A higienização interna do veículo se faz necessária para manutenção do carro e para preservar a saúde dos condutores e passageiros. A higienização pode ser rotineira, de modo a limpar as sujeiras acumuladas com o tempo, como também, pode ser útil no caso de alguma sujeira emergencial como urina, vômito, alguma comida ou líquido derramados no interior do veículo.
São vários fatores e situações que podem levar os proprietários a procurarem pelo serviço de higienização interna automotiva.
Geralmente que possui carro passa bastante tempo dentro dele, principalmente as pessoas que vivem em capitais e enfrentam horas de congestionamento e trânsito. Os produtos utilizados numa higienização interna buscam descontaminar, desinfetar e higienizar, removendo manchas, odores e eliminando germes, bactérias, fungos, ácaros e vírus.
Na higienização acontece a limpeza de todos os componentes do veículo, é uma limpeza profunda que remove detritos e revitaliza o interior do carro. Esse serviço busca tirar foco de doenças e alergias que podem se desenvolver com a má qualidade do ar dentro do carro e com o contato com as sujeiras, promovendo a saúde dos usuários.
Especialistas sugerem que a higienização interna de um veículo deve ser feita de 15 em 15 dias.
As empresas especializadas na prestação deste serviço utilizam produtos homologados pela ANVISA e fazem utilização de equipamentos de segurança como óculos, luvas e máscaras para garantir a segurança de seus funcionários durante a manipulação das sujeiras do interior dos carros. Sendo assim a higienização fornecida por essas empresas é muito mais completa que uma limpeza simples que podemos fazer em casa.
Higienização automotiva previne contra bactérias e doenças
Microrganismos invisíveis aos olhos são responsáveis pela proliferação de doenças e estamos constantemente em contato com eles. No interior dos veículos acumulam-se germes, bactérias, fungos e vírus e por isso é necessário cuidado e atenção afinal passamos bastante tempo dentro dos automóveis. É muito comum os bancos e carpetes acumularem ácaros que amplificarão os quadros alérgicos.
A higienização busca manter o interior do veículo seguro para os passageiros e condutores, com a utilização de produtos que esterilizam e limpam, descontaminando o veículo.
Remoção de odores
Cigarro, fumaça, urina, vômito, matérias em decomposição, restos de comida, líquidos, animais de estimação, mofo, umidade são algumas das situações que promovem odores no interior dos veículos e as vezes o odor fica muito forte e não desaparece.
Isso pode ser constrangedor ao receber um passageiro além de incômodo para o proprietário do veículo, para solucionar esse problema a higienização trará de volta o cheiro de novo do carro.
Como funciona a higienização interna automotiva?
A higienização feita por empresas especializadas pode diferenciar um pouco entre as técnicas e produtos usados, mas no geral todas elas farão uma limpeza minuciosa dos componentes internos do carro. O primeiro passo é a retirada de lixos se houverem, a escovação do teto e a aspiração de todo interior. A grande maioria das empresas utilizará a pistola “tornador” para remover as sujeiras que estão fortemente aderidas nos estofados, forro da porta, forro do teto, tapetes, lataria, painel, rodas e chassi. Depois realizam a higienização dos vidros, o acabamento de brilho das peças internas e finalizam vaporizando um produto que elimina ácaros, bactérias, fungos, germes e que remove odor.
Se o veículo possuir banco de couro além da higienização será feita a hidratação do material para preservar a conservação e evitar ressecamento e rasgos.
A higienização interna abrangerá também a limpeza do filtro do ar-condicionado chamado popularmente de filtro de pólen ou filtro de cabine. Esse filtro serve para reduzir a passagem de bactérias e outros materiais pelos dutos do ar-condicionado mantendo o ar limpo, com o tempo acumula sujeira sendo necessário fazer a higienização e até mesmo a troca se já for a hora.
A troca do filtro do ar-condicionado deverá ser feita de acordo com a frequência de utilização do ar ou a cada seis meses.
Qual o preço da higienização interna veicular?
Os preços variam muito entre região e empresas, dependendo do tipo de carro, do estado de sujeira que se encontrar o veículo e da abrangência do que será feito no serviço, por isso recomendamos que você pesquise para encontrar o local mais econômico que atenda suas necessidades. Em média os preços de higienização podem custar de 100 a 400 reais.
Quanto tempo leva para fazer a higienização?
O tempo irá variar também mas pode durar entre cinco e oito horas para ficar pronto, dependendo da agilidade da empresa e das condições do veículo.
Dica de conservação
Os profissionais especializados em higienização automotiva recomendam para aumentar a durabilidade do serviço que os proprietários evitem comer e beber no interior do carro, que evitem entrar com o calçado muito sujo, que não transportem objetos muito sujos e que usem proteções específicas no transporte de pets. E evite fumar dentro do carro.
Conclusão
Medidas de conservação fazem parte da rotina de um proprietário de veículo e a higienização interna é primordial para manutenção dos componentes internos, para saúde e conforto de quem utiliza seja condutor ou passageiro. Mesmo que sejam feitas pequenas limpezas, de tempos em tempos é necessário investir numa higienização mais completa que limpará de forma minuciosa o interior do veículo.
As empresas apresentam hoje produtos e recursos que esterilizam o carro, deixando-o livre de microrganismos nocivos à saúde. Principalmente se você utilizar muito o ar-condicionado é super recomendado que se faça a higienização para melhorar a qualidade do ar no interior do veículo. Quadros de alergias respiratórias podem piorar ao circular constantemente num ambiente automotivo sujo. E a realidade dos dias atuais é que enfrentamos muitas horas dentro do carro. Os ácaros se proliferam muito nos bancos, teto, tapetes e outros locais do carro, além disso fungos e outras bactérias.
Pessoas que transportem crianças e pets e que costumam carregar alimentos ou até se alimentar dentro do veículo devem recorrer a higienização com maior frequência porque esses dejetos irão começar a apodrecer e podem produzir um odor forte no interior do veículo.
Mantenha seu carro limpo e sua saúde em dia.