Detran AM: Consulta de Multas, Recurso, IPVA

Se você vive no Amazonas e tem um automóvel ou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já utilizou os serviços do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran AM.

Como órgão executivo de trânsito do estado, cabe a ele planejar, coordenar e colocar em prática uma série de processos que organiza o tráfego de veículos nas vias públicas do Amazonas.

detran am amazonas
Detran AM: Consulta de Multas, Recurso, IPVA

Todas as atribuições gerais do Detran estão descritas no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Algumas delas são:

  • Cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito;
  • Realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento e reciclagem;
  • Estabelecer as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito;
  • Executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis pelas infrações;
  • Inspecionar as condições de segurança veicular, registrar, emplacar e licenciar veículos.

A partir dessas competências, você pode perceber que o Detran AM estará por trás de dos processos burocráticos que envolvem habilitação, multas e condições legais do veículo. Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Ou seja, praticamente tudo o que você precisa respeitar para conduzir um veículo dentro da legalidade está relacionado com as funções do Detran AM.

 

Detran AM

detran am
Descubra qual é a missão do Detran AM

Com 1.559.159,148 km², o Amazonas é o maior estado do Brasil. Sua área supera a de grandes países vizinhos como Peru, Bolívia e Colômbia.

Como a esmagadora maioria do seu território abrange a Floresta Amazônica, a capital Manaus concentra cerca de 50% da população do estado.

Com relação à frota de veículos licenciados no Detran MA, a proporção é ainda mais desigual: são 358.570 veículos no estado, dos quais 340.477 estão registrados em Manaus.

Como autarquia, o Detran AM tem independência administrativa, técnica e econômica. Porém é um órgão vinculado ao Governo Estadual.

A sede do Detran AM fica em Adrianópolis, bairro nobre de Manaus, na Avenida Mário Ypiranga, número 1800.

Segundo anuncia em seu site, a missão do Detran AM é “Promover no Estado do Amazonas um trânsito seguro e humanizado, potencializando a educação e a cidadania, visando, sobretudo, a preservação da vida”.

Prezar pela educação no trânsito é, afinal, outra das competências dos departamentos estaduais de trânsito, segundo o inciso XII do artigo 21 do CTB:

XII – promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN;

Isso é muito fácil de entender. Lembra aquele velho ditado que diz que “prevenir é melhor do que remediar?”.

Pois então, embora seja importante penalizar os motoristas que cometem infrações, conscientizá-los antes que cometam o erro é mais eficiente.

Vale até apelar para os pais de crianças, pedindo que eles sejam bons exemplos a seus filhos no dia a dia do trânsito, como nessa carta aberta enviada em janeiro de 2017.

 Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

Multas Detran AM: Como Consultar

detran am consultar
Você pode consultar as multas no site do Detram AM

Um dos serviços disponibilizados pelo Detran AM em seu site é a consulta à pontuação da habilitação do condutor.

Basta acessar a página de consulta, informar o número do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e inserir o código de verificação que aparecerá na imagem ao lado.

No documento de habilitação, o número consta no lado oposto onde está a foto, abaixo do campo “DATA DE EMISSÃO”, precedido pelas letras AM, que identificam a unidade federativa (UF).

Nos resultados da consulta, aparecerá o nome do condutor, o total de pontos vinculado à habilitação, os pontos referentes aos últimos 12 meses e a lista com todas as infrações cometidas.

Nessa lista, você poderá conferir a data da ocorrência, a placa do carro, o código do órgão autuador, o código do auto de infração, a descrição da infração e o número de pontos correspondente.

 

Pontuação do Condutor: Como Funciona

Você sabe como funciona o sistema de pontuação da carteira de motorista?

O Código de Trânsito Brasileiro classifica as infrações em quatro categorias: leves, médias, graves e gravíssimas.

Cada uma delas corresponde a um determinado número de pontos, que estão especificados no artigo 259:

Art. 259. A cada infração cometida são computados os seguintes números de pontos:

I – gravíssima – sete pontos;

II – grave – cinco pontos;

III – média – quatro pontos;

IV – leve – três pontos.

Ao contrário de um jogo de videogame, ter uma pontuação alta na carteira de habilitação não é uma coisa boa.

 

Limite de Pontos

detran am pontos
Saiba qual é o limite de pontos que cada condutor pode atingir

Consultar a pontuação no sistema que acabamos de indicar é útil porque os pontos vão acumulando e têm limite.

Por exemplo, se você exceder a velocidade máxima permitida em uma via em até 20%, estará cometendo uma infração média segundo o artigo 218, recebendo quatro pontos na carteira.

Se um mês depois estacionar em local que a sinalização (placa) indica como proibido, cometerá uma infração grave segundo o inciso XVII do artigo 181, recebendo mais sete pontos.

Desse modo, terá 11 pontos na sua CNH. E qual o limite? Segundo o inciso I do artigo 261 do CTB, quando o motorista atingir a contagem de 20 pontos, seu direito de dirigir será suspenso.

Essa contagem, no entanto, não é eterna. O mesmo trecho da lei afirma que a penalidade será aplicada se se a soma atingir o limite no período de 12 meses.

Veja bem, não é uma contagem anual que inicia em janeiro e termina em dezembro.

A consulta que ensinamos a fazer no site do Detran AM tem um campo que já indica o número de pontos referente a esse período.

Se você quiser tirar a prova real por conta própria, basta pegar a data da última infração que você cometeu e contar 12 meses para trás, somando os pontos de todas as infrações cometidas desde então.

Detran AM: Consulta IPVA

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Segundo a Constituição Federal, cabe aos estados instituir esse tributo:

Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

(…)

III – propriedade de veículos automotores.

No caso do IPVA cobrado no estado do Amazonas, o regulamento da cobrança do imposto consta no Decreto Nº 26.428/2006.

Os casos em que não é necessário pagar o imposto estão descritos no artigo 4º do decreto:

Art. 4º São isentos do imposto:

(…)

VI – veículos automotores com mais de 15 (quinze) anos de uso, a contar do ano de seu primeiro licenciamento no órgão público competente;

Além dos veículos com mais de 15 anos, não pagam IPVA veículos e máquinas agrícolas (que transitam apenas dentro das propriedades), ambulâncias, embarcações e aeronaves.

Em 2017 será cobrada a mesma alíquota aplicada em 2016, descrita no artigo 2º da Resolução Nº 0029/2015 do Gabinete do Secretário de Estado da Fazenda (Gsefaz):

Art. 2º As alíquotas do IPVA são:

I – 3% (três por cento) para veículos de passeio, comercial leve e veículos de esporte ou corrida, com capacidade superior a 1.000 (mil) cilindradas;

II – 2% (dois por cento) para veículos de carga, de transporte coletivo, biciclos, triciclos e demais veículos, inclusive de passeio e comerciais leves com capacidade até 1.000 (mil) cilindradas.

Para a base de cálculo, é usado o valor venal do veículo, segundo o artigo 10 do Decreto Nº 26.428/2006.

Nesse link, do site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), você pode consultar o valor venal do modelo de seu veículo.

No caso de veículo novo, o valor venal será o preço comercial sugerido pelo fabricante. Se o veículo for importado, a regra está descrita no parágrafo 2º do artigo 10:

Tratando-se de veículo novo ou usado, (…) será considerado como base de cálculo o valor constante no documento relativo a seu desembaraço aduaneiro, em moeda nacional, acrescido dos tributos e demais encargos devidos pela importação, inclusive o ICMS, ainda que não recolhidos.

O pagamento do imposto obedece um calendário estabelecido pela Sefaz, em que há datas diferentes de acordo com o final da placa do veículo.

Veja a tabela referente a 2017:

Final da placa 1ª parcela ou
cota única com
10% de desconto
2ª parcela ou
cota única com
5% de desconto
3ª parcela ou
cota única
sem desconto
1 31/1 28/2 31/3
2 28/2 31/3 28/4
3 31/3 28/4 31/5
4 28/4 31/5 30/6
5 31/5 30/6 31/7
6 30/6 31/7 31/8
7 31/7 31/8 29/9
8 31/8 29/9 31/10
9 29/9 31/10 30/11
0 31/10 30/11 29/12

 

Para emitir a guia de pagamento, acesse esse link e insira o código Renavam do seu veículo. Ele consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), no campo “CÓD. RENAVAM”.

Você encontrará as opções dos boletos referentes às três parcelas ou à cota única. Aí basta clicar no desenho da impressora e imprimir a guia de pagamento.

Ela poderá ser paga nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF), Unibanco, Bradesco e agências lotéricas. Correntistas do Banco do Brasil poderão pagar nos caixas de autoatendimento do banco ou pelo internet banking.

 

Detran AM – Licenciamento 2017

detran am licenciamento 2017
O licenciamento deve ser renovado todo ano

Para circularem pelas vias públicas, os veículos brasileiros precisam estar com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em dia.

Ele deve ser renovado todos os anos, no processo chamado de licenciamento anual do veículo.

Só é possível renovar o licenciamento após a quitação do IPVA e do seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).

A data do pagamento do licenciamento será a mesma do vencimento da última parcela ou da cota única do IPVA. Portanto, o calendário é o seguinte

Final da placa Vencimento do licenciamento
1 31/3
2 28/4
3 31/5
4 30/6
5 31/7
6 31/8
7 29/9
8 31/10
9 30/11
0 29/12

 

Para emitir a guia de pagamento, acesse esse link, selecione “Licenciamento Anual 2017”, insira o código Renavam, CPF e o código de verificação.

Se você está com licenciamento atrasado, não poderá emitir a guia e deverá se dirigir a um posto de vistoria do Detran.

Uma novidade do ano de 2017 é que é possível parcelar os débitos referentes ao licenciamento. A novidade foi anunciada no dia 12 de abril pelo diretor presidente do Detran AM, Leonel Feitoza.

Segundo ele, o parcelamento atende uma reivindicação antiga dos usuários que não conseguem realizar o licenciamento à vista e acabam tendo o veículo retido.

Outra novidade é que o motorista autuado por estar com licenciamento, multas ou IPVA em atraso poderá quitar a dívida na hora, evitando que o carro fique retido pelo órgão de trânsito.

 

Guia Completo Para Recorrer de Multas no Detran AM

detran am guia
É possível recorrer ao Cetran em caso de recurso negado

No Amazonas ou em qualquer outro estado brasileiro, o condutor tem o direito a recorrer a qualquer multa que tenha recebido.

Isso independe das circunstâncias, da gravidade e da razão. Caso o condutor recorra, todos esses fatores serão julgados, mas o importante é que ele não será penalizado sem ter a oportunidade de se defender.

Não se trata de nenhum favor do Detran AM ou de qualquer outro órgão, e sim uma disposição da Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LV:

LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Dito isso, vamos ensinar como recorrer a uma multa de trânsito. Antes, você precisa entender que nem todas as multas são aplicadas pelo Detran, pois há outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) com a outorga de aplicar multas.

Em uma rodovia federal, por exemplo, a responsabilidade pela autuação será da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Seja qual for o órgão autuador, em até 30 dias após a infração você receberá, em sua casa, a Notificação da Autuação (NA).

Nela, constará as orientações para exercer a defesa prévia, na qual é possível apontar possíveis erros na abordagem do agente de trânsito ou na própria NA.

Depois de enviar a defesa dentro do prazo estabelecido, aguarde a resposta. Caso ela seja indeferida, você receberá em breve a Notificação de Imposição de Penalidade (NIP).

A partir da NIP, você terá um prazo para entrar com recurso na primeira instância, que é a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), um órgão colegiado que irá julgar o seu caso e decidir se aceita ou não a sua defesa.

Se a autuação foi feita pelo Detran, a defesa será encaminhada a esse órgão e posteriormente destinada à uma Jari interna.

Não sendo aceito o recurso, é possível recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), a segunda instância.

Exercendo o seu direito de recorrer à segunda instância, a penalidade referente à infração só será aplicada caso o recurso seja negado nessa fase também.

Se você foi multado, saiba como recorrer e não ter pontos na carteira de motorista. Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Dica Extra Para Ter Sucesso Ao Cancelar Multas

detran am dica
Conte com o apoio da nossa equipe para cancelar suas multas

A primeira dica é prestar muita atenção nos prazos para o envio da defesa. Em cada notificação que você receber vai constar a data limite.

Emitindo o recurso fora do prazo, ele sequer será apreciado. Faça o envio por meio de carta registrada, assim será possível comprovar o cumprimento da data.

Para estar sempre a par dos processos administrativos que correm contra você, mantenha sempre o seu endereço atualizado junto ao Detran AM.

Saiba que o órgão autuador também tem prazos a cumprir. A começar pela Notificação da Autuação, que deve ser emitida em até 30 dias após a infração.

Já a Jari tem um prazo legal de 30 dias para apreciar o seu recurso. O mesmo tempo tem o Cetran, a partir do recebimento da defesa.

Caso um desses prazos não seja cumprido, você poderá utilizar esse fato para invalidar a infração, já que o órgão não cumpriu o que está estabelecido pela lei.

A última dica é utilizar sempre argumentos técnicos na sua defesa. Se for tentar desmentir o relato do agente de trânsito, apresente provas.

Não as tem? Então baseie a sua defesa no que diz o Código de Trânsito Brasileiro e tente entender porque o que consta no auto de infração não está de acordo com o dispositivo infracional anotado.

Evidentemente, na maioria dos casos para ter sucesso com um recurso é necessário um bom conhecimento jurídico.

Se você não é especialista na área, não se preocupe, é para isso que estamos aqui. Entre em contato com a equipe Doutor Multas e conte a sua situação. Responderemos com uma análise preliminar gratuita.

 

Situação do Veículo no Detran AM

detran am veículo
Você pode consultar a situação do seu veículo no site do Detran AM

Você já aprendeu, no início do artigo, como pode consultar a pontuação da sua carteira de habilitação.

No site do Detran AM há também sistemas para consultar a situação do veículo. Aqui, entrando com o código Renavam ou número do chassi, você pode conferir se as seguintes informações, registradas junto ao órgão, estão corretas:

  • Proprietário;
  • Placa
  • Marca;
  • Modelo;
  • Cor;
  • Último licenciamento;
  • Vencimento do licenciamento atual;
  • Restrições;
  • Taxas;
  • Total de multas;
  • Seguro e IPVA de anos anteriores e atual.

nesse link do Detran AM, você também insere o código Renavam, dessa vez para conferir a lista de multas vinculadas ao veículo e sua situação (data e descrição da infração, data de vencimento, valor, se está paga ou na fase de notificação etc.).

Perguntas e Respostas

detran am perguntas respostas
Entenda o que fazer em caso de perda da CNH

Confira, abaixo, algumas das perguntas mais frequentes relacionadas aos serviços do Detran AM e as respectivas respostas:

Como tirar a CNH?

Faça autoescola, recebe, retira CNH em um ano se bla bla

Para encaminhar a sua primeira habilitação, você precisa comparecer a um posto de atendimento do Detran AM com cópia de RG, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e dar entrada no Setor de Habilitação.

O processo envolve pagamento de taxas, realização de exames e aulas e provas teóricas e práticas. Sendo aprovado, Permissão para Dirigir (carteira provisória), com validade de um ano.

Como renovar a CNH?

Para renovar a CNH, você deve agendar atendimento na sede do Detran AM ou nos postos de atendimento. Então deve pagar o boleto e, no dia do atendimento, levar originais e cópia de CNH, RG e comprovante de residência.

Confira nesse link a orientação completa.

Perdi minha CNH. O que eu faço?

Você deverá registrar boletim de ocorrência (BO) sobre o extravio ou roubo do documento. Agende atendimento no Detran, leve original e cópia do BO, RG e comprovante de residência e pague o boleto emitido.

  Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

Conclusão

detran am condutor
O Detran é responsável por facilitar processos para o condutor

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran AM) é o órgão executivo de trânsito do estado.

Como órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), deve prezar para assegurar a todos o direito de um trânsito com condições seguras.

Essa é uma premissa que consta no primeiro artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), portanto é a base de toda a legislação brasileira sobre o tráfego de veículos nas vias públicas.

O Detran é, na maioria das vezes, o elo de ligação entre essas leis e o condutor brasileiro.

O órgão, afinal, tem a competência de fiscalizar o cumprimento das regras, controlar o processo de formação, estabelecer diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito, registrar e inspecionar veículos e muito mais.

Outra função muito importante, atribuída aos Detrans pelo CTB, é a promoção e participação em projetos e programas de educação e segurança de trânsito.

Pense bem: em vez de apenas organizar operações de fiscalização e distribuir multas, não é muito mais fácil educar os condutores para que as penalidades não precisem ser aplicadas?

Nesse contexto, você, condutor, também precisa fazer a sua parte. Comece conhecendo melhor o código de trânsito para se tornar um motorista melhor.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Não hesite e deixe um comentário abaixo. Ficaremos felizes em ajudar.

 

Detran AM: Consulta de Multas, Recurso, IPVA
Esse texto te ajudou?