CNH A: A CNH de Moto

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Todo condutor, quando está na hora de começar o processo de sua primeira habilitação, tem que fazer a escolha de qual tipo de CNH vai ser a desejada. Apesar de saber isso, talvez você não saiba quais são as diferenças entre cada modalidade, o que é necessário para conseguir cada uma, o valor, entre outras informações. Se esse for o seu caso e você quiser se aprofundar na Carteira Nacional de Habilitação tipo A, continue lendo!

O que essa licença abrange?

Quem tem a carteira de habilitação do tipo A pode dirigir veículos tanto de 2 quando de 3 rodas, sendo os mais conhecidos as motocicletas.

Como saber se posso ter esse tipo de carteira?

Existem alguns pré-requisitos antes de dar entrada no pedido dessa habilitação, veja abaixo quais são eles para garantir que você se encaixa!

Primeiro, e talvez seja o mais conhecido de todos, é que você deve ter uma idade acima de 18 anos. Além disso, também é fundamental ter um documento de identificação, como o RG. Por último, por conta das aulas e provas teóricas, é importante que o futuro condutor saiba ler.

Como tirar a primeira carteira de habilitação do tipo A?

Se você está dentro de todos os elementos necessários para tirar sua CNH, e quer iniciar o processo, nesse tópico vou falar de todas etapas necessárias para isso.

Em primeiro lugar, você não conseguirá fazer nada sem ter estabelecido a autoescola em que você praticará a condução. Ao fazer essa escolha, garanta que será uma reconhecida e certificada pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

O próximo passo é efetuar o pagamento das taxas de exames médicos e psicológicos, seguido pela realização dos mesmos. Ambos testes devem ser feitos em clínicas credenciadas do DETRAN para que sejam considerados válidos.

Com essa etapa finalizada, chegou a hora talvez mais demorada de todas, a de começar as aulas da parte teórica. No total, para poder passar para a parte da prática, 45 horas de aula deverão ser cumpridas. Nessa grande quantidade de tempo, você deverá aprender sobre os aspectos principais da mecânica de um veículo, como fazer os primeiros socorros em caso de acidente, direção baseada na defesa e questões do meio ambiente, como sustentabilidade e o papel do cidadão.

Se você chegou até o fim dessas inúmeras aulas, parabéns! Chegou a hora de pôr seus conhecimentos recentes à prova, literalmente. Você, condutor, terá que realizar uma prova que possui 30 perguntas em sua composição, e basta acertar 7/10 da mesma, equivalente à 21 questões, para ser aprovado.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Agora, você está perto de acabar, visto que já completou a parte teórica, deixando ausente somente as práticas. Nesse momento, lhe serão dadas aulas de direção já no carro da autoescola. Como na fase anterior, também existem horas mínimas de treino à serem cumpridas, equivalentes à 20.

Com isso finalizado, você está pronto para a última e mais temida etapa, a última barreira entre você e sua novíssima CNH: o exame prático.

Ele é, de maneira resumida, uma forma de analisar a forma que você dirige, para garantir que é seguro e que segue as leis de trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro. Muitos futuros motoristas ficam nervosos nessa etapa, podendo atrapalhar no desempenho, podendo resultar na reprovação. Se esse for seu caso, você poderá refazer a avaliação após algum tempo, com direito de refazer as aulas práticas para aumentar as chances de um bom desempenho.

No entanto, assim que você conseguir passar dessa fase, basta aguardar alguns dias para receber sua PPD (Permissão para Dirigir), que é uma espécie de carteira de habilitação temporária, com a validade durando 1 ano.

Você também pode se interessar:

Tenho a habilitação B, preciso fazer todas as aulas teóricas para conseguir a CNH A?

Se você dirige atualmente um carro e quer também poder dirigir motocicletas, tenho uma notícia boa para você: não é necessário refazer nenhuma aula teórica, pois o conteúdo é igual independentemente do tipo de licença. Entretanto, existem sim coisas que serão necessárias fazer, como a realização de todas as 20 horas de aulas práticas e passar pelo exame de direção. E não acaba por aí, pois é fundamental fazer o exame para garantir sua aptidão física e também o psicotécnico.

Se eu tirar licença para um outro tipo de CNH, eu perco a outra?

De forma alguma, pois é totalmente possível ter dois tipos de CNH ao mesmo tempo, isso significa somente um pouco mais de trabalho, mas apesar disso, o resultado é mais abrangente. Existe formas de fazer o processo para vários tipos de carteira de habilitação ao mesmo tempo de uma vez só, podendo ser feito na maioria das autoescolas disponíveis.

Esse tipo de carteira, com direito de dirigir motos, triciclos e carros de passeios, ou seja, veículos de 2, 3 e 4 rodas, se chama AB.

Quanto custa para tirar a CNH A?

Esse tópico é um dos mais pesquisados na internet, e isso se dá pois não existe uma tabela fixa de preços. Por isso, é uma pergunta muito difícil de ser respondida com precisão.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

A cada ano, o valor muda, e em 2022 ele aumentou consideravelmente. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o preço é o mais caro entre os estados do Rio de Janeiro nesse ano, com a CNH que abrange carros, motocicletas e veículos de 3 rodas custando mais de 4 mil reais.

Agora, ao falar do preço hoje em São Paulo, é possível fazer uma média:

  • Exame psicológico: 110 reais;
  • Exame médico: 100 reais;
  • Realização da prova teórica: 65 reais;
  • Realização da prova prática: 65 reais;
  • 20 horas de aulas práticas: preço variado podendo chegar até 1.000 reais;
  • 45 horas de aulas teóricas: 300 reais.

Esses números mencionados são as taxas principais, porém, existem algumas taxas que o próprio DETRAN cobra. Infelizmente, é de fato um procedimento caro de ser feito, e por isso, achei interessante mencionar a existência da CNH Social, que representa uma habilitação mais acessível de ser feita.

Muitas pessoas não têm conhecimento sobre ela, mas é um projeto ótimo, que isenta as pessoas que participam das taxas principais. Se tiver interesse, procure saber mais sobre como funciona o programa no estado em que você reside!

Conclusão

Por fim, falei aqui nesse artigo todos os aspectos mais importantes da CNH A, incluindo os valores, como é o processo para tê-la em suas mãos e alternativas acessíveis aos altos valores das autoescolas. Espero ter ajudado!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!