Como e Quando Trocar o Amortecedor do Seu Veículo

Quando trocar o amortecedor?

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Essa pergunta surpreende muitos donos de veículos que sequer achavam necessário substituir o acessório.

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Mas acredite: há situações diversas nas quais será preciso providenciar o serviço.

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E é importante que você esteja aqui, buscando se informar melhor sobre peças automotivas e cuidados com elas.

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Saber o momento certo de trocar o amortecedor pode ser decisivo para evitar o agravamento de problemas no seu veículo no futuro.

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Ou seja, faz diferença também no bolso.

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Mas nem todos pensam assim.

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Muitos motoristas não se interessam em aprender a identificar os “sinais” que o carro dá, indicando que existe algo de errado com ele.

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Para esses condutores, basta girar a chave e sair dirigindo por aí.

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E o que acontece?

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Não sabem quando trocar o amortecedor, nem qualquer outro componente do veículo.

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Esse é um comportamento inadequado e até mesmo irresponsável.

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Se você fizer isso, os problemas irão aumentar com o passar do tempo.

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E problemas maiores significam gastar ainda mais dinheiro na hora de realizar o conserto em uma oficina mecânica.

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Então, pare, reflita e responda:

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Você sabe dizer quando o amortecedor está causando desgaste de outras peças?

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Será que é verdade que amortecedor ruim faz muito barulho?

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E você saberia dizer quais são os cuidados a serem tomados com os amortecedores do carro para aumentar a sua vida útil?

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São muitas perguntas, mas é fundamental que domine o assunto.

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Não se preocupe se você não sabe as respostas para essas e outras perguntas.

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Neste artigo, você vai descobrir quando trocar o amortecedor no momento correto e muito mais.

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Este é um verdadeiro guia completo sobre o tema.

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Então, acompanhe até o fim e fique por dentro de tudo sobre amortecedores.

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Tenha uma ótima leitura!

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Função dos Amortecedores nos Veículos

Antes de falarmos sobre quando trocar o amortecedor, vamos entender melhor sobre essa peça do carro.

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Os amortecedores são parte integrante do sistema de suspensão do veículo.

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Não existe carro que não possua amortecedor, portanto.

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Mas você sabe dizer qual é a função dos amortecedores?

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De forma resumida, eles são responsáveis por deixar o carro estável, ou seja, com as rodas fixas na estrada.

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Como o nome sugere, eles amortecem os impactos com o solo durante a movimentação do veículo.

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Logo, se eles falham, você já sabe quando trocar o amortecedor, pois ficaria desconfortável e até mesmo impossível guiar nessas condições.

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Por que amortecedores são tão importantes?

A falta de estabilidade de um veículo pode acarretar em um grave acidente de trânsito.

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Não é brincadeira.

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Por isso, não dá para correr riscos.

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É preciso saber quando trocar o amortecedor para prevenir esse tipo de situação.

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Além disso, cuidar bem dessa peça garante ao condutor fazer uso de tudo que ela oferece.

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Os amortecedores do carro proporcionam uma série de vantagens para o motorista.

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Veja só algumas delas:

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  • Controle do movimento da suspensão;

  • Redução da distância da frenagem;

  • Diminuição do desgaste dos pneus;

  • Menor desgaste dos componentes da suspensão;

  • Conservação dos pneus em contato permanente com o solo;

  • Controle do movimento das molas;

  • Sustentação do alinhamento das rodas;

  • Domínio da movimentação do veículo, incluindo rodagem, balanço, mergulho e subida na aceleração;

  • Alívio na fadiga do motorista.

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Como é possível perceber, o motorista terá somente vantagens ao cuidar da manutenção dos amortecedores.

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Mitos e verdades sobre amortecedores

Será que é verdade de que ajuda a preservar os amortecedores passar na diagonal por lombadas?

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Isso não passa de um mito.

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Se você fizer isso, irá prejudicar a suspensão e o amortecedor do carro.

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Afinal, vai gerar folgas excessivas e até mesmo o travamento total do carro.

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Portanto, passe por lombadas com uma velocidade baixa, mas sempre em linha reta.

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Outra pergunta sobre amortecedores envolve peças que passaram pelo processo de recondicionamento.

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Será que essas peças têm a mesma eficiência do que peças novas?

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Não é verdade.

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É preciso muita atenção: em vários casos, a peça apenas foi pintada por fora.

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A melhor recomendação é procurar por peças de marca reconhecida e com procedência clara.

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Aliás, tenha também muito cuidado com preços muito baixos.

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Desconfie, pois o barato pode sair caro.

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Por fim, uma última dúvida comum: será que é recomendado trocar os amortecedores somente em pares?

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Sim, faça sempre isso.

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O ideal é que a eficiência dos amortecedores seja igual em todo o sistema.

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Se um dos amortecedores estiver ruim e outro em boas condições, o resultado será o desequilíbrio do carro.

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Na verdade, o melhor seria que você trocasse todos os amortecedores ou pelo menos os pares.

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Por falar nisso, descubra no próximo tópico quando trocar o amortecedor.

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Quando Trocar o Amortecedor do Seu Veículo

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Já vamos adiantando que, quando o momento chegar, faça a substituição.

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Não empurre com a barriga, como se diz.

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Aliás, você sabe o que os amortecedores que perderam a validade fazem com o seu veículo?

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Acredite, eles podem prejudicar bastante o desempenho do carro.

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Os amortecedores ruins aumentam o desgaste dos pneus.

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Também prejudicam outras peças que fazem parte do sistema de suspensão (coxins do motor, por exemplo).

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Isso sem contar a perda da estabilidade do carro, sobre a qual já falamos.

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Por isso, é sempre recomendável ficar de olho para saber quando trocar o amortecedor.

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Mas como saber se os amortecedores estão ruins e prejudicando o desempenho do veículo?

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Vamos de explicar agora!

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Como Saber Se o Amortecedor Está Ruim

Agora, preste atenção para poder identificar os defeitos mais comuns nos amortecedores de carros.

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É muito simples e bastante útil.

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Em primeiro lugar, verifique se não está ocorrendo nenhum vazamento de óleo hidráulico.

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É muito importante estar atento ao que o carro está “dizendo”.

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Se a suspensão ficar muito leve, o problema pode estar na falta de pressão.

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Pode acontecer também o travamento da haste.

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Se isso ocorrer, o amortecedor não irá subir e tampouco descer.

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Se você dirigir seu carro na terra, os amortecedores se gastarão de forma mais rápida.

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Isso acontece não somente por causa da grande trepidação, mas porque as coifas e os coxins ficam sujos com maior rapidez.

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Mas pode ser que o problema no amortecedor esteja no desgaste da mola, mesmo que isso ocorra em poucos casos.

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Afirmamos isso porque a mola pode durar até 150.000 quilômetros e, mesmo assim, só deve ser substituída se estiver realmente muito desgastada.

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Então, para que seja na mola o problema, é preciso haver algum sintoma associado.

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Verifique também se o seu carro está perdendo altura.

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Esse é outro sinal de que a mola está com defeito.

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Amortecedor Ruim Faz Barulho?

Sim, faz barulho.

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Se você ouvir barulhos estranhos vindos do carro, leve-o imediatamente a um mecânico de confiança.

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Não minimize o problema.

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A melhor dica vem de Denis Marum:

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“Seja parceiro do seu mecânico: dê uma volta junto com ele até que o barulho aconteça. É bom que ele escute e identifique o tipo de barulho: na ‘língua’ dos mecânicos existem rangidos, estalos, ferro com ferro, click, entre outros tipos”, explica.

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Um carro é composto de milhares de peças e um leigo nem sempre sabe tanto sobre mecânica quanto pensa.

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Por isso, salientamos que é importante prestar atenção nos sinais que o carro dá e levar a uma oficina especializada para conferir.

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Aí sim, se houver um problema mais sério, sua dúvida sobre quando trocar o amortecedor será respondida.

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O próximo passo será descobrir como fazer isso - que é o que iremos ensinar agora.

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Como Trocar os Amortecedores

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Agora que você viu quando trocar o amortecedor, mostraremos como funciona o processo para a sua substituição.

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O primeiro passo é localizar o amortecedor.

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Básico? Nem tanto.

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Ele é um pistão em forma de cilindro e está cheio de fluído hidráulico.

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Normalmente, o amortecedor possui o formato de cone, é metálico e envolvido em uma mola.

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Abrindo o capô

Localizada a peça, o próximo passo é abrir o capô e identificar os pinos e parafusos do amortecedor.

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Possivelmente é um círculo com cerca de 3 parafusos que ficam localizados perto do para-brisa.

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No meio dele, você irá encontrar o parafuso do amortecedor.

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Mas não afrouxe nada ainda. Só memorize o local.

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Retirando a roda

Então, siga com a retirada da roda do veículo.

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É preciso ter ferramentas como chave de roda, macaco e cavalete.

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Caso não tenha, providencie antes de começar o trabalho.

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Ao tirar a roda, use a chave de roda e o macaco.

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Se você tiver dúvidas sobre como fazer isso, utilize o manual do proprietário.

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Quando o carro estiver no alto, utilize o cavalete de forma a dar mais estabilidade.

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Ao retirar os parafusos, a roda sairá com facilidade.

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E atenção: não retire a roda sem a utilização dos cavaletes, sob risco de acidente.

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Use pelo menos dois cavaletes.

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Retirando a linha de freio

Dependendo do modelo do carro, é possível que você deva retirar a linha de freio.

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Mas preste atenção: se você enxergar um suporte que prende a linha de freio ao amortecedor, não será preciso.

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Se você vê-lo, utilize uma chave soquete e levante a linha do freio para assim poder retirar o amortecedor.

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Use uma chave de fenda para girar e tirar a barra estabilizadora.

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Retirando o suporte metálico

O que você deve procurar agora é um suporte metálico bem pequeno que fixa o amortecedor a uma barra de metal.

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Após, proceda a remoção.

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Se não houver o suporte metálico no carro, faça o seguinte: solte o amortecedor da manga de eixo.

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Removendo o amortecedor

Pronto para finalmente remover o amortecedor velho?

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O problema é que é normal o amortecedor estar enferrujado.

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Isso significa que a remoção não será muito fácil.

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Será necessário utilizar WD-40 nos parafusos para facilitar o processo.

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Siga a nossa dica: bata o martelo na manga de eixo repetidamente.

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Isso servirá para aliviar a tensão.

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Novamente, as coisas podem mudar de acordo com o carro que você possui.

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Pode acontecer de você utilizar o macaco sob a manga de eixo para poder ver os parafusos.

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Agora abra o capô e retire os pinos que estão localizados na torre do amortecedor.

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No momento que os parafusos da manga de eixo forem soltos, o amortecedor poderá ser removido.

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Talvez seja necessário você contar com um ajudante nessa parte para segurar o corpo do amortecedor na hora de soltar os parafusos.

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Agora, retire o amortecedor usado.

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Comprimindo a mola

Faça a compreensão de mola no amortecedor velho.

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Para isso, utilize um compressor de mola.

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Se você fizer isso, irá poupar dinheiro porque será usada a mesma mola.

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Caso contrário, compre um kit completo que já virá com a mola.

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Feito isso, chegou a hora de montar o seu novo amortecedor.

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Montando o novo amortecedor

Insira a mola do amortecedor, coloque e reutilize as partes de borracha do modelo antigo.

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Ao substituir o amortecedor, recoloque os parafusos e use os dedos para apertá-los.

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Agora, coloque o amortecedor na torre e reposicione os pinos dela.

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Depois, ponha a roda no lugar.

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Testando a substituição

Antes de concluir, é necessário checar todos os elementos para ter certeza que o trabalho foi realizado de forma correta.

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A melhor forma de fazer isso é dirigir em uma velocidade bem baixa, que não ultrapasse os 40 quilômetros por hora.

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Na maioria dos casos, será necessário fazer o alinhamento das rodas.

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É difícil? Não faça você mesmo

Caso você não se sinta confiante para trocar os amortecedores em casa, leve seu veículo até um mecânico de confiança.

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Você gastará um pouco mais, mas terá tranquilidade de contar com o serviço de um profissional acostumado a esse tipo de tarefa.

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Vida Útil dos Amortecedores

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A validade dos amortecedores de um carro varia bastante.

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É possível que os amortecedores durem até 80 mil quilômetros.

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Já em outros casos, eles podem durar menos de 30 mil quilômetros.

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Mas quais os fatores que fazem os amortecedores gastarem com maior rapidez?

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São três:

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  1. A forma como o motorista dirige;

  2. O peso do carro;

  3. O pavimento das ruas.

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Se você mora em uma região na qual as estradas não tem asfalto e possuem muitos buracos, o desgaste dos amortecedores será mais acentuado.

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De forma geral, os fabricantes indicam que os amortecedores sejam trocados entre 40 e 50 mil quilômetros.

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Mas fique sempre atento ao período da revisão do carro.

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É o momento ideal para identificar quando trocar o amortecedor.

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Consequências de um amortecedor ruim

Um dos maiores problemas que o motorista enfrenta por causa de amortecedores ruins é o aumento da distância de frenagem.

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Imagine que você está trafegando em uma rodovia na velocidade de 110 km/h .

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De repente, o carro da frente freia de forma brusca.

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Se você pisar fundo no freio e estiver com amortecedores gastos, o carro irá demorar mais tempo para parar do que o habitual.

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E isso pode ser a diferença entre um simples susto e um acidente de trânsito.

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Além de acertar em cheio o carro da frente, você também corre o risco de capotar o veículo ao acionar o freio.

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Como é fácil perceber, os amortecedores não são brincadeira.

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Por isso, fique alerta para saber quando trocar o amortecedor.

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E se notar problema, não pense duas vezes antes de buscar auxílio especializado.

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Preço Médio de Um Amortecedor

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Quando trocar o amortecedor, tome muito cuidado com a qualidade do produto que você vai instalar no seu carro.

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Não escolha um item que possa colocar em risco a vida de sua família.

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É claro que nenhum motorista gosta de gastar dinheiro com peças, mas isso não significa utilizar amortecedores de origem duvidosa.

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Não pense em economia, e sim em segurança.

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Mas qual será o preço de um amortecedor?

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O valor varia conforme o modelo do veículo.

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Uma dica é utilizar a internet para fazer pesquisa de valores e também descobrir promoções e descontos.

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Como os amortecedores são muito utilizados a cada quilômetro rodado, não hesite em gastar um pouco a mais para garantir a qualidade deles.

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Se o dono do carro possui dúvidas sobre marcas e preços, uma dica é pedir conselhos para amigos ou familiares.

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Se isso não adiantar, procure um mecânico de confiança para maiores informações.

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Exemplos

Vamos imaginar que você tem um Fiat Palio 2011 e deseja adquirir um kit de amortecedores novos.

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É um carro considerado popular e, por isso, não é difícil encontrar peças para reposição.

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Mas como a oferta é maior, é necessário procurar com atenção.

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Neste site, amortecedores dianteiros e traseiros do Palio 2011 da marca Cofap custam R$ 1.198,89.

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Já neste outro site, o kit de amortecedores da marca Nakata custa R$ 813,90.

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A média de preços do kit de amortecedores do Palio é de cerca de R$ 1.000.

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Você não precisa comprar todo o kit de amortecedores se não for necessário.

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Isso significa que, se o problema for o amortecedor dianteiro, troque somente ele.

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Como Testar Amortecedores Manualmente

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O teste é muito rápido e fácil.

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Além disso, também pode ser feito em casa.

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Vamos lá?

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Fique na frente do capô do seu veículo e faça pressão.

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Aos poucos, diminua a pressão e repare na oscilação do carro.

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Se oscilar somente uma vez, os amortecedores do seu carro estão em boas condições de uso.

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Entretanto, o problema é se a oscilação ocorrer mais de uma vez.

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Isso significa que os amortecedores estão muito gastos e precisarão ser substituídos em breve.

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Mas se você realmente tiver dúvidas sobre o estado dos amortecedores do carro, não pense duas vezes: vá a uma oficina mecânica de confiança.

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Não Se Esqueça da Manutenção!

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A dúvida sobre quando trocar o amortecedor tem muito a ver com a maneira como você cuida preventivamente do seu carro.

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Veja o que diz Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindirepa, entidade sindical que representa empresas reparadoras de veículos:

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“A revisão periódica de todos os itens que formam as suspensões é a forma ideal de achar o foco do problema e não gastar dinheiro trocando peças que não estão com defeito”, orienta.

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Faz sentido, não?

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Quanto maior for a quilometragem do veículo, maior será a necessidade de troca de peças.

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Por mais que o motorista seja cuidadoso na direção, cedo ou tarde chegará o momento que alguma peça apresentará defeito.

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Portanto, não se esqueça da manutenção do carro para assegurar que os amortecedores estejam em boas condições de uso.

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Cuidados a Serem Tomados

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O motorista deve dirigir o veículo com muita calma e prestando atenção nas condições da pista que trafega.

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Ruas esburacadas ou com paralelepípedos são vilãs para os amortecedores do seu carro.

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Além disso, os amortecedores serão menos exigidos se você for em uma velocidade menor.

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O mesmo se aplica às lombadas : nada de acelerar.

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Outra forma de preservar os amortecedores é fazer uma revisão do sistema de suspensão.

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E será que é verdade que andar com os pneus murchos ajuda a preservar os amortecedores?

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Essa “moda” começou com os taxistas dos grandes centros urbanos.

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Mas a prática não é recomendada de forma alguma.

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Se você fizer isso, os pneus ficarão gastos de forma prematura.

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E tem mais: Estamos falando do aumento do consumo de combustível.

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Além disso, os pneus murchos afetam a dinâmica de todo o carro, ou seja, ele ficará menos seguro para trafegar.

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Por isso, tome muito cuidado com a calibragem dos pneus.

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Siga as instruções do manual do proprietário e não ande com os pneus murchos.

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Conclusão

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Neste artigo, você viu quando trocar o amortecedor na hora certa.

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Essa é uma informação importante para a segurança no trânsito, já que o componente pode impactar na frenagem, como vimos antes.

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Se os carros não fossem equipados com o sistema de amortecedores, o conforto de todos também estaria seriamente comprometido.

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Por isso, procure manter em dia a manutenção periódica para evitar o desgaste dos amortecedores e de outras peças do veículo.

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Aproveite as dicas que conferiu para cuidar ainda melhor do seu carro.

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Referências:

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  1. http://g1.globo.com/carros/oficina-do-g1/noticia/2014/04/tem-barulho-no-seu-carro-aprenda-identifica-lo.html
  2. https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/veja-quando-trocar-os-amortecedores/
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