O Cuidado com o Filtro de Ar Condicionado no Inverno

filtro de ar condicionado
Por Que Redobrar o Cuidado Com Filtro de Ar Condicionado no Inverno

Você sabia que quando as janelas do veículo estão fechadas o ar que vem de fora passa por um filtro de ar condicionado?

Também conhecido como filtro de cabine ou filtro antipólen, esse é um equipamento muito importante – não confunda com o filtro de ar do motor, que é outra coisa.

Ele fica abaixo do painel, não é visível aos passageiros e está presente mesmo em carros que não possuem sistema de ar condicionado.

Mas o filtro é mais importante ainda em veículos que proporcionam ao motorista a possibilidade de refrigerar ou aquecer o ambiente.

Afinal, nesse caso, a demanda é maior e, por isso, caso o aparelho faça circular um ar de má qualidade, os prejuízos são maiores.

Neste artigo, vamos falar mais sobre o filtro de ar condicionado e a atenção que ele exige, sobretudo no inverno.

Se você possui um automóvel, já sabe que não tem jeito. Para ter a comodidade de poder se deslocar para qualquer lugar e a qualquer hora, é preciso estar sempre cuidando do veículo.

Mas pagar os impostos, seguro obrigatório, seguro privado, garagem, estacionamento e abastecer com combustível de qualidade não é o suficiente.

Também é necessário fazer manutenções e limpezas preventivas e ocasionais em todos os cantos do carro, desde o pneu até essa peça chamada filtro de ar condicionado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a leitura.

 

Para Que Serve o Filtro de Ar Condicionado?

filtro de ar condicionado o que e
O equipamento é essencial, principalmente em cidades muito populosas

O próprio nome já ajuda a entender. O filtro de ar condicionado serve para filtrar o ar que vem da rua e é aspirado pelo motorista e passageiros.

Acontece é que, especialmente em grandes cidades, o ar que respiramos, infelizmente, não é totalmente puro.

Ele traz consigo poeira, sujeira e micro-organismos diversos. É exatamente por isso que temos pelos dentro do nariz.

Os pelos servem para que essas partículas microscópicas não cheguem até as vias respiratórias e, consequentemente, ao pulmão, o que pode causar prejuízos à saúde.

O filtro de ar condicionado funciona da mesma maneira, impondo uma barreira pela qual o ar passa, mas a poeira não.

É por isso que os carros que possuem esse item (depois de 2000, as montadoras passaram a incluí-lo em praticamente todos os veículos) garantem aos passageiros um ar de melhor qualidade, pois há um processo de filtragem antes do nariz.

Embora o Brasil registre consideravelmente menos mortes ligadas à poluição do ar na comparação com outros países emergentes (que estão entre os que mais sofrem desse problema), isso não quer dizer que não deve haver preocupação nesse sentido.

Entre os Brics, a China registra 70 mortes a cada 100 mil habitantes por esse motivo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS); a Índia 68, Rússia 61 e África do Sul 39.

Aqui, enquanto isso, são 14 mortes a cada 100 mil habitantes decorridas da má qualidade do ar. Se eliminarmos a comparação com os demais, no entanto, esse número é preocupante.

 

Como Funciona o Filtro de Ar Condicionado Automotivo

Os números da OMS comprovam, portanto, que a poluição é um problema nada insignificante e, por isso, o filtro de ar condicionado não é um item dispensável.

Desse modo, o setor automotivo investe cada vez mais na pesquisa de tecnologias específicas para prevenir quem está dentro de um veículo contra os malefícios do ar contaminado.

O resultado são filtros de cabine cada vez mais eficientes, com uma capacidade de evitar que partículas cada vez menores entrem em nossos pulmões.

O filtro de ar condicionado é desenvolvido com um material fibroso, que atrai a sujeita ele eletrostaticamente.

Assim, as partículas indesejadas não vão para dentro da cabine, pois ficam presas entre as malhas da fibra.

Parece ser muito simples, mas na verdade se trata de uma tecnologia muito mais avançada do que a do coador que você utiliza na cozinha.

Como o item possui um pré-filtro, que retém as partículas maiores, podemos dizer que o filtro de ar condicionado combina a filtragem mecânica com eletrostática, garantindo o ar ideal para a respiração humana.

Há ainda alguns filtros compostos por uma camada de carvão ativado – material que tem o poder de purificação, pois é capaz de coletar seletivamente gases e impurezas e armazená-los em seus poros.

Com mais essa proteção, além de um ar totalmente puro, o motorista e passageiros se verão livres de odores indesejáveis.

 

Importância do Filtro do Ar Condicionado

filtro de ar condicionado importancia
As consequências negativas da poluição à saúde podem ser graves

Você pode ter se perguntado por que é tão importante evitar respirar o ar poluído dos grandes centros urbanos.

É importante porque no ar se encontram bactérias, fungos e vírus que podem deixar qualquer pessoa doente.

E quem está no meio do trânsito é ainda mais suscetível à poluição, porque pode estar andando atrás de um caminhão, por exemplo, que solta grandes quantidades de gases poluentes oriundos da queima de óleo diesel.

Se você respirar diretamente a fumaça que sai do escapamento desse caminhão, partículas tóxicas vão parar dentro do seu pulmão.

Quando isso acontece ocasionalmente não há problema, mas imagine um pulmão que recebe diariamente doses desses gases. Quais as consequências para a saúde da pessoa ao longo dos anos?

Acha que estamos exagerando? Pois saiba que, no Brasil, o número de brasileiros internados por conta de problemas respiratórios já é maior do que os que possuem doenças no coração.

E já foram publicados estudos que relacionaram boa parte dessas internações diretamente ao aumento no tráfego de veículos e, consequentemente, da poluição do ar.

Uma reportagem publicada em dezembro de 2016 da revista Saúde falou sobre estudos que mostram que o impacto da poluição atmosférica na saúde é ainda maior do que se imaginava.

A pesquisadora Barbara Maher, da Universidade de Lancaster, dá um exemplo: “Chegamos à conclusão de que a má qualidade do ar pode causar danos ao cérebro e, por tabela, contribuir para o surgimento ou agravamento de doenças como o Alzheimer.”

Ainda acha que o filtro de ar condicionado não é tão importante assim?

 

Cuidados com Ar Condicionado

Como já falamos, o filtro de cabine, apesar de ser chamado de filtro de ar condicionado, existe mesmo em veículos que não possuem climatização.

Portanto, todos os benefícios de que falamos até agora são aproveitados por proprietários desses veículos também. Mas quem possui também um sistema de ar condicionado tem benefícios extras.

Primeiro, obviamente, pelo conforto. Especialmente nos dias quentes de verão, encarar o trânsito sem a possibilidade de refrescar o interior do veículo é uma tortura.

Mas não é só isso. O ar condicionado não controla somente a temperatura dentro da carroceria, mas também a umidade.

E isso tem implicações positivas na saúde dos passageiros, assim como a existência do filtro de ar condicionado.

Por quê? Um ambiente úmido é propício ao mofo – que é composto por fungos – e a bactérias, ácaros e vírus.

Com a umidade controlada, esses organismos não encontram as condições necessárias para se reproduzir.

Por conta disso, o ar condicionado é importante especialmente para pessoas que possuem rinite alérgica, que na maioria das vezes é provocada pelos ácaros.

Para que o sistema de ar condicionado proporcione todos esses benefícios, no entanto, ele precisa estar funcionando bem – e, para isso, assim como qualquer outro aparelho, precisa de limpeza e manutenção.

Esses cuidados são direcionados principalmente ao filtro de ar condicionado, que, com o tempo, vai acumulando sujeira e, consequentemente, perdendo a eficiência.

 

Por Que A Atenção Com o Ar Deve Ser Maior no Inverno

filtro de ar condicionado inverno
A preocupação com a limpeza ou troca deve ser ainda maior!

Os problemas com doenças respiratórias – que, como ressaltamos anteriormente, têm ligação com a qualidade do ar — são muito mais comuns no inverno.

Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), o pico de internações por esse tipo de doença é de maio a agosto, os meses mais frios do ano.

Além do fato de as pessoas se aglomerarem mais em ambientes fechados, tornando mais fácil a proliferação das doenças, as mudanças bruscas de temperatura prejudicam o sistema imunológico, deixando nossos organismos mais frágeis.

É por isso que os cuidados para prevenir a ocorrência de doenças respiratórias precisam ser maiores nessa época do ano.

O que costuma acontecer, no entanto, é que apenas no verão os motoristas se preocupam em limpar ou trocar o filtro de ar condicionado.

Afinal, costuma-se usar muito mais a função de refrigeração em dias quentes do que o aquecimento em dias frios – quando, muitas vezes, estar bem agasalhado e com as janelas fechadas já resolve.

Poucos se dão conta, porém, que o filtro de ar condicionado trabalham o tempo todo reciclando o ar que vem de fora, mesmo que o sistema de climatização esteja desligado.

Se somarmos, portanto, o acúmulo de sujeira no filtro com a baixa imunidade do motorista e passageiros, temos um cenário em que o risco de contrair uma doença é muito maior.

Problemas Que o Filtro Sujo Pode Causar

Quando o filtro está sujo demais, a primeira consequência é que o ar condicionado não será mais tão potente para climatizar o automóvel.

A sujeira acumulada causa uma obstrução no filtro, o que resulta em um fluxo menor de ar enviado para a cabine.

Mas o pior é que os micro-organismos começarão a se proliferar na sujeira que se acumulou no filtro.

O passo seguinte, caso ele não seja limpo, é as bactérias tomarem conta também da tubulação.

Desse modo, o ar que respira quem está dentro do veículo não será mais tão puro assim, e todos aqueles inegáveis benefícios do filtro deixam de existir. Nesse caso, é claro que as chances de contrair uma doença respiratória aumentam.

Se você não tem nenhuma preocupação com a saúde de seu organismo, talvez o prejuízo à saúde do seu bolso seja um argumento mais convincente para persuadir você a limpar ou trocar o filtro.

E não estamos falando em despesas com consultas médicas e remédios, e sim com combustível, o principal gasto de quem possui um veículo. Mas o que tem a ver a sujeira no filtro de ar condicionado com o consumo de combustível?

O sistema de climatização, como você já deve saber, funciona a partir do motor do carro. Se o filtro de ar condicionado tem sujeira em excesso, o propulsor precisará de mais força para puxar o ar.

A quantidade de combustível exigida para isso, evidentemente, é maior do que a necessária para fazer funcionar o ar condicionado quando o filtro está limpo.

Além disso, o carro perde potência e pode acontecer de as impurezas chegarem até o motor, causando algum dano.

Ou seja, motivos não faltam para você se preocupar em deixar o filtro de cabine sempre limpo e em bom estado, não é mesmo?

 

Como Limpar o Filtro do Ar Condicionado do Carro

filtro de ar condicionado quando trocar
Confira abaixo as dicas para fazer uma limpeza eficaz

Ao verificar as condições do filtro, se você notar que há depósitos de poeira e folhas que estão obstruindo a passagem do ar, uma limpeza deve ser feita.

Essa limpeza não deve ser feita com ar comprimido e tampouco com água, caso contrário o filtro poderá ser comprometido com a redução da permeabilidade – o que permitirá aos fungos e bactérias entrar com mais facilidade no veículo.

Ao remover o filtro, primeiro chacoalhe para que o grossa da sujeira saia naturalmente. Depois, utilize um aspirador de pó para remover o restante.

Em seguida, pode ser utilizada também uma escova de estofados ou um pano úmido – mas passe com muito cuidado e suavidade, para não danificar as pregas do filtro.

Por fim, utilize um spray especial, destinado justamente para a limpeza de filtros de cabine. Há mais de um tipo desse produto – inclusive um em forma de granada fumegante, que é ativada dentro do carro com o ar condicionado ligado.

Seja qual for o tipo e marca do spray, é muito importante que você leia atentamente as instruções de uso na embalagem – caso contrário poderá acabar inutilizando o filtro.

Como Fazer a Limpeza em Principais Modelos de Carro

Antes de fazer toda essa função, é necessário encontrar o filtro de ar condicionado, cuja localização muda conforme o fabricante.

Normalmente, ele fica dentro da cabine do automóvel, embaixo do painel ou atrás do porta-luvas.

Mas o filtro também pode estar no compartimento do motor, caso em que deve ser retirado pelo lado de fora do automóvel.

Se não está evidente onde fica o filtro de seu veículo, consulte o manual do fabricante, que certamente traz essa informação.

Outra maneira de saber onde fica o filtro é pesquisando no Youtube. Há vários vídeos de pessoas mostrando como retirar o item, seja para limpeza ou troca. Procure, então, pelo nome do modelo ou fabricante mais a palavra “filtro”.

No Chevrolet Cobalt, por exemplo, o filtro fica atrás do porta-luvas, que pode ser removido retirando duas travas com uma chave de fenda. Neste vídeo você vê como fazê-lo.

Não se sente seguro para fazer isso pois tem medo de danificar alguma peça do veículo? Então, o melhor a fazer é pagar um mecânico para fazer a limpeza do item.

Se o seu carro foi fabricado antes de 2000, pode ser que ele nem tenha filtro. Nesse caso, fazer uma adaptação e colocar essa peça não é recomendável, pois pode comprometer outras partes do veículo, já que é uma modificação das características de fábrica.

 

A Higienização do Filtro é Suficiente?

É claro que, se você vive em uma cidade pequena do interior, em que a poluição atmosférica é menor, o filtro não sujará tão rapidamente quanto o de um veículo que trafega diariamente pelas ruas de São Paulo, por exemplo.

Seja como for, recomenda-se que a limpeza do filtro de ar condicionado seja feita, em média, pelo menos uma vez a cada seis meses.

Mesmo tomando esse cuidado, porém, o filtro não deve ser utilizado para sempre. Com o tempo, pequenas colônias de bactérias podem persistir às sucessivas limpezas.

Assim, o recomendável é trocá-lo por uma peça nova. Um filtro de ar condicionado não é caro. Ele pode ser comprado por menos de R$ 20.

Mas quando o proprietário não teve o cuidado de fazer as limpezas periódicas, pode ser que nem mesmo a troca do filtro seja suficiente.

As bactérias e fungos podem acumular e comprometer todo o sistema de ar condicionado, exigindo uma limpeza completa.

Em matéria no site do programa Auto Esporte, Luciano Ponzio da Silva, responsável pelo aftermarket da Freudenberg Não Tecidos no Brasil (fabricante de filtros), explica.

“Nesses casos, é preciso desmontar o painel do carro inteirinho para chegar ao evaporador, que parece um radiador de carro e é o responsável por deixar o ar gelado. Todas as peças têm de ser retiradas e limpas.”

Segundo ele, depois tudo deve ser montado de novo, incluindo a ligação de componentes eletrônicos que ficam no painel, o que encarece a mão de obra.

O resultado é que o dono do veículo desembolsará mais de R$ 500, e ainda terá de ficar três dias com o carro no mecânico, de acordo com Silva.

 

Quando Trocar o Filtro do Ar Condicionado

filtro de ar condicionado como limpar
É importante conhecer os indícios da saturação

Não é possível afirmar um tempo exato para determinar quando a limpeza não é suficiente e o filtro precisa ser trocado.

À revista Quatro Rodas, Antônio Gaspar, diretor técnico do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de São Paulo (Sindirepa-SP) afirmou que, se o motorista roda com frequência em vias urbanas com alto tráfego de caminhões ou em estradas de terra, em poucos meses o filtro está saturado.

Na mesma matéria, Rogério Marcos Rovella, dono da Ar Car (oficina especializada em ar condicionado automotivo) dá uma dica para verificar se a troca é necessária: observar o fluxo de ar nos difusores do painel.

“Se o motorista está acostumado com um determinado tipo de ‘vento’ na posição 2 do ventilador e de repente precisa passar para a 3 ou 4 para ter o mesmo efeito, é um indício de saturação”, sugere Rovella.

Outra recomendação de Gaspar é estar atento aos cheiros. Quando há um odor estranho no interior do veículo, na maioria das vezes o dono pensa que se trata de alguma sujeira impregnada no estofamento.

O que pode acontecer é esse cheiro estranho estar vindo do filtro de ar condicionado sujo. Basta, então, verificar qual é o seu estado e trocá-lo. Se o odor sumir, está resolvida a questão.

Quem tem um veículo e é responsável quanto à sua manutenção envia ele periodicamente a um mecânico de confiança para revisão.

Nossa dica final é, se você quiser evitar o trabalho de remover e limpar o filtro o tempo todo por conta própria, adquirir o hábito de trocá-lo nessas ocasiões.

Como não é um equipamento caro e o automóvel já está no mecânico de qualquer maneira, vale a pena deixar a troca nas mãos de um profissional, que aproveitará para checar se o sistema de ar condicionado está em boas condições como um todo.

 

Conclusão

filtro de ar condicionado automotivo
Entendeu por que é fundamental redobrar os cuidados no frio?

Agora que você já sabe da importância de ter um filtro de ar condicionado limpo em seu veículo, que tal verificar qual o estado desse equipamento?

Esse é um cuidado que o proprietário do automóvel precisa ter o ano inteiro, mas é ainda mais importante no inverno.

Isso porque nos meses com temperaturas baixas a ocorrência de doenças no sistema respiratório é maior.

Mesmo que você não utilize o ar condicionado para aquecer o interior de seu carro no inverno, a limpeza deve ser feita.

Afinal, o filtro está trabalhando o tempo todo, pois a cabine segue recebendo ar externo, que está repleto de poeira e micro-organismos.

Além da questão da saúde, lembre-se que o consumo de combustível é maior quando o filtro de ar condicionado está sujo e o motorista ativa o sistema de climatização.

Isso porque exige-se mais do propulsor para puxar o ar para dentro. Limpar o filtro é, portanto, também uma questão de economia de combustível.

Se, mesmo com nossas explicações, você não se sente seguro para limpar ou trocar o equipamento por conta própria, procure seu mecânico de confiança. Esse é um procedimento simples e barato.

Quer saber mais sobre ar condicionado? Entre em contato ou deixe um comentário abaixo.

O Cuidado com o Filtro de Ar Condicionado no Inverno
5 (100%) 13 votes