Poupatempo: Você Conhece os Serviços Prestados pelo Programa?

Você sabe para que serve o programa Poupatempo?

Sabe quais são as vantagens que o serviço oferece?

O Poupatempo é um programa de prestação de serviços apartidários, ou seja, não privilegia nem discrimina.

O público alvo do Poupatempo é o cidadão brasileiro que procura por informações confiáveis e serviços públicos eficientes e ágeis.

O programa foi implantado no ano de 1997, no estado de São Paulo, e ano após ano vem se aperfeiçoando para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

Assim, o programa disponibiliza, em um mesmo local, mais de 400 serviços direcionados ao público em geral.

Dentre os serviços mais importantes podemos destacar a renovação da carteira de identidade (RG), a emissão da segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva.

Vários órgãos que prestam importantes serviços ao público são parceiros do programa Poupatempo.

Por exemplo, o DETRAN-SP, a Secretaria da Fazenda, a Secretaria Municipal do Trabalho, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e o Instituto de Identificação.

Ficou curioso?

Então, acompanhe este artigo até o final e descubra como usufruir ao máximo dos serviços disponibilizados pelo programa Poupatempo.

 

Vantagens de Utilizar os Serviços prestados pelo Poupatempo

De acordo com resultados de pesquisa, realizada no ano de 2015, 99% das pessoas que já usaram os serviços do Poupatempo aprovaram o atendimento que receberam nas unidades.

O atendimento realizado nos postos do estado de São Paulo conquista, pela quarta vez consecutiva, índice de satisfação dos clientes, afirma a pesquisa.

Confira a reportagem de 2015 postada no site do Poupatempo:

Atendimento nos postos estaduais garante, pela quarta vez consecutiva, índice de satisfação 

 O Programa Poupatempo conquistou 99% de aprovação dos usuários, de acordo com pesquisa realizada em dezembro de 2014 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP). Desde 2010, essa é a quarta vez consecutiva que o Poupatempo atinge esse índice de aprovação.  

A pesquisa de satisfação foi realizada entre os dias 8 e 13 de dezembro de 2014 e contou com a participação de 4.610 usuários de 53 postos de todo o Estado. A margem de erro é de 1,44%, para mais ou para menos.”

Além de comentar sobre as conquistas do programa Poupatempo, ou seja, a grande aprovação dos usuários, a reportagem enfatiza a expansão que o programa experimentou desde a sua implantação até 2015, ano em que a pesquisa foi realizada:

“Foi também nos últimos quatro anos que o Poupatempo experimentou a maior expansão de sua história. A quantidade de postos mais do que dobrou (eram 25 em 2010), sempre buscando garantir o padrão de qualidade no atendimento. Atualmente, o Estado já conta com 64 unidades fixas. Ainda este ano, serão entregues mais 9, totalizando 73 postos de prestação de serviços em todas as regiões. 

Além dos postos fixos, está em fase de implantação o Poupatempo Móvel. São seis carretas, adaptadas com toda infraestrutura para atendimento do público, nos mesmos padrões oferecidos pelos postos já existentes. Elas se deslocarão entre os pequenos municípios, com menor densidade habitacional.”

 Como você pode ver no relato acima, graças ao seu atendimento diferenciado ao público, o programa, já em 2015, comemorava a duplicação do número de postos de atendimento.

Assim, no ano de 2010, o Poupatempo contava com 25 unidades e, em 2015, com 64 unidades.

Além disso, a previsão era de que, ainda em 2015, seriam entregues mais nove unidades, totalizando, dessa forma, 73 postos de prestação de serviços.

Mais adiante, a reportagem traz o relato de Admir Ferro, diretor do programa. Confira:

“O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp, empresa pública de Tecnologia da Informação. Segundo Admir Ferro, diretor do Programa, ‘a satisfação dos cidadãos, apontada sucessivamente pelas pesquisas, indica que estamos no caminho certo. Honra-nos o fato de preservarmos a qualidade do atendimento, mesmo diante da grande expansão realizada’.

Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, o Poupatempo já prestou mais de 425 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 64 unidades de atendimento instaladas na Capital, Grande São Paulo, Interior e Litoral, além dos seis postos moveis em fase de implantação.”

Conforme ressalta Admir Ferro, até 2015 o Poupatempo já havia realizado mais de 425 milhões de atendimentos.

Em outra reportagem (2016), por exemplo, podemos conferir a eficiência do trabalho realizado nas unidades do programa.

De acordo com a publicação, durante o ano de 2015, 236,7 mil cidadãos da terceira idade compareceram às 69 unidades do Poupatempo para renovar ou tirar o seu documento de identidade (RG).

Além disso, a reportagem faz um comparativo entre o número de atendimentos realizados pelo programa em cada ano, desde a sua implantação até 2015.

É visível o crescimento do número de atendimentos realizados pelos postos do Poupatempo no decorrer dos anos.

Veja a publicação de 2016, a qual faz um comparativo entre as emissões de RGs para pessoas da terceira idade entre os anos de 2013 e 2015:

“Em relação a 2013, o total de RGs para pessoas com mais de 70 anos foi de 179,6 mil. O crescimento em dois anos foi de 31,7%.

Nos números do balanço do ano passado, chama a atenção o total de 233 Carteiras de Identidade emitidas para pessoas com mais de 100 anos. Em 2014, foram 206 documentos para centenários. O aumento no ano foi de 13,1%.”

É bastante curioso saber que pessoas com mais de 100 anos também estão se atualizando e fazendo ou renovando o seu documento de RG.

De acordo com o site do Poupatempo, a necessidade da maioria das pessoas da terceira idade é tirar a segunda via do documento.

Isso porque, ainda que por lei a carteira de identidade não tenha prazo de validade, um documento desatualizado e com foto irreconhecível, por exemplo, pode causar muitos transtornos em locais onde a identificação é exigida.

Além disso, por motivos de segurança e para evitar fraudes envolvendo documentação, os bancos e cartórios também exigem a renovação do documento.

Vale lembrar também que o RG emitido há mais de 10 anos não é aceito pelos países que integram o Mercosul.

 

Dados Comprovam que mais de 10 Milhões de Pessoas já Usaram os Totens do Poupatempo

O funcionamento dos equipamentos é parecido ao dos caixas eletrônicos dos bancos.

Em recente publicação no site do Poupatempo, o programa comemora o sucesso da implantação do autoatendimento.

O serviço de autoatendimento é disponibilizado nos diversos totens instalados em unidades do Poupatempo, estações de metrô, estações de CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), shoppings e supermercados.

O funcionamento dos equipamentos, que começaram a ser instalados há dois anos, é similar ao dos caixas eletrônicos dos bancos.

Dessa forma, o próprio usuário pode acessar o serviço da sua necessidade.

Isso agiliza bastante o procedimento, já que é possível resolver vários serviços do programa diretamente nos totens e na hora.

Por exemplo, se o usuário já estiver cadastrado no sistema biométrico, o autoatendimento nos totens permite ao cidadão fazer a solicitação da 2ª via do RG (Registro Geral) e da CNH.

Os documentos que forem solicitados por meio de autoatendimento serão entregues na casa do usuário.

É possível consultar gratuitamente a situação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e imprimir certidão de prontuário do documento, o qual fornece todo o histórico de conduta do motorista.

Na certidão de pontos da CNH, por exemplo, o condutor pode consultar a quantidade de pontos que tem em sua carteira.

Outro serviço disponibilizado pelos totens do Poupatempo é a impressão gratuita e instantânea de Atestados de Antecedentes Criminais.

Também é possível que o usuário agende dia e hora em que gostaria de ser atendido em uma das 72 unidades fixas do programa.

De acordo com informações do site do programa, existem atualmente 114 totens disponibilizando autoatendimento.

Desse total, 84 unidades estão instaladas em unidades mais procuradas do Poupatempo e as outras 30 em pontos fora dos postos.

A totalidade desses totens originou, até o momento, 9 milhões de agendamentos, mais de 400 mil solicitações de atestados de antecedentes criminais, 7 mil solicitações de segundas vias da carteira de identidade, 6 mil segundas vias da carteira de motorista (CNH), além de muitos outros serviços.

 

Como Utilizar os Totens do Poupatempo?

Saiba como utilizar os totens do Poupatempo.

Caso você necessite dos serviços do Poupatempo, confira, a seguir, como utilizar os totens por meio do autoatendimento e a lista de endereços dos totens distribuídos no estado de São Paulo.

A explicação do passo a passo de como usar os serviços de autoatendimento é fornecida no próprio site do Poupatempo. Confira:

“Atestado de Antecedentes Criminais: basta digitar o número do RG e a dada de expedição do documento (presente no verso no RG). O documento é impresso na hora e de graça.

Certidões de CNH: basta digitar o CPF e fazer a verificação da digital (biometria). O documento é impresso de graça e na hora.

Pesquisa de débitos e restrições de veículos: Basta digitar o número do Renavam. O documento é impresso de graça e na hora.

Segunda via da Carteira de Habilitação (CNH): Basta digitar o CPF. A taxa pode ser paga na hora com cartão de débito. O cidadão receberá o documento em casa, pelos Correios, mediante taxa adicional de R$ 11,00. Se ainda não tiver identificação biométrica ou necessitar de alterações cadastrais, será necessário agendar e comparecer a um posto Poupatempo. e ir pessoalmente ao Poupatempo ou ao Detran.
Segunda via do RG:  é possível desde que o documento anterior tenha sido emitido a partir de agosto de 2014. Basta digitar o número do RG e a data de nascimento. Se ainda não tiver identificação biométrica ou necessitar de alterações cadastrais será necessário agendar e comparecer a um posto Poupatempo.

Troca da Permissão de Dirigir pela CNH Definitiva:  basta digitar o número do CPF. A taxa pode ser paga na hora com cartão de débito. O cidadão receberá o documento em casa, pelos Correios, mediante taxa adicional de R$ 11,00.

Agendamento de horário para ser atendido pessoalmente: escolha o serviço que deseja realizar, em seguida faça a opção pelo posto Poupatempo onde deseja ser atendido e escolha o horário. Você receberá um protocolo para levar no dia do atendimento.”

 

A seguir, veja a lista de endereços (dentro do estado de São Paulo) em que os totens estão localizados e saiba qual das unidades fica mais próxima de você.

  • CAPITAL
    CPTM Barra Funda – Av. Auro Soares de Moura, 664 – Barra Funda
    CPTM Engenheiro Goulart – Av. Assis Ribeiro, 3500 – Cangaíba
    CPTM Grajaú – Rua Giovanni Bononcini, 77 – Parque Brasil
    CPTM Itaim Paulista – Rua Rafael Correia da Silva, 13 – Jardim Aimoré
    CPTM Jaraguá – Estrada de Taipas, s/n – Jardim São João
    CPTM Pinheiros – Rua Capri, 145 – Pinheiros
    CPTM Tamanduateí – Rua Guamiranga, 600 / Av. Presidente Wilson, 4841 – Vila Independência
    CPTM Tatuapé – Rua Catiguá, 174 – Tatuapé
    Descomplica SP – São Miguel Paulista – Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 – Vila Jacuí
    Detran Armênia – Av. do Estado, 900 – Bom Retiro
    Metrô Ana Rosa – Rua Domingos de Morais, 505 – Vila Mariana
    Metrô Jabaquara – Rua dos Jequitibás, 80 – Jabaquara
    Metrô Paraíso – Rua Vergueiro, 1465 – Vila Mariana
    Metrô Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173 – Canindé
    Metrô Vila Prudente – Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1359 – Vila Prudente
    Mooca Plaza Shopping – Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313 – Mooca

 

  • GRANDE SÃO PAULO
    CPTM Franco da Rocha – Rua Cavalheiro Angelo Sestini, 200 – Vila Artur Sestini – Franco da Rocha
    PoliShopping – Rua Dom Pedro II, 178 – Centro – Guarulhos
    Shopping ABC – Av. Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda – Santo André
    Shopping Bonsucesso – Estrada Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5308 – Jardim Albertina – Guarulhos
    Shopping Parque Maia – Av. Bartolomeu de Carlos, 230 – Jardim Flor da Montanha – Guarulhos

 

  • INTERIOR
    Big Bom (Supermercados) – Av. Bandeirantes, 1521 – Parque Cidade Nova – Mogi Guaçu
    Pátio Limeira Shopping – Rua Carlos Gomes, 1321 – Centro – Limeira
    Shopping Praça Nova Araçatuba – Rua Carlos Pereira da Silva, 6000 – Bairro Guanabara – Araçatuba
    Supermercado Ibiúna – Rua José Juni, 75 – Centro – Ibiúna
    Supermercado Laranjão – Rua das Américas, 3456 – Jardim Bela Vista – Votuporanga
    Unimart Shopping Campinas – Av. John Boyd Dunlop, 350 – Chácara da República – Campinas

 

Como você viu, as várias unidades de autoatendimento do Poupatempo estão distribuídas em diversas regiões do estado de São Paulo.

Isso faz com que, cada vez mais, os moradores da região tenham acesso aos serviços do programa.

No entanto, o que mais anima os usuários dos totens do Poupatempo é a agilidade do autoatendimento.

Por exemplo, não é preciso que você passe nos balcões do Poupatempo para solicitar os serviços citados acima, ou mesmo para efetuar pagamentos de taxas com cartão de débito.

Ou seja, se o seu maior problema é a falta de tempo, esse tipo de atendimento é ideal para você.

 

Agendamento de Atendimentos nos Postos do Poupatempo

Com o agendamento prévio do atendimento, você poderá sair do posto já com o documento em mãos.

Caso você prefira ir pessoalmente aos postos de atendimento do Poupatempo, é aconselhável que você agende a data e hora do seu atendimento.

Isso irá garantir a qualidade e, sobretudo, a agilidade no atendimento e serviço solicitados.

Com o agendamento prévio do atendimento e dependendo do caso, você poderá sair do posto já com o documento em mãos.

Por exemplo, se você pretende renovar a sua CNH, na Poupatempo esse serviço é realizado com muita agilidade, já que o cidadão pode optar por realizar o exame psicológico e médico no próprio posto.

E esses procedimentos podem acontecer no mesmo dia do atendimento agendado, acelerando, assim, a emissão e a entrega do documento.

Se você pretende agendar um atendimento em um dos postos do Poupatempo, veja a seguir o passo a passo de como proceder.

 

Como Agendar o seu Atendimento?

Você poderá agendar o seu atendimento no Poupatempo do estado de São Paulo acessando o site Agenda SP.

Uma vez acessado o site, você deverá se cadastrar e, em seguida, marcar o dia e hora do atendimento.

Confira a instrução dada no site do Poupatempo de como fazer o agendamento.

“Caso não tenha e-mail e senha cadastrada, selecione [CADASTRO PRIMEIRO ACESSO] e, posteriormente, preencha o formulário com seus dados pessoais. Já com o cadastro criado, em sua área exclusiva, selecione o tipo de serviço que deseja agendar e siga as instruções da página.

Caso encontre dificuldade para marcar o seu horário, também é possível agendar ligando no Disque Poupatempo (0800-722-3633) ou diretamente em qualquer posto de atendimento.”

Mais adiante, o site enumera os serviços prestados pelo programa e que necessitam de agendamento.

Veja quais são:

  • “Primeira habilitação (CNH provisória);
  • Renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Troca de permissão por CNH definitiva;
  • Solicitação da PID (Permissão Internacional para Dirigir) – pode ser feito pela internet;
  • Segunda via da CNH (pode ser feito pela internet);
  • Adição ou alteração de categoria da carteira de motorista;
  • Reabilitação de permissionário;
  • Consulta de prontuário da CNH;
  • Emissão de primeira ou segunda via do RG (Registro Geral);
  • Atestado de Antecedentes Criminais (pode ser feito online);
  • Processo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Transferência da CNH de município e/ou estado;”

Para ver a relação completa de serviços disponíveis no Poupatempo e a documentação exigida, acesse o site https://www.poupatempo.sp.gov.br/.

É importante que você acesse o site para ficar bem informado, pois, dependendo do serviço que você solicitar, alguns postos poderão exigir o agendamento e outros não.

Conclusão

Atualmente, o Poupatempo oferece ao público em geral mais de 400 tipos de serviços.

Neste artigo, você ficou sabendo o que é o programa Poupatempo.

Conheceu as vantagens que o programa oferece, como, por exemplo, a agilidade no atendimento e o fácil acesso aos serviços.

Viu que, desde a implantação do programa no estado de São Paulo, em 1997, o Poupatempo vem crescendo rapidamente, devido à qualidade e à eficiência dos serviços que disponibiliza.

Ficou sabendo que, atualmente, o Poupatempo oferece, ao público em geral, mais de 400 tipos de serviços.

Por exemplo, a renovação da carteira de identidade (RG), a emissão da segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a troca da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva.

Viu que vários órgãos que prestam serviços ao público são parceiros do Poupatempo, como, por exemplo, o DETRAN-SP, a Secretaria da Fazenda, a Secretaria Municipal do Trabalho, a CDHU e o Instituto de Identificação.

Ficou sabendo da facilidade do autoatendimento disponibilizado nos diversos totens do Poupatempo espalhados pelo estado de São Paulo.

Conheceu o passo a passo de como usar o serviço de autoatendimento dos totens e onde encontrá-lo.

Além disso, viu que para ir pessoalmente aos postos do Poupatempo é necessário realizar o agendamento prévio de data e horário de atendimento para que o serviço possa ser mais direcionado as suas necessidades.

Por fim, você conheceu a lista dos principais serviços do programa Poupatempo que exigem agendamento prévio.

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