O prefeito de São Paulo, João Dória, divulgou, na última quarta-feira (20), uma parceria da prefeitura com o aplicativo Waze.
O objetivo da união é que os usuários do aplicativo em São Paulo possam reportar semáforos com problemas de funcionamento com maior facilidade.
Segundo Dória, a segurança no trânsito é uma prioridade e o que contribui para um trânsito melhor.
Com o auxílio do aplicativo, o prefeito acredita que os reparos poderão ser realizados de forma mais rápida e eficiente.
O problema do trânsito em São Paulo
Quem precisa se locomover na cidade de São Paulo precisa lidar com a lentidão do trânsito, dado o grande número de veículos que circulam, e a lotação dos transportes públicos.
A tarefa não é nada fácil e vias com sua circulação comprometida só fazem piorar a situação.
Uma cidade com mais de 7 milhões de veículos e com mais de 17.000 quilômetros de vias com tantas falhas reduz significativamente a qualidade de vida de seus habitantes.
Uma pesquisa realizada pela rede Nossa São Paulo e pelo Ibope revelou que 55% da população de São Paulo considera o trânsito péssimo na cidade.
O tempo médio que os paulistanos gastam para ir e voltar do trabalho é de 2h49, mas há quem gaste muito mais, levando 4 horas no trajeto.
Em alguns pontos da cidade, dependendo do horário, parece mais proveitoso gastar a sola do sapato do que a gasolina do tanque.
Alguns especialistas dizem que as medidas que, de fato, seriam efetivas são impopulares e é difícil encontrar um gestor municipal que tenha coragem de colocá-las em prática.
São Paulo procura soluções para o problema de mobilidade na megalópole desde 1974, quando as atividades do metrô tiveram início.
Desde então, outras medidas foram aplicadas, como o rodízio de veículos, os corredores de ônibus e as restrições de estacionamento e para circulação de caminhões.
Todas elas, entretanto, não conseguiram resolver a situação caótica do tráfego paulistano. Isso porque, de maneira geral, foram aplicadas em escala inferior à demandada pela cidade.
Nesse cenário, semáforos com sua atividade comprometida pioram o congestionamento, causam acidentes, prejudicam os pedestres durante a travessia e trazem diversos riscos.
Nos últimos meses, com a pane generalizada dos semáforos paulistanos, a solução temporária da prefeitura foi instalar cavaletes e cones pelos cruzamentos, deixando-os impedidos a fim de evitar maiores transtornos.
No entanto, impedir o trânsito nos cruzamentos prejudica o trânsito da mesma forma, já que direciona mais veículos para um mesmo ponto e aumenta os trajetos.
Para você ter uma ideia mais concreta do assunto, até março de 2017, eram registrados 76 semáforos com defeito por dia em média.
Entenda a parceria entre a Prefeitura e Waze
Uma das soluções encontradas por Doria para começar a sanar o problema com os semáforos foi, então, a parceria com o aplicativo Waze.
Para quem não sabe, o Waze é um aplicativo cooperativo no qual seus usuários inserem informações em tempo real da situação do trânsito no local onde se encontram.
A capital paulista é a primeira do mundo a implantar esse tipo de serviço.
Desde o início de sua gestão, João Dória fala sobre a implantação de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida na metrópole, e esse parece ser um passo na direção certa.
O aplicativo contribui para a melhoria do trânsito na cidade repassando as informações fornecidas pelos usuários em tempo real para a CET.
São Paulo possui mais de 6.300 semáforos, mas mais de 75% deles não está diretamente ligado à Companhia de Engenharia de Trânsito e requer avisos quando têm falhas em seu funcionamento.
Quando isso acontece, é preciso que um agente de trânsito ou cidadão avise à CET por telefone ou pelo site.
A possibilidade de realizar ações de gerenciamento de tráfego pela plataforma Waze expande o campo de ação da prefeitura.
Por meio dela, a CET poderá tomar as medidas necessárias para melhorar a situação do trânsito em São Paulo a partir do reparo dos semáforos.
Sérgio Avelleda, secretário municipal de Mobilidade e Transportes, ressalta que esse feito é uma forma de usar a tecnologia para beneficiar cidade.
O novo recurso é útil na medida em que um dos problemas maiores é justamente identificar os semáforos defeituosos.
O volume de carros que circula diariamente pelas vias paulistanas contribui para seu desgaste, muitas vezes, prematuro e os problemas gerados são capazes de causar acidentes fatais.
Manter uma estrutura de qualidade nas vias de circulação é uma maneira de proporcionar segurança aos que dela se utilizam e evitar paralisações.
O intuito é contribuir para uma redução do tempo que os moradores da capital paulista dispendem no transporte todos os dias, melhorando a estrutura do trânsito na cidade.
Como reportar um semáforo defeituoso pelo aplicativo
Para informar sobre um semáforo com problemas, o usuário deverá entrar no menu de alertas do Waze, ir em “Perigos” e acionar a opção “Semáforo Quebrado”.
Após o usuário informar o problema pelo aplicativo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deverá designar equipe que terá 2 horas para chegar ao local da ocorrência.
A identificação do problema poderá ser feita rapidamente e o problema, sanado, de acordo com sua gravidade.
Conclusão
As grandes cidades possuem problemas diversos devido à sua grande população e ao número crescente de automóveis que circulam.
No entanto, cada uma tem suas particularidades.
O papel dos gestores municipais é pensar, junto à sua equipe, soluções efetivas para essas situações a fim de melhorar a vida de quem deve ser o foco: os cidadãos.
Nesse sentido, hoje em dia, a tecnologia ampliou as opções e possibilitou o uso da criatividade para solucionar problemas antigos de maneira prática e colaborativa.
Assim, o dever de cuidar da cidade não fica limitado ao poder público, mas se estende à população em geral, que tem muito a contribuir para essas melhoras.
O que achou dessa parceria? Será uma medida efetiva para melhorar o tráfego na cidade? Dê a sua opinião!