Acelerador Eletrônico Vale a Pena? Veja as Vantagens e Desvantagens

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Você já ouviu falar em acelerador eletrônico?

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Está em busca de um carro que tenha essa tecnologia?

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Acredite, é mais fácil do que você imagina dirigir um automóvel que controla a aceleração de forma automática.

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Essa não é uma tecnologia distante dos carros brasileiros, embora não seja conhecida pelos motoristas em geral.

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Por outro lado, quem conhece, aprova.

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E isso acontece porque o acelerador eletrônico tem vantagens sobre o acessório tradicional, que funciona via cabos.

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Mas, afinal, quais carros têm acelerador eletrônico?

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Essa é uma questão que iremos abordar a partir de agora neste artigo.

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Você vai conhecer o que é e como funciona o sensor de aceleração.

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Também vai ver o que é verdade e o que é mito a respeito do delay (atraso) no acelerador eletrônico.

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Será que o tempo de resposta após pisar no pedal é tão lento que isso afeta o desempenho?

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É hora de tirar essa e outras dúvidas.

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Esclarecerei, ainda, como funciona o potenciômetro e por que ele é tão importante para a tecnologia de aceleração eletrônica.

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E, quando falarmos em desvantagens do sistema, confira em que momentos elas podem afetar o seu financeiro.

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Acompanhe nosso artigo e mantenha-se bem informado e atualizado sobre as novidades no mercado automobilístico.

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Boa leitura!

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O Que é Acelerador Eletrônico (Drive by Wire)

Por incrível que pareça, muitos motoristas brasileiros buscam saber o que é o acelerador eletrônico.

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No entanto, conhecer melhor o funcionamento do carro é muito importante para não ser pego desprevenido na estrada.

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Na verdade, a caracterização do acelerador eletrônico é bastante simples.

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Neste sistema, o chamado cabo convencional do acelerador é eliminado.

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Assim, conforme você pisa no acelerador, a resposta se dá de forma eletrônica e não mais física, por cabos.

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Conforme a montadora Volkswagen explica, esse é um sistema proativo, o qual “garante conforto ao dirigir, sem solavancos, com economia de combustível e menor emissão de poluentes.”

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Dessa forma, estamos falando de uma evolução do acelerador.

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E como tantas outras novidades automotivas, o acelerador eletrônico surgiu como uma tecnologia que não foi pensada para veículos de passeio, mas, sim, para carros de Fórmula 1.

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Isso não é incomum.

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Basta lembrar que os motores turbo também surgiram na Fórmula 1 e, hoje, são comuns nas estradas do Brasil, inclusive em carros que custam abaixo de R$ 50 mil.

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O acelerador eletrônico recebe diferentes nomes, variando conforme o fabricante do automóvel.

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A BMW denomina o acelerador eletrônico Throttle-by-wire. Já em carros Fiat, o acelerador eletrônico é indicado como Drive-by-wire. Nos veículos Volkswagen, o acelerador eletrônico é chamado EGÁS.

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As nomenclaturas mudam, mas a função do acelerador eletrônico, em cada um, é a mesma.

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Agora que você sabe do que se trata, explicarei como ele funciona.

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Como Funciona o Acelerador Eletrônico

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É claro que um acelerador eletrônico tem diferenças em relação ao convencional, que se vale de cabos para responder à força empregada pelo motorista no pedal.

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Mas, no que eles se diferem, exatamente?

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A versão eletrônica conta com um componente fundamental, chamado potenciômetro.

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O que ele faz é reconhecer a posição do acelerador para, em seguida, enviar um sinal a uma central eletrônica.

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É ali, nesse centro de inteligência do carro, que o sinal é cruzado com outras informações, incluindo a rotação do motor em movimento.

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A partir do movimento, retorna um comando para o atuador eletrônico, que, por sua vez, abre o chamado corpo de borboletas, para que seja direcionada uma determinada quantidade de ar ao motor.

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Por fim, temos a aceleração propriamente dita, e a transmissão da informação para as rodas.

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Contudo, isso parece complicado demais. Será que não afeta o tempo de resposta?

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De fato, o sistema de aceleração eletrônica é levemente mais lento, mas nada que seja perceptível pelo motorista.

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O que pesa contra a tecnologia, na verdade, é o seu custo, especialmente no que se refere à manutenção.

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O grande “problema” do acelerador eletrônico está no alto preço das peças para reposição e na exigência de mão de obra qualificada.

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Se precisar de um reparo, talvez você tenha bastante trabalho para encontrar um mecânico que possa auxiliá-lo.

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Além disso, quanto mais moderno for o carro, maiores serão os custos de manutenção.

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E as manutenções devem ser, de certa forma, frequentes.

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A revisão periódica é importante para que o motorista fique tranquilo na estrada.

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Por isso, faça a revisão conforme a indicação do manual do proprietário.

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No próximo tópico, explicarei qual a função do pedal do acelerador eletrônico. Então, siga a leitura.

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Qual é a função do pedal do acelerador eletrônico?

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Essa é uma curiosidade interessante, embora você já deva imaginar a resposta.

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Conforme a pressão aplicada sobre o pedal, o motorista indica se deseja acelerar ou desacelerar e a velocidade com que deseja que isso aconteça.

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Ou seja, não há diferenças, nesse item, em relação ao de um acelerador tradicional.

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O site Kitest que produziu uma reportagem na qual testou o acelerador eletrônico, explica que o pedal possui duas pistas que informam seu posicionamento e têm como resposta um valor de tensão.

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Assim, quanto mais o pedal é pressionado, maior deve ser o valor de tensão nas pistas.

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O que muda entre os diferentes modelos são os valores de sincronização dos pedais.

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Para entender melhor, vale falar do exemplo do “acelerador eletrônico nervoso”, assim chamado pelo site Dr. Carro para se referir ao SpeedPro, do Peugeot 207.

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Sua configuração foi desenvolvida para melhorar o tempo de resposta do veículo ao comando do motorista.

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Para explicar, vale lembrar que há um pequeno atraso entre o momento em que o condutor pisa no pedal até a efetiva aceleração ou desaceleração.

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É exatamente isso que o SpeedPro evita.

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O SpeedPro diminui este retardo e melhora sensivelmente as respostas do acelerador, antecipando o torque do motor e adiantando as retomadas de velocidade e aceleração, informa a publicação.

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Dessa forma, o SpeedPro é defendido como uma boa escolha para os motoristas que querem ainda mais conforto na estrada.

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Por falar em conforto, esta é uma das vantagens do acelerador eletrônico. Mas ainda há outras, como você verá no próximo tópico.

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Vantagens do Acelerador Eletrônico

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Se o acelerador eletrônico se tornou tão popular no Brasil e também no mercado de veículos dos Estados Unidos e da Europa, há boas razões para isso.

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Várias publicações especializadas têm feito elogios à tecnologia, mesmo havendo o problema do atraso na resposta, como já comentei.

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Este artigo da Widmen, por exemplo, elege seis vantagens principais.

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Confira:

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  • maior suavidade e controle nas acelerações
  • resposta mais ágil do motor
  • fim dos “trancos” ao tirar o pé do pedal
  • fim das vibrações com origem no motor
  • maior controle da chamada marcha lenta
  • economia de combustível(essa é uma ótima notícia)
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Em outra reportagem, agora do site da revista Quatro Rodas, o destaque é para o fato de a tecnologia evitar o chamado “lugging”.

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Mas o que é isso?

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Segundo a publicação define, significa acelerar fundo com o motor em baixa rotação sem redução de marcha.

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“Dessa maneira, não adianta pisar, pois a eletrônica modulará o sinal”, informa.

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Mas as vantagens não acabam por aí.

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Outro ponto muito importante é destacado pela Dinamicar Pneus em seu site.

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A empresa relata que, se o motorista precisar retirar o pé do acelerador, o seu funcionamento eletrônico evita uma redução brusca que causa desconforto.

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Assim, torna a desaceleração “um processo mais suave.”

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Mas e na comparação com o acelerador a cabo, que é o modelo tradicional, há outros aspectos a destacar no eletrônico? Sim, há!

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O acelerador a cabo reduz a capacidade de controle durante a aceleração.

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Além disso, o desempenho pode acabar comprometido se houver alguma torção no cabo ou pressão excessiva.

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E há, ainda, os trancos comuns quando o acelerador é submetido a movimentos rápidos para ganho de velocidade ou retirada do pedal.

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Em outras palavras, o acelerador eletrônico é uma tecnologia que dá mais conforto e segurança ao carro.

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Mas, infelizmente, nem tudo é perfeito no mundo da mecânica automotiva.

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Além de todas as vantagens listada, há algumas desvantagens ao utilizar o acelerador eletrônico.

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A seguir, você descobrirá mais sobre elas.

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Desvantagens do Acelerador Eletrônico

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Como vimos, o acelerador eletrônico possui um grande número de vantagens.

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Mas toda a tecnologia tem um preço de compra e também um custo para manter o seu funcionamento.

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E o acelerador eletrônico não é exceção.

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Provavelmente, a maior desvantagem para o dono do veículo equipado com o acelerador eletrônico é o gasto com manutenção e a exigência de mão de obra especializada.

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Por isso, procure sempre uma mecânica especializada e de qualidade para consertar ou revisar o seu carro.

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O barato sai ainda mais caro, pode ter certeza.

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Afinal, o sistema do acelerador é muito mais complexo do que o acelerador a cabo.

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Mas o quão caro ele é?

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Vamos utilizar, como exemplo, os valores do corpo de borboletas eletrônico, que é um componente do acelerador eletrônico.

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Uma rápida busca pela internet nos retorna valores como R$ 477,00 ou R$ 522,00 pelo acessório.

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É um preço que se paga também pela maior segurança, concorda?

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Não dá para deixar seu carro na mão de qualquer profissional, tampouco se sujeitar a peças usadas, recauchutadas ou de origem duvidosa.

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Procure o preço mais baixo, mas fique atento para a indicação de garantia para o produto.

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No próximo tópico, darei um exemplo de como funciona o conserto de problemas no acelerador eletrônico, para você entender como esse procedimento acontece, na prática.

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Como o Acelerador Eletrônico é Consertado?

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Vamos dar, agora, um exemplo real de como funciona o conserto de problemas no acelerador eletrônico.

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No site Dicas de Mecânica, foi analisado um caso de defeito no sistema em um automóvel Fiat Uno.

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O funcionamento do carro era normal, mas o motor perdeu a aceleração e, no painel, constatou-se o acendimento da luz da injeção eletrônica.

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Nessas situações, um equipamento bastante utilizado pelas oficinas mecânicas especializadas é o scanner automotivo.

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Nesse caso específico, o scanner automotivo mostrou os defeitos na memória de unidade.

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O mecânico descobriu o defeito ao analisar o cabo conector, que estava com mal contato.

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Ao ser realizada a troca, o problema já não mais existia.

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“Este defeito pode parecer simples de se resolver, mas na maioria dos casos não damos a menor atenção para conectores e viramos todos os nossos esforços para peças mais complexas”, relata a publicação.

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Fica a dica: procure uma oficina mecânica especializada e de confiança para não ser enganado na hora do conserto.

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Um profissional que age com má fé poderia afirmar que é preciso comprar determinada peça, enquanto apenas a substituição do conector já resolveria o problema.

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Porém, alguns problemas apresentados nos aceleradores podem vir direto de fábrica.

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Nesse caso, é importante que você saiba como distingui-los. Por isso, leia a próxima seção.

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Existem casos de defeito de fábrica de aceleradores?

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É importante que você esteja ciente quanto ao fato de alguns problemas no acelerador virem direto de fábrica.

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Para você ter uma ideia, houve um caso muito famoso envolvendo a Toyota, que registrou o maior número de vendas de carros em 2013.

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Você conhece o caso?

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Nesta reportagem do portal G1, de março de 2014, a notícia indica que a Toyota teria que pagar US$ 1,2 bilhão por problemas de acelerador nos EUA.

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Observe que não estamos falando de uma multa qualquer.

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No entanto, a Toyota admitiu que iludiu consumidores norte-americanos, omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava um tipo de aceleração involuntária.

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Como manda a lei, a montadora japonesa realizou o recall dos carros com defeito.

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O recall também foi realizado no Brasil.

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Com relação a defeitos de fábrica envolvendo o acelerador tradicional ou o elétrico, fique atento aos comunicados de recall nos meios de comunicação.

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O recall envolve diretamente a segurança de todos os membros de sua família e é uma forma de proteger os consumidores de defeitos que são responsabilidade das montadoras.

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Agora que você está munido de todas as informações técnicas necessárias sobre carros com acelerador eletrônico, acompanhe o próximo tópico para saber quais são os modelos disponíveis que apresentam esse mecanismo.

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Quais Carros Têm Acelerador Eletrônico

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Você talvez tenha ouvido falar pouco sobre o acelerador eletrônico e, por isso, acredita que essa é uma tecnologia restrita a veículos vendidos fora do Brasil.

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O mais surpreendente não é saber que o mercado nacional está recheado de opções e que esse acessório tem se tornado, cada vez mais, um item de série em carros fabricados por aqui.

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O interessante é que talvez você já venha usufruindo dessa tecnologia sem saber.

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Quer um exemplo?

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Se você optar por comprar um carro da montadora Fiat, encontrará o acelerador eletrônico em modelos como Palio, Uno, Strada e Grand Siena.

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Caso queira adquirir um automóvel com acelerador eletrônico, não será difícil encontrar opções.

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Mas ao optar por comprar um carro usado ou mesmo seminovo, verifique se não existem problemas no acelerador eletrônico.

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E sabemos que quanto maior for a quilometragem do veículo, maiores são as chances de desgaste de peças.

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Como já avisamos, o sistema do acelerador eletrônico dos veículos necessita de mão de obra especializada em caso de problemas.

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Imagine comprar um carro com defeitos no sistema de aceleração eletrônica?

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Para evitar problemas, peça uma revisão geral antes de efetuar a aquisição.

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No próximo tópico, abordarei um item de enorme importância para os motoristas que utilizam o sistema de aceleração elétrica: os cuidados de manutenção.

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Cuidados com o Acelerador Eletrônico

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Assim como outros equipamentos do carro, o motorista precisa ter uma série de cuidados para não comprometer a eficiência e a durabilidade do acelerador eletrônico.

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É uma regra de “ouro” dos proprietários de veículos: cuide da manutenção do carro para não gastar mais dinheiro no futuro.

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Como vimos, o preço da mecânica especializada e o preço da substituição das peças são bem mais caros do que quando se trata do sistema de aceleração tradicional.

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Todos os cuidados são bem-vindos para economizar, seja pouco ou muito.

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Então, preste bastante atenção nas dicas a seguir.

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Elas podem ser decisivas para evitar dores de cabeça desnecessárias e aproveitar da melhor forma possível a tecnologia do carro que você comprou.

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Dessa forma, quais são os cuidados que todos os motoristas devem ter com relação ao acelerador eletrônico?

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Antes de mais nada, fique atento aos sinais que o carro dá.

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O acelerador eletrônico necessita de informações oriundas de sensores para perceber defeitos.

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Mas quais são os sensores?

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São inúmeros.

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Veja a lista:

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  • Interruptores localizados nos pedais de embreagem e do freio
  • Sensor localizado no pedal do acelerador
  • Interruptor que fica na alavanca de marchas
  • Interruptor de marcha a ré
  • Sensor de velocidade
  • Sensor de posição da borboleta
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Mas o que acontece quando ocorre uma falha no sensor?

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A primeira reação é acender uma luz no painel, indicando que há problemas em algum item.

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Segundo indica a publicação do Dr. Carros, também o corpo motorizado pode estar com alguma falha elétrica ou mecânica.

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Se for o caso, somente a troca poderá resolver o problema.

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Veja que não é indicada a realização de nenhum reparo no corpo, apenas a sua substituição.

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Mas por que não deve ser feito nenhum reparo?

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O motivo é simples.

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Ao tentar consertar o problema, você pode causar outro ainda maior no sistema de aceleração eletrônica do carro.

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Se você perceber qualquer indício de problemas no acelerador eletrônico, procure rapidamente uma mecânica especializada.

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E vale repetir: especializada.

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Não arrisque gastar em um serviço que pode colocar a sua segurança em risco e que não resolva o problema.

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Conclusão

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Neste texto, falei sobre um acessório simples de entender, mas de um funcionamento não tão simplificado.

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acelerador eletrônico supera com vantagens o equipamento tradicional, que funciona por meio de cabos.

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Em razão disso, ele está presente em cada vez mais modelos de veículos. Talvez já esteja até mesmo no seu carro, sem que você tenha se dado conta disso.

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Contar com essa tecnologia aumenta o conforto ao dirigir e ainda oferece maior segurança.

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Quanto aos custos de manutenção, que hoje são altos, eles tendem a se tornar menos agressivos conforme o acelerador eletrônico se populariza.

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Afinal, não custa lembrar que esse é um movimento natural do mercado.

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À medida que mais automóveis fizerem uso dessa novidade e, dessa forma, aumente o número de peças, os preços tendem a cair.

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Assim como ocorreu com o airbag e, principalmente, com os freios ABS, a indústria automobilística amplia a qualidade de seus modelos e o público logo cobra que ela seja estendida a mais carros.

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A palavra de ordem é proporcionar aos proprietários de automóveis cada vez mais proteção e praticidade.

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E o acelerador eletrônico se enquadra bem em ambas as categorias.

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Lembre-se de que eu e o meu time de especialistas do Doutor Multas estamos sempre prontos para ajudar, seja ao oferecer esclarecimentos ou para prestar suporte em um recurso de multa.

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Somos seus parceiros na defesa de seus direitos e respondemos todos os tipos de dúvida e problemas.

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Referências:

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  1. https://www.canaldapeca.com.br/blog/como-funciona-o-acelerador-eletronico/
  2. https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-a-funcao-do-acelerador-eletronico/
  3. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/quais-as-vantagens-e-desvantagens-do-acelerador-eletronico/
  4. https://dinamicarpneus.com.br/o-que-e-acelerador-eletronico
  5. http://www.dicasmecanicas.com/2012/12/fiat-acelerador-eletronico-motor-perde-aceleracao-luz-injecao-acende/
  6. http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/03/toyota-pagara-us-12-bilhao-por-problemas-de-acelerador-nos-eua.html
  7. https://www.doutorcarro.com.br/defeitos-no-acelerador-eletronico-epc/
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