Tudo Sobre Pneus: O Guia Absolutamente Completo

É claro que ninguém precisa saber absolutamente tudo sobre pneus para dirigir um veículo de qualquer tipo pelas vias públicas brasileiras.

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Mas também é verdade que esse conhecimento não deixa de ser bastante útil.

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https://www.youtube.com/watch?v=WYlm0K212-w

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Um motorista que entende tudo sobre pneus certamente não sairá de casa sem ter certeza de que eles estão em ótimas condições.

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O benefício é uma chance muito menor de se envolver em acidentes.

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Porque pneus em mau estado frequentemente resultam na perda do controle do veículo.

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Para ter um exemplo da importância do pneu para a estabilidade do carro, imagine que você está dirigindo em uma estrada sinuosa, de muitas curvas.

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Você já deve ter reparado que, quanto maior é a velocidade, mais seu corpo é jogado para o lado oposto enquanto a curva está sendo feita, não é mesmo?

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O que provoca isso é a força centrífuga, apenas uma das várias leis da física que atuam no deslocamento de um veículo por uma rodovia.

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Pois a centrífuga não joga somente o corpo do motorista e passageiros para o lado. Joga o veículo para fora do traçado da curva também.

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O que acontece é que, no desenvolvimento do carro, tudo isso é previsto.

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Sua suspensão, aerodinâmica da carroceria, freios e outros componentes trabalham para que ele se mantenha na curva, conforme os comandos dados na direção.

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Mas o que isso tem a ver com o pneu?

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Ele é fundamental para que o veículo não deslize na pista por conta da força centrífuga, porque proporciona aderência ao asfalto.

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É claro que o pneu não garante estabilidade em qualquer caso.

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Quando alguém entra rápido demais em uma curva, a força centrífuga é maior que a capacidade de aderência do pneu e o resultado é uma derrapagem.

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Há outras variáveis além da velocidade que aumentam a probabilidade da perda de controle, como o peso do veículo e, é claro, o estado de conservação dos pneus.

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Quanto melhor for o seu estado, maior será a aderência na pista.

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E isso serve não apenas para curvas, mas também na aceleração e frenagem.

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Quando o carro acelera, o pneu transmite o torque do motor para a pista, empurrando o asfalto para trás e jogando o veículo para frente.

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Quando freia, o sentido da força é inverso.

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Mas chega de física.

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A seguir, falaremos tudo sobre pneus de uma maneira mais prática. Sua origem, seus tipos, componentes, calibragem, alinhamento e mais.

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Boa leitura!

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Tudo Sobre Pneus - História

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Os fabricantes precisam de muita pesquisa e tecnologia para desenvolver os pneus.

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É claro que, quando ele foi inventado, em 1845, pelo escocês Robert William Thompson, não era assim.

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Tratava-se de um tubo com várias camadas de tela, impregnada com uma solução de borracha. Por fora, ele era revestido com uma camada de couro.

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Sua segunda versão era composta por vários tubos de borracha com paredes finas, cheios de ar, também revestidos por couro.

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A invenção do escocês era aplicada não em carros – que na época existiam apenas em protótipos, sem produção industrial –, mas sim em carruagens puxadas por cavalos.

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Ideias parecidas começaram a ser utilizadas em 1888, quando surgia o automóvel moderno. A Benz foi a primeira fabricante a produzir em massa carros com pneu de borracha cheio de ar.

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De lá para cá, muita coisa mudou. Se você pensa que o pneu ainda é composto apenas por borracha está enganado.

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Quem sabe tudo sobre pneus entende que ela está presente, sim, mas que eles são compostos por vários tipos de materiais, a maioria sintéticos.

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Segundo o site do Sindicato Nacional de Indústria de Pneumáticos (Sinpec), um pneu de um carro de passeio possui 27% borracha sintética e 14% borracha natural.

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Outros materiais são negro de fumo (28%), derivados de petróleo e produtos químicos (17%), material metálico (10%) e têxtil (4%).

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Claro que essas proporções podem variar conforme o fabricante.

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E pneus para veículos destinados ao transporte de cargas são diferentes, pois são destinados a sustentar pesadas cargas, não a trafegar em altas velocidades.

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Tipos de Pneus

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Para começar, o pneu deve respeitar qual o tipo de veículo.

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Motos, vans, ônibus e tratores também utilizam pneus que obviamente são diferentes daqueles usados em automóveis.

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Mas mesmo os pneus destinados ao mesmo tipo de veículo têm diferenças entre si.

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Eles são desenvolvidos de acordo com a função que desempenharão e as características do terreno em que serão utilizados.

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Algumas das principais categorizações são on road, off road e misto. Veja o que distingue um tipo de pneu do outro:

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1. On Road

São indicados para os veículos que andarão predominantemente no asfalto e em vias pavimentadas.

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Seus sulcos (depois falaremos mais sobre eles) não são tão largos, de modo que a superfície que fica em contato direto com o solo é maior, aumentando a aderência.

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2. Off Road

Ao contrário do pneu on road, o off road tem sulcos mais largos, pois é destinado a terrenos sem asfalto – pistas com muita lama, terra ou asfalto.

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Eles são muito mais robustos e resistentes, mas não devem ser utilizados no asfalto, caso contrário se desgastarão com muita rapidez.

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Vale destacar que, se a sua ideia for andar com o seu automóvel em trilhas e vias com muita lama, buraco e outros componentes de uma típica pista off road, apenas ter o pneu adequado pode não ser o suficiente.

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Há muitos terrenos que só podem ser encarados com responsabilidade no volante de um potente veículo 4x4.

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3. Misto

Quer usar o mesmo veículo nos dois tipos de terreno?

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Então, a melhor opção é o pneu misto, para você não precisar ficar trocando entre on road e off road.

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Seus sulcos são mais largos que o on road, mas não tanto quanto o off.

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Na realidade, apesar da versatilidade, ele puxa mais para o asfalto.

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Se for necessário encarar uma estrada de chão, ele não deixa o motorista na mão. Para trilhas severas, porém, não é adequado.

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Radial ou Diagonal?

Outro tipo de divisão é entre os pneus convencionais, que são conhecidos como diagonais, e os radiais.

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Os primeiros possuem, por dentro, camadas de lonas – compostas por fibras têxteis – sobrepostas.

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Uma passa por cima da outra diagonalmente.

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O pneu radial, por sua vez, é uma tecnologia mais avançada, composto por cordas metálicas que ficam dispostas no sentido perpendicular, na direção do centro do pneu.

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Desse modo, não se desgastam tão rapidamente e proporcionam melhor desempenho em curvas e resposta mais rápidas em frenagens.

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Componentes de um Pneu

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Como ressaltamos anteriormente, para saber tudo sobre pneus é necessário entender que de simples eles não têm nada.

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Estamos falando tanto da parte externa, que conseguimos enxergar, com o desenho de seus sulcos e ranhuras, quanto da parte interna, com várias camadas.

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  • Talão: é a parte internas, que entra em contato direto com o aro da roda. Quando ela trava (em uma frenagem) ou acelera, é a partir do talão que o pneu faz o mesmo;

  • Aro do talão: é um elemento interno do talão, que serve para fixar o talão à roda do veículo;

  • Carcaça: são vários cabos de fibras têxteis colados na borracha. São fundamentais para que o pneu resista à pressão;

  • Lonas: há vários tipos de lonas de reforço que servem para aumentar a proteção e o revestimento do pneu;

  • Banda de rodagem: a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Ou seja, a parte mais externa do pneu, que podemos enxergar;

  • Sulcos: são os buracos, as fendas na banda de rodagem, que acompanham a circunferência do pneu de maneira longitudinal. Sua função é escoar a água para dar maior estabilidade ao veículo;

  • Ranhuras: são buracos menores que os sulcos, também na banda de rodagem. Refrigeram os pneus, pois o ar passa por elas.

  • Flancos: são componentes de borracha que ficam externamente entre o limite da banda de rodagem e os talões. Protegem o pneu contra choques na carcaça;

  • Ombros: é a "esquina", a parte que fica entre a banda de rodagem e o flanco do pneu.

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Quem sabe realmente tudo sobre pneus pode ir no detalhe e citar outros tantos componentes, mas esses listados acima estão entre os principais.

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O Que Significam os Números dos Pneus

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Se você for até seu veículo e observar o seu pneu, vai ver uma série de informações impressas na sua lateral.

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Para saber tudo sobre pneus, é necessário entender o que elas significam. Vejamos algumas delas:

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Medidas

Você vai encontrar marcado em alto relevo no flanco do pneu um número nesse padrão: 175/70R13. Esse é apenas um exemplo, os valores podem variar.

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Esse número corresponde às medidas do pneu. No caso dos valores citados, eles correspondem ao seguinte:

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  • 175: milímetros de largura;

  • 70: percentual em relação à largura que indica a altura. Nesse caso, significa que o valor é 70% de 175 mm, que significa 122,5 mm de altura. Ela é medida da parte que encosta no aro até a banda de rodagem;

  • 13: polegadas de diâmetro. Significa que o pneu é aro 13.

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Pode ser que as medidas estejam expressas de outra maneira, como no padrão 31X10.5R15.

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Nesse exemplo, quer dizer que são 31 polegadas de diâmetro total, 10,5 de largura e 15 polegadas de diâmetro da roda.

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Traction

O valor ao lado dos dizeres “TRACTION” é expresso em letras. Ele diz respeito à aderência do pneu em pista molhada.

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A melhor nota nesse quesito é AA, depois A, B e, por último, C, a categoria que se sai pior quando o asfalto está molhado.

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Temperature

O atrito da banda de rodagem com a pista aquece o pneu.

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O calor em excesso é prejudicial, por isso os pneus são desenvolvidos para dissipar o calor o máximo possível.

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Ao lado de “TEMPERATURE” pode haver a letra A, B ou C. Os pneus da categoria A são aqueles que dissipam melhor o calor e, por isso, esquentam menos, enquanto os da C esquentam mais.

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Treadwear

Diz respeito à rentabilidade e o desgaste natural do pneu.

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É um número que varia de 60 a 700. Quando mais alto ele é, sinal de que o pneu dura mais.

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É claro que outros fatores colaboram, como a calibragem, a condição da pista e o uso que o motorista faz do veículo.

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Mas a qualidade do pneu também conta bastante, e o indicador treadwear mostra isso.

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Peso e Velocidade

Outra marcação que você encontrará é um número de dois ou três algarismos seguido por uma letra.

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Essa informação é referente ao peso máximo suportado pelo pneu e à velocidade máxima na qual ele pode trafegar.

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São, na realidade, códigos. Para saber os valores, é necessário consultar tabelas de equivalência.

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A do peso é a seguinte:

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CódigoKgCódigoKgCódigoKg
6025082475104900
6125783487105925
6226584500106950
6327285515107975
64280865301081.000
65290875451091.030
66300885601101.060
67307895801111.090
68315906001121.120
69325916151131.150
70335926301141.180
71345936501151,215
72355946701161.250
73365956901171.285
74375967101181.320
75387977301191.360
76400987501201.400
77412997751211.450
784251008001221.500
794371018251231.550
804501028501241.600
814621038751251.650
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Já a tabela da velocidade é a seguinte:

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CódigoKm/hCódigoKm/h
A15K110
A210L120
A315M130
A420N140
A525P150
A630Q160
A735R170
A840S180
B50T190
C60U200
D65H210
E70V240
F80ZRMais de 240
G90W270
J100Y300
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Seguindo essas tabelas, portanto, um pneu com o código 105U, por exemplo, aguenta um peso de até 925 kg e pode trafegar a até 200 km/h.

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Calibragem

A calibragem é um procedimento em que é colocada a pressão de ar adequada em um pneu.

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Ela está diretamente relacionada com a estabilidade do veículo.

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O recomendável é calibrá-los a cada 15 dias.

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Isso deve ser feito com os pneus frios, ou seja, que rodaram no máximo 3 km ou que estão parados há pelo menos duas horas.

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Calibragem de Acordo com Veículo e Situação

Para maior segurança, a calibragem precisa respeitar a quantidade de libras recomendada pelo fabricante.

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Esse número pode variar conforme o modelo do veículo.

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A quantidade indicada consta no manual do proprietário, na seção que fala sobre os pneus.

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Se não encontrar, veja se não há uma etiqueta na parte interna da porta do motorista com essa informação.

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Você também pode conferir a relação da calibragem ideal para vários modelos de automóveis e tirar outras dúvidas em páginas como essa do site da Bridgestone. De acordo com a marca, “a pressão correta garante mais segurança e economia aos motoristas”.

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É importante saber que há uma calibragem máxima suportada, impressa na lateral dos pneus.

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Alinhamento

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Quem sabe tudo sobre pneus tem noção da importância do alinhamento dos pneus, também conhecido como geometria.

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O procedimento permite ter as rodas alinhadas na direção correta, o que dá maior estabilidade ao veículo, contribui para maior durabilidade dos pneus e resulta em economia de combustível.

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O alinhamento deve ser feito em todas as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante.

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Também sempre que houver um impacto forte depois de o veículo ter passado por um buraco, pedra, guia ou outro obstáculo.

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Se os pneus ou algum componente da suspensão ou direção forem alterados, também deve ser feito o alinhamento.

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E caso seja notado algum desgaste acima do normal nos pneus ou um comportamento estranho como o veículo puxando para um lado.

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Quando Trocar os Pneus

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Na lateral do pneu, você encontrará gravados os dizeres DOT e um número depois, que corresponde a uma semana e um ano.

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Eis a data de fabricação.

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Geralmente, um pneu trabalha bem por cinco anos.

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A partir daí, ele já não garante a mesma aderência do veículo no asfalto e deve ser trocado.

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Há algumas ocasiões que exigem uma troca ainda mais cedo.

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Como o rompimento e a formação de bolhas. E o desgaste, é claro.

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Os pneus atuais têm, dentro dos sulcos, indicadores de desgaste da banda de rodagem. Eles têm 1,6 mm de altura a partir do fundo do sulco.

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Se a banda de rodagem estiver no mesmo nível dessas elevações, é sinal que o pneu já deu tudo o que tinha que dar e deve ser trocado.

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Caso isso não seja feito, você correrá sérios riscos de se envolver em acidentes com derrapagem.

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Para saber como cuidar bem do seu pneu, assista ao vídeo abaixo, criado pela Bridgestone:

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Multa Por Pneu Careca

Além de prejudicar a segurança do motorista e passageiros, desrespeitar a regra acima é considerado uma infração de trânsito.

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O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não fala especificamente em pneu desgastado, mas traz o seguinte em seu artigo 230, inciso XVII:

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“Art. 230. Conduzir o veículo:

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(...)

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XVIII - em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104;

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(...)

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Infração - grave;

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Penalidade - multa;

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Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;”

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Esse é o enquadramento para a conduta de andar com pneu careca.

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A conduta é caracterizada justamente quando a banda de rodagem chega no nível do indicador dos sulcos do pneu.

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Como estamos falando de uma infração de natureza grave, o valor da multa é de R$ 195,23.

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O número de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é cinco. Lembrando que, segundo o artigo 261 do CTB, a habilitação é suspensa quando o motorista acumula 20 pontos em 12 meses.

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Além disso, o veículo é retido para regularização.

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Geralmente o agente de trânsito libera o carro mediante o recolhimento do CRLV e dá um prazo para a regularização da substituição – que consiste na troca dos pneus.

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Como Comprar Pneu Certo

Agora que você sabe tudo sobre pneus, quando tiver de fazer a troca, já saberá o que precisa observar na hora de comprar um conjunto de pneus novos.

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Confira as orientações no manual do proprietário e veja se as medidas estão de acordo com o tamanho da roda do veículo.

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Consulte a tabela de peso para saber se a capacidade máxima é adequada.

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E, na hora de dirigir, nunca esqueça da tabela de velocidade máxima.

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Os fabricantes recomendam que você use os quatro pneus da mesma marca e modelo, para não prejudicar o controle do veículo.

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Conclusão

Pouca gente dá a devida importância aos pneus. Eles precisam estar sempre em ótimo estado para garantir a máxima segurança no trânsito.

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Pense bem: do que adianta ter um motor super potente e ter muita habilidade no volante se a parte do carro que fica em contato direto com o asfalto – e projeta o veículo para frente na aceleração e para na frenagem – está em más condições?

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Além de garantir que tudo sobre pneus esteja em ordem, recomendamos que você faça revisões periódicas completas em seu veículo.

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É fundamental um equilíbrio. Além da conservação, alinhamento e balanceamento dos pneus, confira como está o sistema de arrefecimento, óleo, faróis, filtro do ar condicionado e tudo o que tiver direito em um bom check up.

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Lembre-se que a sua saúde pode depender da saúde do seu veículo, então, trate-o como ele merece.

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Além da questão da segurança, desrespeitar alguma premissa legal, seja quanto aos pneus ou outros componentes do veículo, pode resultar em multas.

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Mas se você for multado e se julgar injustiçado, podemos ajudar. Sabemos como recorrer de multas como ninguém.

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Referências:

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  1. http://www.fiesp.com.br/sinpec/sobre-o-sinpec/historia-do-pneu/fabricacao/
  2. https://www.bridgestone.com.br/pt/atendimento-ao-cliente/contato
  3. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm
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