CNH Cassada: Como recorrer e não ficar 2 anos sem dirigir

Saiba que é possível recorrer para não ter a CNH Cassada e não perder a carteira de motorista. Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer o Processo de Cassação da Carteira

suspensão do direito de dirigir

A cassação do direito de dirigir é a penalidade mais grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e representa um grande transtorno na vida dos condutores – especialmente quando dependem da CNH para exercer seu ofício.

Quando o motorista tem a carteira cassada, ele deverá ficar dois anos sem dirigir e, após esse período, iniciar um processo chamado reabilitação, no qual precisará fazer todos os exames exigidos para a habilitação do condutor.

Depois de cumprir todos os passos do procedimento, o motorista poderá recuperar o direito de dirigir.

Saiba abaixo como evitar ficar 2 anos sem dirigir e não ter a CNH cassada.

Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer o Processo de Cassação da CNH

A pena de cassação só pode ser aplicada depois de finalizado o Processo Administrativo instaurado pelo DETRAN, oportunidade em que o motorista poderá se defender e apresentar provas e argumentos contra a punição.

Para se prevenir e evitar ter a CNH cassada, entenda a diferença entre cassação e suspensão, além de conhecer as causas previstas em lei.

Neste artigo você vai saber:

  • Infrações que levam a suspensão da carteira de motorista
  • Infrações que podem te levar a ter a CNH cassada

 

CNH Suspensa X CNH Cassada – entenda as diferenças

CNH cassada?
No caso de suspensão do direito de dirigir, o condutor terá a CNH suspensa, cumprirá os meses de penalidade (de um mês até um ano) e seu direito será reestabelecido após o curso de reciclagem de condutores – que tem duração de 30 horas/aula e é obrigatório para todos os casos de suspensão.

O motorista poderá ter a CNH suspensa por infrações que preveem esta penalidade de forma específica, como dirigir embriagado ou trafegar sem capacete.

O período de suspensão deve ser determinado pela autoridade instauradora do processo administrativo, avaliando-se cada caso, no exercício do poder discricionário, e em atendimento ao escalonamento constante do artigo 261 do Código de trânsito:

Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:

I – sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;

II – por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

§ 1º  Os prazos para aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir são os seguintes:

I – no caso do inciso I do caput: de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos;

II – no caso do inciso II do caput: de 2 (dois) a 8 (oito) meses, exceto para as infrações com prazo descrito no dispositivo infracional, e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) a 18 (dezoito) meses, respeitado o disposto no inciso II do art. 263.

O único caso de “suspensão do direito de dirigir” cujo período encontra-se predeterminado na lei é o cometimento da infração do artigo 165 do CTB (“dirigir sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa”), tendo em vista que, com a alteração do Código pela Lei n. 11.705/08 (“lei seca”), a penalidade passou a ser fixada em 12 meses de suspensão, independente da quantidade de substância ingerida pelo infrator.

Já no caso de cassação do direito de dirigir, a punição é considerada definitiva e o condutor terá sua CNH apreendida e estará impedido de conduzir veículos pelo período máximo de 2 anos (contados da data da apreensão da CNH).

Após esse prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, é permitido a ele passar novamente pelo processo de concessão inicial de habilitação, voltando a ter permissão para dirigir por um ano.

Infrações que podem levar à suspensão da CNH

Abordagem fiscal de trânsito
1 – Disputar corrida por espírito de emulação (para provar para si mesmo que é capaz de fazer manobras arriscadas).

Suspensão de dois a sete meses (Artigo 174 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

2 – Promover, na via, competição esportiva, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito. O direito de dirigir pode ser suspenso de quatro meses a um ano (Artigo 174 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

3 – Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus. Suspensão de um a três meses (Artigo 175 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

4 – Se o condutor envolvido em acidente com vítima deixar de prestar socorro; não adotar providências para evitar perigo ao trânsito; não preservar o local; não remover o veículo quando determinado por agente de trânsito; não se identificar ao policial e não prestar as informações necessárias para o boletim de ocorrência. Suspensão de quatro meses a um ano (Artigo 176 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

5 – “Furar” o bloqueio rodoviário. Suspensão de um a três meses (Artigo 210 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

6 – Quando o condutor trafegar em mais de 50% da velocidade superior à máxima permitida para a via. Suspensão de dois a sete meses (Artigo 218 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

7 – Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário próprio; transportar passageiro sem capacete ou fora do assento suplementar; fazer malabarismo ou equilibrar-se em apenas uma roda; com faróis apagados; transportando criança menor de sete anos. Suspensão de um a três meses (Artigo 244 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB)

Infrações que podem levar o condutor a ter CNH cassada. 

1 – Quando suspenso o direito de dirigir o infrator for flagrado conduzindo qualquer veículo (Artigo 162 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

2 – Reincidir, no prazo de um ano, as seguintes infrações:

  • entregar a direção para pessoa não habilitada (Artigo 163 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);
  • promover competição esportiva (Artigo 174 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB)

3 – Quando condenado judicialmente por delito de trânsito (Artigo 160 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB);

4 – Quando constatado irregularidade na expedição do documento de habilitação.

Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer o Processo de Cassação da CNH

Conclusão

Para evitar a suspensão ou não ter a CNH cassada, mantenha o endereço junto ao Detran atualizado e preste atenção nas infrações cometidas dentro do período de um ano, evitando chegar a vinte pontos na carteira e não levar nenhuma multa se estiver com a CNH cassada.

Você recebeu a notificação de suspensão ou de cassação? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer o Processo de Cassação da Carteira

Ajude seus amigos a não ficar 2 anos sem dirigir, Compartilhe!

Se você recebeu a notificação que vai ter a CNH cassada, clique abaixo para ter uma consulta gratuita do seu processo de cassação:

  • marcos da silva pinto

    Estava com a habilitação suspensa e o carro que está no nome do meu irmão tomou uma multa de radar. Era ele que estava dirigindo e não indicou o condutor ao Detran. Como estava com a carta suspensa, também por culpa dele, recebi o processo de cassação, mas não era eu quem estava dirigindo. Perdi o primeiro recurso e agora está no recurso com o Jari. Como faço para conseguir anular o processo de cassação ou que meu recurso seja deferido. E se eu perder na segunda instancia, ainda consigo recorrer? Por fim, caso eu renove minha habilitação agora, enquanto existe processo, o Detran irá renovar a habilitação?

  • Kais Santos

    olá tive minha cnh cassada ja faz mais de cinco anos e despois disso tentei fazer o processo de reabilitação mais desistir, fique sabendo que despois de cinco anos eu posso pedir a prescriçao da minha cnh qual é o processo que devo tomar.

  • Boa noite Kais Santos!
    Como você teve sua CNH cassada, você precisará reiniciar todo o processo de habilitação novamente, precisando inclusive refazer as aulas.
    O prazo da cassação é de dois anos, então você já está apto a reiniciar o processo e recomeçar a dirigir.
    Se tiver qualquer dúvida estou aqui pra ajudar!

  • Boa noite Marcos!
    Neste caso você terá que alegar este argumento no seu recurso e, aconselhamos que seja juntado uma declaração de seu irmão comprovando isso. Mas é importante usar outros argumentos jurídicos, pois o momento correto para indicar condutor já passou, então talvez o argumento não seja aceito.
    Você agora precisa entrar com recurso à JARI. Se este recurso for negado, você ainda poderá apresentar recurso ao CETRAN.
    Quanto à renovação, você pode sim renovar sua CNH enquanto tramitar o processo, desde que já tenha feito o curso de reciclagem após a suspensão.
    Se precisar de ajuda na elaboração de seu recurso nós estamos aqui para lhe ajudar. Você pode contratar nossos serviços para elaborarmos um recurso com fundamentação jurídica e técnica para você. Basta nos enviar a notificação para nosso e-mail.
    Abraço! E obrigado pela pergunta.

  • paulo

    Bom dia, tomei uma multa na Rio-santos entre parati e angra do DNIT, um radar de 40 km/h fixo escondido no meio do mato numa área que sequer tinha uma vila, ou nada pra justificar a redução brusca de velocidade, que normalmente é de 80km. Enfim passei a 68km e recebi a notificação de multa gravíssima (superior a 50% da vel. max) porem não recebi o boleto. Estou preocupado pois uso o carro pra trabalho e se for analisar andar a 68km numa rodovia não deveria ser infração. e sim andar a 40km ( velocidade baixa demais para uma rodovia isolada sem casas). Existe algum modo de recorrer mesmo passando prazo para tal? Será que existe algum tipo de analise previa do Detran antes de suspenderem a CNH, que por bom senso possam não suspender?

  • Antonio Gardenal

    Bom dia!
    Terá sucesso no CETRAN-SP, pois a Resolução 182 menciona “flagrado”, por omissão você não poderá ser considerado o condutor. Vejamos um exemplo: Condutor sem CNH sendo proprietário do veículo e não indica o condutor, o DETRAN na mera presunção lavrará uma nova PENALIDADE por presumir que o proprietário estava dirigindo sem CNH? E se o seu irmão recusou-se assinar o documento que confirma que ele era o condutor no ato da infração? Uma outra hipótese, você estava viajando em férias pela Europa ou qualquer outra parte do Mundo e não houve tempo hábil pois você nem soube que houve essa infração. Vamos piorar e se você for realmente considerado culpado e estará com a CNH CASSADA e acontecer a mesma hipótese, o DETRAN irá PRESUMIR que você estava conduzindo com a CNH CASSADA? e por último, o próprio CTB menciona em seu artigo 162 II essa infração será constatada se for mediante ABORDAGEM, ou seja, ao proprietário de veículo a pena máxima é a suspensão do direito de dirigir e não a CASSAÇÃO do direito de dirigir, pois essa infração é exclusiva do condutor. E uma outra coisa, se houver a CASSAÇÃO o infrator deverá realizar o mesmo processo de quem está pleiteando a PERMISSÃO PARA DIRIGIR, só que não receberá a PERMISSÃO e sim a sua CNH novamente. Espero ter ajudado.

  • marcos da silva pinto

    Ajudou demais, ou usar este recurso, muito obrigado.

  • marcos da silva pinto

    Me passa seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

  • Bom dia Sr. Marcos, é claro! Nosso e-mail é ([email protected]) nosso telefone é 5333074581
    Qualquer dúvida estou aqui a sua disposição. Fico no seu aguardo. Abraço

  • Márcia Serra

    Já entreguei minha carteira cassada.
    Posso fazer alguma coisa para diminuir o período de cassação.
    Demorei 6 meses da notificação para entregar a carteira,esse período conta?

  • Boa tarde Sra. Márcia,
    Infelizmente o período de cassação é fixado pela Lei e não é possível reverter ou diminuir administrativamente.
    Quanto ao período que já passou, acreditamos deva ser contada a data inicial no dia em que deveria ter sido entregue a sua CNH, pois a partir daquele dia seria irregular dirigires.
    Esta é uma posição com pequena divergência, mas que pode ser facilmente argumentada na hora de solicitar a nova CNH.
    Qualquer dúvida ficamos à disposição.

  • Boa tarde Sr. Paulo, tudo bem?
    Infelizmente após passado o prazo administrativo a única via possível é recorrer judicialmente.
    Ou então recorrer do processo de suspensão.
    Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • paulo

    Bom dia Gustavo, obrigado pelo retorno. Uma coisa que estou achando muito estranho é que essas multas foram em dezembro de 2015 e minha cnh continua ativa e sem nenhum ponto levei duas no mesmo dia uma no codigo 745-5-0 e outra no cod 747-1-0, a mais barata de 60 reais foi paga em fevereiro a outra de 570 ainda não paguei. É normal essa demora de atualização no Detran-sp? pois não consta nada na minha CNH e nenhuma multa no veiculo em consulta pela renavam. Essas multas só aparecem no site do dnit. Pode ser fraude?

  • Boa tarde Paulo, tudo certo? É comum a demora, principalmente porque a integração dos órgãos de trânsito, principalmente quando tratamos de Órgão Federal (DNIT) e Órgão Estadual (DETRAN).
    Se a informação está no site do DNIT com certeza não é fraude. E a demora poderá ser usada em seu favor posteriormente.
    Abraços

  • Maria Izabela Tavares Vitorio

    Bom dia!

    Meu namorado tomou uma multa administrativa por não transferir o carro dentro do prazo de 30 dias e estava em processo de reciclagem. A CNH dele foi cassada, ele entregou a defesa junto com o certificado do curso de reciclagem e etc.

    Acontece que no Detran mandaram a defesa para o lugar errado, era 1° instância, porém mandaram para o Jari e agora estão pedindo mais 90 dias para ser julgado no lugar certo.

    Tem algo que ele possa fazer ? Não é justo arcar com o erro dos outros.

  • Luciano

    Bom dia. Eu estava com a habilitação suspensa por pontuação até fevereiro 2016. Fiz a prova de reciclagem e em junho eu renovei a carteira. Eu morava em SBC e na renovação troquei o endereço para a Capital. Não tive conhecimento de uma multa em janeiro 2016 (minha irma que tomou) que aconteceu no período de suspensão. Portanto, sem saber da multa não alterei o real condutor. Em julho eu me mudei novamente de endereço e hoje, ao ir no endereço antigo, peguei uma correspondência do Detran que é uma notificação de decisão de Cassação(prazos se esgotaram). SEgundo eles foi detectado a multa em janeiro no período de suspensão. Só que não tive conhecimento também, mas desta vez não foi enviado correspondencia sobre o processo administrativo . Enfim, é possível reverter isto? O processo administrativo foi iniciado em 14/05 eu renovei a carta no poupatempo em 20/06, como eles não viram e não me avisaram disto?

  • EMERSON

    Boa noite Gustavo!
    Entreguei minha CNH para cumprir a suspensão e durante o período da suspensão fui autuado pela polícia rodoviária dirigindo pois meu pai não estava em condições para dirigir e recebi uma notificação informando essa infração. Existe alguma forma de recorrer a esse processo de cassação? (Ainda está dentro do prazo).

  • Marco Antonio

    Boa noite, levei 3 multas quando eu estava com a permissão para dirigir, só que eu consegui um mandato de segurança com o juiz e consegui renovar minha cnh e pegar a definita, em janeiro de 2017 vou precisar renovar de novo.
    Gostaria de saber se vou conseguir realizar o processo de renovação normalmente.

  • gilmar balicki

    boa noite! levei 4 multas e eu estou com a minha carteira suspensa vai fazer um ano, mes que vem eu ja poderia fazer a reciclagem.mas como tomei essas multa minha cnh vai ser cassada? o que eu poderia fazer tem como eu recorrer das multas e fazer a reciclagem normalmente?

  • Gisele M. Gimenes

    Boa tarde,
    Meu esposo recebeu uma multa gravissima pois estava com capacete com a viseira levantada, pessimo isso, nem ele sabia que existia essa multa, mas enfim, já haviam pontos demais na carteira e essa foi o fim. Após meses chegou a carta da portaria dizendo que precisava entregar a carta ao detran, suspensão e cumprir o prazo. ok. Ele o fez, pensando que iria resolver tudo. Porém continuou conduzindo veiculo pois ele é motoboy e precisa da carta para o seu trabalho, o que ele fez então como ele tinha outra via da carta em casa valida, pois ano passado mudou de categoria para AD, então guardou essa. E estava tudo ok ate então. na mesma semana que cumpriria o prazo de 30 dias para poder marcar o cursinho novamente e resolver junto ao detran, foi pego em uma blitz pente fino mesmo e o policial prendeu a carta deu uma multa escrita de carta cassada enfim quase levou a moto, mas por sorte um amigo foi buscar, pois estava com docts em dia.
    Enfim agora ja terminou o cursinho esta de ferias em casa pois pediu para a empresa dar ferias para poder resolver, tentar né.
    E agora estamos aflitos será que ele vai conseguir na proxima semana ir ao detran e resgatar sua carta ou vao barrar ele? ele foi a um despachante e disseram que não sabem dizer o que resolver!!! nos ajude por favor!!!

  • Richard

    Opa vendi uma moto no meu nome é não transferi pro novo dono sendo assim o novo proprietário levou vários pontos e foi tudo para minha habilitação só que as notificações estavam indo para um endereço antigo que eu não residia mais e a pessoa q resebia não me passa a situação fui pego na barreira e eu estava com o direito suspenso de dirigir,mas a partir dessa data entreguei minha carteira passei pelo processo de reciclagem e recuperei a habilitação e até mudei de categoria só q agora casarão minha habilitação e preciso muito dela pra trabalhar o que eu posso fazer.desde já agradeço a atenção.

  • Adilson

    Boa tarde, minha CNH foi cassada em 28/07/16 e eu perdi ela no dia 30/07/16, fiz o B.O. numa delegacia da policia civil, nao dirigi desde entao, mas nao sei o que fazer para conseguir o direito de dirigir?
    Pode me ajudar, o que devo fazer, nas pesquisas que fiz nao aparece ate quando ?

  • Pedro Henrique Morschbacher

    Tá, e como cancelar o processo de cassação? Está no título e não está explicado na matéria…

  • Maria Izabela, bom dia! A princípio o procedimento do Detran está correto! Acredito que devas aguardar o julgamento para saber se precisará recorrer em 1º instância (JARI). Se precisar fique atenda para esse prazo, pois segundo o CTB a JARI tem 30 dias para julgar o recurso! Se passar desse prazo você pode recorrer em 2º instância (CETRAN) quando sair o resultado da JARI e alegar o descumprimento desse prazo! Qualquer coisa estamos à disposição!

  • Adilson, bom dia! Nesse caso o procedimento normal seria você ficar dois anos sem dirigir e depois fazer uma CNH nova, como se fosse sua primeira habilitação, passando pela auto escola, fazendo as aulas, tudo de novo! Se você não puder ficar todo esse tempo sem dirigir e tiver um bom motivo, exemplo, depende da CNH para trabalhar ou tem alguém que depende de você para se locomover, pode procurar um advogado e tentar a via judicial! Qualquer coisa estamos à disposição!

  • Luciano, bom dia! No seu caso como não há mais prazo na via administrativa para não ter a CNH cassada você terá de recorrer a um advogado e entrar na via judicial! Aí poderá alegar toda matéria que puder provar contra esta decisão!

  • Marco Antonio, bom dia! No seu caso, acredito que dependa do conteúdo da sentença que lhe concedeu o direito de pegar a CNH definitiva. Pois, se a mesma cancelou o ato administrativo e consequentemente cancelou as multas você não terá problema em renovar. Contudo, se a sentença apenas lhe concedeu o direito de pegar a CNH definitiva mas não anulou as multas, talvez as mesmas recaiam sobre a sua CNH definitiva, fazendo com que, provavelmente, você tenha que quitar os débitos referentes a estas multas para fazer a renovação! Espero ter ajudado! Obrigado pela pergunta!

  • Olá Gilmar, bom dia! Se ainda houver prazo, você deve recorrer destas multas. Ou, também, se houver prazo para indicar condutor, pode fazê-lo para se livrar das mesmas e a outra pessoa recorre. Se não tiver mais prazo, terá de aguardar a chegada do processo de cassação e recorrer para tentar o seu cancelamento e não perder a sua CNH. Qualquer dúvida estamos à disposição!

  • Gisele, bom dia! No caso do seu marido, como ele recebeu uma multa com a CNH suspensa provavelmente ele irá receber um processo de cassação! Até que se esgotem os prazos de recurso dessa cassação ele pode pegara a CNH dele. Quando chegar o processo de cassação ele deverá recorrer para tentar anular o mesmo. Se quiser uma assessoria, pode nos contratar que elaboraremos o recurso para ele. Basta nos enviar um email com a foto da notificação que ele receber! Analisamos e mandamos um orçamento. Nosso email é [email protected], ficamos à disposição!

  • Pedro Henrique, bom dia! A intenção do post era a de municiar o leitor de informações sobre o que leva a cassação e com isso fazê-lo inferir sobre como é possível questionar um processo de cassação que não esteja no enquadramento legal citado no texto. Em outras palavras o que queríamos era mostrar como se cassa uma CNH para que as pessoas possam deliberar nos casos concretos. Também existe outra questão que são as especificidades de cada caso, onde se buscará, via recursal, questionar a instauração do processo administrativo. Qualquer dúvida nos envie por email que faremos uma análise gratuita, nosso email é [email protected]! Obrigado pela pergunta!

  • Marcos da Silva Pinto, bom dia! Fique atento ao prazo da JARI, eles tem até 30 dias para julgar o seu recurso! Se passarem desse prazo, quando sair a decisão, você pode alegar o descumprimento desse prazo no recurso para o CETRAN! Boa sorte!

  • Harrosson

    Gustavo, bom dia! Estou cumprindo a pena da cassação e tive uma multa (de estacionamento) no veiculo que está em meu nome, e não passei a multa para outro condutor. Terei possibilidade de defesa?

  • Allyson

    Minha carta foi cassada pois mudei de endereço e toda multa e avisos para fazer justificativa foram para a casa antiga e o período de entrar com recursos já passou mas agora q fiquei sabendo de tudo só e já entreguei a habilitação no DETRAN já mas eles falaram q podem devolver se entrar com advogado. Me ajudem obrigado

  • Harrosson, bom dia! Neste caso você poderá se defender e caso não consiga reverter a multa poderá ser aberto um processo de cassação. Cuide os prazos e faça a sua defesa! Se quiser uma ajuda profissional nos envie foto da sua multa que analisaremos e lhe passamos um orçamento. Estamos á disposição! Nosso email é [email protected], obrigado pela pergunta aqui no site!

  • Allyson, bom dia! Nesse caso realmente você terá que entrar na justiça comum. Nós não fazemos esse trabalho devido a logística. Nós somos de Pelotas/RS e atendemos todo o Brasil e se fossemos fazer audiências país afora ficaria muito caro e não valeria a pena para os clientes, principalmente. Aconselho você a procurar um advogado aí na sua cidade. Qualquer dúvida estamos à disposição! Obrigado pela pergunta!

  • joilton

    Bom dia
    Tenho uma duvida tive minha habilitação suspensa, por conduzir em dias de rodízio, o meu veiculo é um táxi mas devido endereço desatualizado perdi o prazo de recurso, mas acontece que no dia da suspensão tive as 16:00h uma multa tomada pelo filho, que estava indo me buscar no DETRAN que suspendeu meu direito de dirigir as 18:18 do mesmo dia… esta multa tomada antes do bloqueio contara? e terei que responder processo administrativo de casacão pois só tive conhecimento agora no termino do cumprimento do período de cassação

  • Kleber Santos

    Boa tarde! Fui preso por dirigir embriagado, levado para delegacia e fui liberado após pagamento de fiança. Tenho chance de recuperar o direito de dirigir antes do prazo de um ano ou não tem jeito e tenho que aguardar?

  • Dandy Azevedo

    Tive a carteira recolhida na blitz por dirigir embriagado com bafometro acima de 0,33 o que fazer agora?

  • Gabriel Duarte Nahid

    Entreguei minha cnh em março de 2016 devido a uma suspensão(lei seca) fui pego em uma blitz da pm durante a suspensão e me geraram uma multa dirigir veículo com cnh suspensa existe alguma forma de minha cnh não ser caçada?sendo que a multa foi gerada pelo pm em setembro e até agora não caiu no sistema

  • Gabriel Duarte Nahid

    Entreguei minha cnh em março de 2016 devido a uma suspensão(lei seca) fui pego em uma blitz da pm durante a suspensão e me geraram uma multa dirigir veículo com cnh suspensa existe alguma forma de minha cnh não ser caçada?sendo que a multa foi gerada pelo pm em setembro e até agora não caiu no sistema

  • Bom dia, Kleber! Você pode tentar minimizar a pena através de um recurso e caso você não tenha sucesso, não fará diferença pois a multa fica suspensa durante o processo. Se for do seu interesse, me envie uma foto da sua multa que analiso para você e lhe passo um retorno e um orçamento, caso queira me contratar! A análise é sem custo algum! O email é [email protected]. Estou à disposição!

  • Bom dia, Joilton! Você pode pedir a segunda-via da multa ao DETRAN para ver se ainda há prazo para recorrer essa multa e trocar o nome do condutor. Estou à disposição!

  • Bom dia! O melhor a fazer é solicitar a segunda-via ao DETRAN e verificar se ainda há prazo para recorrer. Estou à disposição!

  • Gabriel Duarte Nahid

    Na verdade a multa caiu no sistema gravíssima conduzir veículo com cnh suspensa porém como processo só consta o primeiro que me gerou a suspensão de 12 meses que acaba em março