CNH B: Carteira de Habilitação B

A Carteira Nacional de Habilitação do tipo B é a mais comum de ser buscada pelos futuros condutores brasileiros. No entanto, frequentemente existem dúvidas sobre ela, como é o processo para fazer a sua primeira carteira e qual é a sua diferença para os outros tipos de habilitação.

Leia mais

Como um condutor, é importante ter conhecimento sobre isso pois, caso você dirija um veículo que não está incluso no seu tipo de licença, existem penalidades previstas, como veremos abaixo.

Leia mais

Vem comigo para entender tudo sobre a Carteira Nacional de Habilitação do tipo B!

Leia mais

Que veículos a carteira B abrange?

Antes de tudo, é essencial estabelecer quais tipos de veículos são permitidos de conduzir ao obter essa licença.

Leia mais

Como muitos de vocês sabem, o mais comum de todos que está incluso é o carro, e esse tipo de carteira geralmente é associado somente a ele. No entanto, ela abrange tanto o carro como qualquer outro veículo de 4 rodas que possua, no máximo, 8 assentos além do lugar do motorista.

Leia mais

Você também pode se interessar:

Leia mais
  • CNH A
  • CNH C
  • CNH de caminhão
  • Categorias de CNH
  • Dirigir com CNH de categoria diferente
Leia mais

Quais são os pré-requisitos para tirar essa carteira?

Você sabia que, dependendo do tipo de CNH que você queira ter, existem certos requisitos? Isso significa que, dependendo da licença procurada, existe uma idade mínima que muitas vezes é maior do que 18 requerida ou até mesmo experiência prévia em outras carteiras. Um exemplo disso é a CNH D, onde você precisa ter no mínimo 21 anos e já ter a habilitação B por 1 ano ou então 2 anos na C. A categoria E também exige 21 anos e ter anteriormente uma CNH C ou D por 1 ano. Além disso, o condutor deve não ter histórico de infrações gravíssimas pelos últimos 12 meses.

Leia mais

Mas quando a gente fala da CNH B, existem menos obrigações especificadas dos que as mencionadas acima. Portanto, o futuro condutor deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado (saber ler e escrever), ter um documento de identidade (RG) e um Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=fB5vdROjPXE

Leia mais

Se você possuir essas 3 coisas, está apto para ir na autoescola e dar início ao seu processo!

Leia mais

Como tirar a carteira tipo B

Finalmente, é a hora de falar sobre as etapas para conseguir a sua Carteira Nacional de Habilitação.

Leia mais

O primeiro passo é decidir em qual autoescola o processo irá ocorrer.

Leia mais

Cabe a cada uma delas decidir o preço que será cobrado, portanto, é importante sondar algumas até encontrar a que melhor se encaixa no seu orçamento.

Leia mais

Depois disso, a próxima etapa é realizar os exames médicos requeridos, como a avaliação de sua visão e o psicotécnico, uma análise do estado psicológico do futuro motorista.

Leia mais

Esses exames devem ser pagos na clínica em dinheiro. O resultado não deve levar mais que um dia para ser anunciado e, se você for considerado aprovado, pode passar para a próxima etapa: as aulas teóricas.

Leia mais

Para conseguir a licença de dirigir veículos de 4 rodas, todo estudante deve cumprir, no mínimo, 45 horas de aula. Dentro desse período, diversos conteúdos serão abordados. Alguns deles são as legislações de trânsito, primeiros socorros, conteúdos sobre meio-ambiente e preservação, mecânica básica do seu veículo e direção defensiva.

Leia mais

Cumpridas essas horas, é a vez de testar os conhecimentos que você adquiriu. Isso será feito através de uma prova teórica. Ela contará com 30 questões de múltipla escolha e, para ser aprovado, é imprescindível que você acerte ao menos 70% dela, o que representa 21 questões.

Leia mais

Ao fim desse passo, começa uma grande nova fase: as aulas práticas.

Leia mais

Antes de tudo, o futuro condutor deve cumprir 5 horas com um simulador, onde ele será sujeito a situações que podem ocorrer no dia a dia, na tentativa de o preparar melhor.

Leia mais

Depois disso, começam as aulas com o professor no carro da autoescola. Elas deverão consistir em pelo menos 20 horas. Além disso, vale mencionar que ao menos uma dessas horas deve ser cumprida no período noturno.

Leia mais

Se o motorista quiser mais horas de aulas antes de efetuar a sua prova prática, é possível, mas o valor será mais caro.

Leia mais

Por fim, a última etapa e também a mais temida pelos motoristas é essa: a prova de direção do veículo.

Leia mais

Essa prova consiste em o instrutor analisar o motorista passar por diversas situações conduzindo o carro, observando seus acertos e, eventualmente, seus erros. Ao final desse momento, ele irá declarar se você foi aprovado ou reprovado.

Leia mais

Finalmente, ao fim de todas essas etapas, o condutor poderá receber sua CNH provisória, a qual ele terá que usar pelo período de um ano. Ela também é conhecida como PPD (permissão para dirigir).

Leia mais

Se, ao fim desses 12 meses, o motorista não houver cometido nenhuma infração gravíssima, grave ou média, ele poderá reivindicar sua Carteira Nacional de Habilitação definitiva.

Leia mais

Quanto custa para tirar a CNH B?

Uma das perguntas mais comuns entre os interessados nessa licença é o preço para conseguir tirá-la.

Leia mais

É essencial esclarecer que não se pode dar um preço fixo para todas as CNH ou mesmo para cada estado brasileiro, pois as autoescolas possuem a liberdade de estabelecerem os seus próprios preços. No entanto, é possível sim estabelecer uma média desses preços, visto que o próprio Departamento Estadual de Trânsito defini uma média para cada estado.

Leia mais

Dessa forma, é possível dizer que o preço médio para tirar a carteira de habilitação do tipo B, o preço focará algo em torno de R$ 2.500 até R$ 3.500.

Leia mais

É incontestável que esse preço é alto, e que, às vezes, pode ser inacessível para muitas pessoas. Com isso em mente, existe o programa da CNH social, que isenta parcialmente ou completamente as taxas da primeira habilitação. Ela está disponível somente em alguns estados, portanto, é importante se informar se é uma opção. Além disso, ela costuma ser muito concorrida por conta da alta procura.

Leia mais

Conclusão

Por fim, foi falado nesse artigo sobre a carteira B. Vimos no que ela consiste, quem pode tirá-la, como funciona o seu processo e quais são seus preços. Espero ter ajudado e ter tirado todas as suas dúvidas!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas