionadas, por serem mais baratas, jamais aceite.

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É mais um exemplo do barato que sai caro. Elas duram menos e poderão expor você a sérios riscos.

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Por fim, tenha em mente que a prevenção é sempre a melhor alternativa.

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Então, adore um estilo de direção que preserve o seu carro das irregularidades das vias.

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Fique sempre muito atento aos buracos da pista.

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Se não for possível desviar, passe por eles em baixa velocidade.

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Para passar por um buraco, deve-se pisar no freio antes, e não enquanto estiver nele.

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Se você deseja saber como funciona para receber indenização por prejuízos causados por um buraco na rua, confira as dicas do vídeo abaixo:

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https://www.youtube.com/watch?v=Io8owTYvGZU

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O mesmo vale para transpor uma lombada.

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Se o obstáculo for uma valeta comprida, passe de lado, com uma roda de cada vez.

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Por fim, só carregue peso extra no veículo quando for necessário.

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Esse é outro fator que diminui a vida útil das peças da suspensão.

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Outras Manutenções Importantes

Os amortecedores e outros itens da suspensão do carro estão longe de ser os únicos itens do carro que precisam ser checados de vez em quando.

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Vale a pena fazer uma revisão geral a cada seis meses para garantir que tudo está nos conformes.

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Nela, o mecânico poderá conferir o seguinte:

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  • Alinhamento de direção, balanceamento e geometria;

  • Condições dos pneus;

  • Sistema de arrefecimento;

  • Fluido do freio;

  • Óleo;

  • Correias do motor;

  • Filtro de ar do motor;

  • Filtro do ar condicionado;

  • Lâmpadas;

  • Velas;

  • Filtros de combustível;

  • Transmissão (marcha);

  • Escapamento;

  • Elétrica.

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Se você pretende encarar uma viagem de carro, a manutenção preventiva é ainda mais importante.

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Já pensou ter um problema no carro no meio do caminho?

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Isso seria um desastre para as suas férias.

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Não Fique Empenhado

Com o veículo revisado, a chance do seu veículo estragar diminuem.

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Mas claro que ainda existem.

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Se isso acontecer, você deve parar no acostamento e, antes de qualquer coisa, sinalizar com o triângulo.

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Ele deve ser fixado a uma distância mínima de 30 metros do veículo, para os demais motoristas enxerguem com a antecedência necessária.

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Ele determina uma multa grave para os casos em uma via de trânsito rápido e uma multa leve nas demais vias.

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Para o caso da multa grave em via de trânsito rápido também é somada a medida administrativa de remoção do veículo.

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Conclusão

Embora tenhamos reunido uma grande quantidade de informações nesse texto, é claro que ele não tornará você um expert em suspensão do carro.

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Apenas a prática constante torna alguém um verdadeiro especialista no assunto.

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Mas não é necessário ser nenhum mecânico para aprender a dirigir com cuidado e, assim, proporcionar aos componentes do sistema uma vida útil mais longa.

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Ao andar com frequência acima da velocidade máxima permitida, por exemplo, a tendência é que seja exigido muito mais da suspensão, pois o carro passará direto pelas irregularidades da pista, de maneira nada suave.

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E sabemos que, infelizmente, as condições das rodovias brasileiras não costumam ser boas.

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Na cidade, acontece a mesma coisa.

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É comum que os buracos completem aniversários sem que o poder público demonstre a preocupação de tapá-los.

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Então, fique sempre muito atento, procure respeitar o limite de velocidade e passe devagar pelos buracos, isso se não for possível desviar.

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Além de conservar a suspensão do carro, você estará contribuindo para um trânsito mais seguro.

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Para você e para os demais motoristas, passageiros e pedestres.

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E também evitará receber multas por excesso de velocidade ou por não dirigir com a devida atenção ou cuidado.

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Mas se você for multado e achar que a autuação foi injusta, podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco e saiba como recorrer.

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Ainda tem dúvida sobre o sistema de suspensão do carro ou assunto relacionado?

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Utilize a caixa de comentários abaixo. Ficaremos felizes em poder ajudar.

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Referência:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
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