Saiba Por que Você Nunca deve Colocar os Pés no Painel do Veículo

Consulte qualquer veículo pela placa.
A Lei n° 14.071/2020 - conhecida como Nova Lei de Trânsito - fez grandes alterações no CTB, a partir de 12 de abril de 2021. O cenário com a nova legislação é ideal para cancelar multas e evitar a perda da CNH. O momento para recorrer é agora. Você foi multado e quer evitar mais problemas com multas de trânsito? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA da sua multa de trânsito!
perigo colocar os pés no painel do veículo
Razões para nunca colocar os pés no painel do veículo

Colocar os pés no painel do veículo, com o banco reclinado, enquanto viaja ao lado do condutor, pode ser bastante confortável, porém, o conforto proporcionado por sentar-se nessa posição é equivalente à grandeza das consequências caso aconteça algum acidente, ainda que não seja grave.

Um informativo americano, o Usa Today, relatou, recentemente, o caso de uma americana que, costumeiramente, deixava seus pés sobre o painel do veículo.

Um dia, ao se envolverem, ela e o condutor, em um acidente, com a ação do airbag, a passageira sofreu graves lesões em suas pernas e também no seu rosto, tendo seu nariz quebrado com o impacto das pernas no rosto.

Além das lesões nas pernas e na face, regiões mais propícias a lesões em casos como esse, a americana quebrou também o braço.

Consulte qualquer veículo pela placa.

 

Por que essa postura pode causar consequências graves?

mannequin in a car
Um airbag, ao ser acionado por uma colisão, infla de forma mais rápida que o impulso dado ao corpo

O caso da americana que mantinha as pernas sobre o painel não foi causado pela gravidade do acidente, mas sim pelo efeito do airbag contra o seu corpo.

Um airbag, ao ser acionado por uma colisão, não necessariamente grave, infla de forma mais rápida que, supostamente, o impulso dado pelo acidente ao corpo do ocupante do veículo.

Pela rapidez da sua ação, a força da com que ele age também é grande, por isso a periculosidade que essa ação pode exercer sobre o mau posicionamento do passageiro no veículo.

Deve-se levar em consideração que todos esses fatos acontecem por motivos de o airbag não ter sido projetado para proteger uma pessoa acomodada com os pés sobre o painel.

Por isso, ainda que não haja nenhuma norma específica relativa à postura segura a ser adotada pelo passageiro, é preciso que se tenha cuidado e evite adotar uma postura diferente da comumente utilizada por passageiros e condutores: com os joelhos flexionados e os pés sobre a base inferior do veículo.

Conforme o relatado, as lesões sofridas pela passageira foram bastante graves, impedindo até mesmo que ela pudesse voltar ao seu trabalho, em vista das dificuldades para manter-se em pé por muito tempo, exigidas no desempenho de suas funções.

 

Modificando a postura para a segurança

boy using safety belt when entering the car
A melhor opção é manter boa postura
Consulte qualquer veículo pela placa.

O acidente que causou as lesões não foi, de fato, classificado com gravidade suficiente para ter causado tantos danos.

Assim, percebe-se o quanto a posição do passageiro pode ser perigosa quando associada à possível ação de um airbag em caso de acidentes.

Entretanto, mesmo sem a ação do dispositivo de segurança, pode-se apontar sérios riscos para o passageiro que viaja com os pés sobrepostos ao painel, apesar de o airbag, nessa situação, não poder amenizar os riscos em caso de acidente.

 

Conclusão

Relaxed person with feet on dashboard during car trip

A única forma de diminuir os riscos de graves consequências em caso de acidente é, de fato, não viajar com os pés sobre o painel do veículo.

Assim, caso ocorram acidentes, o dispositivo de segurança comportado pelo veículo agirá em conformidade com o que foi projetado, garantindo a segurança dos passageiros, bem como pressupõe sua funcionalidade.

Você ainda não me acompanha no Youtube? São quatro vídeos INÉDITOS toda semana 100% gratuitos.  Clique AQUI e acesse agora meu canal do Youtube!

 

Referência:

  1. https://www.usatoday.com/

 

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.