Greve dos Caminhoneiros: 10 Dicas Infalíveis Para Você Economizar Combustível

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.

10 para economizar combustivel

Nos últimos dias, a continuidade da greve dos caminhoneiros, com início no dia 21, tem gerado aos motoristas de veículos automotores uma busca desenfreada por combustível.

Isso porque, a paralisação, além de interromper o serviço de transporte, bloqueia refinarias e distribuidoras, contribuindo para a escassez de combustível no Brasil.

A principal reivindicação da greve é sobre o valor do diesel, já que os caminhoneiros alegam que o preço atual torna inviável o transporte de mercadorias pelo país.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Quinta-feira (24), assim que o dia amanheceu, companhias de viações já anunciavam a redução dos ônibus em circulação em diferentes cidades do país.

Além disso, muitos supermercados já começavam a apresentar falta de alguns produtos, principalmente de hortifrutigranjeiros e de carnes.

Por esses motivos, ao conseguir abastecer o seu veículo, saiba que é muito importante, também, economizar o combustível, já que não se sabe quando será possível abastecer o veículo novamente.

Mesmo que o seu veículo seja econômico, algumas precauções são capazes de diminuir o consumo de combustível e ajudar você a continuar cumprindo suas tarefas diárias durante a greve dos caminhoneiros.

Apesar de parecer que a única maneira de poupar gasolina é rodar menos com o carro, saiba que há muitas outras condições responsáveis por fazer você precisar abastecer mais do que o necessário.

Prossiga a leitura deste artigo e confira alguns cuidados que são infalíveis para que a gasolina possa render.

Basicamente, tudo se resume à manutenção do carro, escolha do combustível e, claro, a forma como você costuma dirigir.

1- Cuidado com o excesso de velocidade

É comprovado que dirigir acima dos 90km/h aumenta, significativamente, o consumo de combustível e, acima de 100km/h chega a queimar 25% a mais do que na primeira velocidade.

É adequado manter a velocidade mais baixa para que o consumo se mantenha estável. Além de garantir economia, você garante a sua segurança.

2- Mantenha o alinhamento das rodas em dia

10 para economizar combustivel alinhamento das rodas
Rodas desalinhadas podem contribuir para o aumento do consumo de combustível

A falta de alinhamento prejudica a aerodinâmica do carro, fazendo com que as rodas sejam arrastadas ao invés de girarem.

O veículo com as rodas alinhadas apresenta um desempenho superior e, consequentemente, a produtividade adequada não gera gasto desnecessário de combustível.

3- Fique atento ao combustível adequado

Um dos principais motivos pelo aumento da queima do combustível é quando este é adulterado ou de baixa qualidade.

Qualquer componente que altere o combustível original já é suficiente para gerar inúmeros problemas em algumas peças e baixar o desempenho do motor. Consequentemente, o resultado será percebido pelo excesso de combustível consumido.

Cuidado com preços muito abaixo da média, ainda mais nestes dias de grande procura por combustível.

Por mais que você precise abastecer o seu veículo, analise bem os postos de combustíveis, pois, a longo prazo, você poderá ter outros prejuízos.

4- Evite ficar acelerando o carro

Tudo bem que em algumas situações é impossível evitar parar o veículo, como, por exemplo, em um engarrafamento.

Mas caso a ocasião permita, essa atitude impede a necessidade de acelerar com frequência, o que aumenta a combustão.

A dica também é válida para os freios. Evite utilizá-los sem necessidade ou frear o carro bruscamente.

5- Substitua os filtros de ar e de combustível

10 para economizar combustivel filtro de ar
Mantenha os filtros sempre limpos

Os filtros de ar sujos representam, além do aumento de combustível, perda de potência do veículo.

Sua função é essencial para filtrar todas as impurezas presentes no ar, de forma que elas não entrem em contato com o motor.

Mas se estiverem entupidos pelo acúmulo de resíduos, eles não serão capazes de impedir a passagem dos poluentes.

Dessa forma, os componentes serão afetados, o motor perderá desempenho e, consequentemente, precisará de mais combustível para trabalhar.

6- Evite andar com os vidros do carro abertos

Andar com os vidros abertos afeta a aerodinâmica do carro, pois o ar que entra no veículo exerce uma força maior sobre seu movimento.

O motor, sob essa condição, precisará aumentar seu desempenho para garantir o equilíbrio e, para isso, consumirá mais energia.

7- Cuidado com o excesso de bagagem

Verifique, no manual do proprietário, o limite de peso indicado para o seu veículo, pois o consumo de combustível será proporcional ao peso de carga, ou seja, quanto mais carregado, mais gasto com combustível.

Isso se explica, pois o peso demanda mais aceleração para que o carro se movimente, gerando maior combustão. Considere fazer uma limpa nos objetos desnecessários, como, por exemplo, a cadeirinha de bebê, mantendo apenas os itens automotivos indispensáveis, tais como: estepe, macaco e triângulo.

8- Troque as velas

É importante trocar as velas conforme a indicação de quilometragem especificada pela montadora. Em geral, a cada 10 mil km.

A função das velas é, justamente, queimar o combustível para que o motor funcione, mas com o tempo de uso elas sofrem desgaste e seu funcionamento inadequado afeta diretamente o consumo de gasolina.

9- Troque a marcha corretamente

A marcha e velocidade devem ser compatíveis para que o motor não exerça mais força do que o necessário. Se você observar que, em uma determinada marcha, a resposta à aceleração é lenta, é sinal de que é preciso trocar a marcha para que o consumo não aumente.

Também não é recomendável acelerar menos, pois nesse caso será preciso diminuir a marcha e acelerar o movimento, o que também fará com que o consumo seja maior.

De qualquer forma, a marcha adequada para cada modelo de veículo é especificada no manual do proprietário.

10- Nem pense em deixar em ponto morto

10 para economizar combustivel ponto morto
Andar em ponto morto economiza combustível: mito ou verdade?

Andar em ponto morto economiza combustível: mito ou verdade?

Se você acredita que andar com o veículo em ponto morto reduz o consumo do combustível é bom mudar de ideia, pois a prática, além de deixar o carro instável, faz com que seja impossível acionar o freio motor.

Além de não diminuir o consumo, é provável que, inclusive, aumente e ainda dobrem os riscos de ocorrer um acidente devido à instabilidade.

Conclusão

10 para economizar combustivel conclusao
Como a greve está atingindo a sua cidade? Você já sente os reflexos da falta de distribuição?

Como a greve está atingindo a sua cidade? Você já sente os reflexos da falta de distribuição?

Tendo em vista que a categoria dos caminhoneiros é essencial para as atividades de outros setores no Brasil, como a economia, a paralisação iniciada na segunda-feira (21) gera efeitos na vida de todos os brasileiros.

Como o abastecimento de combustível está sendo uma das atividades mais atingidas, apresentei, neste artigo, 10 dicas infalíveis para que, você, condutor, consiga cumprir suas atividades diárias ao economizar combustível.

Além disso, seguindo essas dicas, você poupa gastos com a gasolina, que em alguns estados já está com o valor bastante elevado, e ainda mantém o desempenho do seu carro.

Essas informações foram úteis para você? O que acha de compartilhar este conteúdo com os seus amigos?

Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Farei uma análise gratuita do seu caso!

 

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.