Colocar os pés no painel do veículo, com o banco reclinado, enquanto viaja ao lado do condutor, pode ser bastante confortável, porém, o conforto proporcionado por sentar-se nessa posição é equivalente à grandeza das consequências caso aconteça algum acidente, ainda que não seja grave.
Um informativo americano, o Usa Today, relatou, recentemente, o caso de uma americana que, costumeiramente, deixava seus pés sobre o painel do veículo.
Um dia, ao se envolverem, ela e o condutor, em um acidente, com a ação do airbag, a passageira sofreu graves lesões em suas pernas e também no seu rosto, tendo seu nariz quebrado com o impacto das pernas no rosto.
Além das lesões nas pernas e na face, regiões mais propícias a lesões em casos como esse, a americana quebrou também o braço.
Por que essa postura pode causar consequências graves?
O caso da americana que mantinha as pernas sobre o painel não foi causado pela gravidade do acidente, mas sim pelo efeito do airbag contra o seu corpo.
Um airbag, ao ser acionado por uma colisão, não necessariamente grave, infla de forma mais rápida que, supostamente, o impulso dado pelo acidente ao corpo do ocupante do veículo.
Pela rapidez da sua ação, a força da com que ele age também é grande, por isso a periculosidade que essa ação pode exercer sobre o mau posicionamento do passageiro no veículo.
Deve-se levar em consideração que todos esses fatos acontecem por motivos de o airbag não ter sido projetado para proteger uma pessoa acomodada com os pés sobre o painel.
Por isso, ainda que não haja nenhuma norma específica relativa à postura segura a ser adotada pelo passageiro, é preciso que se tenha cuidado e evite adotar uma postura diferente da comumente utilizada por passageiros e condutores: com os joelhos flexionados e os pés sobre a base inferior do veículo.
Conforme o relatado, as lesões sofridas pela passageira foram bastante graves, impedindo até mesmo que ela pudesse voltar ao seu trabalho, em vista das dificuldades para manter-se em pé por muito tempo, exigidas no desempenho de suas funções.
Modificando a postura para a segurança
O acidente que causou as lesões não foi, de fato, classificado com gravidade suficiente para ter causado tantos danos.
Assim, percebe-se o quanto a posição do passageiro pode ser perigosa quando associada à possível ação de um airbag em caso de acidentes.
Entretanto, mesmo sem a ação do dispositivo de segurança, pode-se apontar sérios riscos para o passageiro que viaja com os pés sobrepostos ao painel, apesar de o airbag, nessa situação, não poder amenizar os riscos em caso de acidente.
Conclusão
A única forma de diminuir os riscos de graves consequências em caso de acidente é, de fato, não viajar com os pés sobre o painel do veículo.
Assim, caso ocorram acidentes, o dispositivo de segurança comportado pelo veículo agirá em conformidade com o que foi projetado, garantindo a segurança dos passageiros, bem como pressupõe sua funcionalidade.
Referência:
- https://www.usatoday.com/